Sandro Severo protocola pedido sobre poluição por pó de cimento

07/02/2023 - O vereador Sandro Severo(PSB), protocolou hoje (7), durante a sessão da Câmara Municipal, documento solicitando a resposta  formal da empresa de cimento, localizada na BR-116, sobre os constantes episódios da liberação de poeira de cimento nas residências localizadas no Centro, Vila Osório e Novo Esteio. A poluição, segundo o vereador, já foi denunciada ao Ministério Público Estadual em janeiro deste ano, depois de receber diversas denúncias dos moradores de Esteio. Conforme o parlamentar, o protocolo junto ao MP pretendeu provocar uma ampla investigação. "O cimento pode exercerum efeito nocivo sobre a camada córnea da pele, provocando lesões graves nos olhos e sua inalação causa doenças pulmonares por conta da substância chamada sílica. Basta os órgãos competentes cruzarem os braços para que tal situação se intale no município", destacou. O vereador ainda acredita estar ocorrendo seguidamente episódios de vazamentos de cinzas dos caminhões-silo de responsabilidade da empresa. "Não é uma eventualidade,  haja vista as constantes denúncias por parte da população esteiense, que frequentemente nos procura junto ao Poder Legislativo municipal", relatou, reforçando que um empresário local instalou placas de energia solar em sua empresa, mas que estão constantemente cobertas por pó e, em função disso, não funcionam perfeitamente. "A própria empresa constatou que tratava-se de resíduo do cimento, se comprometeu a indenizá-lo de forma amigável, porém, apenas protela, deixando a situação em haver sem qualquer resolução", finalizou. O documento foi aprovado por unanimidade pelo Plenário.