Vereadores sugerem obras para conter cheias do Arroio Esteio

Fernanda Fernandes (PP) e Gilmar Rinaldi (PT) propõem convênio entre prefeituras de Esteio, Sapucaia e o Daer para construção de bacias de reservação e evitar enchentes em área próxima à Rua da Paz

14/07/2023 – A Prefeitura de Esteio poderia realizar convênio com a administração municipal de Sapucaia do Sul e o Daer para a construção de bacias de reservação? Essa é a demanda apresentada pelos parlamentares Fernanda Fernandes (PP) e Gilmar Rinaldi, no pedido de informação 333/2023, apresentado durante a sessão semanal da Câmara Municipal, realizada na terça-feira (11). Com o objetivo de atenuar os efeitos das enchentes, sobretudo na região próxima à ponte na Avenida Luiz Pasteur, junto à Rua da Paz, as obras seriam realizadas em território sapucaiense, no bairro Walderez.

No texto apresentado ao plenário, os vereadores explicam que, após a duplicação da RS-118, houve um aumento no fluxo do curso de água canalizado sob a Rua da República, em Sapucaia. O riacho passa em galeria debaixo da rodovia, segue canalizado na Avenida Capistrano de Abreu, ainda no município vizinho e deságua no Arroio Esteio. De acordo com Fernanda e Gilmar, a situação já causou estragos na cidade, em área localizada entre o Parque Amador e o Santo Inácio, “ocasionando danos significativos, como avarias graves da ponte da Avenida Luiz Pasteur, próxima à Rua da Paz e nas margens não revestidas passando a ponte da Rua Novo Hamburgo”.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio