Vereador sugere iniciativa para inclusão digital de idosos

Anteprojeto, apresentado ao plenário por Sandro Severo (PSB), propõe realização de cursos de iniciação à informática e internet para esteienses maiores de 60 anos

05/10/2023 – Promover a inclusão digital da população esteiense maior de 60 anos com a realização de cursos gratuitos de iniciação à informática e internet, em espaços públicos ou de fácil acesso. É isso que propõe o vereador Sandro Severo (PSB), no anteprojeto 33/2023, apresentado ao plenário da Câmara de Esteio, durante a sessão semanal de terça-feira (3). Aprovado por unanimidade, o documento permitiria a criação do Programa de Inclusão Digital para a Terceira Idade, a ser desenvolvido em uma parceria entre o Poder Legislativo e a Prefeitura.

Entre os objetivos da iniciativa estão a inclusão dos idosos na sociedade informatizada e o estreitamento de laços entre estes cidadãos e o poder público. De acordo com o texto apresentado aos parlamentares, a atividade terá a participação de monitores preparados para práticas de cidadania, trabalho em grupo e atendimento individual. Voluntários qualificados, ou que tenham experiência comprovada, poderão colaborar e a parceria com empresas privadas também é possibilitada.

Sandro, na justificativa anexada ao anteprojeto, ressalta que a gratuidade dos cursos leva em conta a baixa renda da maioria dos idosos que, de acordo com o parlamentar, recebe aposentadorias de até três salários mínimos “É justamente por meio do conhecimento da informática que muitos retornam à atividade profissional”, destaca. “E não é só trabalho, a informática e a internet proporcionam cultura e muito entretenimento”.

A proposta foi enviada ao Poder Executivo e será avaliada pela Prefeitura. Para tornar-se lei, precisa ser devolvida à Câmara, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizada pela maioria dos parlamentares.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio