Projeto Confeccionando Sonhos é tema de audiência pública na Câmara

Participantes levantaram questões sobre falta de transparência e criação de cooperativa

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, composta pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Bia Lopes (PT) e Michele Pereira (PT), promoveu uma audiência pública sobre o projeto Confeccionando Sonhos, da Associação para Projeto, Pesquisa e Ação Ambiental e Social (Abrasinos) de Esteio. De acordo com o presidente da comissão, parlamentar Jaime da Rosa, a reunião foi marcada em função de descontentamento de participantes do projeto em relação à possível falta de transparência na prestação de contas. A interrupção da criação de uma cooperativa composta pelas mulheres participantes também foi pauta do encontro. Participaram da audiência representantes da Refap, advocacia do município e da Abrasinos.

Conforme o representante da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), Gilnei de Oliveira, a prestação de contas por parte da associação foi feita corretamente de acordo com o previsto até o momento. “Não temos problemas com o projeto. Não nos envolvemos em questões internas, mas nossa equipe fará uma visita de monitoramento nos próximos dias, algo que fazemos com outros projetos dos quais temos envolvimento”, disse. O advogado da Abrasinos, Fabrício Pagnossin, reforçou que não há falta de transparência na aplicação dos recursos. “Não nos negamos a fornecer as informações a qualquer pessoa que solicitar”, afirmou.

Segundo a presidente da entidade, Marilene Kostelnaki, foi realizada uma seleção junto à Petrobras, sendo que, em 2013, foi contemplada a primeira edição do projeto. “Ocorreu a formação de mulheres do território de paz em cursos de costura e modelagem, encerrando no final de 2014”, explica. A presidente defendeu ainda que a associação entregou relatórios prestando contas à Petrobras, que foram aprovados. “Assim, sendo aberta a nova seleção, como fomos aprovados no início, fomos selecionados novamente em outro edital, que dá continuidade ao primeiro, mas é diferente”, recordou.

Em relação à criação da cooperativa, Marilene esclareceu que o projeto prevê sua formação, mas isso não ocorreu em função de problemas internos. “Ela será criada quando houver interesse das alunas. Simulamos a estrutura informando diretoria administrativa e fiscal para que fosse treinada a criação de atas. Quando pretendíamos oficializar, surgiram impedimentos”, afirmou. Questionado por participantes do projeto sobre a cooperativa, o advogado da Abrasinos informou que, apesar de a criação informal ter sido feita, sua realização formal não foi possível em função de uma ação judicial realizada por uma ex-participante do projeto. “Vamos discutir essa questão em juízo e retomaremos a criação da cooperativa”, disse.

A Comissão vai analisar as questões levantadas na audiência para decidir possíveis encaminhamentos. Aos vereadores, a Abrasinos se comprometeu a enviar, em até duas semanas, cópias de contratos, planos de trabalho, prestações de contas e relatórios.

Saiba mais:

O Confeccionando Sonhos abrange mulheres de sete bairros do Território da Paz em Esteio. É coordenado pela Abrasinos, com recursos do programa Integração Petrobras Comunidade e parceria com a prefeitura, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop) e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Por Marco Prass - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156