Vereadores participam das atividades da Semana de Valorização à Vida

26/04/2019 - Os vereadores Sandro Severo (PSB) e Fernanda Fernandes(PP), participaram, nesta quinta-feira, 25 da abertura das atividades da Semana de Valorização à Vida, realizada pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o objetivo de alertar os jovens quanto aos riscos do álcool e de outras drogas, realizada na Câmara de Vereadores. A atividade seguiu hoje(26) e contou com a participação de cerca de 20 alunos dos 9° anos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Camilo Alves. Na oportunidade, os alunos assistiram ao filme “Art. 243”, produzido pela Associação de Pais e Mestres do Colégio Anchieta com apoio projeto Cinema na Escola. O vídeo procura mostrar os problemas enfrentados pelos adolescentes quando consomem bebidas alcoólicas, além de levar informações sobre o artigo que empresta nome ao filme e que trata das detenções e multas que aqueles que fornecem álcool à menores de idade podem enfrentar. Em uma das cenas, pai e mãe são acordados de madrugada com uma ligação da Polícia Civil informando que a filha está alcoolizada na saída de uma festa e não sabe como voltar para casa cozinha.

De acordo com a responsável por conduzir a atividade, a coordenadora do Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS e Tisiologia (SAE) do Município, Ana Lúcia Massulo, o consumo excessivo de álcool pode trazer riscos doenças, inclusive. “Atualmente, temos 23 jovens com HIV em Esteio. Infelizmente, eles nos procuram no SAE quando já estão infectados. Então é importante mostrar aos alunos que eles precisam exercitar este assunto. Sempre digo a eles, a partir dos 13 anos, qualquer um pode ir sozinho nos procurar no Serviço Assistencial para conversar e fazer testes”, disse.

Participaram da roda de conversa com os alunos a psicóloga Tatiana de Castro Amato Locatelli, a pediatra Fernanda Varella e duas atrizes do filme Art. 243, Daiane Kamisnki e Fabíola Bianca.

Fernanda Fernandes Semana de Valorização à vida.JPG

Confira a programação:

Com o tema “Álcool: que droga é essa?”, as atividades da Semana ocorrem até a próxima terça-feira (30). Palestras, atividades físicas e concursos, entre outras ações, fazem parte da programação.

Neste sábado (27), motoristas que pararem nos semáforos dos principais pontos do Município entre 9h e 11h, receberão dos integrantes do Comad materiais informativos sobre os malefícios que o consumo excessivo de álcool trazem.

Uma atividade agitada e benéfica a saúde será realizada no domingo (28). Amantes de ciclismo poderão participar da Pedalada pela Vida. A concentração está marcada para as 8h, na esquina das ruas Coração de Maria e 24 de Agosto. A chegada será na Praça da Juventude. As inscrições devem ser feitas no site do Comad – https://comadesteio8.webnode.com/inscricao-pedalada/ – onde também podem ser encontradas mais informações sobre a Semana de Valorização da Vida. Os 200 primeiros inscritos ganham uma camiseta.

A programação da Semana de Valorização da Vida será encerrada, oficialmente, com o lançamento do Concurso de Cartazes 2019. Com objetivo de incentivar a reflexão e a discussão sobre a questão do álcool no ambiente escolar, o Comad fará um concurso de cartazes e redação voltado a alunos das escolas públicas e particulares de Esteio, também com o tema “Álcool: que droga é essa?”. O concurso será lançado às 10h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Av. Padre Claret, 666).

As inscrições encerram-se no dia 31 de julho e são gratuitas. Para participar, o professor responsável deve encaminhar o cartaz ou a redação com a Ficha de Inscrição do aluno ou turma preenchida e assinada com o Atestado de Matrícula para o Comad (Av. Padre Claret, 666 – CEP: 93265-036). Para mais informações, acesse o regulamento.

Perae
Antecipando a Semana de Valorização da Vida, na quarta (24) e quinta-feira (25) o Comad realizou mais uma formação do Programa de Estímulo à Saúde e Redução de Riscos Associados ao Uso de Álcool Aplicado ao Ambiente Escolar (Perae). A capacitação foi voltada para professores dos oitavos anos do Ensino Fundamental e ocorreu no auditório da SMS. Nos dois dias, as psicólogas Tatiana de Castro Amato Locatelli e Juliana Aparecida Pereira Grasso ampliaram a percepção dos educadores sobre os riscos relacionados ao consumo de álcool em diferentes situações e contextos.

Semana de Valorização da Vida 2019
Sábado (27)
Horário: Das 9h às 11h
Atividade: Distribuição de material informativo nos semáforos dos principais pontos do Município

Domingo (28)
Atividade: Passeio ciclístico “Pedalada pela Vida”
Concentração: Esquina das ruas Coração de Maria e 24 de Agosto
Informações e inscrições: https://comadesteio8.webnode.com/inscricao-pedalada/

Terça-feira (30)
Horário: 10h
Atividade: Lançamento do Concurso Municipal de Cartazes e Redação – Tema: Álcool: que droga é essa?
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Av. Padre Claret, 666)
Inscrições: Até: 31 de julho
Como: O professor responsável deve enviar o cartaz ou a redação com a ficha de inscrição do aluno ou turma para o Comad (Av. Padre Claret, 666 – CEP: 93265-036)

Por Terezinha Bobsin