Solenidade vai celebrar o Dia da Consciência Negra

Evento, aprovado na noite de ontem(10) pelo Plenário, é de iniciativa do vereador Cristiano Coutinho(MDB)

Por Assessora de Imprensa - Terezinha Bobsin (Reg 7156)

11/10/2023 - Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Câmara Municipal de Esteio aprovou na noite de ontem(10), a realização de sessão solene, a pedido do presidente, Cristiano Coutinho (MDB). A atividade vai ser realizada em 21 de novembro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal, com horário ainda a ser definido pela Mesa Diretora. A ideia, segundo Coutinho, além de relembrar a morte do líder do Quilombo dos Palmares  (Zumbi dos Palmares),  é  também de homenagear pessoas ligadas ao movimento negro, militantes e lideranças locais que tenham se destacado na comunidade, sobretudo na divulgação desta cultura.

Para o presidente, ainda há um longo caminho a trilhar, e  o Legislativo  está engajado na luta pelo fim do racismo. “Mesmo passados 135  anos do final da escravidão, o racismo ainda continua presente em diversas estruturas sociais. O Dia da Consciência Negra também nos relembra que nosso país é marcado pelos quase 350 anos de duração da escravidão. Relembro que tivemos avanços através de leis reparatórias, mais ainda há um longo caminho para trilhar”, afirmou. A solenidade é regulamentada pela Resolução nº 580, de 06 de junho de 2007 e a Lei Municipal nº 5.591, de 06 de dezembro de 2012.