Solenidade marca entrega de EMEI Aprender Brincando no bairro Três Marias

Vereadores participaram da cerimônia. O vice-presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, representou o Legislativo

Em cerimonia realizada na manhã desta terça-feira (14), a Prefeitura Municipal de Esteio entregou oficialmente  a nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Aprender Brincando, no bairro Três Marias. Conforme dados da prefeitura, o novo espaço - localizado na Rua Manoel dos Santos, 236, ao lado da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Marques-,  está destinado ao atendimento integral exclusivo para a educação infantil, totalizando 10 instituições de ensino direcionadas para a área no município.

A solenidade contou com a presença do vice-presidente da Câmara, vereador Francisco Alves (PL), além dos vereadores Derli Scienza (PP), Fernando Luz (PTB), Fernanda Fernandes (PP), Luciano Battistello (MDB), Marcelo Kohlrausch(PSB) e Sandro Severo, além de autoridades estaduais e municpais.

Para o vice-presidente da Câmara,  a obra demonstra a qualidade e a atenção dispensadas à educação. "É uma honra estar aqui. Em muitos municípios esta área teria se tornando um elefante branco e teria perdurado muitos anos, trazendo aqui problemas para a população. Sempre fui parceiro das ações do Asilo Paz e Amor que esteve instalado neste local e via com muita tristeza pessoas abandonadas, choros e hoje está transformado em um local onde vão acolher crianças que serão nosso futuro e numa comunidade que estava precisando. A equipe que fez este trabalho deixa um belo legado e que o prefeito possa sempre entregar essa obras no nosso município", finalizou, reforçando que a Câmara de Vereadores sempre será parceira do Executivo em ações positivas voltadas à comunidade.

Na oportunidade, o deputado estadual, Gustavo Victorino, Republicanos, parabenizou o Executivo pela iniciativa e destacou que os vereadores colaboraram com o projeto. "Cada um dos vereadores tem um tijolinho. A Câmara de Vereadores é importante. O nome da escola também é de extrema complexidade. Daqui vão sair advogados, jornalistas, engenheiros, médicos, e profissionais que vão fazer o Brasil de amanhã. E mais uma janela que se abriu para o futuro de Esteio, do Estado e do Brasil", aplaudiu.

Segundo o prefeito, Leonardo Pascoal, não houve um planejamento de criação desta escola no inicio do governo, tampouco no programa de governo. Pascoal relatou que a situação do local era desafiadora e triste durante a pandemia do Covid-19 pelo grande número de casos de mortes. "A área era concessão do município  ao antigo Asilo Paz e Amor, através da irmã Anna Garafa, que fez um belo trabalho entregando mais amor às pessoas em seus anos finais de vida. Cumpriu muito bem o seu papel", falou, destacando que a empresa que assumiu não atendeu a qualidade e carinho observados no espaço. "E após todos os trâmites, o município revogou a concessão; tomou a iniciativa de responsabilizar a instituição e as famílias dos que estavam internados para que fossem transferidos ou acolhidos nas famílias para que a prefeitura retomasse o prédio. Sonhamos juntos e idealizamos este espaço", finalizou.

O prédio, que antes abrigada o Asilo Paz e Amor,  tem 10 salas de aula, uma sala multiuso, refeitório, cozinha com copa e despensa, bloco administrativo e de serviços, 16 sanitários, dois playgrounds e área de convivência. O projeto envolveu pintura, adequação de alvenarias, colocação de piso e revestimentos, instalações elétricas e hidrossanitárias e recuperação da cobertura e da rede de drenagem, além da instalação de playgrounds e área de convivência. O investimento nas obras é de R$ 824.934,90, com trabalhos executados pela Sommer's Construtora Ltda.

Assessora de Comunicação