Proposta institui Politica de Combate à Obesidade Infantil em Esteio

"A obesidade já é considerada uma epidemia mundial independente de condições econômicas e sociais", diz o autor Sandro Severo (PSB)

07/06/2023 -  O vereador Sandro Severo (PSB), apresentou na noite de ontem(6),à Câmara Municipal de Esteio, a proposta instituindo  políticas de Combate à Obesidade e Sobrepeso Infantil. A medida, que foi aprovada por unanimidade pelo Plenário,  objetiva  criar o  Programa de Prevenção, Orientação e Tratamento da Obesidade Infantil  na rede municipal de ensino , com a  finalidade implementar ações eficazes à redução de peso e o combate à obesidade.  Conforme o vereador,  a obesidade é considerada doença crônica, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o acúmulo anormal ou excessivo de gorduras, e tem aumentado de maneira epidêmica em todas as faixas etárias nas últimas décadas, e atualmente, representa um grande problema de saúde pública no mundo. "No entanto, o aumento significativo nos casos de obesidade nos últimos 20 (vinte) anos dificilmente poderia ser explicado por mudanças genéticas que tenham ocorrido neste espaço de tempo. Sendo assim, os principais fatores envolvidos no desenvolvimento da obesidade têm sido relacionados com a ingestão alimentar inadequada e redução no gasto calórico diário, especialmente nas crianças, e isto vem se tornando uma epidemia global, pois registra-se que nas últimas décadas, duplicou a incidência da obesidade entre as crianças e adolescentes", assegurou. 

A matéria cria diretrizes do Programa de Prevenção, Orientação e Tratamento da Obesidade Infantil, além de  desenvolvimento de programas, projetos e ações, de forma intersetorial, que efetivem no município o direito humano universal à alimentação e nutrição adequadas na rede escolar. Além disso, a proposta  visa a adoção de  campanha permanente de conscientização dos corpos docentes e discentes,  pais e responsáveis, sobre a obesidade infantil, suas causas, consequências e formas de prevenção, bem como a promoção da alimentação saudável no âmbito das escolas, entre outras ações para amenizar a questão da obesidade infantil. " A finalidade do  anteprojeto de lei é implementar ações eficazes à redução de peso, combate à obesidade infantil, e à obesidade mórbida da população esteiense. A obesidade é mais do que um problema com a aparência, e sim um perigo para a saúde", destacou. A proposta segue para avaliação do Executivo.

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa