Vereador teme que obra do Dnit agrave enchentes

Em documento enviado ao órgão, Marcelo Kohlrausch (Republicanos) questiona se obra em ponte na BR-116, sobre o Arroio Sapucaia, causará estreitamento do curso de água. O parlamentar também cobra que a Prefeitura tome providências jurídicas sobre o tema

20/03/2024 – As obras atualmente em execução junto à ponte do Arroio Sapucaia da BR-116, no limite entre Esteio e Canoas, diminuirão a vazão do curso de água? Existe licença ambiental para o serviço e a Prefeitura está ciente do assunto? Esses são alguns dos questionamentos do vereador Marcelo Kohlrausch (Republicanos) no requerimento para outros órgãos 52/2024 e no pedido de informação 57/2024. Endereçados respectivamente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e ao Poder Executivo municipal, os documentos foram  apresentados na sessão semanal da Câmara de Esteio de terça-feira (19).

Atualmente, no local, o Dnit constrói um viaduto para retorno à BR-116, com previsão de término em 2025, assim como outras duas elevadas em um trecho mais adiante, no acesso principal à cidade. Marcelo indaga qual órgão autorizou os trabalhos sobre o arroio, que, para o parlamentar, podem agravar as enchentes em Esteio, uma vez que estariam causando o estreitamento do riacho.

Marcelo também questiona a ação da administração municipal e indaga se o Poder Executivo tomou alguma providência para ajustar a intervenção no curso de água. “A Prefeitura também tem de entrar com o seu jurídico, para responsabilizar o Dnit”, afirma em vídeo publicado nas redes sociais do vereador.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio