Sandro Severo sugere plano de evacuação de emergência nas escolas de Esteio

A medida se dará, se aprovada pelo Executivo, para todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados

04/04/2023 -  O vereador Sandro Severo (PSB), apresentou ontem (4) ao Plenário, a proposta tornando  obrigatória a implantação de um Plano de Evacuação  em todos os estabelecimentos de ensino de Esteio, com vistas ao enfrentamento de situações de risco e emergência. De acordo com o vereador, a intenção é que sejam identificados os riscos e, a partir de então, se busque minimizar os seus efeitos em relação aos indivíduos, além de definir cenários de acidentes para os riscos identificados.

A proposição normatiza a atuação da instituição face dos cenários possíveis, bem como organiza os meios e previsões de cada indivíduo.  "Desse modo, eclodida uma situação de risco ou na sua iminência, estarão dadas todas as condições necessárias para prevenir o pânico e permitir a mais rápida e segura evacuação do local", defende. Entre as  ações do plano devem constar a planta baixa detalhada do estabelecimento; localização dos extintores;  rotas de fuga e saídas de emergência; alarmes sonoros em toda a área escolar; além da realização de treinamentos, sob a orientação do Corpode Bombeiros. "O Corpo de Bomeiros poderá firmar convênios ou acordos de cooperação com os órgãos de defesa civil estadual ou municipal", destaca o vereador, ressalando que desencadear ações que minimizam os efeitos do sinistro é uma das prerrogativas do anteprojeto. 

A matéria, aprovada pela Câmara Municipal, segue para avaliação do Executivo. Se aprovada a análise, volta para o Legislativo como projeto de lei para futura apreciação do Plenário.

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa