Vereador flagra descarte de lixo na beira do arroio Esteio

Situação foi vista durante visita a obras; viatura da Patrulha Ambiental, que passava próxima ao local, foi chamada

25/05/2015 - O vereador Rafael Figliero(PTB) flagrou descarte irregular de galhos de árvores, vindos de limpeza de terreno, durante a tarde de segunda-feira, dia 25, nas margens do arroio Esteio, na rua Rita de Castro Carvalho, Parque Amador. A situação foi vista pelo parlamentar no momento em que se locomovia, durante visita a diversas obras públicas em andamento na cidade.
Por coincidência, uma viatura da PIPA (Patrulha Integrada de Proteção Ambiental) passou pela rua Novo Hamburgo, ao lado de onde carroceiro jogava lixo, no momento em que vereador parou para perguntar ao menor de idade que conduzia a carroça, de onde vinham os galhos que estavam sendo jogados fora, na beira do arroio. O menor se retirou e voltou com um adulto, que disse ter sido pago para realizar a poda de um terreno e descartar a sujeira.
Já o motorista do carro oficial da Câmara Municipal conseguiu alcançar a viatura da PIPA, que se dirigiu ao local. Neste momento, os servidores da Guarda Municipal e da Brigada Militar, que estavam na viatura, solicitaram que o carroceiro recolhece todo o material que seria descartado na beira do córrego e o levasse de volta ao terreno de onde tinha sido retirado.
A PIPA atua 24 horas, desde novembro de 2013 e tem como objetivos apreender carroças sem placa e punir o descarte irregular de entulho e outros detritos. Qualquer pessoa que ver lixo e materiais semelhantes sendo jogado nas beiras dos arrios e rios ou em terrenos baldios, pode ligar para o DisquEsteio (0800-541-0400), para a Guarda Municipal (153) ou para a Brigada Militar (190).

Por Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 14986

Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156