Proposta prevê que UBS´s divulguem serviços e contato da Liga Feminina de Combate ao Câncer

Anteprojeto é de iniciativa do vereador Sandro Severo(PSB) e será encaminhado ao Executivo para avaliação

Por Assessoria de Imprensa - Terezinha Bobsin (MTb 7156)

19/10/2023 - Com o objetivo de informar a população sobre os serviços oferecidos pela Liga Feminina de Combate ao Câncer, além de promover a conscientização sobre a prevenção e tratamento da doença, o vereador Sandro Severo (PSB), apresentou anteprojeto sugerindo a divulgação das atividades da entidade nas Unidades Básicas de Saúde de Esteio. A proposta, aprovada em Plenário na última terça-feira(10), prevê  a divulgação por meio de materiais informativos, como folhetos, cartazes e banners e que serão disponibilizados de forma visível e acessível nas UBS´s de modo a informar os pacientes e visitantes  em relação aos recursos e apoio oferecidos pela Liga.

De acordo com o parlamentar, os materiais informativos devem conter informações relevantes sobre os serviços prestados pela Liga, a exemplo dos procedimentos de detecção precoce do câncer; acesso a tratamentos e serviços de apoio e os contatos para agendamento de consultas e orientações. Para o vereador, a divulgação das atividades da Liga de Combate ao Câncer nos postos de saúde contribuirá para a conscientização da população esteiense sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer, bem como sobre os recursos disponíveis para o apoio a pacientes e familiares. “Tal medida se justifica por diversas razões de relevância social, de saúde pública e de promoção do bem-estar da comunidade esteiense. Esperamos que a sugestão retorne ao Legislativo como projeto de lei”, defende.

Conforme o anteprojeto, a Liga de Combate ao Câncer em Esteio será responsável pela elaboração e fornecimento dos materiais informativos aos postos de saúde, garantindo a qualidade e atualização das informações. Já o Poder Executivo Municipal, segundo o texto, poderá promover campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer, em parceria com a Liga, por meio dos postos de saúde, com o intuito de informar a comunidade sobre a relevância da detecção precoce e do apoio disponível. A proposta segue para avaliação do Executivo.