Notícias
17/09/2009 - Câmara de Esteio autorização realização de leilão de bens inservíveis para o município
A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na última terça-feira (15), a realização de leilão de bens declarados inservíveis para o município. Ao todo, são 217 bens, como equipamentos de informática, calculadoras, materiais de escrtitório, além de tratores, retroescavadeirase caminhão mercedez benz, sem motor com documentos. Conforme mensagem do Executivo, a avaliação destes objetos que não podem mais ser utilizados pela prefeitura, possuem valor comercial como sucata, estimados em lance inicial de R$ 106 mil. Além disso, a Câmara de Vereadores também aprovou, a doação de bens inservíveis que serão destinados à Associação de Recicladores e Catadores de Esteio - Arca. Entre os bens estão cadeiras, mesas, cobertores, além de capacetes de bombeiros. Na pauta de votação testeve, ainda, a contratação por tempo determinado de servidores para o Hospital São Camilo. Conforme o projeto, aprovado por unanimidade, serão contratados dois médicos psiquiatras pelo prazo de seis meses, com possibilidade de renovação por igual período.
21/09/2009 - Câmara de Vereadores de Esteio comemora 81 anos de fundação do Banrisul e 50 anos da agência/Esteio
História do Banrisul:
Às 10 horas da manhã do dia 12 de setembro de 1928, em solenidade que contou com a presença do então "Presidente do Estado", Getúlio Vargas, nascia o Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Criado como banco de crédito rural e hipotecário, com um capital inicial de 50 mil contos de réis, o Banrisul realizava empréstimos de longo prazo cuja garantia era a hipoteca de imóveis. A composição acionária contava como controlador o governo estadual, além de acionistas produtores rurais gaúchos e de bancos como o Pelotense, o Francês e o Italiano.
O Banco, que conta atualmente com 427 agências, 280 postos de atendimento e está presente também fora do estado. Ao final de dezembro de 2008, o Patrimônio Líquido do Banrisul atingiu R$ 3,1 bilhões.
17/03/2011 - Obras em Esteio: Comissão busca esclarecimentos com a Corsan
21/09/2009 - Esteio debate ações para adesão ao programa RS Amigo do Idoso
A presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, Therezinha Heller (PPS), participou na manhã de hoje (21), no Salão Nobre da prefeitura, do encontro grupos de terceira idade para decidir as principais necessidades, visando a adesão ao Programa Estadual RS Amigo do Idoso. A proposta da reunião foi de elaborar um plano de ação para adesão ao Programa, compondo as políticas públicas e a efetivação de direitos sociais, qualidade de vida e dignidade às pessoas idosas . O Programa RS amigo do Idoso, do governo estadual, pretende proporcionar que o idoso permaneça sempre em atividade. O programa conta com o apoio da Emater.
Mais fotos
23/09/2009 - Câmara de Vereadores de Esteio comemora 81 anos de fundação do Banrisul

Entidade recebeu uma placa alusiva à data
Mais fotos
23/09/2009 - Audiência pública debate metas fiscais do segundo quadrimestre de 2009
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de vereadores de Esteio, através dos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer (PT) e Therezinha Heller (PPS), convida a população para participar da audiência pública, na próxima sexta-feira, 25, às 15 horas, na Sala de Sessões Alberto Pasqualini. Na pauta estará o Relatório de Verificação do cumprimento das Metas Fiscais do segundo quadrimestre de 2009, que será apresentado pela secretaria da Fazenda. De acordo com o presidente da Comissão, Jaime da Rosa, neste processo, a Câmara avalia se o que foi previsto no orçamento está sendo cumprido pelo Executivo. A avaliação do relatório pela Câmara de Vereadores está prevista no artigo 9º, inciso 4º, da Lei de Responsabilidade Fiscal. A atividade é aberta ao público.
24/09/2009 - Comissão do Prêmio Paulo Freire- Destaque Esteio avalia projetos inscritos
Os 16 projetos inscritos no Prêmio Paulo Freire- Destaque Esteio, passaram pela primeira análise da Comissão, integrada pela Legislativo e Executivo, na manhã da última quarta-feira, 23, na Câmara de Vereadores. Conforme a integrante da Comissão, Simone Cunha, os trabalhos, das categorias governamental, não-governamental e pessoa da comunidade foram avaliados de acordo com o edital e as respectivas regras estabelecidas pelo edital do prêmio. Os trabalhos qualificados, segundo Comissão, serão reunidos em um livro, juntamente com os trabalhos de 2007, que será distribuído às escolas estaduais, municipais e particulares, além de bibliotecas e entidades locais. A comissão lembra, também, que o livro será publicado com recursos da secretaria de Educação. A entrega do prêmio está prevista para novembro, em sessão solene na Câmara de Vereadores. A edição deste ano conta com apoio da professora PHD em Teoria Literária do Centro Universitário Feevale, Juracy Assman Saraiva.
O Prêmio Paulo Freire , que está na quarta edição, é uma iniciativa da Câmara de Vereadores de 2004, através das ex-vereadoras Daianny Costa e Jane Krahe, e objetiva identificar e incentivar iniciativas de entidades governamentais, não-governamentais e pessoas da comunidade que apresentam experiências plurais, comprometidas com a educação na perspectiva do reconhecimento cultural das comunidades, da diversidade, da inclusão e da transformação social. Neste ano, o evento está sendo realizado em parceria com a Prefeitura de Esteio, através da secretaria de Educação.
Mais fotos
18/03/2011 - Comissão se Segurança entrega hoje abaixo-assinado a Trensurb
Os integrantes da comissão de Segurança, vereadores Harri Zanoni (PSB) e Leonardo Dahmer (PT), entregam hoje (17), às 15 horas, um abaixo-assinado do grupo feminino Coletivo Vânia Araújo Machado. A ideia é reivindicar segurança constante na plataforma de Esteio, junto ao setor administrativo da estatal.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
25/09/2009 - Relatório aponta que Executivo excede limite da LRF com gastos com pessoal
O Executivo excedeu o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com gastos com pessoal. A informação é da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores, através dos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer (PT) e Therezinha Heller (PPS), que se reuniu em audiência pública na tarde da última sexta-feira, 25, na Sala de Sessões Alberto Pasqualini, com o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Mezzanotti, para analisar o relatório das metas fiscais do segundo quadrimestre deste ano. Segundo o presidente da Comissão, Jaime da Rosa, o limite prudencial da LRF é 51%. "O máximo que o Executivo pode gastar com folha de pagamento é 54%. Nossa preocupação maior é com o pagamento do funcionalismo, 13º salário e as férias dos professores. Isso faz com que o município deixe de pagar, também, as horas extras. A não ser que o governo do estado antecipe o retorno do ICMS", aponta. Além disso, segundo a Comissão, o município também deixa de receber verbas das esferas estadual e federal. "O município tem dois meses para se adequar", explica Jaime da Rosa.
28/09/2009 - Câmara de Vereadores homengeia idosos amanhã
A Câmara de Vereadores de Esteio vai homenagear amanhã, dia 29, às 19 horas, o Dia do Idoso. A solenidade, proposta pelo vereador Luiz Duarte (PTB), vai ser realizada na Sala de Sessões Alberto Pasqualini. Na oportunidade, serão homenageados cinco grupos de Esteio: Grupo Porta da Alegria; Grupo de Dança Idade Feliz; Grupo Unidos na Amizade; Grupo Amigos para Sempre; Grupo Esperança de Terceira Idade e Clube de Mães Arco- Iris. A ideia, conforme Duarte, é reconhecer o relevante papel social desenvolvido pelos grupos de terceira idade no município.
21/03/2011 - Esteio: Comissão de Segurança entrega à Trensurb abaixo-assinado reivindicando segurança
Os vereadores Leonardo Dahmer (PT) e Harri Zanoni (PSB), que compõem a Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos, acompanhados das representantes do Coletivo Feminista Vânia Araújo, entregaram, na tarde desta sexta-feira (18), um abaixo assinado ao presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha.
O documento, que contém cerca de 200 assinaturas de homens e mulheres esteienses, pede mais segurança nas imediações da estação Esteio, tendo em vista os casos recentes de assaltos e estupros. “Em nome das trabalhadoras do município que utilizam o trem diariamente, gostaríamos de saber se há como disponibilizar um segurança da Trensurb para transitar nesses locais, a fim de intimidar possíveis assaltantes”, argumentou Janaína Santos, do Coletivo.
Marco Arildo comentou que tem conhecimento da situação. “Sabemos que é muito arriscado transitar à noite e logo cedo nas passarelas, principalmente, mas temos dificuldades em agir fora dos limites da estação. Ainda assim, podemos orientar para que os agentes de segurança se posicionem próximo à entrada nos horários que representam mais perigo”.
O vereador Harri Zanoni também lembrou a questão do impasse da Trensurb com a prefeitura de Esteio sobre uma área que teria sido cedida ao município. “O local está tomado pelo mato, facilita a cão dos bandidos”, destacou. Leonardo Dahmer sugeriu um encontro entre representantes da Trensurb, Brigada Militar e Guarda Municipal, para buscar, através de ações integradas, mais segurança. Também participaram do encontro Regina Paz, do Coletivo Vânia Araújo e Ney Michelucci, diretor de administração e finanças da Trensurb.
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
28/09/2009 - Câmara participa do projeto Prefeitura na Comunidade

A presidente da Câmara de Vereadores, Michele Pereira (PT), participou na última sexta-feira, 25, do lançamento do projeto Prefeitura na Comunidade, que ocorreu noCentro de Atendimento Integral à Criança (CAIC), no bairro Parque Primavera. A atividade, que deve acontecer mensalmente, contou com serviços à comunidade, além de ações culturais e esportivas. Além do espaço de diálogo, a população também encontrou atividades culturais e esportivas, bem como doação de livros, orientação sobre métodos contraceptivos e cadastramento na Agência de Empregos de Esteio.
Segundo a presidente da Câmara, ações como esta são importantes para a comunidade, já que muitos moradores, principalmente dos bairros mais distantes do Centro, não têm acesso à vários serviços oferecidos pela prefeitura.
Mais fotos
28/09/2009 - Câmara participa da abertura da VI Semana do Idoso

Mais fotos
22/03/2011 - Esteio: obra de saneamento é tema de reunião entre vereadores e Corsan

As obras de saneamento em Esteio, realizadas pela Corsan desde 2009 através do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), foram tema de reunião na Câmara de Vereadores na tarde de hoje, 22. O encontro, proposto pela Comissão de Urbanização e Transporte, contou com a presença do engenheiro responsável pelas obras da Corsan em Esteio, Neilmo Mendonça, o responsável pela empresa na cidade, Abrão de Farias e o representante da Secretaria Municipal de Obras e Viação, Carlos Azevedo.
29/09/2009 - Câmara prepara audiência pública sobre a LDO amanha
Está marcada para amnhça, dia 29 às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Esteio, a audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), matéria que vai servir de base para a elaboração do orçamento da cidade para 2010. O encontro, que vai acontecer na Sala de Sessões Alberto Pasqualini, é aberto à comunidade. Conforme a Comissão de Finanças e Orçamento, composta pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer (PT) e Therezinha Heller (PPS), é o momento mais importante para que os moradores possam fazer seus pedidos e emendas& à peça orçamentária. Os interessados em verificar como e onde será aplicada a verba pública, no total de R$ 168 milhões, podem procurar o link TRANSPARÊNCIA no site do Legislativo. Lá, a comunidade pode acessar os anexos da LDO, que detalham as verbas aplicadas em cada secretaria, incluindo o Legislativo. Além disso, para que a comunidade possa fazer um comparativo, também pode ser acessado no mesmo link a LDO relativa a 2009. Segundo o presidente da Comissão, Jaime da Rosa, a data limite para apresentação de emendas é dia 6 de outubro. A LDO vai entrar na pauta de votação dia 13 de outubro e deve ser devolvida imediatamente ao Executivo que precisa sancioná-la até o dia 15 de outubro.
30/09/2009 - Câmara de Esteio homenageia idoso em ato solene
Mais fotos
22/03/2011 - Presidente da Câmara pede mais segurança para os bairros Santo Inácio e Planalto

Dal Lago também se referiu às mudanças administrativas adotadas pelo novo comando, antes do tenente coronel Roberto Kraid Pereira, observando que estão dentro da legalidade para o bem da comunidade. Além disso, Dal Lago salientou que outro objetivo é controlar as mais de 40 mil pessoas que passam na roleta do Trensurb. "São muitas pessoas vindo de outros locais e precisamos monitorar também esta área, que tem grande índice de assaltos", explicou. O comandante informou que, em abril, Esteio estará recebendo um veículo "motor home", que fará o atendimento itinerante nos bairros.
O ex-comandante Kraid, que ficou em Esteio durante três anos, foi transferido para o Estado Maior da Brigada Militar, em Porto Alegre.
01/10/2009 - Câmara visita Escola Infantil Vivendo a Infância
A presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Michele Pereira (PT), e a vereadora Therezinha Heller (PPS), visitaram na tarde de ontem (30), a Escola Municipal de Educação Infantil Vivendo a Infância, localizada no bairro Parque Primavera. Na oportunidade, as integrantes da Câmara conheceram as necessidades da escola e aproveitaram para fazer a entrega de doces e balões, angariados pelo gabinete da presidente, pelo Dia da Criança, que será comemorado no dia 12. Michele Pereira ressaltou a importância do Legislativo em acompanhar o dia a dia das escolas da cidade, visando estabelecer um contato direto com a comunidade escolar. "Somente acompanhando de perto é que poderemos, realmente, entender as reais necessidades de cada instituição", lembra.
01/10/2009 - Câmara analisa emendas à LDO sugeridas pela comunidade
Emendas devem ser apresentadas até o dia 6 de outubro.
Os interessados em verificar como e onde será aplicada a verba pública, podem procurar o link TRANSPARÊNCIA na página da Câmara de Vereadores www.camaraesteio.rs.gov.br. Lá, a comunidade pode acessar os anexos da LDO, que detalham as verbas aplicadas em cada secretaria, incluindo o Legislativo. Além disso, para que a os moradores possam fazer um comparativo, também pode ser acessado no mesmo link a LDO relativa a 2009. Segundo o presidente da Comissão, Jaime da Rosa, a data limite para apresentação de emendas é dia 6 de outubro. A LDO vai entrar na pauta de votação dia 13 de outubro e deve ser devolvida imediatamente ao Executivo que precisa devolvida ao Executivo até o dia 15 de outubro. O próximo encontro para debater as emendas sugeridas pela comunidade vai acontecer no dia 5 de outubro, às 19 horas, na Sala de Sessões Alberto Pasqualini. Participaram do encontro, também, os vereadores Ari da Center (PSB) e Jane Battistello (PDT).
INVESTIMENTOS - a projeção da peça orçamentária para o ano que vem é de R$ 168 milhões. Deste montante, pouco mais de R$ 17,4 milhões referem-se ao orçamento do Hospital São Camilo. As projeções para as secretarias com maior volume de recursos são as de Educação, no valor de mais de R$ 46 milhões; e Saúde com pouco mais R$ 16,7 mihões. O orçamento deste ano tem receita estimada em R$ 105 milhões. Os recursos de 2009 para as principais pastas foram da Educação, com o valor de R$ 33,3 milhões; Obras e Serviços Urbanos com R$ 9,2 milhões e Saúde com R$ 10 milhões. Já para o HSC, o recurso é de R$ 16,5 milhões.
02/10/2009 - Comissão de Finanças se reúne para debater emendas na LDO na segunda-feira, 5
Confira algumas sugestões:
Sisme: Inclusão na LDO da equiparação de salários dos servidores do Hospital São Camilo, que exercem a mesma função;
Gata: verba para a realização das castrações de animais de rua;
Escola João XXIII: recurso para ampliação da escola;
APAE: Aumento no repasse para a entidade
Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica): repasse de verba que possibilite a implementação de políticas definidas pela entidade e manutenção do conselho;
Associação de Moradores do Bairro Três Marias: verba para o desenvovimento de projetos da associação
Conselho Tutelar: inclusão de direitos trabalhistas como pagamento de férias e 13º salário aos conselheiros
INVESTIMENTOS - a projeção da peça orçamentária para o ano que vem é de R$ 168 milhões. Deste montante, pouco mais de R$ 17,4 milhões referem-se ao orçamento do Hospital São Camilo. As projeções para as secretarias com maior volume de recursos são as de Educação, no valor de mais de R$ 46 milhões; e Saúde com pouco mais R$ 16,7 mihões. O orçamento deste ano tem receita estimada em R$ 105 milhões. Os recursos de 2009 para as principais pastas foram da Educação, com o valor de R$ 33,3 milhões; Obras e Serviços Urbanos com R$ 9,2 milhões e Saúde com R$ 10 milhões. Já para o HSC, o recurso é de R$ 16,5 milhões.
Ações do documento