Repasse ao Hospital São Camilo será pauta de reunião na Assembleia Legislativa amanhã

Podem faltar recursos para folha de pagamento dos servidores  e serviços podem ser suspensos se persistirem os atrasos do repasse do governo do estado

A Comissão de Saúde da Assembleia do Estado vai receber amanhã, 1º de julho, às 9 horas, uma comitiva de Esteio. Na pauta estará a demora no repasse financeiro do governo do estado  relativos a contratualização do 100% SUS junto a Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo, que chegam a 40 dias e não contemplam o total pactuado de R$ 3,6 milhões.  A proposta de buscar apoio junto à comissão de Saúde da AR/RS é da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, integrada pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Beatriz Lopes (PT), e contará com a participação de entidades como o Conselho Municipal de Saúde;  Conselho Gestor da Fundação São Camilo; direção do hospital e Secretaria de Saúde do município.  A ideia pressionar o governo do estado e iniciar uma mobilização.
    Em reunião na última semana, a direção do hospital relatou à Câmara  que pode haver paralisação de parte do serviço que a instituição vem oferecendo à comunidade, assim como pode faltar verba para pagamento dos salários dos servidores.  "Estamos preocupados com a possibilidade de corte em alguns serviços devido a falta de repasse do estado junto à fundação, especialmente sobre a manutenção da folha de pagamento", reforçou o presidente da comissão de Saúde, Jaime da Rosa.
    Conforme a diretora Administrativa da fundação, Tatiana Dela Pase, até 10 de março os pagamentos eram feitos em dia, mas a partir de abril, os atrasos já somam mais de 40 dias. Ela explica que o município tem antecipado recurso do contrato de serviços e o estado não está sinalizando sobre a renovação da contratualização, que vai encerrar em 10 de dezembro. Outra medida a ser adotada pela direção do hospital, depois de reunir-se com a Câmara de Vereadores, será buscar o recurso por via judicial.

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156