Vereadores participam da 7ª Conferência Municipal da Saúde

11/04/2019 - A Câmara de Vereadores participou nesta tarde (11) da abertura da  7ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no Plenário do Legislativo. O evento debate durante toda a tarde a “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”  e está direcionado a profissionais da área da saúde e, também, interessados da comunidade em geral. Na oportunidade, com a presença dos vereadores Fernanda Fernandes (PP), Leo Dahmer (PT), que é presidente da Comissão de Saúde; Luiz Duarte (PT) e Rute Pereira(MDB), o vereador Sandro Severo(PSB), falou em nome da Mesa Diretora, parabenizou a realização da atividade e a formatação da conferência, discutindo os três eixos que norteiam a atividade. Sandro ainda destacou o retorno dos impostos pagos à União, que não fazem justiça ao que os municípios pagam. " Os municípios contribuem demais com a União e recebe de menos. A pizza está invertida. Fica uma parcela mínima para que os gestores possam fazer saúde, educação e segurança e outras atividades afins", disse.

O prefeito Leonardo Pascoal, presente ao evento, falou sobre as políticas desta gestão destinadas à saúde e apontou melhorias nas estatísticas na área de saúde, especialmente na mortalidade infantil e adulta. Também disse que serão implementadas melhorias em algumas unidades de saúde e que, em breve, deve ser lançado o programa dentário visando a qualidade do sorriso dos moradores. "A taxa de mortalidade infantil em Esteio, que era de 13,82 óbitos a cada mil nascimentos em 2016, caiu em 2018 para 5 casos a cada mil nascimentos", comemorou. Ele ainda disse que as sugestões que resultarem da conferência serão analisadas e atendidas dentro do possível.

A conferência:

Realizada nos níveis Municipal, Estadual e Nacional, a Conferência reúne reflexões e discussões para melhorar as políticas públicas voltadas ao setor da saúde do município. Os participantes foram divididos em grupos e cada um receberá um eixo temático para formular propostas para melhorar a área da saúde. Ao fim do dia, eles terão que apresentar suas ideias. Serão eleitos, durante a conferência,  12 delegados titulares e quatro suplentes  que representarão Esteio na Conferência Estadual entre os dias 24 e 26 de maio.

IMG_7863.JPGIMG_7850.JPGIMG_7852.JPGIMG_7817.JPGIMG_7860.JPG

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156