Vereador quer adesão ao Programa Esporte e Lazer da Cidade

Em documento apresentado na terça-feira (6), o vereador Gilmar Rinaldi (PT) questiona se Esteio irá participar de iniciativa do governo federal, que visa promover a prática desportiva e o lazer nos municípios

12/06/2023 – Durante a última sessão semanal da Câmara, realizada na terça-feira (6), o vereador Gilmar Rinaldi (PT) apresentou o pedido de informação 296/2023. No documento, o parlamentar questiona se a administração municipal planeja aderir ao Programa Esporte e Lazer na Cidade (Pelc), iniciativa que tem por objetivo popularizar a prática desportiva e o lazer.

Gilmar ressaltou, na justificativa anexada ao pedido de informação, que o período para a Prefeitura manifestar interesse na adesão ao Pelc termina em 30 de junho e salientou ainda o impacto que a ação pode ter na formação de profissionais da área. “O programa também promove a formação inicial e incentiva a continuada de agentes sociais e gestores municipais da área de lazer e esporte recreativo e a ressignificação e a qualificação de espaços e equipamentos públicos”, afirmou.

A iniciativa, que também inclui ações para pessoas com deficiência, prevê a formação de núcleos destinados à promoção da convivência social e a vida saudável. Criado em 2003, vigente até 2015 e restabelecido em maio, o Pelc, de acordo com informações do Ministério do Esporte, já realizou 965 parcerias em 1.939 cidades e implantou 5.248 núcleos em todo o País.

Em Esteio, de acordo com Gilmar, várias atividades foram implementadas durante o período que o programa esteve em vigor. “Proporcionou oficinas esportivas e de lazer para milhares de jovens e adultos, como, por exemplo, oficinas de design, cineclube, capoeira, grafite e atividades esportivas (boxe olímpico, jiu-jitsu, ginástica, futsal, futebol, vôlei, handebol, basquete e jogos de mesa, entre outros”, declarou.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio