Segurança: Cartazes com a foto e nome dos foragidos e condenados do RS começam a ser colocados em Esteio

A medida, de iniciativa da Câmara de Vereadores, é inédita no RS. Atualmente os procurados podem ser acessados apenas no site da Polícia Civil

11/01/2018 - A partir de hoje(11), inicia-se a afixação de cartazes com a foto dos foragidos e condenados do RS, com trânsito em julgado, em órgãos públicos, comércio, paradas de ônibus  e transporte coletivo de  Esteio, batizado de Campanha Permanente de Divulgação dos Condenados Foragidos. A medida, inédita no RS, visa inibir e reduzir a onda de assaltos que assola o município, que está listado pelos órgãos de segurança entre as 20 cidades mais violentas do estado. Junto com a imagem e o nome, estão divulgados números de telefone da Polícia Civil  com o disque-denúncia, de forma anônima, da Brigada Militar; Guarda Municipal e a Polícia Civil.
    O primeiro local a receber o cartaz foi a  Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana  localizada na rua  Padre Roberval Laperrer, s/n° - Parque Seminário (antigo Seminário Claretiano), em cerimônia realizada nesta manhã(11), com a presença de autoridades da segurança pública do Estado e do município.  A proposta, de iniciativa do presidente da Câmara, vereador Sandro Severo(PSB), lançada em maio de 2017, aguardava apenas a liberação da lista dos procurados pelo judiciário e  teve apoio de todos os setores de segurança do município, a exemplo da Brigada Militar; do Conselho Pró-Segurança Pública de Esteio (Consepro); do Judiciário e da Corregedoria Geral da Justiça do Estado.
     Sandro Severo disse que foi um projeto criado com a parceria de todas as entidades, com o objetivo de  auxiliar a situação da segurança no município. "A partir do momento em que identificarmos os elementos, estas pessoas vão pensar duas vezes antes de cometer crime na cidade.  Esta é a fórmula que encontramos para inibir a crescente onda de assaltos, com apoio da sociedade e dos  órgãos de segurança. São, ao todo, 24 pessoas procuradas", declarou.
Também o comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar, major Rogério Pereira, Martins afirmou a importância da ação e garantiu que as denúncias são de extrema relevância para a captura dos indivíduos pelas polícias Civil e Militar.
    O diretor do Departamento de Polícia Civil Metropolitana,  Fábio Mota Lopes, colocou o departamento à disposição, salientando que a segurança é um dever de todos.  Lopes ainda declarou que a ferramenta deverá auxiliar, inclusive, na identificação de novos autores. "Esta nova medida vai ajudar muito no trabalho policial na captura dos foragidos do sistema prisional", reiterou.
    Ainda o prefeito, Leonardo Pascoal,  avaliou como positiva a campanha permanente e afirmou que trabalho será coordenado pela secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. "O controle sobre os nomes dos indivíduos capturados ficará a cargo da Segurança, com  apoio das duas polícias", ressaltou. Pascoal  falou que, além dos órgãos públicos, os cartazes poderão ser estendidos para a rede bancária.   Já o secretário da pasta, Roberto Damasceno, salientou que o processo é inovador e contará com o auxilio de todos os setores, especialmente pela participação da comunidade no processo da segurança pública. "Assim que capturado, a secretaria será informada para a colocação de um adesivo sobre a foto do procurado", lembrou.
    A confecção dos cartazes se deu através de uma parceria entre diversos órgãos de segurança e  Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), Câmara de Vereadores e Executivo.
     Participaram da solenidade os vereadores Felipe Costella(PMDB), Fernanda Fernandes (PP) e Rute Pereira (PMDB), além de diretor do Ceasa, Vanderlan Vasconselos; o presidente do Consepro, Longuinho Muzikant e  pessoas da comunidade.
IMG_7350.JPGIMG_7356.JPGIMG_7362.JPGIMG_7377.JPGIMG_7388.JPGIMG_7391.JPG
Por Danielle Della Passe