Projetos em Regime de Urgência movimentam sessão da Câmara de Vereadores

A pedido do governo municipal, a Câmara de Vereadores votou na noite de ontem(29), diversos projetos em regime de urgência. Entre eles, o projeto que diz respeito à estruturação e criação funções gratificadas no Poder Executivo, amplamente discutido na Comissão de Justiça e Finanças e Orçamento e aprovado pelo Plenário. Também foram aprovadas propostas de ordem financeira, solicitando autorização legislativa para abertura de crédito especial - não previsto no orçamento - para atender despesas de diversas secretarias, no valor de R$ 2.185.011,51; além de créditos suplementares, a exemplo do recurso de R$ 622 mil, que será destinado ao Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros, visando cobrir despesas com a ampliação do quartel da instituição, com as alterações nas leis orçamentárias.

Ainda em urgência, os vereadores autorizam a alteração na Lei 5.884/14, que instituiu o Programa Aluguel Social no Município.O novo texto visa assegurar ao núcleo familiar beneficiado a permanência no programa pelo prazo de um mês e até o máximo um ano, devendo ser renovado, caso haja necessidade, até a entrega da moradia definitiva.

Outra matéria aprovada pelo Plenário refere-se a gratificação de responsabilidade técnica para os servidores efetivos da administração direta, ocupantes do cargos de arquiteto, biólogo, engenheiros agrônomo, civil, de tráfego, do trabalho, elétrico e químico, além de geólogo.

Confira os pedidos dos vereadores:

O vereador Leonardo Pascoal (PP) solicita que intensifique as rondas policiais realizadas no Bairro Parque Amador, especialmente na Rua Novo Hamburgo.

Requer o recapeamento da cratera aberta na Rua Alegrete, em frente ao número 339, Bairro Parque Amador.

Solicita a substituição das lâmpadas queimadas nos seguintes endereços:

- Rua Santos Dumont, em frente ao número 37, Bairro Centro;

- Rua Alberto Braum, em frente ao número 184, Bairro Santo Inácio;

- Rua Rui José Guimarães, em frente aos números 82 e 54, Bairro Três Marias;

- Av. Rio Branco, em frente ao número 23, Bairro Novo Esteio;

- Av. Celina Chaves Kroeff, em frente ao número 491, Bairro Novo Esteio.

Requer o desligamento da lâmpada do poste localizado na Rua Novo Hamburgo, em frente ao número 436, Bairro Parque Amador. Pede a limpeza dos bueiros localizados na Rua Santa Maria, em frente ao número 37, Bairro Novo Esteio e na Travessa Alvina Francisca, beco Cearense, em frente ao número 545, Bairro Jardim Planalto. Requer a intensificação de ronda na Praça da Juventude, Bairro Jardim Planalto. Solicita a limpeza do terreno localizado à Rua Guido Possamai, 100, Bairro São Sebastião.

O vereador Marcelo Kohlrausch (PDT) solicita a eliminação da broca na Rua Hugo Guilherme Klein, esquina com a Rua Ernesto Menezes, no Bairro Vila Olímpica. Requer a colocação de brita no trecho a partir do número 335, na Rua João Francisco Alves, Bairro Três Marias, e em toda a extensão do Beco Cearense, na Travessa Alvina Francisca, no Bairro Vila Olímpica. Pede a limpeza e/ou a notificação do proprietário para limpeza do terreno e do passeio público, localizado na Rua Aurélio Porto, número 14, Bairro Três Portos. Solicita a manutenção e desentupimento da caixa de inspeção junto à Rua Ary Leite, próximo ao n° 06, na Vila Cruzeiro, bairro São José. Requer a instalação de um corrimão para pedestres na Ponte Dona Isabel, na Rua Érico Veríssimo junto ao arroio Esteio – bairro São José. Pede que instale parada de ônibus no sentido Bairro- Centro, na Rua 24 de Agosto, nas imediações do n° 564. Solicita a manutenção de duas luminárias na Rua Taquara (prolongamento da Vila Esperança), nas imediações do número 1130. Requer a limpeza das bocas de lobo na Rua Fortaleza, n° 275, Bairro Liberdade.

Pede que estude qual a alternativa a ser tomada referente ao transbordamento do esgoto junto ao imóvel situado na Avenida Porto Alegre, n° 336, Bairro Jardim Planalto. Solicita que faça contato com o síndico do Residencial Primavera, na Estrada do Boqueirão, n° 660, para orientá-los em relação à limpeza dos coletores coletivos de lixo.

O vereador Rafael Figliero (PTB) solicita troca de lâmpada queimada nos endereços abaixo:

- Avenida Presidente Vargas, em frente ao n° 1646, duas lâmpadas no mesmo poste – Centro;

- Avenida Presidente Vargas, em frente ao n° 820 – Centro.

Parabeniza o proprietário do Cão Thor, devido ao ato de heroísmo e bravura em relação ao incidente ocorrido no Centro da cidade onde o seu Pastor Alemão deteve um suspeito que furtava mercadorias em uma loja.

Manifesta os sinceros sentimentos de pesar, pelo falecimento do Sr. Rudi Schneider, ocorrido no dia 21 de março de 2016.

O vereador Ari Zanoni da Center (PSB) solicita que intensifique o policiamento preventivo no Bairro Novo Esteio.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156