Notícias
23/03/2012 - Andarilhos: Assistência Social deve intensificar abordagens no Centro de Esteio
Do encontro, participaram também os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Therezinha Heller (PPS) e Michele Pereira (PT), além do promotor de justiça André Mac Donald, do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Manoel Pedro Rodrigues, do Comandante da 34º BPM, Andreis Dal Lago, representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social(CREAS), Léa Silva e do diretor da secretaria de Segurança, Luiz Terra.
A coordenadora do CREAS explicou que foram retiradas algumas famílias das ruas, através de projetos sociais, mas relata que o processo é lento devido a resistência dos mesmos. “O nosso trabalho é cuidar das pessoas em situação de rua. Abordamos e acompanhamos essas pessoas para que sejam encaminhadas para um local propício. Além disso, pessoas que correm risco de vida ou aquelas que podem colocar a vida dos outros em perigo, são encaminhadas aos alugueis sociais. Também entregamos kits de alimentos” disse.
O promotor lembrou a Constituição Federal , ressaltando o direito de ir e vir de qualquer cidadão. "Entretanto é preciso que as denúncias sejam formalizadas. Precisamos saber quem são exatamente as pessoas que furtam para tomar as medidas necessárias”, informou.
Para o comandante do 34º BPM, ainda não chegou ao conhecimento da Brigada que algum andarilho tenha praticado furto no centro. "É preciso fazer o registro na delegacia. “A partir do registro na polícia podemos verificar quem comete os delitos", disse Andrei. O comandante aproveitou para divulgar o número 96784008 para que a comunidade possa fazer a denúncia e por e-mail: 34bpm-comunidade@brigadamilitar.rs.gov.br . O presidente da Comissão de Segurança, o vereador Luiz Duarte, vai buscar junto às assistentes sociais o número de abordagens realizadas após a audiência pública para subsidiar uma possível nova reunião.
Por Daniela Molon - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
25/10/2010 - Comissão de Educação visita Escola Santo Inácio
As vereadoras Therezinha Heller (PPS), Jane Battistello (PDT) e Tânia Marli Rodrigues (PTB) estiveram, na tarde desta quinta-feira (21), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Inácio, no bairro Parque Santo Inácio.
Na oportunidade, a Comissão pode acompanhar uma oficina de produção de brinquedos a partir de materiais recicláveis, que acontece a cada 15 dias nas dependências da escola e são abertas a comunidade. A oficina é ministrada por Giovani Rodrigues e Ana Maria Lopes, ambos voluntários. Ana, iclusive, é mãe de aluno. “O projeto é pedagógico, mas pelo fato de fazer parte de uma gincana, os alunos ficam ainda mais motivados a participar, disse a supervisora Lisandra Scheffer.
Therezinha, Jane e Tânia Marli conversaram também com o diretor da Santo Inácio, Marco Antonio Martins, sobre aspectos positivos e alguns problemas enfrentados. Entre os assuntos abordados, ele destacou que está em fase de implantação na escola o projeto Escola Aberta: “estamos conversando com a comunidade para identificar as prioridades e selecionando os oficineiros”. Marco comentou ainda sobre a intenção de fomentar a formação de um grêmio estudantil, a fim de que os alunos participem de forma mais efetiva das decisões que dizem respeito à escola.
Por: Sâmela Lauz - Estágio Jornal
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
26/03/2012 - Asilo São José recebe visita dos Anjos da Beleza
A voluntária Silvana Machado Chaves, do Grupo de Voluntários Anjos da Beleza, esteve na tarde de segunda-feira (26), no Asilo São José, oferecendo corte de cabelo aos internos. O gabinete do vereador Luiz Duarte (PTB) acompanhou a ação. A entidade, localizada no Bairro Parque Claret, mantém cerca de 30 abrigados. O objetivo, segundo Silvana, é proporcionar mais autoestima aos abrigados. “Eles recebem a gente com uma felicidade muito grande, é gratificante para nós podermos vê-los mais felizes”, disse. O Grupo de Voluntários Anjos da Beleza existe há 7 anos, em parceria com a Prefeitura, ACISE, SEBRAE e 17 salões de beleza da cidade.
Por Meurin Fassini - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
27/10/2010 - Tânia Marli propõe a criação de um Crematório Municipal
Tânia Marli Rodrigues (PTB), que integra as Comissões Permanentes de Saúde e de Educação da Câmara, apresentou durante a sessão desta terça-feira (26), um anteprojeto de Lei. A sugestão da vereadora é de que se providencie a construção de fornos e incineradores para cremação de corpos e restos humanos.
Segundo Tânia Marli, a criação de um Crematório Municipal é urgente, pois a superlotação nos cemitérios tem se tornado um grave problema a ser enfrentado pelo Poder Público. “Outra razão, sob o enfoque da saúde pública e ambiental, é que o crematório tem uma importância fundamental no aspecto da urbanização sustentável das cidades”, justificou a vereadora. Quando próximos a lençois freáticos, os cemitérios podem provocar contaminação: a proliferação de microorganismos, causada pelos corpos em decomposição afeta o solo e, consequentemente, o ser humano.
“Esse é um fato que deve ser encarado como um problema de saúde pública e de desconforto para os familiares que, em alguns casos, não têm onde enterrar seus entes falecidos”, comentou Tânia Marli. O anteprojeto, encaminhado ao Executivo, está tramitando e aguarda análise e possível aprovação.
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
27/10/2010 - Câmara de Esteio participa solenidade de início das obras da Beira- Arroio
O presidente da Câmara Municipal, Sirlon Ribeiro (PMDB), além dos vereadores Felipe Costella (PMDB), Michele Pereira (PT), Luiz Duarte (PTB), Therezinha Heller (PPS), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Leonardo Dahmer (PT) e Jaime da Rosa (PSB) participaram, na tarde desta terça-feira (26), da cerimônia de ordem de início das obras da Avenida Beira Arroio. Também esteve presente o ministro da das Cidades, Marcio Fortes, além de membros do Executivo e a comunidade. A previsão é que a obra seja concluída até o final de 2011.
Com investimento recorde de R$ 19 milhões, verba do governo federal que será liberada por etapas, a nova via deve reestruturar malha urbana e reduzir as enchentes. Os recursos serão investidos na construção de uma avenida com 1,8 km de extensão, que servirá de dique de contenção contra cheias, 142 moradias, recuperação da mata ciliar do arroio e obras de drenagem e saneamento. “Ninguém imaginava que um dia essa obra pudesse sair do papel. Antigamente chuva era motivo de preocupação, pois sabíamos que as casas alagariam”, afirmou Sirlon, em nome da Câmara de Vereadores. Ele lembrou ainda que a comunidade terá de ter paciência, pois dada a grandiosidade da obra, certamente trará alguns contratempos: “mas nós sabemos que o resultado final será satisfatório, então vale a pena o esforço”, acrescentou. O presidente da Câmara aproveitou para entregar ao ministro um abaixo assinado dos moradores solicitando a construção de uma passarela de acesso ao Novo Esteio. "O ministro comprometeu-se entregar o pedido aos coordenadores da pasta para apressar o projeto", esclareceu.
“Vamos trabalhar a questão da drenagem juntamente com a urbanização, preservando o meio ambiente e investindo em saneamento. Isso é desenvolvimento urbano integrado”, disse o ministro Marcio Fortes durante a cerimônia, que ocorreu no final da rua Rio Grande, local onde será construído um loteamento para abrigar as 142 famílias que atualmente moram ao longo do Arroio Sapucaia. A Comissão de Acompanhamento da Obra, representada por líderes de associações dos bairros São José, Navegantes, Vila Nova e Cruzeiro também participou do evento.
NOVA PASSARELA NA VILA PEDREIRA
A comunidade da Vila Pedreira recebeu, também na tarde do dia 26, a nova passarela para pedestres, ao lado do viaduto da Rua Padre Felipe e o passeio público entre o bairro e a Estação Esteio. A obra, realizada em parceria entre a Trensurb e a prefeitura, foi entregue pelo ministro das Cidades, Marcio Fortes e pelo diretor da Trensurb, Marco Arildo Cunha. Conforme a moradora Dávine da Rosa, 23 anos, a passarela vai facilitar o trânsito de cadeirantes , principalmente dos papeleiros que correm risco de atropelamento na travessia da BR 116. "Estaremos mais seguros", destaca.
Por: Sâmela Lauz
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
27/03/2012 - Projeto pretende alterar lei do Sistema de Transporte e circulação de Esteio

A proposta de alteração da lei 3839/2004, que trata do Sistema de Transporte Público de Esteio, foi debatida na tarde de hoje (27), na Câmara de Vereadores, através dos integrantes da Comissão de Finanças e Orçamento, vereadores Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Luiz Duarte (PTB), além do consultor jurídico da prefeitura, Antenor Sato e o secretário de Articulação e Comunicação, Siefred Bernich. O projeto, de iniciativa do Executivo, pretende alterar a redação do artigo 21, que trata a transferência da concessão do serviço a terceiros, considerada inconstitucional pela atual administração. Conforme a nova redação, o permissionário poderá ter no máximo cinco permissões, observando os critérios estabelecidos por decreto do Poder Executivo Municipal. Na oportunidade, Sato destacou que a matéria encontra-se em trâmite no judiciário, através de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).
Além disso, o projeto também revoga do artigo 49 da lei, que garante a contratação de empregados da empresa anterior, caso seja substituida a concessionária ou a permissionária, em razão de licitação, com mais de um ano de serviço, até o limite de dois veículos de transporte coletivo de passageiros, bem como a "alinea K" do artigo 42, que se refere a possibilidade de transferência dos direitos(subconcessão) parcial ou total , mediante anuência do poder concedente, na hipótese de concessão. De acordo com os vereadores, a matéria deve passar por análise das Comissões antes de entrar para a pauta de votação. "O projeto chegou ontem (26) e precisa de tempo hábil, conforme determina o Regimento Interno da Câmara de Vereadores", destacou o presidente da Comissão de Finanças, Jaime da Rosa. Participaram da reunião os vereador Leonardo Dahmer (PT), Harri Zanoni (PSB) e Jane Battistello (PDT).
03/11/2010 - Conselheiro Tutelar poderá ter que renunciar para concorrer a cargo eletivo em Esteio
A partir das próximas eleições para conselheiro tutelar em Esteio, o candidato eleito deverá renunciar se quiser concorrer a outro cargo eletivo. A determinação, que ainda aguarda sanção do Executivo, é da Câmara de Vereadores aprovada por unanimidade na última terça-feira, 26, ao projeto que propõe nova organização do Conselho Tutelar, de iniciativa do Executivo. A emenda, de iniciativa dos vereadores Luiz Duarte (PTB), Michele Pereira (PT) e Harri Zanoni (PSB), que integram a Comissão de Justiça e Redação, garante que não será concedida licença, quer remunerada ou não, para o conselheiro que pretenda concorrer a cargo público ou emprego público.
De acordo com os vereadores a concessão de licenças, quer remuneradas ou não, implica necessariamente na solução de continuidade de projetos, processo e procedimentos do trabalho dos conselhreiros, trazendo sérios prejuízos à comunidade. "Dos cinco eleitos, apenas um permance. Não podemos esquecer que os conselheiros foram eleitos para cumprir papel relevante junto à infância e à juventude e a interrupção deste trabalho até sua retomada quebram a sequência, eficiência e a realização dos projetos ", comentam. A emenda, construída com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), impede que o cargo de conselho seja apenas um "trampolim" para outros cargos eletivos. O projeto original também foi analisado e aprovado com a inclusão dos benefícios como a implementação de férias, acrescidas de 1/3 e 13º salário, uma iniciativa do presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB). Entre os requisitos para a candidatura estão ideoneidade moral, comprovação de experiência mínima de dois anos em trabalho de atendimento direto à criança e adolescente junto a entidade ou programas registrados no Comdica, entre outros.
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
29/03/2012 - Passeata quer chamar a atenção do aquecimento global
Uma mobilização dos estudantes da Escola de Ensino Fundamental Santos Dumont, de Esteio, pretende chamar a atenção sobre o futuro do planeta e o aquecimento global. Engajados no projeto "Hora do Planeta", celebrado desde 2007 pela organização não-governamental WWF para mobilizar e conscientizar as pessoas sobre o aquecimento da terra, os estudantes da 8ª série, liderados pela professora Patrícia Fillman, confeccionaram camisetas e faixas para uma passeata que ocorre amanhã, dia 30, às 9 horas, com saída da escola Santos Dumont (rua Pelotas).
O itinerário, de acordo com a professora será pelas ruas Dom Pedro, Fernando Ferrari, 24 de agosto, avenida Presidente Vargas, avenida Claret, rua Bento gonçalves, avenida Dom Pedro e finalizando na escola. Segundo a educadora, a edição deste ano, que homenageará com um minuto de silêncio as vítimas de catástrofes naturais, como o terremoto no Japão e as enchentes no Brasil e Austrália, pede que governos, empresas e a população apaguem as luzes das 20h30min às 20h30min no próximo sábado, dia 31. Em todo o mundo, 3,8 mil cidades de 130 países foram mobilizadas até agora, mas os organizadores esperam chegar a 4,7 mil município.
29/03/2012 - Câmara aprova 60 vagas para área da educação
A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na última terça-feira (27), o projeto de lei que autoriza o Executivo a criar vagas para os cargos de auxiliar de educação infantil e auxiliar de inclusão. A contratação é temporária e serão convocadas 30, para cada função e a escolaridade estabelecida é ensino médio completo. O salário é de R$ 733,00, com uma carga horária de 40 horas semanais.
09/11/2010 - Educação inclusiva é tema de encontro na Câmara de Vereadores de Esteio
A Comissão de Educação, composta pelas vereadoras Therezinha Heller (PPS), Jane Battistello (PDT) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), se reuniu, na tarde desta segunda-feira (8), com a secretária da Educação, Carla Mantay e colaboradores do Centro Municipal de Educação Inclusiva (CEMEI). A intenção do encontro foi de expor a situação atual da inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas da rede municipal e a trajetória do Centro.
A secretária explicou como é realizado o trabalho do CEMEI, que presta assessoria para os laboratórios de aprendizagem e salas de recursos nas escolas, além de apoiar a formação específica e orientação dos professores da rede. “Atualmente o município conta com 32 professores habilitados a trabalhar com braile, 20 com libras e 19 especializados no ensino para crianças especiais”, esclareceu. Marilza Ferrari, que trabalha no CEMEI, comentou que o município segue as diretrizes do Ministério da Educação, que indicam que a criança com necessidades especiais deve estar matriculada em escola regular e, se precisar, receber atendimento especializado em turno inverso.
Na oportunidade, os vereadores também puderam conhecer as leis municipais referentes à causa. “Vários estudos no ramo da psicologia e da medicina constataram que se um deficiente conviver somente com outros deficientes, ele não vai desenvolver as habilidades comportamentais que poderia ter”, contou o psicólogo Cláudio Dusik. Ele explicou ainda como é a sistemática do processo de inclusão: “a intenção do atendimento especializado em turno inverso é de que a criança chegue a um nível em que não precise mais desse apoio. É só um período de adaptação, não algo que dure para sempre, não visa a cura, mas a integração e socialização”. Outro assunto abordado foi o fato de que foi criada uma Lei Federal determinando que centros especializados não podem mais receber verbas provenientes da Secretaria da Educação, somente das pastas da Saúde ou Assistência Social. A respeito disso, o vereador Luiz Duarte (PTB) demonstrou preocupação com a APAE, que vai ter que passar por uma transformação (de escola para centro de integração) para se adequar aos parâmetros federais.
A secretária Carla Mantay aproveitou para falar que apesar das dificuldades, Esteio tem sido referência para o MEC e para a Secretaria Estadual de Educação na questão da inclusão. Também participaram da reunião os vereadores Harri Zanoni (PSB), Jaime da Rosa (PSB) e Leonardo Dahmer (PT).
Por: Sâmela Lauz
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
29/03/2012 - Vereadoras participam do 1º encontro de mulheres na Assembleia Legislativa
As vereadoras Therezinha Heller (PPS), Jane Battistello (PDT) e Tânia Marli Rodrigues (PTB) participaram do 1º Encontro de Mulheres, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (28) na Assembleia Legislativa. No evento compareceram diversas vereadoras, vice-prefeitas e também deputadas do estado, além da participação da deputada estadual do Sergipe Conceição Vieira (PT). A deputada estadual e vice-presidente da assembleia, Zilá Breitenbach (PSDB), explicou que o encontro proporcionou o debate sobre a importância da mulher na política. Para a deputada estadual Maria Helena Sartori (PMDB), o país necessita ter mais mulheres no poder. “O Brasil não tem um grande número de mulheres ocupando cargos públicos. Precisamos incentivá-las para que se interessem pelo poder público” explicou.
Presente no encontro, a vereadora de Vila Nova do Sul e tesoureira da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS), Cláudia Librelotto, comentou que apesar apesar de ter passado por problemas de saúde , não se afastou da política e não se arrepende disso. "Sei quanto é complicado para as mulheres conseguirem ter tempo para uma vida política", desabafou. Librelotto destacou que no estado existem mais de quatro mil vereadores e que apenas 12% são mulheres. Já a vereadora sergipana mostrou em slides o desenvolvimento das mulheres na política em seu estado e aproveitou para lembrar que em 1995, a conferência nacional sobre a mulher, culminou em ações na Lei 9.100/96, que estabelece o mínimo de 20% para as mulheres nas vagas de candidatos. O coordenador do Espaço do Vereador, Noé Angelo de Mello, aproveitou para divulgar o serviço prestado pela Assembleia Legislativa. Segundo as vereadoras de Esteio, o movimento das mulheres é necessário para que não haja retrocesso.
Por Daniela Molon - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
29/03/2012 - Gabinetes: Emenda federal de R$ 250 mil vai beneficiar educação em Esteio
Documento, que vai beneficiar a escola Clodovino Soares, foi entregue ao prefeito hoje (28), à tarde
Os vereadores da Bancada Socialista da Câmara de Vereadores de Esteio, Jaime da Rosa e Harri Zanoni, entregaram hoje, 28, à tarde, ao prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, o documento da Câmara dos Deputados, informando a liberação do recurso de R$ 250 mil, referente a emenda parlamentar de iniciativa do deputado federal José Stédile (PSB/RS), que será direcionada à educação do município.
A emenda liberada pelo Ministério dos Esportes prevê a implantação e modernização de infraestrutura para esporte educacional, recreativo e de lazer no Centro Municipal de Educação Básica Clodovino Soares, localizado no bairro Teópolis."Foi uma solicitação de nossa bancada ao deputado Stédile", informam os vereadores.
Por Meurin Fassini - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
30/03/2012 - Moradores da Vila Esperança querem asfalto na Florinaldo
O morador da rua Florinaldo Silveira de Matos, na Vila Esperança , Volni Mattos, entregou ao presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Costella(PMDB), um abaixo assinado reivindicando melhorias para rua, na última terça-feira, 27. Na Tribuna Democrática, na Câmara de Vereadores, o morador reclamou do caos que se encontra o local, depois que a rua Tricampeão foi pavimentada e se tornou mão única. “A via se transformou em um transtorno para as famílias que residem no local. Além da precariedade, devido a falta de pavimentação, algumas casas estão rachadas em razão da alta trafegabilidade”, relatou. Mattos, que mora há 27 anos no local, disse que a rua possui cerca de 23 residências.
O morador destacou, ainda, que abaixo assinado, também será entregue para ao Executivo, para que estude a viabilidade de colocação de asfalto. “É uma via que possui cerca de 100 metros e essa iniciativa irá mudar a realidade do local”, desabafou. O documento também foi assinado por todos os vereadores para reforçar o pedido ao prefeito Gilmar Rinaldi.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
30/03/2012 - Primeiro grupo de guardas municipais recebem certificado em Esteio
34 alunos do primeiro grupo de Guardas Municipais da Região Metropolitana de Porto Alegre receberam nesta quinta(29), no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio, os certificados pela conclusão do curso de formação. Durante o evento, com a presença de diversas autoridades, entre eles o presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Costella (PMDB) e as vereadoras Jane Battistello (PDT) e Therezinha Heller (PPS), os alunos receberam uma aula magna ministrada pelo ex-secretário de Nacional de Segurança, Ricardo Balestreri. Os alunos das guardas municipais são integradas por Esteio, Canoas e Alvorada.
Conforme o secretário de Ações e Segurança Pública de Esteio, Arno Leonhardt, o curso de formação de Guardas Municipais é consequência do convênio assinado entre a Prefeitura de Esteio e o Ministério da Justiça em 2009 para instrução de agentes municipais e constituição da Academia Integrada de Guardas Municipais do Rio Grande do Sul (AGM), iniciativa promovida pela Associação de Secretários e Gestores de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ASGMUSP).
Na oportunidade, o presidente da Câmara ressaltou a importância da integração da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e a Guarda Municipal de Esteio. "Não poderia deixar de parabenizar a organização e a integração destes setores na nossa cidade", disse, destacando que Esteio, com a certificação dos alunos, é o primeiro município do Estado a criar a Academia Estadual das Guardas Municipais. Na última segunda-feira (26), teve início a segunda turma da capacitação, com participantes das cidades de Esteio, São Leopoldo, Estância Velha, Sapucaia do Sul, Alvorada, Canoas. Ao todo, conforme informou Leonhardt, serão qualificados 1.560 agentes em todo o estado.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
11/11/2010 - Vereadores participam de lançamento do sistema de monitoramento em Esteio
Com a presença do vice-presidente da Câmara de Esteio, Luiz Duarte (PTB), além dos vereadores Felipe Costella (PMDB), Michele Pereira (PT) e representação do gabinete do vereador Harri Zanoni, a Secretaria Municipal de Ações de Segurança Pública e Trânsito (Smaspt) lançou na manhã de ontem (10) o sistema de videomonitoramento do município, no Salão Nobre da prefeitura . Na oportunidade, os presentes puderam acompanhar, em tempo real, o monitoramento realizado por 32 câmeras de vigilância, que possuem mais de 18 quilômetros de fibra ótica. Conforme o secretário da pasta, Arno Leonhardt, os equipamentos foram instaladas em pontos estratégicos e de grande movimento, ampliando o alcance do policiamento e a segurança da comunidade. "É a maior rede integrada de videomonitoramento em todo do RS", explica.
O secretário informou, ainda que o sistema foi viabilizado com recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), na ordem de R$1 milhão. A empresa Atlantis Tecnologia, de Caxias do Sul, é a empresa que montou os equipamentos. Para o vice-presidente da Câmara, Luiz Duarte, Esteio deu um salto em busca de mais segurança e qualidade de vida. "A integração entre a secretaria e a Brigada Militar vai fortalecer a segurança na nossa cidade", frisou.
Durante a cerimônia, o secretário deu início a aplicação do sistema inteligente de protocolos, que articula uma rede integrada de vigilância e tecnologia da informação para o atendimento das chamadas e ocorrências. O secretário explica que são dois veículos estão equipadas com o sistema (rádios portáteis digitais, telas de tablet embarcadas nos carros e mini tablet utilizados pelos guardas no patrulhamento a pé que permitirão o acesso a imagens geradas pelas câmeras de vídeo.) ‘‘Nos carros foram instalados dispositivos com mapas e GPS, que orientam os agentes sobre a forma mais rápida de encontrar o local da chamada.’’ De acordo com o prefeito, Gilmar Rinaldi, as imagens só podem ser utilizadas para apurar delitos ou via solicitação judicial. O acordo foi assinado com o Ministério Público.
Confira os locais das Câmeras:
Rua Maurício Cardoso; Rua Garibaldi, esquina com avenida Presidente Vargas; avenida Ernesto Dorneles, esquina com a rua Padre Antônio Vieira; avenida Joao Paulo I x rua Ernesto Dorneles; Rótula do Bairro Novo Esteio; Praça coração de Maria; Avenida Pres. Vargas x rua Bento Gonçalves; avenida Pres. Vargasx rua José Martins; rua Bento Gonçalves (Morada II); rua Padre Felipe x rua Pelotas (Praça da Bíblia); avenida Padfre Claret x Rua Rio Grande; Escola CAIC; Praça Silveira com Escola Edwiges Fogaça; rua Rio Grande (Morada I); avenida Porto Alegre x avenida João Paulo I; rua Soledade x Novo Hamburgo x rua Salgado Filho; rua Novo Hamburgox Padre Claret; rua 24 de Agosto x rua Santana; rua Guarani; BR 116 x Escola Vitorina Fabre; avenida Padre Claret x avenida Luiz Pasteur; avenida Salgado Filho - Escola Vitorina; Hípica, próximo à rua Boqueirão; Estrada do Nazário x rua João Goulart; avenida Lindolfo Collor x rua Oscarito; rua Ezequiel Nunes Filho - Unidade de Saúde; rua Castro Alves x rua Joana DÁrc;
Avenida Pres. Vargas x ravenida Dom Pedro; Avenida Presidente Vargas x rua Padre Felipe; Avenida Presidente Vargas x avenida Padre Claret e Cemitério 2 de Novembro.
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
11/11/2010 - BR 448 será pauta de reunião na Câmara de Vereadores de Esteio
A Câmara de Vereadores de Esteio vai se reunir no próximo dia 17, às 15h30min, no Plenário, com integrantes do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) da Região Metropolitana e do coordenador de Gestão e Supervisão Ambiental da Rodovia do Parque, Adriano Panazzolo. Na pauta estão as obras da BR448, também chamada de Rodovia do Parque, especialmente no quilômetro 11, trecho que corresponde a Esteio, nas proximidades do Parque de Exposições Assis Brasil. A ideia, de acordo com a vereadora proponente da reunião, Michele Pereira (PT), é esclarecer o desenvolvimento da obra e os impactos causados na cidade. "Como é uma grande obra e de extrema importância para a Região Metropolitana, precisamos ficar inteirados de todo o processo", destaca.
A Rodovia do Parque, destinada a desafogar o trânsito na BR 116, sentido Porto Alegre a Novo Hamburgo, está sendo viabilizada com recursos do Orçamento Geral da União e o investimento estimado é de R$ 1 bilhão, entre custos dos serviços propriamente ditos, supervisão, gerenciamento ambiental, o reassentamento de famílias e desapropriação. O término da obra está previsto para 2012.
Saiba mais: A construção da estrada é de responsabilidade do Dnit mas está a cargo de consórcios e empresas que foram contratadas por meio de licitação. A execução é realizada por quatro consórcios: ao Consórcio Sultepa/TB, cabe o lote 1, do km 0 ao km 9,14, no valor de R$ 199,5 milhões; o Consórcio Construcap/Ferreira Guedes é responsável pelo lote 2, do km 9,14 ao km 14,44; com o custo de R$ 175,8 milhões; e o Consórcio Queiroz Galvão/OAS/Guaíba está incumbido de construir o lote 3, do km 14,44 ao km 22,34; no valor de R$ 448,7 milhões. A supervisão da obra está sendo feita pela Magna Engenharia ao valor de R$ 17,9 milhões e da empresa Ecoplan, com o custo de R$ 17,3 milhões.
O gerenciamento das obras é responsabilidade do Consórcio Enecon/STE que vai receber pelos serviços R$ 15,2 milhões e o gerenciamento ambiental está a cargo da empresa STE, no valor de R$ 10,7 milhões. Concluída, a BR-448 terá a função de ser uma alternativa para o escoamento do tráfego da BR-116/RS entre a Capital, Porto Alegre, e o município de Sapucaia do Sul, onde o trânsito diário é estimado em 130 mil veículos. Caron destaca que a estrada é a primeira de uma série de obras que serão realizadas para, enfim, acabar com o gargalo na BR-116. Ele diz também que há uma série de melhorias previstas na própria BR-116 que devem ajudar a agilizar o fluxo de veículos na região.
16/11/2010 - Senador Paulo Paim vai receber placa alusiva à Semana da Consciência Negra
O senador Paulo Renato Paim (PT/RS) vai participar hoje, dia 16, às 19h30min, do Ato solene alusivo à Semana da Consciência Negra, realizado pela Câmara de Vereadores de Esteio. Na oportunidade, o senador vai receber uma placa de reconhecimento pela perserverança e luta em favor da igualdade racial. O tema da Semana da Consciência Negra deste ano é "Conhecer e Respeitar". Além disso, a Câmara de Vereadores vai entregar uma distinção para 11 pessoas que se destacaram durante o ano em atividades dentro do movimento de igualdade racial. O Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE), uma organização não-governamental, será uma das atrações do evento. Na oportunidade, o presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), vai inaugurar a Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer , em homenagem ao primeiro prefeito de Esteio, e a Sala de Reuniões Alberto Pasqualini. A Câmara de Vereadores localiza-se na rua 24 de Agosto, 535, Centro/ Esteio.
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
17/11/2010 - Exposição: A contribuição do negro para a História do Brasil e do mundo
A mostra, composta por cerca de 20 painéis explicativos,que trata sobre a influência do negro no decorrer da História, esteve na Câmara de Vereadores o dia de ontem(16) no ato solene alusivo à Semana da Consciência Negra. Fatos como a Guerra de Porongos, marcada pela participação dos lanceiros negros, é um dos temas em destaque.
Segundo o Diretor de Cultura da Secretaria de Arte e Cultura de Esteio, Jauri Machado, a exposição itinerante, que tem apoio da Secretaria Estadual de Educação e da Prefeitura Municipal, veio à cidade para integrar a Semana da Consciência Negra, que ocorre de 16 a 22 de novembro em diversos locais. “Achei muito interessante, pois eu só conhecia a história superficialmente”, afirmou Daniel Hofmann Martins, 29 anos, que passava pela Câmara.
A exposição seguiu a Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Pe. Felipe,900), onde pode ser visitada até o final do mês.
Por: Sâmela Lauz
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
04/01/2011 - Câmara de Esteio não para durante o recesso
Mesmo com o recesso parlamentar, que se iniciou em 16 de dezembro e segue até 29 de janeiro, os vereadores de Esteio não param suas atividades. Durante este período, os vereadores estão se revezando em Comissões Representativas, quando haverá um representante de cada bancada para votação de requerimentos, sugestões e atendimento à comunidade todas as terças-feiras, às 14 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. Também desde o dia 17 de dezembro a Câmara tem horário diferenciado. Todas as sextas-feiras, o Legislativo está funcionarnando das 8 às 13 horas. De segunda a quinta-feira, o atendimento ao público segue normal, ou seja, das 9 às 18h30min.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
04/01/2011 - Sábado Inglês vira polêmica em Esteio
Uma reunião entre a Câmara de Vereadores, Executivo e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), amanhã, 5, às 14 horas, na prefeitura, vai discutir se as portas do comércio aos sábados durante os meses de janeiro e fevereiro em Esteio devem ser abertas. A informação é do presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Duarte (PTB).
Além disso, Duarte informa que há uma decisão do Tribunal de Justiça do RS, garantindo que as empresas no comércio varejista de Esteio não poderão abrir aos sábados à tarde. Segundo o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Leopoldo, que abrange Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Portão, a medida deve ser cumprida pelos empresários. O documento do sindicato com a decisão, diz que o Tribunal de Justiça valida a lei dos municípios que proíbem a abertura no comércio neste período. "No caso de Esteio, a lei que está em vigor, é a Lei Municipal 1.201/83, que veda o expediente externo no comércio lojistas, aos sábados à tarde. Além disso, outra lei do nosso município, alterando a de 1983, a Lei Municipal 3.306/02, tem Ação Direta de Inconstitucionalidade e restringe também o domingo. Mas como está julgada improcedente, vale a lei anterior", explica o presidente.
Ações do documento