Secretaria de Educação relata quadro atual da rede de ensino à Câmara de Vereadores

A falta de profissionais na rede municipal de ensino e o planejamento das vagas para 2016 foram pauta de reunião na tarde de ontem (1º de março), à tarde, entre a Comissão de Educação, integrada pelos vereadores Beatriz Lopes(PT), Leonardo Pascoal(PP) e Rafael Figliero (PTB),  a Secretária Municipal de Educação, Carla Escosteguy e integrantes da pasta . Em encontro realizado na sala de reuniões do Legislativo, com a presença do presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch (PDT), a presidente da comissão, Beatriz Lopes, destacou a preocupação da comunidade com o quadro de professores atual na rede de ensino. Conforme a secretária há um grande problema de mobilidade na rede, com aposentadorias, exonerações e licenças, mas que há um chamamento para as séries iniciais e finais. "Se faz um planejamento, mas acabamos sempre com dificuldades em função destas mudanças em período de férias", relata.  Escosteguy afirma que os profissionais de suporte, que são habilitados para ministrar aulas em outras matérias, estão mantendo o quadro fechado.  "Precisamos readequar somente o atendimento de alunos de quatro e cinco anos, já que estamos atendendo as novas regras do Ministério da Educação  que obriga a abertura de vagas para crianças a partir dos 4 anos na educação básica", afirma.
Questionada sobre as dispensas de alunos na primeira semana de aula, conforme relato em ofício do Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme) endereçado ao presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch na última semana, a secretária argumentou que são adaptações necessárias para as séries iniciais. "São crianças muito pequenas e que precisam se ambientar à sala de aula. O quadro na educação infantil está completo", disse.  "Temos falta de professores de Inglês, Português e Geografia, sendo esta última matéria em extinção nas faculdades", finalizou, apresentando um relatório com os quantitativos de profissionais nas escolas municipais.
A equipe de secretaria de Educação aproveitou para divulgar os dias para a inscrição de crianças de berçário e maternal das escolas de educação, que podem ser conferidas no site da prefeitura www.esteio.rs.gov.br.
A presidente da comissão informou que nos próximos dias os vereadores vão se reunir com o Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme) para relatar sobre a reunião com a secretaria de Educação e sobre a pauta discutida.

Retificação de matéria realizada em 9 de março de 2016, conforme ofício nº 0250/16 GP datado de 4 de março de 2016.

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156
registrado em: , ,
teresinha disse:
02/03/2016 19h31
sei que estão com falta de professores mas nos mães de crianças com deficiência estamos muito preocupados com a falta de monitores para nossas crianças.Por favor voces tem como nos ajudar? obrigada
04/03/2016 16h35
Boa tarde. estamos reproduzindo as informações da SMEE.
Daniele disse:
03/03/2016 19h34
Não tem falta de profissionais nas escolas. .. só pode ser piada...
Luciano disse:
03/03/2016 20h24
A administração de Esteio poderia pensar em oficilizar 40h para os professores de 20h que sempre querem ret, ajudaria a segurar os professores que acabam buscando contratos e concurso em outras cidades 20h. Seria uma segurança a mais à prefeitura no número de profissionais.
04/03/2016 16h36
Sua sugestão será encaminhada à comissão de Educação.
Sergio disse:
03/03/2016 20h29
Tem falta de professores sim, pois os professores não estão tendo planejamento e minha filha está no primeiro ano para ser alfabetizada e a professora que está com eles precisa atender os projetos.
04/03/2016 16h37
Estamos reproduzindo as informações da SMEE
Comentários foram desativados.