Vereadora questiona combate à evasão em escolas do Estado

Em requerimento endereçado à Coordenadoria Regional de Canoas, que é responsável pelas escolas estaduais de Esteio e região, Fernanda Fernandes (PP) indaga se a Busca Ativa Escolar está ativa nos estabelecimentos da rede pública

28/06/2023 – A estratégia Busca Ativa Escolar –  ação desenvolvida pelo Unicef para combater a evasão de alunos da educação básica – está ativa nas escolas do ensino público estadual na região de Esteio? E em caso afirmativo, qual plano o governo estadual tem para erradicar o problema? Esses são os questionamentos da vereadora Fernanda Fernandes (PP) no requerimento 229/2023, dirigidos à coordenadora da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Mara Maria Valandro. Apresentado na terça-feira (27), o documento teve o envio aprovado em plenário, durante a sessão semanal da Câmara Municipal.

No requerimento, Fernanda também destaca a importância da aplicação da estratégia no acompanhamento de crianças que não estudam ou estão sob risco de deixar a escola. “Por meio dela, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de todos”, declarou.

A Busca Ativa Escolar tem o objetivo de auxiliar o poder público dos municípios e Estados a obter dados concretos que possam basear políticas públicas. Além da participação do Unicef, a ação contou em sua criação com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

De acordo com os organizadores, o programa tem a participação de representantes de áreas como assistência social, educação e planejamento. “Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola”, afirmam.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio