Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Presidente da Câmara visita Jornal Destaque

23/04/2019 - O presidente da Câmara, vereador Euclides Castro (PP), visitou na manhã desta terça-feira, 23, o diretor do Jornal Destaque, Miguel Luz. Na oportunidade, Castro falou sobre a gestão frente ao Legislativo e que vem trabalhando de forma pró-ativa e consonante com o Executivo Municipal para que o bem da comunidade prevaleça."Estamos ampliando os canais de escuta e diálogo com a comunidade, além de dar mais visibilidade ao Poder Legislativo através de ações nas redes sociais. Os canais internos estão sendo alinhados para um olhar diferenciado ao servidor e à Casa Legislativa", falou. 

Miguel Luz agradeceu a visita e fez uma avaliação da cidade desde o tempo de emancipação. "Nossa cidade tem um grande potencial, mas não podemos deixar que volte a ser "cidade dormitório", disse. 

Euclides Castro aproveitou para conhecer as instalações e o acervo do Museu Histórico Destaque. O espaço, que funciona nas dependências do Jornal Destaque (Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134), tem cerca de 2 mil peças e completa, neste ano, 27 anos. "Estamos resgatando a história da cidade", disse o diretor e informou que, em breve, deve lançar um livro contando um pouco mais sobre Esteio. O Museu recebe visita de estudantes de Esteio e região que procuram conhecer um pouco mais sobre a história da cidade. Quem quiser marcar uma visita, pode ligar para 3473-1712.

IMG_8199.JPGIMG_8215.JPGIMG_8218.JPGIMG_8221.JPG

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

CCJR dá parecer favorável a projetos em tramitação

23/04/2019 - A Comissão de Constituição Justiça e Redação, integrada pelos vereadores Fernanda Fernandes (PP), Felipe Costella(MDB) e Luiz Duarte (PT), apreciaram na tarde de hoje(23), projetos em tramitação na Câmara de Vereadores. Entre elas, a proposta proibindo a utilização de vasos ou similares que armazenem água parada sobre os jazigos ou nas dependências do Cemitério Municipal de Esteio. A matéria, de iniciativa da vereadora Fernanda Fernandes, que objetiva prevenir e proteger o Município de Esteio, do mosquito da dengue, tornando-se uma medida para eliminação de objetos que detenham água parada, recebeu parecer favorável da Comissão. Também receberam parecer pela tramitação os projetos "Pra Cego Ver", do vereador Mário Couto (PDT), que pretende a autodescrição de imagens e conteúdos nas redes sociais do Executivo e a proposta do presidente do Legislativo, vereador Euclides Castro (PP), que “Institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Esteio a Campanha de Conscientização "Julho Verde", a ser realizada, anualmente, e  que visa promover e desenvolver ações de Eco Sustentabilidade com foco na estruturação e Processos Ambientalmente adequados, sendo um agente facilitador na condução e mobilização relacionado ao tema do Meio Ambiente e posse responsável de animais. As matérias aprovadas pela Comissão seguem para análise do Plenário. 

Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTB/RS 7156

Vereador Mário Couto sugere programa "Pra Cego Ver"

Matéria também atinge a Câmara de Vereadores

22/04/2019 - O vereador Mário Couto (PDT),  quer que o Executivo remeta  em forma de Projeto de Lei, o anteprojeto que institui o programa denominado "Pra Cego Ver". Trata-se  da descrição de legendas descritivas das imagens e conteúdos postadas nas mídias sociais e canais de comunicação oficiais da Prefeitura Municipal de Esteio. As legendas deverão iniciar com a frase "#PraCegoVer", sendo seguidas por uma descrição resumida da imagem ou foto publicada. A ideia, conforme o vereador, é disseminar a cultura da acessibilidade nas redes sociais e de conteúdo do poder público.

Segundo o vereador, o  projeto "Pra Cego Ver", já utilizado com sucesso por algumas figuras públicas e por alguns municípios do Brasil, pretende possibilitar que pessoas com deficiência visual total ou parcial, a leitura, inclusive das imagens postadas, através da utilização de aplicativo sintetizador de áudio. "Muito embora o aplicativo Facebook já possua a opção de inserir uma descrição da imagem postada, a maioria das pessoas ainda desconhece este recurso ou ignora a importância de tal atitude àqueles que deficiência visual e que utilizam frequentemente as redes sociais", explica.

Para o parlamentar a audiodescrição/descrição de imagens ainda é novidade, mas acredita que se tratar de uma iniciativa simples, inovadora, de extrema sensibilidade e importância para a plena acessibilidade da população com deficiência visual aos conteúdos publicados pelo Poder Executivo Municipal. "Os recursos são quase que nulos para sua implantação.Trata-se de uma iniciativa da professora baiana Patrícia Silva de Jesus, criado oficialmente em 04 de janeiro de 2012, sendo amplamente divulgado e adotado por diversas entidades brasileiras", disse.

A proposta, aprovada em Plenário na última terça-feira, 16, segue para análise do Executivo. 

Mário Couto

Por Terezinha bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Vereadores visitam a 17ª Feira do Peixe

17/04/2019 - As vereadoras Fernanda Fernandes (PP) e Rute Pereira (MDB), visitaram nesta tarde (17), a 17ª Feira do Peixe, no canteiro central da avenida Ernesto Dornelles (Avenida do Carnaval), no Bairro Santo Inácio. Conforme as vereadoras. o evento simboliza o empreendedorismo, constituindo, também um atrativo  para a cidade, que vem há vários anos, gerando emprego e renda para a cidade. A feira segue até sexta-feira, 19, com  horário de atendimento das 9h às 21h. Na sexta-feira (19), será das 8h às 12h. A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE).

 

17ª Feira do Peixe de Esteio
Quando: até quinta-feira (18), das 9h às 21h, e sexta-feira (19), das 8h às 12h
Local: Avenida Governador Ernesto Dornelles (Avenida do Carnaval)
Atrações: Venda de peixes, vinhos, chocolates, lanches e artesanatos e apresentações musicais

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Fotos: Gabinete da Vereadora Fernanda Fernandes

CDL empossa nova diretoria para o biênio 2019/2020

17/04/2019 - Em solenidade festiva, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), empossou ontem(16), a nova diretoria para o biênio 2019/2020, no Centro de Eventos Sun7, em Esteio. O empresário José Renato da Rocha Schmidt, vai comandar a entidade neste período pela segunda vez, desde a inauguração, há 50 anos. Da cerimônia, participaram o presidente da Câmara, Euclides Castro(PP), além dos vereadores Felipe Costella(MDB), Fernanda Fernandes (PP), Leo Dahmer (PT), Luiz Duarte (PT), Rute Pereira (MDB) e Sandro Severo(PSB), bem como o vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, que acumula a função de Secretário de Segurança do RS, além de autoridades locais e estaduais. 

Na oportunidade, depois da entrega de medalhas de mérito aos ex-presidentes da entidade, o presidente da Câmara, Euclides Castro, parabenizou a nova direção e a agradeceu ao ex-presidente, Celso Dalmás, pelo trabalho desenvolvido frente à entidade. "Parabéns pelo grande trabalho realizado junto ao comércio, aos lojistas, especialmente pela parceria, unidade e convergência das duas entidades: CDL e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio - Acise. Isso realmente resulta no sucesso já que as duas entidades trabalham pelo desenvolvimento do nosso município e que caminham extremamente unidas. Desejo, em nome do Poder Legislativo e dos vereadores, um grande sucesso", disse, destacando que a Câmara de Vereadores está disposição. "Sempre que o bem do município estiver em pauta, estaremos ao lado de vocês", finalizou. 

O prefeito, Leonardo Pascoal, também discursou durante a solenidade e salientou sobre a responsabilidade de conduzir uma entidade a exemplo da CDL. "Parabenizo o ex-presidente por conduzir a Câmara por tanto tempo e  o novo presidente e sua nova diretoria que assume o compromisso não apenas perante a entidade, mas para todo o município. A frase Unir para Crescer, tema da CDL, está muito bem materializada nesta noite pela representação de todos os segmentos da sociedade. A união com as entidades, a Acise, representada pelo presidente Longuinho Muzikant tem sido o diferencial. E  esta União que trouxe a Feevale para o município. São essas parcerias que permitem que a cidade avance", falou. 

O vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, que saudou os presentes, parabenizou a direção da CDL. "Parabéns a CDL que completa 50 anos. Todos que passaram pela direção têm a sensação de missão cumprida, pois deixaram seus nomes escritos nesta importante entidade do nosso município", destacou. O vice-governador aproveitou para fazer uma breve prestação de contas sobre os primeiros 100 dias de governo. Falou sobre a situação financeira do estado e do lançamento do projeto estruturante na área da segurança pública denominado RS Seguro. Criado por decreto, é um programa transversal, porque abrange várias secretarias e órgãos públicos. "Também é estruturante, porque visa oferecer à população um estado mais civilizado para residir e investir. Considerada uma das prioridades do governador Eduardo Leite, a segurança passa, a partir deste plano, a ter novas diretrizes para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes mesmo diante da grave crise fiscal do Estado", relatou. 

A coordenação do RS Seguro ficará a cargo do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior. “Começamos a pensar este plano lá na campanha eleitoral. Desde então, fomos aprimorando e ampliando até chegarmos no complexo desenho que hoje apresentamos ao público. E não pararemos por aqui, é só um começo. Agora, com integração e inteligência poderemos prestar um serviço de mais qualidade e efetivamente reduzir a violência”, afirmou Ranolfo.

Participaram da solenidade o secretário de Transporte do RS, Juvir Costella, o vice-prefeito, Jaime da Rosa, além de representantes da Brigada Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. 

Confira a nova diretoria:

Presidente: José Renato Rocha Schmidt

Vice-presidente Administrativo: Celso Dalmás

Vice-presidente Patrimônio: Marcelo Daudt

Vice-presidente Financeiro: João Petrobiasi

1º Diretor Comercial: José Cláudio Prates

1º Diretor Secretário: Áureo Loreno

2º Diretor  Secretário: Gilberto Gewehr

Diretor Planejamento: Joel Schmidt

Diretor de Expansão: Pedro Bernardes

Diretora de Comunicação: Maria Luiza Faller Storck

Diretor de Contabilidade: Sandro Borba

Diretor Jurídico: Eran Vidal de Negreiros

Diretor de Assuntos Públicos e sindicais: Rafael Fernandes

Conselho Fiscal:

Presidente: Longuinho Muzikant

Vice-presidente: Ademir Sauthier

2º Vice-presidente: Marcelo Daudt

Suplentes: Celso Dalmás e José Cláudio Prates

IMG_7936.JPGIMG_7956.JPGIMG_7970.JPGIMG_7980.JPGIMG_8029.JPGIMG_8060.JPGIMG_8148.JPGIMG_8184.JPG

 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTB/RS 7156

 

Servidor público: Comissão de Saúde apresenta proposta sobre aceite de declaração de dependentes incapazes

17/04/2019 - Se depender da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, integrada pelos vereadores Leo Dahmer (PT), Mário Couto (PDT) e Rute Pereira (MDB), os servidores públicos que possuem dependentes incapazes, ainda que maiores de 18 anos, terão assegurados o direito de apresentar as declarações de comparecimento aos serviços de saúde acima de 12 vezes por ano à Secretaria de Administração, sem implicar em reposição de horário de trabalho. A proposta, que altera a Lei 6.202/2015, foi apresentada e aprovada ontem(16), pelo Plenário em forma de anteprojeto e deve ser encaminhada ainda neste semana ao Executivo.

A ideia é que os servidores que tenham dependentes portadores de necessidades especiais, ou que necessitem de acompanhamento em virtude de moléstia permanente ou transitória, conforme laudo médico especializado, possam fazer o acompanhamento sem prejuízo no trabalho. "Entendemos que servidores que tenham, por exemplo, um filho com Autismo, que não é uma moléstia transitória, possam ficar junto ao dependente. A lei atual limita em 12 o número de aceites da declaração de comparecimento ao ano", destacam.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Obras da Vila Esperança seguem sendo pauta na Câmara

16/04/2019 - O alargamento de diversos ruas na Vila Esperança, em Esteio, para possibilitar a entrada de veículos de grande porte, foi mais uma vez pauta de reunião na Comissão de Transporte, Urbanização e Habitação na tarde de hoje(16), na Câmara Municipal. O encontro, a pedido dos vereadores da Comissão, Luiz Duarte(PT), Ari Zanoni (PSB) e Sandro Severo(PSB),  com a presença de alguns moradores, preocupados com a possibilidade de perda de parte de casas e muros em suas residências, em função do recuo de terrenos, entre 1,5 e 2,5 metros, teve a participação do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Kohlrausch e a equipe técnica da pasta. 

A obra de alargamento integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e tem previsão de intervenções em 26 ruas, travessas e becos da vila Esperança, com larguras variáveis. Elas também integram o Programa de Urbanização de Assentamentos Precários, onde estão previstas intervenções como instalação de rede de drenagem pluvial e cloacal, pavimentação de ruas, construção de passeios públicos, acessibilidade e sinalização viária.

Na oportunidade, com a reunião conduzida pelo presidente da Comissão, Luiz Duarte, Kohlrausch apresentou o cronograma, o orçamento  e as plantas da obra. O secretário voltou a salientar que a equipe técnica está fazendo visitas nas residências atingidas para dirimir todas as dúvidas dos moradores. Entretanto, o secretário reafirmou que existe a possibilidade de perda do recurso, no valor de R$ 3,7 milhões, caso venham a ser feitas alterações no projeto original. "A Caixa destaca que não há garantia de que os recursos continuarão disponíveis por tempo indeterminado. Como secretário, reforço que é um risco perder a verba ou ainda, que o município venha arcar com os custos inerentes em caso de alteração do projeto.", alertou. Além disso, o Kohlrausch garantiu que cada caso que apresenta risco está sendo avaliado separadamente. Também falou que a Corsan está sendo cobrada pela equipe técnica para acelerar as intervenções para conclusão da obra. Sobre o  assunto, o diretor da pasta, Delri Scienza, disse que tem feito diversas cobranças à estatal. "Queremos deixar o bairro acessível e pretendemos, ainda, que a rua Rotary seja o cartão postal da vila, com obras de esgoto pluvial, cloacal, calçadas e pavimentação em bloco", alegou.

Durante o encontro, alguns moradores falaram da preocupação em relação a perda de parte das casas. Um dos casos é do morador Fabiano Vicente. Ele alegou que vai perder boa parte de sua casa. "Não tenho condições de construir. Sou trabalhador e não tenho dinheiro para isso, já que onde moro é herança", disse. 

Segundo a arquiteta Gabriela Scrintz, os muros das casas não estão no programa de ressarcimento, mas as residências estão sendo avaliadas pela equipe. "Estamos fazendo as visitas nos becos, 7, 8, 11 e 12. A Equipe com Assistência Social estará avaliando a necessidade de cada morador. Os moradores também podem procurar a secretaria de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18 horas, Salientamos ainda que não haverá demolição de casas. A obra não vai andar enquanto tiverem situações em desajuste", disse. 

Marcelo Kohrlausch ainda destacou que as obras serão feitas em conjunto com os moradores. "Estamos fazendo todo esforço para que ninguém seja prejudicado. Entretanto, infelizmente algumas pessoas vão ter que ceder em função do coletivo. Aguardaremos as pessoas interessadas na secretaria para maiores esclarecimentos", pediu. 

Participaram da reunião o presidente da Câmara, Euclides Castro (PP), e a vereadora Fernanda Fernandes (PP). 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Feevale Digital inaugura polo em Esteio

11/04/2019 - A Câmara Municipal, através dos vereadores Sandro Severo (PSB), Rute Pereira (MDB) e Fernanda Fernandes (PP), participaram nesta tarde da inauguração do polo da Feevale Digital de Esteio, localizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Eng. Hener de Souza Nunes, 102.  A estrutura servirá de apoio aos alunos e abriga as atividades presenciais dos cursos oferecidos: dois bacharelados, quatro licenciaturas, oito tecnólogos e cinco especializações. Todos seguem uma nova modalidade de educação a distância, a partir de metodologias próprias, que a universidade lançou em dezembro passado. “Novas opções de cursos serão ofertadas a partir do segundo semestre, tanto nas áreas de Gestão, formação de professores e pós, bem como os que incluem a área tecnológica, proporcionando, assim, novas oportunidades de formação à comunidade”, explica o diretor de Novos Negócios, Alexandre Zeni.

Em sua fala, o prefeito - e secretário municipal da Educação - Leonardo Pascoal, destacou a articulação da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) para trazer a estrutura para a cidade, especialmente do vice-presidente Financeiro da entidade, João Pietrobiasi. Pascoal afirmou que é motivo de festa a inauguração do Polo e que o trabalho desenvolvido pela instituição trará grandes avanços para Esteio. “Para nós, é uma alegria poder contar, não apenas com o polo universitário, mas com a instituição de ensino superior com o nome, prestígio, qualidade e história que tem a Feevale. Para uma cidade que durante muito tempo sonhou com instituições de ensino superior, passar a contar, agora, com uma das melhores que temos no Rio Grande do Sul é motivo de celebração, de alegria e de muito orgulho”, discursou.

Diplomas:

Os diplomas obtidos nos cursos a distância têm valor idêntico aos da modalidade presencial, e os custos das mensalidades são mais acessíveis em relação à oferta tradicional, preservando a mesma qualidade. A seleção para ingresso nos bacharelados, nas licenciaturas e nos tecnólogos ocorre no polo escolhido pelo candidato, mediante agendamento. Também é possível aproveitar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de solicitar transferência, troca de curso ou ingresso para portador de diploma. Nas especializações, o ingresso ocorre mediante análise de currículo e, caso necessário, por entrevista.

Também  haverá inaugurações em Igrejinha (16/4), Parobé (17/4), Campo Bom (23/4), Gramado (30/4), Nova Petrópolis (3/5), Sapiranga (7/5), São Sebastião do Caí (8/5) e Montenegro (9/5). Além disso, já está em funcionamento o polo em Dongguan, na China. “A Feevale tem um compromisso com a comunidade, por isso é importante expandirmos e estarmos presentes nessas cidades”, afirmou o reitor Cleber Prodanov.

Metodologia

As atividades dos cursos disponíveis no formato digital são desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem Blackboard, uma plataforma de acesso às disciplinas e aos materiais elaborados pelos professores. As propostas pedagógicas se articulam com o mercado de trabalho, pois os estudantes são desafiados a conhecer e vivenciar os espaços em que atuarão, estabelecendo a relação entre teoria e prática.

O processo de construção de conhecimento ocorre por meio de diversos recursos e ferramentas, tais como textos, jogos, vídeos, apresentações, atividades, fóruns de discussões e webconferências, entre outros. Além de poder estudar a qualquer hora e lugar, os estudantes contam com acesso a toda a estrutura da Feevale, como laboratórios, bibliotecas e eventos.

O calendário dos cursos de graduação e tecnólogos é estruturado ao longo de 10 semanas. Em cada uma, realizam-se algum tipo de atividade, como exercícios, práticas, estudos de caso, aulas presenciais, acompanhamento de professores, tutoria, avaliações etc. Há momentos presenciais obrigatórios para cumprimento de avaliações, observando as determinações legais. Elas têm horário de início e fim, mas o aluno pode realizá-las mediante agendamento prévio. Também podem solicitar atendimento presencial com professores ou tutores. Nos cursos de pós-graduação, a duração é de 12 a 18 meses, e as atividades ocorrem totalmente a distância.

Ao ingressar na Feevale Digital, o aluno conta com flexibilidade e autonomia para realizar as atividades conforme sua disponibilidade de tempo. Há ainda possibilidade de ocorrerem atividades síncronas, como webconferências, além de palestras e workshops nos polos. Trata-se de uma oportunidade para facilitar o acesso àqueles que buscam uma educação de qualidade. Mais informações e inscrições podem ser obtidas no site da Feevale Digital (www.feevale.br/digital).

 

Cursos ofertados

Bacharelados:

Administração

Ciências Contábeis

Licenciaturas:

Artes Visuais

História

Letras Português

Pedagogia

Tecnólogos:

Comércio Exterior

Gestão Comercial

Gestão da Produção Industrial

Gestão de Recursos Humanos

Gestão em Serviços

Gestão Financeira

Logística

Processos Gerenciais

Pós-graduação (especialização)

Docência Universitária no Século 21

Enfermagem do Trabalho

Gestão de Processos Industriais

Gestão Esportiva

Multidisciplinar em Saúde Coletiva com Ênfase na Atenção Primária

Polos 

Campo Bom (Av. Independência, 700)

China

Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 102)

Gramado (Rua São Pedro, 532)

Gravataí (Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 1.890)

Igrejinha (Rua João Corrêa, 548)

Montenegro (Rua João Pessoa, 1.415)

Nova Petrópolis (Av. 15 de Novembro, 2.370)

Novo Hamburgo – polo sede (ERS-239, 2.755)

Parobé (Rua João Corrêa, 139)

São Sebastião do Caí (Av. Dr. Bruno Cassel, 206)

Sapiranga (Av. 20 de Setembro, 4.733)

Por Terezinha Bobsin - 

Fonte: Feevale/PME

Foto: Adriano da Rocha

 


 

Vereadores participam da 7ª Conferência Municipal da Saúde

11/04/2019 - A Câmara de Vereadores participou nesta tarde (11) da abertura da  7ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no Plenário do Legislativo. O evento debate durante toda a tarde a “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”  e está direcionado a profissionais da área da saúde e, também, interessados da comunidade em geral. Na oportunidade, com a presença dos vereadores Fernanda Fernandes (PP), Leo Dahmer (PT), que é presidente da Comissão de Saúde; Luiz Duarte (PT) e Rute Pereira(MDB), o vereador Sandro Severo(PSB), falou em nome da Mesa Diretora, parabenizou a realização da atividade e a formatação da conferência, discutindo os três eixos que norteiam a atividade. Sandro ainda destacou o retorno dos impostos pagos à União, que não fazem justiça ao que os municípios pagam. " Os municípios contribuem demais com a União e recebe de menos. A pizza está invertida. Fica uma parcela mínima para que os gestores possam fazer saúde, educação e segurança e outras atividades afins", disse.

O prefeito Leonardo Pascoal, presente ao evento, falou sobre as políticas desta gestão destinadas à saúde e apontou melhorias nas estatísticas na área de saúde, especialmente na mortalidade infantil e adulta. Também disse que serão implementadas melhorias em algumas unidades de saúde e que, em breve, deve ser lançado o programa dentário visando a qualidade do sorriso dos moradores. "A taxa de mortalidade infantil em Esteio, que era de 13,82 óbitos a cada mil nascimentos em 2016, caiu em 2018 para 5 casos a cada mil nascimentos", comemorou. Ele ainda disse que as sugestões que resultarem da conferência serão analisadas e atendidas dentro do possível.

A conferência:

Realizada nos níveis Municipal, Estadual e Nacional, a Conferência reúne reflexões e discussões para melhorar as políticas públicas voltadas ao setor da saúde do município. Os participantes foram divididos em grupos e cada um receberá um eixo temático para formular propostas para melhorar a área da saúde. Ao fim do dia, eles terão que apresentar suas ideias. Serão eleitos, durante a conferência,  12 delegados titulares e quatro suplentes  que representarão Esteio na Conferência Estadual entre os dias 24 e 26 de maio.

IMG_7863.JPGIMG_7850.JPGIMG_7852.JPGIMG_7817.JPGIMG_7860.JPG

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Câmara extingue cargos e cria técnico em informática para ser preenchido por concurso público

10/04/2019 - A Câmara de Vereadores aprovou na noite de ontem(9), por unanimidade, o projeto de iniciativa da Mesa Diretora, integrada pelos vereadores Euclides Castro (PP), Mário Couto (PDT), Rute Pereira (MDB) e Sandro Severo (PSB), extinguindo no Poder Legislativo, os cargos efetivos de Assistente Legislativo, Telefonista e Auxiliar de Expedição. O mesmo projeto, cria o cargo de Técnico em Informática, que deverá ser preenchido através de concurso público. 

Conforme justificativa da Mesa, a criação do cargo de Técnico de Informática é de extrema relevância para o Legislativo, especialmente em função da implantação do novo sistema eletrônico. "A recente implantação do sistema eletrônico do processo legislativo e de votação tornou ainda mais visível tal demanda, o que ora se visa suprir", alegaram.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Câmara de Esteio pede aumento no efetivo da Brigada Militar e Polícia Civil

10/04/2019 - O vice-governador e Secretário Estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, vai receber nesta semana um ofício da Câmara de Vereadores solicitando aumento no efetivo do 34º BPM, além de escrivães e investigadores para a Delegacia de Polícia da cidade. O documento, assinado pelos dez vereadores na noite de ontem(9), também está destinado ao comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Yukio Ikeda, bem como para a chefe da Polícia Civil do RS, Nadine Farias Anflor. Conforme os vereadores, a cidade vem sofrendo com falta de efetivo nas duas instituições, o que deixa a comunidade, em parte, desassistida. "É um apelo que estamos fazendo para que nossa comunidade possa ser atendida, pois a falta do servidor agrava ainda mais sensação de insegurança na cidade", destacaram os vereadores.

Por Terezinha Bobsin

Transporte dos moradores do Jardim Planalto é discutido na Câmara de Vereadores

09/04/2019 - Depois do abaixo-assinado dos moradores do bairro Jardim Planalto, especialmente das imediações dos loteamentos Vila Boqueirão, Concórdia e Residencial Boqueirão, entregue à Câmara de Vereadores na última terça-feira, 2 de abril, solicitando o retorno das linhas Metrô3 (T231), Antena Hospital/Ifsul, a Comissão de Transporte, Habitação e Urbanização, integrada pelos vereadores Luiz Duarte (PT), Sandro Severo (PSB) e Ari Zanoni(PSB), reuniu-se nesta tarde (9), com o secretário de Segurança e Trânsito, roberto Damasceno, além do gerente operacional da empresa Real Rodovias, Delmir Conci. 

Na oportunidade, o secretário reforçou que as linhas T2 e T3 são gerenciadas pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan);. "Estamos aguardando a posição da fundação. Entretanto, desde o passado, a Linha 1 vem fazendo o o trajeto até o final da avenida João Paulo I, contemplando os moradores daquela região, de forma alternativa", disse.  

Conforme o gerente operacional da Real Rodovias, Delmir Conci, o atendimento é feito  aos domingos e feriados. "Aos sábados o itinerário já é realizado", esclareceu. 

Da reunião também participaram o diretor da Real Rodovias, Wilson Garcia, além dos vereadores Fernanda Fernandes (PP), Leo Dahmer (PT), Mário Couto(PDT) e Rute Pereira (MDB) .


Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Gabinetes: Vereador Sandro Severo recebe deputada federal Liziane Bayer

Entre as demandas, recursos para o município e a conclusão do acesso da BR-448 a Esteio

05/04/2019 - O vereador Sandro Schneider Severo recebeu nesta tarde(5), a deputada federal Liziane Bayer(PSB). No encontro, a deputada que está fazendo uma visita à região, disse que está em busca de informações para trazer recursos ao município. Severo aproveitou para destacar as demandas da cidade, especialmente sobre o acesso da BR-448, que aguarda conclusão pelo governo federal. O vereador ainda falou da prestação de contas do seu mandato na Câmara e dos projetos apresentados ao longo desta legislatura, incluindo o projeto que criou a Campanha Permanente de Divulgação dos Condenados Foragidos em Esteio, através de cartazes afixados em locais públicos.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Contas da gestão 2016 do Executivo estão à disposição da comunidade

05/04/2019 - O presidente da Câmara de Vereadores, Euclides Castro(PP), informa que encontram-se à disposição da comunidade para consulta, durante 60 dias, as Contas do Executivo Municipal relativas a 2016, gestão do ex-prefeito Gilmar Rinaldi e do ex-vice-prefeito, Fladimir Costella. Com parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) recomendando pela aprovação, o documento (parecer nº 19.874) pode ser acessado no site do Legislativo até 2 de junho. Após este prazo, o projeto será apreciado pelo Plenário, conforme determina o artigo 31, parágrafo 2º, da Constituição Federal. A consulta também pode ser presencial, na Secretaria ou na Comissão de Finanças e Orçamento, todas as terças-feiras, às 14h15min (rua 24 de Agosto, 535 Centro).

Acesse o link: https://www.esteio.rs.leg.br/processo-legislativo/contas-do-executivo-relativas-a-2016-parecer-do-tce-rs

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Abril Laranja: Câmara fará ações pela causa animal neste mês

 

Recepção da Câmara de Vereadores será o ponto de coleta para doação de ração e outros  utensílios para os animais

05/04/2019 - A Câmara de Vereadores de Esteio está à frente da campanha Abril Laranja,  destinada à conscientização e prevenção à crueldade contra animais, instituída pela Lei  Municipal nº 6.826/2018, de iniciativa do vereador Mário Couto(PDT). Uma faixa, no prédio do Legislativo,  estará chamando a atenção dos moradores e cartazes para a doação de ração, roupas para pets e outros utensílios informando sobre o ponto de coleta, na recepção da Câmara de Vereadores (rua 24 de Agosto, 535), aberto das 9h às 18h30min, e o disque denúncia (0800-541-0400), foram distribuídos pela cidade. As doações serão destinadas as causas de proteção animal do município.

Para o vereador proponente, apesar da existência de leis e sanções previstas, a impunidade ainda prevalece, sobretudo porque nem sempre é possível localizar os infratores. "Queremos com as ações sensibilizar a população e proporcionar com contato mais direto e efetivo, especialmente com àqueles que possuem interesse na adoção responsável, assim como divulgar, através de atividade, a adoção dos animais mantidos junto ao abrigo municipal e lares temporários", afirmou.

O que: Abril Laranja

Doações: na recepção da Câmara (rua 24 de Agosto, 535 - Centro) - das 9h às 18h30min

 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Obras de ampliação e manutenção da drenagem pluvial têm inicio hoje

 

03/04/2019 - Os vereadores Sandro Severo (PSB), Fernanda Fernandes (PP),  Felipe Costella e Rute Pereira , ambos do MDB), participaram na tarde de hoje(3), no salão Nobre da Prefeitura, do ato de assinatura  da ordem de início dos serviços de manutenção e ampliação do sistema de drenagem pluvial do Município de Esteio, dentro do programa Renova Esteio Drenagem, que terá investimento de R$ 8,5 milhões.

Durante a assinatura do documento, o prefeito Leonardo Pascoal explicou que os recursos  são provenientes do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada entre a Prefeitura e a Corsan. O fundo, segundo ele,  foi estabelecido após assinatura, em maio do ano passado, de termo aditivo que estendeu por 37 anos a parceria existente com a empresa para prestar o abastecimento de água e o saneamento no Município, em consequência da adesão de Esteio ao projeto da Parceria Público-Privada (PPP) da estatal gaúcha. De acordo com Pascoal,  Renova Esteio Drenagem é o maior programa voltado para microdrenagem da história esteiense e só foi possível graças à PPT com a Corsan. “Enquanto muitos municípios ainda estão discutindo se aderem ou não à PPP, nós já estamos os resultados desta parceria”, afirmou.

O vereador Sandro Severo, representando a Mesa Diretora do Legislativo,  elogiou o programa. “Nós, que conhecemos um pouco da realidade, ficamos muito felizes, pois são pontos críticos, são gargalos que precisam ser solucionados e serão com este amplo programa”, disse. 

Também assinaram o documento, o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Leomar Teichmamm, e Bill Bof Reis, representante da Dobil Engenharia, empresa vencedora do processo de licitação para a execução dos quatro primeiros lotes do programa. 

São, ao todo,  sete lotes que ficarão a cargo das empresas contratadas, algumas com a licitação em andamento. As obras vão atingir diversos bairros entre o Centro e interior do município. 

Por Terezinha Bobsin - reg Prof MTb/RS 7156

Foto: Gabinete Vereador Sandro Severo

Câmara aprova projeto de adoção de escolas e creches municipais

03/04/2019 - Se depender da Câmara de Vereadores, as escolas e creches municipais de Esteio poderão ser adotadas por pessoas jurídicas e físicas. A ideia é do vereador Euclides Castro (PP), que teve aprovado pelo Plenário, na noite de ontem (2), o projeto de lei criando o  Programa de Adoção de Escolas e Creches da rede municipal de ensino. A intenção do vereador é incentivar pessoas jurídicas e pessoas físicas a tornarem-se parceiras das escolas e do poder público, contribuindo para as melhorias da qualidade do ensino na rede de ensino, através de doação de equipamentos, livros, uniformes, materiais escolares, carteiras, promoção de palestras sobre saúde, meio ambiente e outros temas de interesse dos alunos, além do patrocínio de obras de manutenção, reforma e ampliação de prédios escolares ou de outras ações que visem beneficiar o ensino nas escolas e creches municipais.

Conforme Castro, estimular  as doações para áreas de educação, partindo do princípio de priorizar a educação básica no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças, principalmente em áreas mais carentes que sofrem com o pouco desenvolvimento, tratá um grande benefício às instituições. "A falta de mais investimentos nas escolas e creches da rede municipal de ensino limita, de certa forma, a capacidade, criatividade e habilidades de muitos jovens e crianças, o que sem dúvida acarretará em reflexo negativo em um futuro profissional", falou .

Em sua justificativa, Euclides Castro citou a constituição de 1988, que em seu artigo 205, diz que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, e que será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. "Isto posto, a sociedade, representada pelas pessoas físicas e jurídicas, podem e devem colaborar para a melhoria das condições de ensino. No entanto, entendemos que em um ambiente capitalista, em que as pessoas e as empresas buscam reduzir despesas para a maximização do lucro e a sobrevivência de seus negócios, nada mais justo que conceder aos apoiadores uma contrapartida que agregue valor aos seus produtos e/ou empreendimentos. Por isso, quem promover a doação de recursos materiais ou ligados à manutenção, conservação, reforma e ampliação de escolas e creches municipais poderá inserir tais ações em suas publicitárias, conforme regulamento a ser editado pelo Poder Executivo", defendeu. 

Euclides Castro aguarda, agora, a sanção do projeto por parte do Executivo. 

IMG_7075.JPG

Por Terezinha Bobsin- Reg prof MTb/RS 7156

Estrada do Nazário é pauta na Câmara de Vereadores

03/04/2019 - O governo do Estado, a Metroplan e as prefeituras de Esteio, Cachoeirinha, Canoas e Sapucaia do Sul - esta por proximidade -,  devem receber nos próximos dias um ofício da Câmara de vereadores solicitando informações sobre projetos que contemplem a Estrada Passo do Nazário, que atende as três cidades. A medida foi aprovada ontem (2), pelo Plenário, a pedido do vereador Leo Dahmer (PT). Segundo ele, objetivo é estabelecer, o mais rápido possível, as condições necessárias para a urbanização do trecho, tendo em vista sua importância para a mobilidade urbana de toda a Região Metropolitana. 

A situação de abandono do local gerou até uma petição pública pela pavimentação da estrada, no portal Petição Pública Brasil.  No documento, de 2018, 1.159 usuários reclamaram que no período chuvoso se formam em, praticamente, toda a estrada poças de água das chuvas, proliferando os focos de dengue, dificultando também a vida dos pedestres e veículos que transitam pelo local. A poeira e o lixo também seriamos grandes vilões, trazendo epidemia de alergia, principalmente em crianças e idosos, ocasionando mais um problema de saúde pública.

Terezinha Bobsin - Reg Prof 7156

Câmara de Esteio entrega honraria a servidor

03/04/2019 - A Câmara Municipal, a pedido do vereador Luiz Duarte (PT), entregou na noite de ontem(2 de abril), uma placa ao servidor público que se aposentou, Cairo José Bitzki. A cerimônia ocorreu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, com a presença de amigos, colegas e familiares do servidor.

Em seu discurso, Luiz Duarte agradeceu pela dedicação e qualidade do serviço prestado ao município. "Apesar de ser amigo do Cairo de longa data, não poderia deixar de reconhecer o comprometimento  e o grande trabalho de qualidade do servidor ao longo desses anos. Cairo, em sua atividade profissional trabalhou como pintor das faixas de sinalização viária, incluindo faixas de segurança, quebra-molas; box para deficientes e idosos, obedecendo as regras de trânsito, entre outras tarefas desta bela tarefa desempenhada com responsabilidade que um servidor deve ter", falou.

Atuando na Prefeitura desde 12 de junho de 2001, Cairo Bitzki, morador do bairro Santo Inácio, disse que se sente honrado pela lembrança. "Jamais esquecerei este trabalho honroso e meus colegas", agradeceu. 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Atendimento do CRVA de Esteio vai para o Ministério Público

02/04/2019 - O atendimento do Centro de Registros de Veículos Automotivos (CRVA) do município, a exemplo da demora para transferências, filas intermináveis que se formam nas imediações do centro, entre outras reclamações dos usuários foi parar no Ministério Público. A medida foi adotada pelo vereador Sandro Severo (PSB), na tarde de ontem (1º de abril). Severo foi recebido pela promotora Camila Santos da Cunha.  Segundo o vereador, todas as atitudes para resolver o problema da qualidade de atendimento foram tomadas , incluindo denúncias no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), e na Corregedoria do departamento,  que cobrou medidas para resolver a situação. "O problema seria avaliado e pela Corregedoria e, em caso de falha, haveria punição. Não encontramos outra saída senão procurar o Ministério Público", alegou. 

Sandro Severo afirmou que a comunidade, especialmente nas redes sociais, vem questionando o atendimento. "Sugerimos, inclusive,  a implantação de um guichê de atendimento específico destinado aos despachantes. "O atendimento diferenciado gera desconforto aos usuários do órgão", afirmou. 

Corsan

Ainda na reunião, o vereador destacou a situação das obras de esgoto  cloacal no bairro Novo Esteio, junto à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), projeto piloto da Corsan, através do Programa RESsanear. Entre as dificuldades estão as conexões das edificações/residências  ao novo sistema, incluindo o retorno de esgoto originário da obra, chorume que escorre pela avenida Celina Chaves Kroeff, em função da falta de profundidade mínima dos canos - 1,2 metros, o que impede a ligação à rede,  além das notificações ao moradores com prazo para ligação. 

A promotora garantiu que vai solicitar informações ao Centro e  nos próximos dias. Sobre o problema dos moradores do Novo Esteio, Camila Cunha está tomando conhecimento do processo e, ainda nesta semana, vai reunir-se com os técnicos do MP e da estatal. 

Por Terezinha Bobsin

Ações do documento