Vereadores tomam posse no Plenário da Câmara

Felipe Costella é eleito presidente da Câmara de 2017

Prefeito e vice também foram empossados e  Felipe Costella, do PMDB, foi escolhido o presidente da Mesa Diretora, gestão 2017

Cerca de 500 pessoas acompanharam a cerimônia de posse dos dez vereadores - três reeleitos e sete novos -  e do prefeito e vice, Leonardo Pascoal (PP) e Jaime da Rosa (PSB), da coligação Mudança de Verdade, na noite de ontem (1º de janeiro), no Plenário da Câmara de Vereadores, para a gestão 2017/2020. O início da solenidade teve o comando do presidente da Câmara de Vereadores de 2016, Marcelo Kohlrausch (PSB), que conduziu a instalação da 16ª Legislatura, integrada pelos vereadores eleitos, Euclides Jorge de Castro (PP); Felipe Costella(PMDB) - reeleito; Fernanda Fernandes (PP); Leonardo Dahmer (PT) - reeleito; Luiz Duarte (PT); Marcelo Kohlrausch (PSB) - reeleito; Márcio Schmitz (PT); Mário Celente Couto (PDT); Rute  Viegas Pereira (PMDB) e Sandro Severo (PSB),.

Na oportunidade, com a presença de autoridades locais e do estado, o vereador Felipe Costella (PMDB) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores para o exercício de 2017.  A nova Mesa Diretora para este ano é composta pelo vice-presidente Sandro Severo (PSB), 1ª secretária, Fernanda Fernandes (PP) e o 2º secretário, Mário Celente Couto (PDT). Além disso, Sandro Severo será o líder do governo na Câmara.

A Durante a solenidade, foram indicados os líderes de bancadas na Câmara e instaladas as Comissões Permanentes - ao todo seis -, que têm como objetivo discutir e elaborar pareceres sobre projetos em tramitação e tratar de assuntos pertinentes às áreas de educação, saúde, meio ambiente, finanças, justiça, habitação, assistência social, transporte, direitos humanos, orçamento, cultura, desporto e defesa do consumidor. Também foram empossados os secretários municipais.

O que eles disseram:

Em seu discurso, o prefeito Leonardo Pascoal ressaltou que seu mandato estará focado nas áreas de saúde, educação e segurança. Também falou que pretende tornar a cidade referência em qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Pascoal destacou alguns eixos de trabalho e sua gestão: responsabilidade fiscal; transparência; inovação e resolutividade; gestão focada em resultados, além de oportunizar o desenvolvimento da cidade para que mais empresas possam se instalar no município, bem como proporcionar a eficiência dos serviços públicos.

Já o presidente da Câmara, Felipe Costella salientou que a Mesa Diretora terá um mandato democrático e transparente, mantendo o princípio da economia adotada por presidentes anteriores. "Estaremos sempre abertos para ouvir a população", disse.

O ex-presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch, falou sobre sua gestão frente ao legislativo em 2016, ressaltando que foram 12 meses de intensos desafio, principalmente por se tratar de ano eleitoral, onde foram mantidas a transparência e a seriedade da Casa Legislativa.  Kohrlasusch, que vai assumir a pasta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, destacou as atividades na Câmara de Vereadores, a exemplo dos debates promovidos no Legislativo, como o ministro do Tribunal de Contas, Augusto Nardes; o corte de despesas com a correspondência dos gabinetes, criação de uma média de gastos com material de expediente e a supressão do aumento no subsídio dos vereadores, prefeito e vice. "Foi um ano com realização de diversas solenidades e responsabilidade com os recursos públicos. Em contraste com o cenário nacional, fico orgulhoso em dizer que nossa Casa Legislativa foi citada como exemplo positivo nos jornais Zero Hora e Diária Gaúcho, e, recentemente, fomos divulgados como a 34ª câmara mais econômica do estado", comemorou. Lembrou, ainda, que mesmo com o orçamento limitado, foram realizadas medidas pontuais para tornar o prédio mais sustentável e adequado às questões relacionadas à acessibilidade e mobilidade; além de assegurar o resgate histórico através da Galeria de Ex-Vereadores e promover a  transparência nas ações do Poder Legislativo.

Confira os líderes de bancadas:

PDT: Mário Celente Couto; PT: Leonardo Dahmer; PP: Euclides Castro; PSB: Sandro Severo; PMDB: Rute Pereira

Confira as composição das Comissões Permanentes:

Comissão de Constituição, Justiça e Redação:
Euclides de Castro; Fernanda Fernandes; Luiz Duarte

Comissão de Finanças e Orçamento:
Fernanda Fernandes; Leo Dahmer, Sandro Severo

Comissão de Educação, Cultura e Desporto:
Euclides Castro; Márcio Schmitz e Rute Pereira

Comissão de Saúde, Meio ambiente a Assistência Social:
Luiz Duarte,  Mário Couto e Rute Pereira

Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos: