UPAs serão tema das comissões de Saúde de cidades da Região do Vale do Sinos

A falta de dinheiro para a abertura das Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs), no estado, está preocupando a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores. A de Esteio, localizada na travessa Mário Cutruneo, com a rua Novo Hamburgo, foi inaugurada em dezembro de 2016, sem equipamentos e sem recursos para funcionamento por dificuldade orçamentária, em função do alto custo para a manutenção. O assunto foi levantado durante a reunião da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, integrada pelos vereadores Rute Pereira (PMDB), Mário Couto (PDT) e Luiz Duarte (PT), na tarde de hoje(15) e será tema de encontro, que vai acontecer na próxima quinta-feira,  24, às 15 horas, no Legislativo de Esteio, com as comissões de Saúde das câmaras de Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

A ideia é trocar informações sobre o funcionamento e as dificuldades das unidades nas cidades vizinhas. "Vamos montar uma frente e cobrar do estado e da União uma saída mais eficiente, já que os recursos repassados são insuficientes", argumentou a presidente da Comissão, Rute Pereira.

Recentemente, um levantamento feito pelo Ministério Público indica que 12 UPAs que estão prontas, mas seguem fechadas no Estado. Os motivos principais apontados na investigação são a falta de recursos para compra de equipamentos e de credenciamento de pessoal.

As unidade foram idealizadas em 2003 pelo governo federal como instrumento para qualificar os serviços de urgência e emergência, desafogando os hospitais. O custo, segundo o convênio, deveria ser dividido entre o estado e a União.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/ RS 7156