Vereador sugere bikes e patinetes de aluguel em Esteio

Vereador Sandro Severo (PSB) propõe a regulamentação do serviço de compartilhamento de bicicletas em anteprojeto apresentado ao plenário durante a sessão da Câmara desta semana

29/09/2022 – Regulamentar o serviço de aluguel de patinetes e bicicletas elétricas ou convencionais em Esteio. É o que pretende o vereador Sandro Severo (PSB) com o anteprojeto de lei 39/2022, apresentado na terça-feira (27), na sessão semanal da Câmara de Esteio. No documento, o parlamentar sugere o estabelecimento de normas para permitir o funcionamento do serviço de forma segura e em harmonia com o bem-estar da comunidade.

Entre os critérios propostos pelo parlamentar no texto aprovado pelo plenário por unanimidade está a criação de programas direcionados à população de baixa renda, com a concessão de desconto ou isenções da tarifa. Os prestadores de serviço também terão de esclarecer à população as regras de segurança no uso dos equipamentos, que devem estimular a integração com outros modais, de preferência com o transporte coletivo.

Sandro, na justificativa à proposta, ressalta que o compartilhamento faz parte da atual tendência na mobilidade urbana, com a presença da locomoção sob demanda, como é também o caso dos aplicativos de carona. “Novas empresas apostam na bicicleta como meio para atender às necessidades de transporte nas áreas urbanas e os programas de compartilhamento, públicos ou privados, mudam a maneira como enxergamos as bikes: de opção de lazer a meio de transporte e até mesmo instrumento de trabalho”, afirma.

A proposta segue para a apreciação do Poder Executivo. Para tornar-se lei, precisa ser devolvida à Câmara, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizada pela maioria dos vereadores.

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio