Vereadores questionam Corsan sobre cota negativa e reforçam pedido de isenção das contas de água

Reunião foi realizada hoje(3) na Corsan

03/07/2023 -  O presidente da Câmara Municipal de Esteio, Cristiano Coutinho(MDB) e o vereador Marcelo Kohlrausch(PSB), estiveram na tarde de hoje(3) em visita ao gerente da  Corsan do município, Rodolfo Fuchs dos Santos. Na oportunidade, os vereadores questionaram sobre  a isenção de conta de água para os atingidos pelo ciclone extratropical, que causou enchentes em diversos pontos da cidade;  a cota negativa (casa abaixo do nível da rua) para ligações de esgoto cloacal e contas que ultrapassam a média justa de água.

Segundo os vereadores, o pedido já foi encaminhado ao Governo do Estado e à Corsan devido a situação de emergência declarada no dia 16 de junho, Decreto 7.769/2023. "Em virtude do volume de chuva e os ventos fortes em todo o estado, muitas famílias foram atingidas, caracterizando grande risco à comunidade local, além de gastos com a limpeza", destacaram.

Sobre as cotas negativas para instalação do esgoto cloacal, os vereadores afirmaram que em Esteio existem residências  em que o morador precisará comprar uma casa de bombas para mandar para cima o esgoto cloacal, o que fica impossível para pessoas de baixa renda. Os parlamentares questionaram a Corsan sobre e afirmação de que a estatal está exigindo a instalação em todas as residências atendidas pela Companhia  e que a responsabilidade para tal é do morador.

O gerente afirmou que a Corsan está avaliando os casos e que, em breve, vai dar retorno sobre as questões aos parlamentares.

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa