Proposta prevê valorização de cultura gaúcha nas escolas

Anteprojeto apresentado por Cristiano Coutinho (MDB) foi elaborado a partir de sugestão de menina tradicionalista 10 anos e visa aproximar alunos de escolas municipais dos costumes típicos do Estado

03/08/2022 – Denominado Programa Escolas Culturais nas Festividades da Semana Farroupilha, o anteprojeto 33/2022, apresentado pelo vereador Cristiano Coutinho (MDB) institui iniciativas de valorização da cultura gaúcha nas escolas esteienses. O texto, elaborado a partir de sugestão de Vitória Luz, tradicionalista de apenas 10 anos de idade, determina que, durante a Semana Farroupilha, as instituições de ensino da rede municipal devem realizar eventos relacionados à cultura do Estado. Rodas de chimarrão, apresentações culturais, concursos de poesia, brincadeiras típicas, entre outras atividades são citados na proposição.

Durante a defesa do anteprojeto de lei, o parlamentar fez questão de ressaltar de onde surgiu a ideia da proposição. “Na sexta passada fui procurado pela querida Vitória Luz, de apenas 10 anos, que me entregou uma solicitação muito especial. Esse projeto é teu, Vitória! ”, afirmou Cristiano.

Já nas redes sociais, o vereador contou que, após receber o pedido em seu gabinete, trabalhou para transformar a proposta apresentada pela jovem, que solicitava mais atividades referentes à cultura gaúchas nas escolas, em um Anteprojeto de Lei para ser avaliado pelo Poder Executivo municipal. A proposição foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e segue para a apreciação da Prefeitura. Para tornar-se lei, precisa ser devolvido ao Legislativo, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizado pela maioria dos vereadores.

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio