Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

05/06/2009 - Câmara de Vereadores de Esteio inicia campanha do agasalho 2009


A Câmara de Vereadores de Esteio iniciou nesta semana a "Campanha do Agasalho 2009. Abrace esta causa",   com a instalação de um posto de coleta no saguão do Legistivo. A intenção, de acordo com a presidente, Michele Pereira(PT), é destinar os agasalhos arrecadados à entidades assistenciais que prestam serviços voluntários para repasse às famílias carentes da cidade. Os interessados em participar podem procurar a Câmara, na rua Engenheiro Hener de Souza Nunes, 150 - Centro. Além disso, o vereador Felipe Costella (PMDB) também está divulgado os postos de coleta da campanha Inverno Mais Solidário, na rede integrada do Banrisul; Clube Aliança, Vivo Acel Celulares; Lojas Colombo, Grupo Dielo, Ginásio do Miro; Ferragem Dewes; Tribo Produtora , Morada I e escolinha Tom & Jerry.

05/06/2009 - Terceira edição da Lei Orgânica de Esteio é lançada na Feira do Livro

Terceira edição da Lei Orgânica de Esteio é lançada na Feira do Livro
A terceira edição da Lei Orgânica de Esteio  (LOM) foi lançada hoje (5) à tarde  durante da Feira do Livro, que ocorre na rua Garibaldi (Rua Coberta), até domingo, dia 7. Com a presença dos vereadores e funcionários do Legislativo, a presidente, Michele Pereira (PT), ressaltou a importância de divulgar a publicação durante a feira e a necessidade de que a as leis que regem a cidade sejam conhecidas pela comunidade. Na oportunidade, Michele lembrou que a segunda edição foi editada na gestão do vereador Jaime da Rosa (PSB), em 2005. O prefeito em exercício, Fladimir Costella, o Costelinha, lembrou que o irmão, Juvir Costella, foi um dos autores da lei.  A atividade, teve a participação dos vereadores Luiz Duarte (PTB), Jaime da Rosa(PSB), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Jane Battistello (PDT), Ari da Center (PSB), Leonardo Dahmer (PT) e Felipe Costella (PMDB).
 A LOM  foi promulgada em 5 de abril de 1990, e está atualizada até a Emenda 78/2008. Além disso, a nova publicação, com 500 exemplares, traz na contracapa o hino da cidade, - a pedido da presidente da Câmara,  bem como informações atualizadas sobre a fundação, saúde, economia, educação e o número de eleitores, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Cartório eleitoral de Esteio.
    A  Lei Orgânica é uma lei genérica, de caráter constitucional, elaborada no âmbito do município e consoante as determinações e limites impostos pelas constituições federal e do respectivo estado, aprovada em dois turnos pela Câmara de Vereadores e pela maioria de dois terços de seus membros. No âmbito municipal, a Lei Orgânica foi aprovada seis meses após a promulgação das constituições estaduais, que por sua vez tiveram um prazo de um ano para serem aprovadas, depois da promulgação da Constituição de 1988.

Mais fotos

Terceira edição da Lei Orgânica de Esteio é lançada na Feira do Livro
Terceira edição da Lei Orgânica de Esteio é lançada na Feira do Livro

05/06/2009 - Lei de Responsabilidade Fiscal será tema do curso de qualificação dos servidores da Câmara de Esteio

A segunda parte do curso de qualificação dos servidores da Câmara de Vereadores de Esteio vai abordar a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Sistema de Controle Interno na próxima segunda-feira, dia 8, às 8h30min, na Sala de Sessões Alberto Pasqualini. A iniciativa é da presidente da Câmara, Michele Pereira (PT), que objetiva proporcionar aos novos integrantes do Legislativo o conhecimento das técnicas e processos cotidianos da Câmara de Vereadores. Além disso, serão tratados assuntos como audiências públicas, concessão de títulos honoríficos e comunicação.
A primeira parte do curso, realizado em abril, abordou a visão geral da Câmara de Vereadores; atribuições, a lei orçamentária (Lei de Diretrizes Orçamentárias, Plano Plurianual, receita e despesa, limites para as pastas de Saúde e Educação); tramitação de projetos e apresentação de proposições.

 

   

08/06/2009 - Conselho Antidrogas estará na pauta de votação amanhã em Esteio

 A criação do Conselho Municipal Antidrogas, de autoria do Executivo, vai ser votado amanhã (9), a partir das 18 horas, durante a sessão da Câmara de Vereadores de Esteio. A medida, de acordo com a mensagem do Executivo, visa estabelecer, coordenar, fiscalizar e prestar assistência à execução da politica municipal, no que se refere à prevenção, fiscalização e repressão sobre o uso indevido de drogas e substâncias tóxicas que causem dependência física ou psíquica. A proposta prevê que o conselho será integrado por 20 representantes da Coordenadoria Regional de Educação; do Hospital São Camilo; das secretarias de Educação e Saúde; do Conselho de Saúde; da Brigada Militar; do Legislativo; Polícia Civil; Associações de Bairro; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Comdica; Circulo de Pais e Mestres , além dos conselhos das escolas municipais e estaduais; representantes da classe médica; assistentes sociais de Esteio; Judiciário; representante do Conselho Estadual Antidrogras e e a pastoral da Saúde. Também estará na pauta de votação projetos de abertura de crédito suplementar no orçamento do município. As propostas pretendem o aval do Legislativo para recursos no valor de R$ 20 mil, destinados a serviços de terceiros; material de consumo para a secretaria de Segurança Pública e Trânsito; material de distribuição gratuita para a secretaria de Arte e Cultura. Além disso, a presidente da Câmara, Michele Pereira (PT), coloca em votação o pedido do Executivo para a cedência de dois servidores ao Tribunal de Justiça do Estado, para atuação em Esteio. O prazo da cedência é de um ano, podendo ser renovado por igual período.

08/06/2009 - Servidores da Câmara de Esteio recebem curso de qualificação

Servidores da Câmara de Esteio recebem curso de qualificação

A segunda etapa do curso de qualificação dos funcionários da Câmara de Vereadores de Esteio foi realizada hoje (8), pela manhã, na Sala de Sessões Alberto Pasqualini. A presidente da Câmara, Michele Pereira(PT) fez a abertura da atividade, ressaltando a importância da participação dos novos integrantes do Legislativo. Na oportunidade foram tratados assuntos como a Lei de Responsabilidade Fiscal, pelo contador da Câmara, José Pascoal; audiências públicas; títulos honoríficos e comunicação, pela servidora Dina Trovo. Além disso, o contador e integrante da secretaria da Fazenda, Luciano Fonseca, e a servidora da Câmara, Juliana Rosa Silveira, integrantes da Coordenadoria do Sistema de Controle Interno explicaram sobre o Sistema de Controle Interno; suas definições e função. A primeira parte do curso, realizado em abril, abordou a visão geral da Câmara de Vereadores; atribuições, a lei orçamentária (Lei de Diretrizes Orçamentárias, Plano Plurianual, receita e despesa, limites para as pastas de Saúde e Educação); tramitação de projetos e apresentação de proposições. A presidente da Câmara observou que mais fases de qualificação devem  ser realizadas. "Estaremos aguardando sugestões de temas pelos servidores para que possamos esclarecer e trabalhar todos as questões que geram dúvidas, por exemplo, na hora de elaborar um projeto de lei", comenta. 


Mais fotos

Servidores da Câmara de Esteio recebem curso de qualificação
Servidores da Câmara de Esteio recebem curso de qualificação
Servidores da Câmara de Esteio recebem curso de qualificação

09/06/2009 - Lavanderia Educativa é inaugurada em Esteio

Lavanderia Educativa é inaugurada em Esteio

Uma parceria entre o Consulado do Japão e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Esteio, vai garantir a inclusão dos portadores de deficiência no mercado de trabalho, através da Lanvanderia Educativa, inaugurada hoje (9) à tarde, no prédio da escola Novo Horizonte. Na presença da presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Michele Pereira (PT), além de autoridades locais,  como o prefeito em exercício, Fladimir Costella (costelinha), o cônsul do Japão no RS, Haruyoshi Miura e o presidente da Apae, Afonso Tochetto, descerraram a placa de inaguração do novo espaço, de 180 metros quadrados, que abriga duas máquinas industriais de secar e duas lavadoras, doadas pelo consulado. A Apae, que possui 110 alunos, pretende fazer parcerias com hospitais e casas de saúde para o desenvolvimento do projeto. O cônsul disse que o objetivo do governo japonês é promover a paz, através de auxílio humanitário, à paises em desenvolvimento. "É uma pequena contribuição ao povo gaúcho, um dos estados  mais favorecidos pelo processo de cooperação", explica. Miura também ressaltou que, com a experiência da guerra, fome e destruição, os nipônicos aprenderam a valorizar a paz.

Mais fotos

Lavanderia Educativa é inaugurada em Esteio
Lavanderia Educativa é inaugurada em Esteio

09/06/2009 - Presidente da Câmara de Esteio participa da solenidade de transmissão de cargo do prefeito

Presidente da Câmara de Esteio participa da solenidade de transmissão de cargo do prefeito


A presidente da Câmara, Michele Pereira (PT), participou ontem (8) da solenidade de transmissão do cargo do prefeito, Gilmar Rinaldi ao vice-prefeito, Fladimir Costella, o Costelinha, no Gabinete. Rinaldi vai a Brasília para  cumprir agendas em três ministérios e assinar um termo de cooperação junto à Presidência da República. Os recursos representam cerca de  R$19 milhões, que serão utilizados para construção de um dique, uma avenida beira-arroio, entre a ponte da divisa de Canoas e a rua Dona Isabel, bairro Navegantes, além de reservatórios e áreas de lazer, além da recomposição da mata ciliar, dragagem do leito do arroio Sapucaia e de diversos cursos d´água que cruzam a cidade.Na oportunidade, estiveram presentes os vereadores Felipe Costella (PMDB), a representante da Vereadora Jane Battistello (PDT), Adriani Lislei Petry e Tânia Marli Rodrigues (PTB).

Mais fotos

Presidente da Câmara de Esteio participa da solenidade de transmissão de cargo do prefeito

10/06/2009 - Câmara de Esteio sugere a instalação obrigatória de balanças de gás de cozinha

Se for aprovada a sugestão do vereador Sirlon Ribeiro (PMDB), os postos que comercializam gás de cozinha (GLP) em Esteio deverão possuir, obrigatoriamente,  balanças nos estabelecimentos. A proposta pretende que a balança tenha capacidade de medição do peso de todos os produtos comercializados no posto de vendas. A intenção, de acordo com o vereador, é garantir a regularidade dos produtos adquiridos pelos consumidores de Esteio. A sugestão prevê multa em caso de irregularidades. "A ideia é garantir que os consumidores não sejam lesados", argumenta o vereador. A proposta foi encaminhada ao Executivo para análise e envio de projeto de lei à Câmara de Vereadores

15/06/2009 - Alcóolicos Anônimos divulgam trabalho no Legislativo

Integrantes dos Alcoólicos Anônimos visitaram a presidente do Legislativo, a vereadora Michele Pereira, no último dia 10. Na oportunidade, os voluntários divulgaram uma reunião do Comitê Distrito Vale do Sinos, que acontecerá no dia 22 de julho, às 20 horas, no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio, onde será informado o trabalho realizado pelo AA, além de uma palestra com o médico psiquiatra, Paulo Paim.

De acordo com um dos integrantes, o AA é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperar do alcoolismo.

 

Confira os grupos de atendimento no município de Esteio:

 

Grupo Boa Vontade, na rua Coração de Maria, 120.

Reuniões: Quinta-feira, às 20h.

 

Grupo Liberdade, na Igreja Nossa Senhora das Graças, av. Presidente Vargas, 910. Reuniões: Terça-feira, às 20h.

 

Grupo Meu Cantinho, na Igreja São Sebastião, rua Ezequiel Nunes.

Reuniões: Segunda-feira, às 20h.

16/06/2009 - Câmara de Esteio aprova contratação de técnicos de enfermagem e enfermeiros para o Hospital São Camilo

 
Matéria foi aprovada no dia 9 de junho, por unanimidade
 
A Câmara de Vereadores aprovou em regime de urgência a proposta de contratação emergencial e temporária de cinco enfermeiros e quatro técnicos em enfermagem para o Hospital São Camilo. O projeto, de autoria do Executivo, foi aprovado por unanimidade no último dia 9. Conforme o projeto, a contratação é de seis meses, podendo ser renovado por igual período, visando dar cobertura aos serviços de acolhimento, unidade de atendimento a convênio, além de plantões noturnos.  Os técnicos de enfermagem terão carga horária de 40 horas semanais, com salário de R$ 853,61 e os enfermeiros com carga horária de 36 horas e o salário de R$ 1,8 mil. Os vereadores ressaltaram a importância da contratação de mais funcionários para o hospital.

17/06/2009 - Projeto institui Dia Municipal de Incentivo à Saúde Mamária em Esteio

A proposta da vereadora do PTB, Tânia Marli  Rodrigues, pretende que o dia 27 de novembro de cada ano seja dedicado ao Dia Municipal de Incentivo à Saúde Marmária em Esteio. A sugestão, que estará sendo envianda ainda nesta semana ao Executivo, prevê a participação de empresas e entidades civis na realização de exames, palestras e outras promoções visandi a redução dos índices de mortalidade devido ao câncer de mama. " O desconhecimento e as dificuldades de acesso aos meios de saúde possível, têm elevado o índice a cada ano. Queremos que sejam adotados procedimentos visando o esclarecimento da sociedade para a detecção precoce da doença. Além disso, o RS é o segundo estado brasileiro em incidência da doença e, somente em 2004, morreram cerca de 974 mulheres", relata.

17/06/2009 - Projeto que pretende exames de surdez em recém-nascidos vai ser alterado


A  Câmara de Vereadores  retirou da pauta de votação durante a sessão de ontem (16) o projeto de lei que torna obrigatória a realização do exame de surdez em recém-nascidos. A intenção, de acordo com o autor do projeto, overeador José Sirlon Ribeiro (PMDB), é realizar emendas incluindo o prazo de 60 dias para adequação à lei e a previsão de recursos para viabilizar o projeto. A proposta, enviada pelo Executivo após sugestão do vereador,  visa identificar o problema nos primeiros dias de vida, tratando a perda auditiva. O projeto prevê, ainda, a responsabilidade do hospital em realizar gratuitamente o exame de emissões evocadas (Teste da Orelhinha) e caberá a Secretaria Municipal de Saúde a fiscalização do mesmo. Segundo o vereador Sirlon, o exame é realizado pelos pediatras ainda no berçário da maternidade e não causa incômodo ao bebê. “Quando confirmado um caso, o tratamento pode ser indicado antes dos seis meses de idade e durante os dois primeiros anos a criança deficiente poderá desenvolver a fala e linguagem muito próxima da normal”, ressalta. O teste da orelhinha consiste na colocação de uma sonda na orelha da criança, que emite sons de fraca intensidade e recolhe, no computador, as respostas que a orelha interna (cóclea) do bebê produz. É realizado com a criança dormindo, em sono natural. É indolor, não precisa de picadas ou sangue do bebê, não tem contra-indicações e dura cerca de dez minutos. O resultado sai na hora. Havendo alguma suspeita, a criança deverá ser encaminhada para avaliação otológica e audiológica completas. A matéria deve entrar na pauta do dia 30 de junho

 

18/06/2009 - Esteio: Prêmio Paulo Freire 2009 tem primeira reunião amanhã

 

O evento, que está na quarta edição, objetiva a valorização, divulgação e implementação de trabalhos e pesquisas na área educacional
 
A primeira reunião da Comissão Organizadora do Prêmio Paulo Freire 2009 vai ser realizada amanhã, dia 19, às 15 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores de Esteio. A proposta é definir o calendário do concurso voltado à área educacional, datas dos próximos encontros, bem como discutir o regulamento e a metodologia que será aplicada neste ano. A Comissão será formada por integrantes do Legislativo e Executivo, bem como pela professora Juracy Ignez Assmann Saraiva, pós-doutorada em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas e exerce a função de assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa, Tecnologia e Inovação do Centro Univerrsitário Feevale, de Novo Hamburgo. O Prêmio Paulo Freire, que está na quarta edição, foi criado em 2004 pelo Legislativo, através da ex-vereadora Daianny Costa, objetiva a valorização, divulgação e implementação de trabalhos e pesquisas na área educacional. A participação no concurso é gratuita. Conforme a presidente da Câmara, Michele Pereira (PT), serão incluídos na publicação deste ano, os trabalhos premiados em 2007
 
O que: Reunião de preparatória para o Prmio Paulo Freire 2009
 
Quando: amanhã, dia 19, às 15 horas
 
Onde: Sala de Sessões alberto Pasqualini, na Câmara de Vereadores de Esteio

20/06/2009 - Câmara de Vereadores de Esteio apresenta projeto resgatando a tarifa social da Corsan

A Câmara de Vereadores de Esteio apresentou na última quinta-feira, (18) o projeto que retoma a tarifa social da Corsan para famílias de baixa renda no município. A medida, da presidente da Câmara, Michele Pereira (PT) e do vereador Jaime da Rosa (PSB), com o apoio de todos os vereadores, pretende recuperar integralmente o benefício de 60% na conta de água concedido pel Corsan. O encaminhamento foi deliberado durante o seminário “O Resgate da Tarifa Social da Corsan", realizado em abril na Assembléia Legislativa, onde foi sugerido que cada município apresentasse a proposta, objetivando recuperar o benefício em todo o estado. Conforme o projeto, a tarifa social será observada para casos de economias integrantes de imoveís ocupados exclusivamente para fins de moradia, que possuam até 40 metros quadrados de área total construída, financiados por órgãos governamentais e destinados a atender planos sociais para pessoas de baixa renda. Além disso, o projeto preende, também, que os moradores requerentes comprovem ter no máximo seis pontos de água e até 60 metros de área construída.

A tarifa social foi praticada em administrações do estado, beneficia cerca de 2,2 milhões de usuários de água que comprovassem baixa renda mediante apresentação de certidão expedida por órgão municipal competente. De acordo com os vereadores de Esteio, a maioria das pessoas não sabem o direito que possuem", comentam. A lei federal 11.445/07, que regulamenta o saneamento básico, prevê este benefícios. "O artigo 29 da lei, inciso segundo afirma que "poderão ser adotados subsídios tarifários e não tarifários para os usuários e localidades que não tenham capacidade de pagamento ou escala econômica suficiente para cobrir o custo integral dos serviços", lembram.
O Projeto de Lei 113/2007, que tramita na Assembleia, de autoria de Ronaldo Zülke retoma a Tarifa Social integralmente, pois oferece às famílias a possibilidade de comprovar a baixa renda ou pelo ingresso em algum programa social ou por meio da certidão emitida pelo órgão municipal competente. Além destes critérios, terão direito aos subsídios tarifários os usuários cadastrados na Tarifa Social, moradores de residências com, no máximo, seis pontos de água. A intenção é assegurar a quantidade mínima de consumo (10m³), visando à garantia de objetivos sociais, como a preservação da saúde pública, o adequado atendimento dos usuários de baixa renda e à proteção do meio ambiente.

02/04/2012 - Poluição do ar é tema de reunião na Câmara de Vereadores de Esteio

 

Poluição do ar é tema de reunião na Câmara de Vereadores de Esteio

A pedido do vereador Jaime da Rosa, a Comissão de Saúde, através dos vereadores Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Leonardo Dahmer (PT) , se reuniu na tarde de quinta-feira (29) no Plenário da Câmara, comrepresentantes das empresas Alisul Alimentos S.A e Solae do Brasil. O encontro atende as reclamações dos moradores dos bairros Vila Osório e Três Portos ,quanto à poluição do ar na região, que segundo eles, estaria sendo provocada pela emissão de poluentes das empresas. Dentre as reclamações, há relatos de que a poluição se intensifica à noite e aos finais de semana. Conforme o representante da Alisul, Luiz Felipe Machado, a empresa vem cumprindo o acordo feito com o Ministério Público, que determinou prazoaté fevereiro de 2012 para a tomada de providências na redução de ruído e poluição. “Foi feito um enclausuramento do maquinário, e a fulingem hoje é recolhida de uma outra forma”, disse, complementando que a medida foi aprovada pelo Ministério Público. Na oportunidade ele convidou a Comissão de Saúde para uma visita à fábrica. Os moradores, segundo o vereador Jaime da Rosa, confirmaram a redução de ruídos na região, porém a poluição permanece.

Já o gerente de Segurança e Meio Ambiente da Planta da Solae João Henrique Rodrigues, disse que a empresa tem consciência da responsabilidade do controle e monitoramento dos resíduos emitidos, e que vem sendo adotadas medidas na busca de melhorias da qualidade do ar, em conjunto com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e outras grandes empresas da região. Quanto as denúncias de agravamento da poluição à noite e aos finais de semana, João Henrique afirma que não procedem, argumentando que a empresa trabalha sob valores éticos que não admitem esse tipo de comportamento. A afirmação foi reforçada por Samanta Medeiros, também representante da Solae, que apontou dados sobre as melhorias da qualidade do ar nos últimos anos. “De 2010 para 2011 houve uma redução de consumo de óleo combustível de 95% na fábrica, já que passamos a utilizar gás natural” disse. “A Solae atende todos os padrões de medição, com os registros de combustível consumido”, frizou.  João Henrique lamentou a ausência da Fepam. "Lamento que não esteja aqui um representante da Fepam, porque existe um trabalho sendo feito pela fundação do qual eu faço parte, sobre a qualidade do ar do Estado do Rio Grande do Sul, que visa a reestruturação das unidades de monitoramento do ar do estado”, disse, explicando que o projeto pretende realizar monitoramento contínuo em estações espalhadas pelo Estado e a publicação dos dados coletados a comunidade. O gerente também questionou a não participação de Empresas de Transporte na reunião. ““Foi feito uma análise das condições do ar, e foi verificado que Rio Grande , Canoas e Esteio são as regiões do Estado que tem a pior qualidade do ar, não só por fontes fixas como fontes móveis. Nós entendemos que as empresas de transporte tem uma contribuição significativa nas emissões”, falou. O assunto deverá ser retomado com a presença da Fepam, com a data ainda a ser agendada pela Câmara de Vereadores. A Comissão de Saúde também marcará uma visita nos próximos dias às dependências das empresas. A reunião contou com a presença do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Gilberto Timm e dos vereadores Luís Duarte (PTB) e Jane Battistello (PDT).
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

03/04/2012 - Ruas Roque Gonzáles e Lupicínio Rodrigues devem ser pavimentadas nos próximos dias

 Ruas Roque Gonzáles e Lupicínio Rodrigues devem ser pavimentadas nos próximos dias


    O presidente da Câmara de Esteio,  Felipe Costella (PMDB) e os vereadores Luiz Duarte(PTB), Leonardo  Dahmer (PT)  e Michele Pereira( PT) acompanharam na tarde de segunda-feira (02), o prefeito, Gilmar Rinaldi e o vice-prefeito Fladimir Costella, durante uma caminhada pelas ruas Roque Gonzáles e Lupicínio Rodrigues, no Bairro Santo Inácio. A ideia foi de explicar à comunidade sobre o Programa de Recuperação e Pavimentação, que inclui as duas vias. Conforme anúncio do prefeito, a obra de pavimentação deve iniciar nas próximas semanas.
    O Programa de Pavimentação  prevê investimento próprio de R$ 5,5 milhões para melhorias de ruas e avenidas da cidade. Serão aplicados 220 mil metros quadrados de asfalto, suficiente para cobrir 12 quilômetros de ruas. Os locais que receberão as obras foram definidos a partir de critérios como estado de conservação e uso para a circulação do transporte coletivo, além daqueles que foram contemplados pelo Orçamento Participativo.

 

Mais fotos

 Ruas Roque Gonzáles e Lupicínio Rodrigues devem ser pavimentadas nos próximos dias
 Ruas Roque Gonzáles e Lupicínio Rodrigues devem ser pavimentadas nos próximos dias
 Ruas Roque Gonzáles e Lupicínio Rodrigues devem ser pavimentadas nos próximos dias
 Ruas Roque Gonzáles e Lupicínio Rodrigues devem ser pavimentadas nos próximos dias
 Ruas Roque Gonzáles e Lupicínio Rodrigues devem ser pavimentadas nos próximos dias
 Ruas Roque Gonzáles e Lupicínio Rodrigues devem ser pavimentadas nos próximos dias
 Ruas Roque Gonzáles e Lupicínio Rodrigues devem ser pavimentadas nos próximos dias
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156

03/04/2012 - Câmara de Esteio participa de debate sobre Lei de Acesso à Informação

 

Câmara de Esteio participa de debate sobre Lei de Acesso à Informação

Órgãos públicos têm até 16 de maio para se adeuqarem à lei 12.527/2011

    A Lei 12.527/2011, conhecida como a Lei de Acesso à Informação (LAI), foi debatida ontem (2), à noite, durante a Conferência Livre, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Sapucaia do Sul (Acis), com a presença do diretor geral, Ricardo Silva e o assessor jurídico, Eran Negreiros, integrantes da Câmara de Vereadores de Esteio,  A atividade ministrada por representantes da Controladoria Geral da União (CGU), promovida pela Acis, visou esclarecer os aspectos da nova lei, promulgada pela União em novembro do ano passado. Depois de um breve relato de como funciona e o que é a LAI, a exemplo da promoção da transparência pública, acesso à informação e dados públicos, foram formados grupos de trabalho para estabelecer as diretrizes para efetiva promoção da transparência pública e do controle social. Segundo o representante da CGU, George Maraschin, a lei da transparência entra em vigor a partir de 16 de maio. "Os órgãos públicos precisam estar preparados para disponibilizar a qualquer cidadão, sem necessidade de justificativa, os dados sobre qualquer processo, ação e gastos dos órgãos públicos", disse.
    Conforme o presidente da Acis, Fernando de Paula, a Câmara de Esteio, único órgão público a participar do evento, está servindo de exemplo quando disponibiliza os dados no site sobre cargos e salários, licitações, gestão fiscal e, em especial, a questão das diárias, que não estão sendo utilizadas pelo Legislativo de Esteio há, pelo menos, três anos.De Paula ressaltou  a necessidade  de todos os segmentos da sociedade se  capacitarem para  uma efetiva fiscalização da gestão pública. 
    Para o diretor Ricardo Silva, a revolução está concentrada na cultura da informação. "Atualmente o poder público está mais próximo do cidadão, oportunizando, através de seus sites, que todas as informações sejam disponibilizadas, mesmo sem que  não exista a provocação do cidadão", destaca, afirmando que a Cãmara de Esteio vem, constantamente num processo de aperfeitçamento de seus instrumentos de comunicação, usando a garantia plena do acompanhamento desta novo legislação. Além disso, o diretor ressalta,  a importância da LAI e aproveita para chamar a comunidade a se inteirar de seus direitos.  
    Já o assessor jurídico afirma que a matéria foi bem explanada pelos representantes da CGU regional, dando especial enfoque às vantagens que a nova legislação trará ao cidadão e ao estado. "Ao primeiro, que poderá acessar todos os procedimentos adotados pelo ente público e, ao segundo, que encontrará melhores condições no cruzamento das informações dos cidadãos", comentou. O resultado do debate será encaminhado à Primeira Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, que vai ocorrer de 18 a 20 de maio, em Brasília.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTn 7156

13/01/2011 - Focos de mosquitos são alvo de reclamação no bairro Novo Esteio

Focos de mosquitos são alvo de reclamação no bairro Novo Esteio

    

O aumento de foco de mosquitos no bairro Novo Esteio foi um dos assuntos levantados durante a sessão da Comissão Representativa da Câmara de Vereadores de Esteio na tarde desta terça-feira (11), na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer.  Na oportunidade, um documento de autoria da vereadora Therezinha Heller (PPS) e apoio de todos os  vereadores, vai ser encaminhado ainda nesta semana ao Executivo para providências urgentes. De acordo com Therezinha,  o foco, em todo o bairro, aumentou depois que iniciaram as obras da BR 448. "A derrubada de árvores foi uma das grandes causadoras deste aumento, o que tem incomodado a comunidade local.  É uma questão séria de saúde que precisa ser resolvida rapidamente ", explica. Além disso, a vereadora destaca que os moradores também estão temerosos com a possibilidade de surgir focos de mosquitos transmissores da dengue. "Tenho solicitado que os moradores troquem a água por areia nos vasos de flores e controlem as caixas d´água", finaliza. 
    A vereadora, também com o apoio dos vereadores integrantes da Comissão, Luiz Duarte (PTB)Jaime da Rosa (PSB), Harri Zanoni (PSB), Jane Battistello (PDT), Leonardo Dahmer(PT).  também solicitou a retirada de ‘transeuntes’ que ficam na descida do viaduto da Avenida Presidente Vargas. Ela destaca que a reivindicação partiu dos motoristas, que se sentem inseguros com as abordagens, pois em muitos casos, ao negar contribuição, podem sofrer ameaças.
  As Comissões Representativas são formadas por um vereador de cada bancada, incluindo o presidente, durante o período do recesso, que deve se estender até o dia 29 de janeiro. A comissão vem se reunindo todas as terça-feiras, às 14 horas, na Sala de sessões Luiz Alécio Frainer para votar requerimentos, pedidos de informação e sugestões da comunidade. Neste período, todos os vereadores podem participar, entretanto, somente os membros da comissão terão direito a voto.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

04/04/2012 - Vereadores de Esteio aprovam reajuste de salário dos servidores municipais

 

Vereadores de Esteio aprovam reajuste de salário dos servidores municipais
    A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na noite de ontem(3), o projeto concedendo reajuste de 6% a todos os servidores do município, incluindo cargos de confiança, inativos e pensionistas. O reajuste, que vale a partir de 1º de maio, será aplicado também para os membros do Conselho Tutelar. Além do salário, foram  reajustados os valores da cesta básica e dos vale-refeição ou vale-alimentação.
 
 A matéria foi aprovada em regime de urgência, depois de uma reunião com a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme), Aline Baladão, com a Comissão de Finanças e Orçamento, composta pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Luiz Duarte (PTB), além dos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Therezinha Heller (PPS), Jane Batttistello (PDT), Harri Zanoni (PSB) e o presidente Felipe Costella (PMDB). Conforme a presidente, o ideal do reajuste seria 15% e mais benefícios. "Entendemos a situação que o município vem enfrentando, porém, o sindicato aceitou o reajuste oferecido pelo Executivo, mesmo não sendo o percetual esperado pela categoria", desbafou. 
   
Além disso, a Câmara também aprovou o reajuste da bolsa auxílio dos estágiários, que passam a receber também a partir de 1º de maio, R$ 530 reais para nível superior e R$ 265 para nível médio, bem como o auxílio transporte, no valor de R$ 120. A correção do salário levou em conta uma média do INPC e do IGPM dos últimos 12 meses (4,455%) mais aumento real de 1,545%. A cesta básica foi reajustada em 20% e os valores do vale-refeição ou vale-alimentação tiveram acréscimo de 8,33% a 11,63%. A sessão foi acompanhada por alguns servidores.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156

14/01/2011 - Fique atento: Nas sextas-feiras o horário de atendimento é até às 13 horas

Até o dia 04 de março, a Câmara de Vereadores estará atendendo em horário diferenciado nas sextas-feiras. Durante este período, os servidores trabalharão das 8 às 13 horas.  A redução da carga horária está sendo compensada pelos funcionários com o acréscimo de 15 minutos diários de segunda a quinta-feira. Nos outros dias da semana, o atendimento segue em horário normal, ou seja, das 9 às 18h30min.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Ações do documento