Vereadora questiona falta de tempo de fala para Câmara

Por meio de pedido de informações, Fernanda Fernandes (PP) cobrou explicações da Prefeitura quanto a episódio em que representante da Câmara não foi autorizada a falar durante evento

15/02/2024 – Qual o motivo de a Prefeitura não ter dado espaço de fala para a representante do Legislativo na cerimônia de entrega das obras de infraestrutura da Vila Barreira? É o que questiona a vereadora Fernanda Fernandes (PP), por meio do pedido de informações 26/2024, aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (15).

Segundo a parlamentar, que é vice-presidente da Câmara de Esteio, e na ocasião representava a instituição, o protocolo oficial previa espaço de fala para o Legislativo, mas a determinação não foi respeitada, mesmo tendo a vereadora se apresentado para o cerimonial. No texto, Fernanda ainda argumenta que foi aberto espaço de fala para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Felipe Costella, o qual, segundo ela, não responde pela pasta responsável pela realização da obra.

A vereadora relaciona a participação de Felipe no cerimonial ao fato dele ser pré-candidato a prefeito pelo PL, contando com o apoio do atual chefe do Executivo. Além disso, em sua fala na tribuna, Fernanda relatou que outro parlamentar foi convidado para discursar na cerimônia, mesmo com a vice-presidente estando presente.

O presidente da Câmara de Esteio, Cristiano Coutinho (MDB), defende que práticas como esta não colaboram com a agilidade e transparência do processo político do Município. Cristiano também demonstrou solidariedade com a colega parlamentar e afirmou esperar uma atitude mais democrática da Prefeitura. Por sua vez, o vereador Marcelo Kohlrausch (PSB), durante pronunciamento na sessão desta semana, também acrescentou o fato de que a parlamentar está grávida e, mesmo assim, se dispôs a representar a Câmara em um dia bastante ensolarado.

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio