Vereador propõe multa para quem jogar lixo na rua

Anteprojeto de lei apresentado pelo vereador Sandro Severo (PSB) busca punir, com multa, quem descartar lixo fora de lixeiras em espaços públicos de Esteio

26/05/2022 – O anteprojeto de lei 17/2022, apresentado pelo vereador Sandro Severo (PSB) na sessão ordinária da Câmara de Esteio da terça-feira (24), busca punir, com multa, pessoas que forem flagradas jogando lixo fora de lixeiras, em espaços públicos do Município. Segundo o texto da proposta, a multa se aplica também a dejetos produzidos por animais, salvo aqueles produzidos por cães-guia, quando acompanhados por deficientes visuais.

Na justificativa anexada à proposta,  o parlamentar argumenta que, diariamente, equipes de servidores e empresas terceirizadas realizam a limpeza de ruas, porém os espaços, frequentemente, voltam a ficar sujos pouco tempo depois.  “Logo é possível encontrar lixos deixados por alguns cidadãos que não valorizam o trabalho destas equipes e não respeitam a coletividade. Não muito incomum, também são os dejetos de animais deixados por algumas pessoas que levam seus pets para passear”, afirmou.

O anteprojeto de lei segue para a apreciação do Poder Executivo. Para tornar-se lei, precisa ser devolvido ao Legislativo, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizado pela maioria dos vereadores.

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio