Regularização fundiária da Vila Navegantes é debatida na Câmara de Vereadores

Remoção de famílias para limpeza do Arroio Esteio também esteve em foco na reunião

A regularização fundiária da Vila Navegantes foi tema de reunião na tarde ontem (27), na Câmara, a pedido da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, composta pelos vereadores Marcelo Kohlrausch (PDT), Harri Zanoni (PSB) e Jane Battistello (SD, com a presença da secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto, do secretário de Obras e Viação, José Luiz da Silva e de moradores do local,  além do presidente da Câmara, vereador Leonardo Dahmer (PT). A ideia, conforme o presidente da Comissão, Marcelo Kohlrausch, foi de esclarecer o projeto que tramita na Câmara de Vereadores, que desafeta a área para posterior regularização fundiária. A preocupação maior dos moradores é sobre a possibilidade de remoção de algumas famílias, visando abrir espaço para limpeza do Arroio Esteio.  Conforme Joceane, existe previsão de remoção de famílias futuramente. "Caso ocorra a remoção, as famílias serão beneficiadas com o aluguel social no período de dois anos", disse.
A secretária destacou, ainda, que  estudos e levantamentos estão sendo realizados e os resultados devem sair em 15 dias. “Vamos analisar os estudos e provavelmente o de topografia definirá o que terá que ser feito”, explicou. Na oportunidade, os moradores questionaram ao secretário sobre demandas de obras no local. Segundo ele, a obra que estava parada em decorrência de chuvas e da greve da Caixa será recomeçada em breve.
A Comissão deve analisar a proposta nos próximos dias para que o projeto possa ser votado na sessão da próxima semana, 3 de novembro.
Por Andressa Michels - estágio Jornal
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156