Revisão no Plano de Carreira do Magistério é tema de audiência pública

A revisão do Plano de Carreira do Magistério Municipal foi tema de audiência pública na noite de sexta-feira, 27, realizada  na Casa de cultura Lufredina Araújo Gaya, pela Comissão de Educação da Câmara Municipal, através dos vereadores Beatriz Lopes(PT), Leonardo Pascoal(PP). Na oportunidade, com a participação do consultor jurídico da prefeitura, Antenor Sato, além de integrantes da secretaria de Educação e Administração e da presidente do Sindicato dos servidores Municipais de Esteio (Sisme), Aline Baladão, a presidente da Comissão, Beatriz Lopes, proponente do encontro, destacou a importância de iniciar um debate sobre o tema. "Desde o ano passado já vinha pedindo uma revisão do plano de  carreira, que deve servir como um guia para que o profissional trilhe um caminho de sucesso e alcance o que almeja ao longo dos anos", destacou,  abrindo o diálogo sobre o tema. "Esta luta se faz necessária, pois precisamos unir esforços e estar presentes nestes espaços de debate, para podermos levar adiante todas as demandas relacionadas à educação e ao servidor público", avaliou.
Segundo a presidente do Sisme  faltou na audiência a presença de integrantes da secretaria da Fazenda para explicar sobre a situação financeira do município, especialmente de onde sai o salário do servidor, bem como observou a falta de  participação da categoria na construção do plano de carreira. Também destacou que vai proporcionar debates junto aos professores e interessados. "Que todos estejamos integrados na melhoria do plano, que é tão importante para o magistério", disse.
Já o secretário de Administração, Uéverson Costa, disse que o Executivo deve dar início ao Plano de carreira do servidor, que deve estar planejado até o final do ano. "Compromisso de revisar o plano do magistério e implantar um plano para todos os servidores", disse, afirmando a contratação de uma assessoria para o estudo do plano. Uma das professoras da escola Santo Inácio alertou sobre a falta de participação dos professores na revisão do plano. "Pensar no plano como um todo e fazer os apontamentos sabendo o que se vai propor", disse.
O vereador Leonardo Pascoal  frisou a importância da iniciativa e aproveitou para cobrar o cronograma de implantação do Conselho de Política de Administração e de Remuneração de Pessoal, que já está com prazo expirado. O vereador lamentou que a falta de medidas concretas para os profissionais da educação. "É uma pena a atual Administração, após mais de seis anos de mandato, ainda não ter sinalizado com nada de concreto para a categoria", disse, destacando que com mais transparência sobre a realidade dos números, é possível avançar no tema. A Comissão deve realizar mais uma audiência pública, com data ainda a ser agendada. Também a presidente da Comissão disse que o gabinete vai realizar grupos de estudos para a discussão do plano com apoio do Conselho Municipal de Educação.
Beatriz Lopes também informou que está em tramitação na Câmara de Vereadores o Plano Municipal de Educação, que terá vigência por 10 anos, deverá estar concluído, aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo Executivo municipal até o dia 24 de junho.

Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156