Rinaldi quer informações de projetos para captação de recursos do Novo PAC

Documento aprovado em Plenário na última terça-feira (10) será encaminhado ao Executivo Municipal

Por Assessora de Imprensa - Terezinha bobsin (MTb 7156)

11/10/2023 -  O Executivo Municipal vai receber nos próximos dias o pedido de informação do vereador Gilmar Rinaldi (PT), sobre a elaboração e apresentação de projetos  visando à captação de recursos do “Novo PAC”, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC),  do Governo Federal. Conforme o parlamentar, que teve o documento aprovado pela Câmara Municipal no último dia 10, o programa objetiva investir mais de R$ 75 bilhões em áreas como saúde, educação, infraestrutura e habitação no estado do Rio Grande do Sul. "Especificamente, gostaríamos de obter detalhes sobre os projetos atualmente em fase de elaboração e àqueles já apresentados para a captação de recursos nesta etapa do programa", destaca, ressaltando as conquistas de Esteio em anos anteriores para diversas ações, especialmente para obras estruturantes contra enchentes.

Para o vereador, o “Novo PAC”, lançado pelo governo em agosto deste ano, representa uma oportunidade significativa para o município e todo o país. "Com um investimento conjunto de R$ 1,7 trilhão nos próximos quatro anos, envolvendo o governo federal, empresas estatais e o setor privado, espera-se a criação de aproximadamente 4 milhões de empregos e o benefício de todo o país em nove áreas prioritárias", explica. Rinaldi ainda ressalta que alguns dos principais eixos de investimento incluem saúde, a exemplo da construção de novas unidades básicas de saúde (UBS), policlínicas, maternidades e aquisição de ambulâncias. Na educação: construção de creches, escolas em tempo integral, modernização e expansão de Institutos e Universidades Federais; Cidades sustentáveis e resilientes: Combate às mudanças climáticas, melhor qualidade de vida, novas moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida, modernização da mobilidade urbana de forma sustentável, urbanização de favelas, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos, contenção de encostas e combate a enchentes", afirmou

De acordo com o vereador, é fundamental ressaltar a responsabilidade contínua do Poder Público Municipal em formular, avaliar e atualizar projetos, visando a captação de recursos de diversas fontes, com o intuito de beneficiar a população e promover o desenvolvimento econômico, social, ambiental e a melhoria da qualidade de vida.