Notícias
Felipe e Rute sugerem criação de Semana Municipal da Juventude
Data comemorativa seria comemorada em agosto, na semana que compreende o Dia Internacional da Juventude.
A instituição da Semana Municipal da Juventude foi sugerida em anteprojeto apresentado por Felipe Costella (MDB) e Rute Pereira (MDB), na última quinta-feira (3). A proposta de lei apresentada pelos vereadores define que a data seja comemorada anualmente, na semana que compreende o dia 12 de agosto e visa integrar ações, desenvolvidas por ONG’s e pelo poder público, voltadas aos jovens.
Uma das atividades a serem realizadas seria a Conferência Municipal da Juventude. Também está prevista a homenagem a um cidadão que tenha se destacado na promoção de cidadania de rapazes e moças de Esteio. “A semana que ora propomos, é de suma importância para criarmos um espaço onde sejam discutidas as políticas públicas com ações direcionadas a melhoria de condições de vida dos jovens”, afirmam Felipe e Rute.
Para se tornar lei, o anteprojeto deve ser devolvido pelo Poder Executivo à Câmara e, posteriormente, aprovado em plenário.
Por Gustavo Santos - reg prof MTb/MG 14.986
Mário Couto quer criar o programa "Domingo de Lazer " em Esteio
O vereador Mário Couto (PDT), pretende que o Executivo crie espaços públicos destinados à integração da família com a sociedade, promovendo lazer e práticas de esportes. A matéria, em forma de anteprojeto, foi apresentada e aprovada na última quinta-feira, 3, ao Plenário. A intenção é que sejam fechadas algumas ruas, a exemplo da avenida Presidente Vargas, no trecho entre a avenida Padre Claret e a rua Garibaldi, para a promoção de atividades esportivas, culturais, entretenimento e comércio, entre às 10 às 18 horas. Entre as medidas, o parlamentar sugere que sejam providenciados banheiros públicos, e autorizado o comércio de alimentos, através de Food Trucks e demais estruturas móveis.
Para o vereador, a medida não deve afetar o trânsito local de veículos e deve proporcionar aos moradores um espaço centralizado e amplo, com potencial, inclusive, para passeios de bicicleta, caminhadas, corridas, shows, feiras e apresentações folclóricas e culturais. "Cabe salientar que urge na sociedade moderna a necessidade da adoção de ações públicas que favoreçam a integração e a socialização entre os membros da comunidade e, com isto, se obtenha um aumento nas relações interpessoais positivas e um maior respeito e tolerância com o próximo", assegurou.
A proposta segue para avaliação do Executivo ainda nesta semana.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTB/RS 7156
Vereadora Fernanda Fernandes propõe punição às empresas envolvidas com atos de corrupção
Anteprojeto de parlamentar visa multar pessoas jurídicas que venham a praticar atos lesivos à administração municipal.
07/05/2018 - A responsabilização administrativa de empresas que vierem a praticar atos ilegais contra a administração pública de Esteio. Este é o objetivo de anteprojeto de lei, apresentado na última quinta-feira (3), pela vereadora Fernanda Fernandes (PP). A proposição visa preencher lacunas da Lei Federal 12.846/2013 e possibilitar sua aplicação no município.
Conforme o texto apresentado pela parlamentar, as empresas suspeitas de ilegalidades irão ser submetidas a processo administrativo. Caso venham a ser consideradas culpadas, serão multadas em valor não inferior à soma que ganharam com o ato de corrupção. “O combate à corrupção é hoje a prioridade exigida pela sociedade e que deveria estar no centro de todas as ações de governo”, disse Fernanda, ao justificar a iniciativa.
Para que se torne lei, o anteprojeto deve ser devolvido pelo Poder Executivo e, posteriormente, aprovado pelo plenário.
Por Gustavo Santos - reg prof MTb/MG 14.986
Vereadores manisfestam apoio ao estudante esteiense com doença degenerativa
A pedido do presidente da Câmara, vereador Sandro Severo (PSB), o Legislativo vai encaminhar, ainda nesta semana, uma moção de parabenização ao estudante esteiense, Cláudio Dusik, 41 anos, que sofre de uma atrofia muscular espinhal (AME) do tipo Werdnig-Hoffmann em estágio avançado. Claudinho, como é conhecido, agora possui o título de doutor, conquista alcançada na última semana, em tese defendida na Universidade Federal do RS (Ufrgs). Dusik, que já planeja um título de pós-doutorado, desenvolveu uma interface entre o computador e pessoas com incapacidade grave, para comunicação por piscadas de olhos: A interação entre interface cérebro computador e sujeitos com incapacidade motora grave para comunicação. O equipamento, o dispositivo Muse Interaxon. fica posicionando na testa e possibilita a comunicação através do teclado virtual.
Cláudio Dusik, é servidor da prefeitura de Esteio e formado em Psicologia pela Ulbra, também apresentou como defesa de tese em Mestrado, há cinco anos, o desenvolvimento de um teclado virtual. Estudou computação, eletrônica, neurociências e engenharia de software. É suplente de vereador pelo MDB.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Câmara de Vereadores participa de cerimônia de entrega da primeira casa-contêiner
O presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB), além dos vereadores Felipe Costella (MDB), Fernanda Fernandes (PP), Luiz Duarte (PT) e Rute Pereira (MDB), participaram da cerimônia de entrega da primeira casa-contêiner, projeto-piloto da Prefeitura de Esteio, na sexta-feira, 4, no bairro Jardim Planalto. A moradora contemplada, que recebeu novo endereço, na avenida Porto Alegre, 1,426, foi a dona de casa Neusa Cardoso, 55 anos, que anteriormente residia às margens do arroio Sapucaia. A medida, segundo informações da prefeitura, é de que o processo faz parte de uma experiência que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) está realizando em busca de melhor alternativa aos kits moradia de madeira atualmente utilizados em reassentamentos. A parceria do projeto, conforme o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcelo Kolrausch, é com o Grupo Colmeia, empresa especializada em módulos habitáveis, que fez a doação.
O prefeito Leonardo Pascoal ressaltou alguns pontos que levaram ao projeto. “O que estamos vendo hoje é a transformação de uma ideia em realidade. Tínhamos 16 famílias vivendo com o aluguel social e todas elas iam até a Prefeitura perguntar quando teriam a tão sonhada casa própria. Todos os municípios sofrem com algum tipo de problema em relação à moradia, mas a construção de novas casas tem muita burocracia e demanda certo tempo. Os contêineres estão presentes no dia a dia de muitas formas. São lojas, restaurantes e escritórios feitos com esse material, que trazem mais economia e segurança. Pensar neles com uso residencial é uma alternativa viável e que pode nos ajudar a dar moradia para esta e outras 15 famílias”, apontou.
O custo estimado de cada unidade do contêiner-moradia é de R$ 35 mil. A área é de 27,6 m², com pé-direito de 2,5 metros. As paredes são isotérmicas, ou seja, isolam a residência de excessos de calor ou de frio. Em comparação, o kit de madeira atualmente utilizado custa R$ 25 mil, mas tem um espaço menor (21 m²) e demanda mais recursos para conservação e manutenção.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Fonte/foto: Prefeitura de Esteio
Vereadores ouvem demandas de moradores do Parque Primavera
Trecho sem asfalto da rua Dalva de Oliveira foi pauta de reunião da Comissão de Urbanização. Reunião com representantes do Executivo deve ser realizada para tratar do tema.
A regularização fundiária e pavimentação de parte da rua Dalva de Oliveira. Esta foi a pauta da reunião realizada na tarde de quinta-feira (3) pela Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, presidida por Felipe Costella (MDB) e composta por Harri Zanoni (PSB) e Leonardo Dahmer (PT). O encontro também teve a presença de moradores do local.
Da esquina com a Oreste Pianta até a Estrada do Boqueirão, a rua Dalva de Oliveira não é asfaltada. Porém, o trecho, que está próximo a duas escolas e um posto de saúde, recebe um alto fluxo de veículos e faz parte do trajeto da linha 7 de lotação.
Como consequência, os moradores sofrem com o pó em dias normais. Quando chove, a lama passa ser o problema. “A única coisa que nós queremos é não pisar mais no barro e nem ficar vivendo com a poeira”, disse aos vereadores Anderson Fabiano da Silva Motta, que vive no local há quase sete anos.
Para debater uma solução ao problema, uma reunião com os representantes do Executivo deve ser realizada no dia 15 de maio, às 16 horas, na sala de reuniões do 1º de andar, com a Comissão de Urbanização.
Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/ 14986
Câmara tem sessão amanhã, 3
Em função do feriado do Dia do Trabalhador, a Câmara de Vereadores realiza a sessão semanal amanhã, dia 3, a partir das 18 horas. Na pauta, além da apreciação das proposições dos vereadores, estará na Tribunal Popular, o Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme), que vai abordar o dissídio deste ano. A entidade estará representada pela presidente, Graziela de Oliveira Neto.
No Grande Expediente, espaço destinado aos vereadores, vão falar os vereadores Felipe Costella (MDB), Fernanda Fernandes (PP), Ari da Center (PSB) e Leo Dahmer (PT).
Antes da sessão, a partir das 13h45min, as comissões permanentes e temáticas, se reúnem para avaliar projetos e receber a comunidade.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Fique Atento ao Feriado: Câmara para suas atividades hoje e retorna na quarta-feira, 2
A Câmara de Vereadores vai parar suas atividades hoje(27), em função do feriado do Dia do Trabalho, comemorado anualmente em 1º de maio. A carga horária relativa a segunda-feira (30) já vem sendo sendo compensada pelos servidores públicos ao longo do ano.
A sessão ordinária, conforme o Regimento Interno da Câmara, vai acontecer na quinta-feira, dia 3, a partir das 18 horas.
Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTB/RS 7156
Comissão de Educação retoma visita às escolas de Esteio
A Comissão de Educação, integrada pelos vereadores Euclides Castro (PP), Rute Pereira(MDB) e Márcio Alemão (PT), retomou nesta semana a série de visitas às escolas da cidade, com direcionamento, nesta etapa, para as escolas estaduais. Na tarde de hoje(26), os vereadores Euclides e Rute foram até as escolas Maria Sirley Vargas Ferraz e Padre Réus. Na oportunidade, as equipes diretivas relaram algumas dificuldades na infraestrutura e o dia a dia dos professores, orientadores, pais e alunos das comunidades escolares.
Entre as diversas demandas que foram citadas, uma das mais urgentes é na escola Padre Reus, que sofre com infiltrações advindas do esgoto da escola municipal Érico Veríssimo, que é extremante da escola estadual. "Nos comprometemos em encaminhar imediatamente a solicitação para a secretaria de Obras, juntamente com as demais demandas de ambas as escolas", disse Euclides Castro.
Na semana passada, as escolas visitadas foram Jardim Planalto e José Loureiro da Silva; Caetano, Santo Inácio e Augusto Meyer.; Ezequiel Nunes Filho e Santo Antônio Maria Claret.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Dahmer solicita controle do trânsito em frente às escolas
A organização de fluxo do trânsito em frente às escolas municipais Camilo Alves, Oswlado Aranha, Flores da Cunha e Santo Inácio, especialmente na entrada e saída dos turnos da tarde, foi um dos pedidos do vereador Leo Dahmer (PT), aprovado na terça-feira, 24, pela Câmara de Vereadores.
Segundo o parlamentar, os estudantes, professores e comunidade local sofrem com a insegurança em função do trânsito intenso neste horário específico. "A intenção é que o Executivo realize o controle com agentes de trânsito, visando garantir a segurança da comunidade escolar. É fundamental a presença dos agentes capacitados para organizar os fluxos em horários de pico", explicou.
O documento segue para avaliação do Executivo.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Foto: PME
Programa "Papo de Responsa" pode vir para Esteio
O vereador Felipe Costella (MDB) pretende que o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA) traga para as escolas de Esteio o "Papo de Responsa", uma iniciativa da Polícia Civil do RS, com o objetivo de manter o diálogo descontraído nas escolas, sobre a prevenção às drogas, violência e o papel da Polícia Civil na sociedade.
Em documento aprovado pela Câmara de Vereadores na última terça-feira, 24, que será enviado ao DECA, Costella pede para que o órgão estude a possibilidade trazer a proposta para o município com celeridade. "Trata-se de uma ação importante para o desenvolvimento e educação dos jovens, mostrando, especialmente, a necessidade de reflexão sobre si e sobre o outro", disse.
Lançado em 2016 pelo governo do RS, o "Papo de Responsa" , de responsabilidade do DECA, consiste em visitas às escolas por policiais civis integrantes do Programa, promovendo uma integração entre a polícia e a comunidade a fim de ampliar o diálogo sobre os mais diversos temas.
Por Laiani Santos - estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin
Vereador sugere programa de doação de sangue e órgãos
A proposta é estimular ações educativas na rede municipal de educação
Com a intenção de conscientizar os alunos da rede municipal de educação sobre a importância da doação de sangue e órgãos, o vereador Mário Couto (PDT), apresentou na última terça-feira, 24, um anteprojeto instituindo o programa Doadores do Futuro, aprovado em Plenário por unanimidade. Segundo o proponente, a intenção é que sejam realizados cursos, seminários e campanhas voltados aos alunos, familiares, professores de integrantes da comunidade escolar, objetivando a orientação; a disseminação de informações, além da conscientização acerca da importância da doação voluntária.
Para o vereador, a informação ainda é o melhor caminho para a desmistificação da doação, tanto de sangue, quanto de órgãos. Além disso, o parlamentar destaca que, conforme os dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira realiza doação de sangue. "Em contraponto, os mesmos dados informam que cerca de 3,5% milhões de brasileiros necessitam, de transfusões sanguíneas, anualmente. "Ha´33 mil pessoas aguardando por transplante de órgãos no país, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e Ministério da Saúde.
O anteprojeto sugere uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, além da colaboração de profissionais da área de saúde, bem como convênios com instituições públicas e privadas para a execução do programa.
A matéria segue para análise do Executivo.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Unidade de Saúde do Tamandaré recebe nome do médico José Mário de Carvalho
A pedido da vereadora Rute Pereira (MDB), a nova Unidade Básica de Saúde do bairro Tamandaré, agora localizada na rua Vila Lobos, 1023, recebeu o nome do médico José Mário de Carvalho. A inauguração ocorreu na segunda-feira, 23, e contou com a presença da vereadora proponente, além do presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB), e da vereadora Fernanda Fernandes (PP), bem como o prefeito, Leonardo Pascoal, vice-prefeito, Jaime da Rosa e familiares do homenageado. A ideia, apresentada em dezembro do ano passado, conforme a vereadora, foi homenagear um dos mais antigos profissionais de saúde de Esteio. Durante a cerimônia, Rute falou a importância do médico na cidade. "Sempre agiu de forma solidária, auxiliando os mais necessitados. Ainda no final de 2017, quando lamentavelmente soube da morte do doutor José Mário de Carvalho e procurei uma maneira de homenagear este grande ser humano e profissional que fez muito pela saúde do nosso município. Que esse seja mais um dos benefícios para a comunidade do bairro Tamandaré. Parabéns ao Executivo Municipal, especialmente ao Secretário de Saúde e a todos os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde", falou.
José Mario de Carvalho, nasceu em 21 de abril de 1931 e faleceu em 25 de novembro deste ano, aos 86 anos, vítima de complicações renais. Estudou em Nova York nos anos 70 e conquistou uma edificante carreira como cirurgião. Foi integrante do Colégio Norte Americano de Cirurgiões, professor de medicina na PUC/RS e diretor do Hospital Presidente Vargas, em Porto Alegre. O médico também foi o primeiro diretor-técnico do Hospital São Camilo. Formado em medicina pela Universidade Federal do RS (Ufrgs), mudou-se para o município em 1960, onde se tornou referência por mais de 30 anos.
O novo local conta com três consultórios para atendimentos de pediatria, clínico geral, ginecologista, sala de vacinas e um ambulatório.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Fotos: PME
Câmara de Vereadores aprova contas do Executivo relativas a 2015
Por unanimidade, a Câmara de Vereadores aprovou na noite de ontem(24), o projeto de Decreto Legislativo que trata sobre as contas do Executivo Municipal, relativas ao exercício de 2015. O documento, que tinha o parecer prévio favorável do Tribunal de Contas do Estado, ficou à disposição da comunidade durante 60 dias para consulta.
Interessados poderão consultá-las em horário comercial ou ainda na página da Câmara de Vereadores de Esteio, no endereço www.esteio.rs.leg.br, no link https://sapl.esteio.rs.leg.br/sapl_documentos/materia/7189_texto_integral
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Plano de saneamento é tema de reunião entre vereadores e Corsan
A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, integrada pelos vereadores Felipe Costella(MDB), Ari da Center (PSB) e Leo Dahmer (PT), reuniu-se na tarde de hoje (24) com o agente administrativo da Corsan , Rodolfo Fuchs, para tratar sobre o novo plano de saneamento da cidade, especialmente no Novo Esteio, onde aconteceu o projeto piloto da estatal.
Conforme o gerente, a tarifa pela disponibilidade da rede de esgoto, prevista na Lei do Saneamento desde 2007, foi regulamentada e se tornou obrigatória. Os imóveis situados em rua onde haja rede de esgoto em operação, mas que não estejam conectados, passarão a pagar pela disponibilidade.
Os usuários do Novo Esteio que possuem viabilidade técnica começaram a ser notificados em 9 de abril. "Quanto mais cedo o usuário fizer a ligação, mais ele vai economizar. Após a notificação, aquele usuário que solicitar a vistoria até 30 dias, começará a pagar a tarifa de esgoto somente 180 dias após a ligação, além de ganhar 75% de desconto", disse. Fuchs ainda destacou que o usuário que fizer a solicitação até 60 dias da notificação, ganhará 90 dias de isenção e 50% de desconto. Com solicitação entre os 61 e 120 dias, ganhará 30 dias de isenção e somente 20% de desconto na ligação. Após 120 dias do aviso, o usuário não terá direito ao prazo e nem desconto. "O usuário que não fizer a solicitação, passará a ser cobrado automaticamente uma tarifa percentual à disponibilidade da rede de esgoto", disse.
O presidente da Câmara, vereador Sandro Severo (PSB), aproveitou para solicitar que a Corsan faça atendimentos no bairro após os horários comerciais e que também divulgue aos moradores quando acontecerá este atendimento.
Por Laiani Santos - estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Sisme apresenta reivindicação salarial da categoria à Câmara de Vereadores
Executivo oferece 1,48% e a contraproposta do funcionalismo é de 9%. Presidente do sindicato informa estado de greve, enquanto negocia com o governo municipal
O Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme) apresentou na tarde de hoje(24), à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, integrada pelos vereadores Felipe Costella (MDB), Fernanda Fernandes (PP) e Leo Dahmer (PT), a contraproposta da categoria em reposta ao índice de correção salarial oferecido pela Prefeitura no inicio deste mês, de 1,48%. No documento, retirado na última sexta-feira, 20, durante a assembleia da classe, que se declarou em estado de greve enquanto negocia a reposição salarial com o governo municipal com prazo até 4 de maio, o sindicato argumenta o índice de 9%, parcelado em três vezes, conforme determina a Lei Municipal 6.565/17, que concedeu aumento ao servidores municipais no ano passado.
De acordo com a presidente do Sisme, Graziela Oliveira, os funcionários públicos não aceitaram o índice e esperam que a prefeitura reconheça a aplicação de ganho real de 9%, argumentando que o reajuste não afetaria o limite prudencial da Lei que Responsabilidade Fiscal, apontado em 50,93% de gastos com pessoal. "Não estamos sendo irresponsáveis na solicitação do reajuste. É o inicio do debate da mesa de negociação, considerando o que está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2018, que tem previsão de reajuste de 4,5% e também na inflação, com média de 3%", disse.
Segundo a presidente, a categoria ainda pretende que os benefícios, a exemplo do vale alimentação e cesta básica sejam destinados para todas as categorias, independente da qualificação (com ou sem nível superior), com ajustes reais. Uma das reclamações é de que o valor do vale alimentação está muito abaixo do custo, que reajustado, passaria de R$ 8,05 para R$ 8,17. "Não encontro lugar que se possa fazer uma refeição com este valor", alegou. A proposta é de que o valor seja reajustado para R$ 12,50 até R$ 18,10. Também a cesta básica, com proposta de R$ 174,32 não agradou a categoria. "Para a cesta básica estamos propondo R$ 187,24, com valores discriminados em separado no cartão eletrônico", frisou, destacando as outras reivindicações dos servidores, como a manutenção do transporte em pecúnia (dinheiro) para os servidores estatutários. "Estamos aguardando a efetivação das pautas contempladas e já apresentadas com soluções que atendam às necessidades dos servidores municipais", afirmou.
A categoria deve aguardar a chamada do Executivo para negociação do reajuste e das pautas apresentadas para os próximos dias, com a participação dos vereadores integrantes da Comissão de Finanças e Orçamento. O projeto com o reajuste dos servidores deve chegar em breve ao Legislativo. Participaram da reunião o presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB), os vereadores Euclides Castro (PP), Mário Couto (PDT) e Rute Pereira(MDB).
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Comunidade de Esteio já pode usar o Espaço Digital na Câmara de Vereadores
A Câmara de Vereadores de Esteio colocou à disposição da comunidade, no saguão do prédio do Legislativo, dois terminais de computador e internet. Chamado de "Espaço Digital", o serviço, que é gratuito, visa fornecer ao cidadão a oportunidade de resolver situações que exigem a forma digital. A iniciativa é do vereador Felipe Costella (MDB). "Sabemos da realidade da nossa população e que, muitas vezes, não possuem o acesso ao computador", destacou o proponente.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Mário Couto: Programa quer incentivar compostagem de resíduos orgânicos em Esteio
Através de anteprojeto de lei apresentando à Câmara de Vereadores na última terça-feira, 17, o vereador Mário Couto (PDT), pretende que o Executivo crie um programa de incentivo à prática de compostagem de resíduos orgânicos em domicílios particulares, instituições públicas ou privadas, indústrias, comércios e condomínios residenciais ou comerciais em Esteio. A intenção, conforme o vereador, reduzir os custos com o gerenciamento do resíduo orgânico; melhorar o reaproveitamento do material de reciclagem; reduzir o volume de resíduos orgânicos nas estações de transbordo, bem como fomentar a autonomia alimentar e promover a produção de adubos naturais.
Conforme a proposta, para implantação do programa deverão ser previstas e desenvolvidas ações de divulgação de informações sobre o processo de compostagem; o desenvolvimento de oficinas e cursos com as técnicas de compostagem; o incentivo, promoção e disponibilização técnica de meios para a implantação de sistemas doméstica em escolas públicas e em outras instituições públicas ou privadas que se integrem ao programa; a inclusão da compostagem e da reciclagem em empreendimentos e projetos de sociais de habitação; e a orientação dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) de empresas públicas e privadas geradoras de grandes volumes de resíduos sólidos, especialmente indústrias, supermercados e comércios em geral, monitorando os fluxos de geração de substratos, bem como seu processo de gerenciamento (transporte, acondicionamento, destinação, reciclagem e compostagem).
Para o autor do anteprojeto, o programa é saudável ao meio ambiente e para a saúde, desde que devidamente estruturado, regulamentado e fiscalizado pelas autoridades pertinentes, e trará impactos positivos para o município. "Especialmente financeiros, na medida em que, anualmente, ocorre o aumento dos volumes de geração destes resíduos, inclusive em índices superiores ao populacional, e o consequente aumento da demanda de recursos financeiros para coleta, transporte e destinação final dos mesmos". A matéria segue para análise do Executivo.
Felipe Costella pede celeridade na entrega das correspondências
Na tarde de hoje (11), em busca de melhorias e agilidade na entrega de correspondências, o vereador Felipe Costella ( MDB ) foi até a sede dos correios de Esteio para fiscalizar as demandas recebidas pela comunidade. Conforme o vereador, aos moradores vêm reclamando que as correspondências estão chegando atrasadas. Na oportunidade, o diretor da unidade, Jorge Henrique Santos, disse que ainda neste ano será implantando um novo sistema de distribuição, facilitando as entregas.
Por Laiani Santos
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Correios devem iniciar entrega de correspondências na Vila Bom Jesus
Os moradores da Vila Bom Jesus, localizada na área central de Esteio, devem começar, a partir de maio, a receber as correspondências nas suas casas. A informação é do presidente da Câmara, vereador Sandro Severo (PSB), que visitou a direção local da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, os Correios, na tarde de ontem(18).
O parlamentar esteve acompanhado do presidente da Associação da Vila Bom Jesus, Jaime da Silveira, e moradores "Na oportunidade solicitamos a entrega de correspondência na Bom Jesus e, a informação da direção é de que, através do novo sistema dos Correios, até maio a comunidade vai começar receber as cartas em suas residências", salientou o vereador.
Por Terezinha Bobsin - reg Prof MTb/RS 7156
Ações do documento