Vereador solicita explicações sobre vazamento da Refap

O presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch (PSB), enviou dois documentos endereçados à refinaria e a órgão fiscalizador questionando origem e toxidade de pó branco que cobriu ruas do bairro São José no fim de semana

23/06/2022 – O vazamento de material que no domingo (19) cobriu de pó branco as ruas do bairro São José, além de partes da cidade vizinha de Canoas, motivou o presidente da Câmara de Esteio, Marcelo Kohlrausch (PSB), a emitir dois documentos solicitando informações sobre o caso. Aprovados pelo plenário na terça-feira (21), os requerimentos para outros órgãos 262 e 264/2022 questionam a origem e a possível toxidade das emissões.

No primeiro documento, o parlamentar indaga a diretoria da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) quais componentes químicos foram expelidos pelas chaminés da fábrica no incidente. “Preliminarmente a nota enviada pela empresa para a imprensa informa apenas que houve falha no catalisador da chaminé. Para a fiscalização da prefeitura de Canoas, comunicou que a fuligem não é tóxica”, afirma Marcelo. “Mas no São José em Esteio alguns moradores reclamam que a poeira provocou tosse e dor de cabeça”.

Já no requerimento 264, o vereador faz questionamentos à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam). No texto enviado à autarquia, Marcelo pergunta se o incidente poderá ocorrer novamente, qual material foi expelido durante a ocorrência e se ele realmente não era tóxico. “Os moradores estão preocupados com as consequências do evento poluidor”, ressalta. “O problema já havia ocorrido em outras oportunidades, mas desta vez, o volume foi acima da média”.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio