Seguem blitzes na Avenida do Carnaval

Moradores também relataram excesso de barulho gerado pelo encontro de carros, além de consumo e venda drogas. Ações também seguirão na avenida Nilo Bettanin, atrás do Parque Assis Brasil

O comandante da Brigada Militar de Esteio, tenente Coronel Nilo Correa Alves, afirmou ontem (19), durante audiência pública, no bairro Santo Inácio,  realizada pela Comissão de Segurança da Câmara de Vereadores, que as blitzes  vão seguir até que o problema de perturbação do sossego público na avenida do Carnaval  cesse. Esta foi a segunda audiência com a comunidade, conduzida pelo presidente da Comissão, Harri Zanoni (PSB), onde os moradores puderam relatar situações de perturbação do sossego, especialmente aos domingos à tarde, inclusive aglomeração de jovens com som alto, consumo e venda de drogas, prostituição e rachas, colocando em risco a vida de quem transita e mora no local.   A moradora Juliana Lagasse, reforçou  a solicitação feita em audiência passada, de permanência da Brigada Militar ou que policiais a pé ficassem na avenida. Lagasse  faz parte do movimento Por Uma Avenida Melhor,  e  citou problemas de saúde  dos moradores em consequência do stress.  A mesma opinião tem a moradora Aline Schefer. Ela comentou não haver sossego. "Precisei acorrentar meu portão para ter segurança"alegou. Outro morador que não quis se identificar, relatou que seu decibelímetro chegou a medir 110 decibéis. "Sou técnico nesta área e este volume está muito acima do que deveria ter", afirmou. Os moradores reclamaram de atividades realizadas pela prefeitura, a exemplo da Parada Livre e do Carnaval. "Não queremos estas festas aqui no bairro", afirmou o ex-vereador Luiz Duarte.

O comandante relatou que a BM tem feito rondas e blitzes, em conjunto com a secretaria de Segurança Pública do Município, o que tem inibido a atitude dos "baderneiros".  "Em conjunto, a segurança, Ministério Público e a BM fiscalizaram diversos bares. Não vamos parar com as intervenções regradas, até que o problema seja resolvido", disse.  O tenente coronel também anunciou que estarão sendo instaladas placas de sinalização para evitar o estacionamento. "A secretaria de Segurança deve instalar as placas em alguns dias para auxiliar. Também falou do avanço em relação a área atrás do Parque Assis Brasil, na BR 448,  conhecido como deserto. "Foram realizadas dias duas ações, culminando com prisões", afirmou.

O Secretário de Segurança, Fernando de Melo, reafirmou a parceria da Secretaria de Segurança nas atividades ilícitas, através da Balada Segura, e explicou que, em breve, a Guarda Municipal também poderá auxiliar a Brigada Militar. "Com o Gabinete de Ação Integrada Minicipal,  estaremos presentes de forma mais ostensiva", alegou.
Questionado pelo vereador Harri, o diretor de Meio Ambiente, Orides Oliveira, disse não ter técnico para fazer a medição do nível sonoro. "Estamos aguardando a chamada dos concursados para que possamos fortalecer a equipe da secretaria de Meio Ambiente", salientou.
Para a secretária de Desenvolvimento Urbano, Joceane Gasparetto, o Executivo vem investindo na recuperação dos espaços públicos e garantiu que serão colocadas as placas de sinalização. ela anunciou, ainda, a abertura de processo licitatório para a equipe de vigilância para os prédios públicos e para o Galvany Guedes.

O presidente da Comissão, vereador Zanoni, enfatizou que é preciso manter a união de  forças com Conselho Tutelar, Executivo, Ministério Público, Brigada Militar, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária em busca de uma solução definitiva.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb 7156

registrado em: