Salas do segundo andar recebem nomes

Placas com foto e perfil biográfico dos homenageados foram descerradas. Salas de comissões e Espaço Digital receberam quadros.

11/12/2019 - As placas com as denominações das salas do segundo andar foram inauguradas na tarde de terça-feira (10). Na oportunidade, também foram descerrados os quadros com os nomes das duas salas de comissões da Câmara e do Espaço Digital do terceiro andar. Participaram da solenidade os familiares dos homenageados, além do presidente Euclides Castro (PP) e os vereadores Felipe Costella (MDB), Fernanda Fernandes (PP), Luiz Duarte (PT), Mário Couto (PDT), Rute Pereira (MDB) e Sandro Severo (PSB).

Os nomes das salas foram instituídos pela resolução 762/2019, já o Espaço Digital foi nomeado pela resolução 757/2019. Por sua vez, as salas de comissões ganharam nomes com a publicação da resolução 742/2019. Anteriormente, a Sala Cláudio Stork, que abriga o setor de Comunicação da Casa já havia ganhado nome, em dezembro de 2017, por força da resolução da mesa diretora 469/2017.

Quem são os homenageados

Sala Dr. Otto Fulber – setor de Assessoria Jurídica

Salas do segundo andar recebem nomes 2.JPG

Advogado, formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1965 e começou a atuar profissionalmente, em Esteio, no mesmo ano. Trabalhou em nossa cidade por mais de cinco décadas.

Sala Menotti Cataldo – Direção-Geral

Salas do segundo andar recebem nomes 3.JPG

Engenheiro, paulistano e filho de italianos, veio morar em Esteio aos 17 anos de idade. Trouxe para a cidade a empresa que havia fundado com o pai, em Porto Alegre. Inicialmente chamada de Fábrica de Tecidos de Esteio, a Companhia Têxtil Nacional operou em nosso Município por 25 anos e chegou a empregar 120 pessoas simultaneamente.

Sala Enoir Doglas Favero – Secretaria/Direção Legislativa

Salas do segundo andar recebem nomes 4.JPG

Advogado, foi vereador de Esteio por quatro vezes, nas eleições de 1959, 1963, 1976 e 1982. Exerceu o cargo de presidente da Câmara em 1961, 1966/1967 e 1977/1978 e integrou as comissões permanentes da Casa Legislativa.

Sala Carlos Helfensteller – Direção-Administrativa

Salas do segundo andar recebem nomes 5.JPG

Empresário, nascido em Gravataí, mudou-se com a família para Esteio, em 1941, quando era adolescente. Foi fundador do Grupo São Carlos, empresa do ramo da refrigeração, que tem matriz em Esteio e, em 2019, operava em 12 Estados.

Sala Vilma Köhler de Araújo – setor Financeiro/Recursos Humanos

Salas do segundo andar recebem nomes 6.JPG

Professora do Colégio Adventista desde 1940, fixou-se na cidade, definitivamente, três anos depois. Na mesma época, começou a lecionar na rede municipal de ensino, tendo passado por várias instituições educacionais como as EMEBs Edwiges Fogaça e Vitorina Fabre. Aposentou-se em 1967.

Sala de Comissões Marília Terezinha Dias – localizada no primeiro andar

Salas do segundo andar recebem nomes 7.JPG

Eleita em 3 de outubro de 2000, foi vereadora de nosso Município entre 2001 e 2004. Durante o mandato, fez parte da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, a qual presidiu em 2001. Já em 2003, também fez parte da Comissão de Avaliação – Seminário Claretiano.

Sala de Comissões Sérgio da Silva Daitx – instalada no segundo andar

Salas do segundo andar recebem nomes 8.JPG

Fez parte do grupo musical Família Serginho Show, por quatro décadas. Presidente da Câmara em 1993, foi eleito vereador por duas vezes, nas eleições de 1988 e 1992, e integrou as comissões permanentes desta Casa.

Espaço Digital Zoé Vieira Gomes Magnante – situado no terceiro andar

Salas do segundo andar recebem nomes 9.JPG

Catarinense, mudou-se para o Rio Grande do Sul, ainda criança, em 1930. Tornou-se professora da rede estadual a partir de 1941 e, em Esteio, foi diretora da EEEM Bernardo Vieira de Mello, por 12 anos. Dirigiu o ensino municipal durante as gestões de Luiz Alécio Frainer e Galvany Dornelles Guedes. Também atuou como oficial de gabinete em dois dos três mandatos de Clodovino Soares.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

Salas do segundo andar recebem nomes 10.JPG