Notícias
Segurança e melhorias no Parque Galvany Guedes serão tema de Audiência Pública quarta-feira, dia 11
A Comissão de Segurança Pública, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, da Câmara de Vereadores de Esteio, integrada pelos vereadores Márcio Alemão (PT), Mário Couto (PDT) e Ari Zanoni (PSB), estará realizando Audiência Pública no dia 11 de julho, às 18 horas, na Praça da Juventude, para tratar sobre a necessidade de melhorias, revitalização e segurança no Parque Galvany Guedes (avenida Porto Alegre, 505 – Jardim Planalto). O pedido foi da comissão de Urbanização, Transporte e Habitação.
Para a atividade foram convidadas as secretarias de Meio Ambiente, Obras e Segurança, bem como a Brigada Militar e o Grupo de Escoteiros Capitão Bressane. A praça localiza-se junto ao Parque Galvany Guedes.
Por Terezinha Bobsin
Sisme pede celeridade para projeto do Plano de Carreira do Magistério
A Comissão de Educação da Câmara Municipal, integrada pelos vereadores Euclides Castro (PP), Rute Pereira (MDB) e Márcio Alemão (PT), recebeu terça-feira (3), os representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (SISME) e do Executivo. No debate, o Plano de Carreira do Magistério, que ainda está em fase de elaboração pela Prefeitura e vai alterar a Lei Municipal 3.035/2000 entre outros questionamentos, a exemplo do Regime Especial de Trabalho (RET).
Durante o encontro, que contou a presença dos vereadores Fernanda Fernandes (PP), Leo Dahmer (PT) e o presidente, Sandro Severo (PSB), a presidente do sindicato, Graziela Oliveira, defendeu a equiparação de salários no Plano de Carreira, além do retorno dos 10% do triênio (atualmente 5%), entre outros temas. Graziela Oliveira, falou ao Secretário de Educação, Marcos Dal´Bo, da inquietação da categoria em relação à demora na apresentação ao Legislativo do Plano de Carreira. Na oportunidade, Dal´Bo, se comprometeu em averiguar junto ao Executivo o cronograma de envio do plano para votação pela Câmara de Vereadores.
Segundo o presidente da Comissão, Euclides Castro, os vereadores vêm acompanhando e mediando esta discussão.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Esteio pode criar o programa Vovô Sabe Tudo
Em forma de anteprojeto, o vereador Felipe Costella(MDB), apresentou na última terça-feira, 3, a proposta de criação do Vovô Sabe Tudo em Esteio. A ideia, conforme o parlamentar é unir gerações, promovendo troca de experiências e saberes em processo de crescimento contínuo, que se baseia no respeito mútuo às diferenças de cada fase. Além da inclusão social de idosos, a proposta pretende o desenvolvimento educacional e cultural de crianças e adolescentes, em especial àquelas em situação de vulnerabilidade, por meio de transmissão de conhecimentos, habilidade, aptidões e experiências de voluntários idosos. "Será um enriquecimento humano e cultural na qual as crianças terão a oportunidade de conhecer, através dos idosos, a outra geração", afirmou.
No texto da proposta, o vereador sugere que o programa será acessível para homens e mulheres com idade igual ou superior a 60 anos, desde que inscritos e selecionados conforme determinará a lei. Além disso, os selecionados receberão treinamento e, como forma de agradecimento, a Câmara de Vereadores vai outorgar um diploma a cada participante.
A matéria, que teve aprovação dos vereadores, vai seguir para avaliação do Executivo. A Câmara deve aguardar o retorno do texto em forma de projeto de lei para apreciação do Plenário.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Fique atento para o horário de atendimento da Câmara amanhã
05/07/2018 - A Câmara de Vereadores vai ter funcionamento diferenciado amanhã, 6, das 8h30min às 14h30min, em função das quartas de final da Copa do Mundo FIFA 2018, realizado na Rússia.
Na segunda-feira, 9, o expediente retorna ao horário normal, ou seja, das 9h às 18h45min.
Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS
Vereadores participam de formatura do projeto Cimento e Batom
Mulheres receberam qualificação na área de construção civil para atuar no restauro de alvenaria e pintura predial
O presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB), participou na noite de quarta-feira (5), da formatura das alunas do projeto Cimento e Batom. O evento foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura e contou também com a presença dos vereadores Felipe Costella (MDB), Fernanda Fernandes (PP), Luiz Duarte (PT) e Rute Pereira (MDB), além do prefeito Leonardo Pascoal (PP) e do vice Jaime da Rosa (PSB).
O Cimento e Batom é uma iniciativa voltada para mulheres maiores de 18 anos oriundas de famílias de baixa renda e residentes em bairros carentes de Esteio. É uma realização da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, em parceria com a ONG Mulheres em Construção. O projeto oferece cursos para profissões voltadas à área de construção civil, formando pintoras, azulejistas, eletricistas, ceramistas e bombeiras hidráulicas.
Sandro parabenizou e desejou sucesso às formandas e ressaltou as novas oportunidades que elas vão ter no mercado de trabalho com os conhecimentos que receberam. Para o vereador, a formatura é a realização de um sonho de cada uma daquelas mulheres. “Vai poder gerar para vocês, no futuro, um crescimento profissional e um rendimento para a família de vocês”, afirmou o vereador.
Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14.986
Antigo prédio da Justiça do Trabalho é alvo de questionamento na Câmara
O vereador Márcio Alemão (PT) quer o Executivo remeta à Câmara de Vereadores a cópia do processo de cessão do antigo prédio da Justiça do Trabalho ao município. A proposição foi aprovada na noite de ontem(4), pelo Plenário. O prédio, que se localiza na avenida Senador Salgado filho, 211, no Centro, seria destinado para a implantação de um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e um Centro de Convivência do Idoso, conforme anunciou o Executivo, em fevereiro, quando fez o pedido de cedência à Superintendência do Patrimônio da União no Rio Grande do Sul (SPU/RS). Na relação de edificações da superintendência, a área construída do prédio é de 347 metros quadrados e um pavimento e está, ha pelo menos, cinco anos desocupado.
O vereador pretende receber a planilha orçamentária e o custo para a revitalização do local. "Estamos preocupados com a segurança do local, pois, de acordo com os moradores das proximidades, pessoas estanhas à comunidade têm pulado o muro, o que deixa a população apreensiva", disse.
Atualmente a Justiça do Trabalho funciona na avenida Padre Claret, 222 - Centro.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Mário Couto quer implantar o Janeiro Branco
O vereador sugere que o primeiro mês do ano seja dedicado à promoção de atividades visando a saúde emocional.
04/07/2018 - Um mês dedicado à divulgação e promoção do bem-estar emocional dos esteienses. É esta a proposta do anteprojeto protocolado por Mário Couto (PDT) na última terça-feira (3). A proposição deve ser votada pelos vereadores nas próximas semanas. Para se tornar lei, deve ser encaminhada ao prefeito, devolvida ao Legislativo, em forma de projeto e, posteriormente, aprovada pelos parlamentares.
Durante o “Janeiro Branco” poderão ser organizadas atividades como cursos, palestras e oficinas. Um dos objetivos do evento será difundir o conceito de saúde mental como um estado de equilíbrio emocional e não a simples ausência de transtornos mentais.
Mário explica que a campanha também visa desmistificar a ideia de que psiquiatras e psicólogos devam ser buscados apenas para o tratamento de doenças. A designação do primeiro mês do ano para as ações não é por acaso. “Foi escolhido, especialmente, por se tratar do mês de início de um novo ciclo e de renovação dos projetos pessoais, quando as pessoas, normalmente, estão predispostas às mudanças de hábitos”, explicou o vereador.
Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14.986
Projeto prevê penalidades à prática de discriminação em razão de orientação sexual
A aplicação de penalidades para manifestações que possam atentar ou discriminar o cidadão homossexual, bissexual ou transgênero é o objeto da proposta do vereador e presidente da Câmara de Esteio, Sandro Severo (PSB), apresentada na sessão desta terça-feira, 3 de julho. A matéria, que será encaminhada ao Executivo para que retorne ao Legislativo em forma de projeto de lei, veda a prática de qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória, de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica; inclusive o impedimento de hospedagem em hotéis; motéis, pensões ou similares. As penalidades aplicadas, de acordo com texto, são a advertência; multas que variam entre R$ 150,00 e R$ 400,00; suspensão da licença municipal para funcionamento durante 30 dias e a cassação da licença para funcionamento.
De acordo com o vereador proponente, é de conhecimento geral que o preconceito e a discriminação, às vezes velados e outras explícito, permeia o imaginário social. "Cabe-nos, pois, diante deste quadro, a adoção de medidas eficientes, de forma a modificar esta prática tão comum que, inegavelmente, contribui para uma cultura preconceituosa", argumentou. A proposta foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Placas com disque-denúncia para maus tratos com animais começam a ser instaladas em Esteio
04/07/2018 - A partir de agora, cerca de 60 pontos de Esteio vão receber placas informativas com disque-denúncia gratuito (08005410400), para maus-tratos com animais. A primeira placa, que tem como destaque "Bicho não é brinquedo. Sente Fome, Frio e Medo. Abandono de Animais é Crime" , foi colocada na rua 24 de Agosto, esquina com a rua Bento Gonçalves, na manhã de hoje(4), pelo prefeito, Leonardo Pascoal(PP), e pela ONG´s protetoras de animais, além do presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB). A solenidade contou com a participação das vereadoras Fernanda Fernandes(PP) e Rute Pereira(MDB), além de autoridades locais. a exemplo do vice-prefeito, Jaime da Rosa e o delegado Polícia Civil, André Sperotto, e integrantes da Brigada Militar. A medida foi adotada pelo Executivo baseada no requerimento do vereador Sandro Severo.
As placas avisam sobre a Lei Federal 9.605/98 e advertem para a prisão e multa para abandono e maus-tratos a animais. "Agradeço Prefeito Leonardo Pascoal , Vice-Prefeito Jaime da Rosa , Secretaria do Meio Ambiente Sabrina Reis pelo trabalho e preocupação com o bem-estar animal e todas as ONGs parceiras. Denuncie através da ouvidoria , tire fotos, grave e leve sua denúncia para ouvidoria , Brigada Militar e ou Polícia Civil", comemorou o presidente.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Comissão de Saúde vai tratar das políticas públicas para os animais na terça-feira, 10
A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, integrada pelos vereadores Luiz Duarte (PT), Mário Couto (PDT) e Rute Pereira (MDB), vai se reunir na próxima terça-feira, 10, às 15 horas, na Câmara Municipal, com as secretarias de Mobilidade e Segurança, Trânsito e Meio Ambiente. Na pauta, as políticas públicas voltadas para os animais e a efetividade da lei 6.268/15, que instituiu o Programa de redução Gradativa do Número de Veículos de Tração animal no Município. A decisão foi tomada na tarde de hoje(3), pela Comissão. De acordo com o representante da ONG Grupo de Amigos e Tratadores de Animais (Gata), Giovanni Streletcki, é preciso abrir diálogo com o Executivo para resolver algumas situações pontuais no município, a exemplo da morte do cavalo ocorrido na última semana.
Segundo o presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB), que participou da reunião, entre as propostas para auxiliar na resolução dos problemas estaria a implantação do "Cavalo de Lata", um carrinho elétrico que substitui veículos com tração animal para atividade de coleta de materiais recicláveis na cidade, objetivando acabar com os maus-tratos com os animais; auxiliar na melhoria do trânsito, além de proporcionar uma valorização dos recicladores. Da reunião participou, ainda a vereadora Fernanda Fernandes (PP).
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Solicitada mudança no tráfego da rua Maurício Cardoso
Em documento aprovado em Plenário na última semana, a vereadora Rute Pereira (MDB), pretende que o Executivo estude a possibilidade de retorno do sentido duplo do trânsito na rua Maurício Cardoso, lateral à Estação Trensurb, no Centro, no trecho entre a avenida Padre Claret e a rua Engenheiro Hener de Souza Nunes.
A ideia, conforme a vereadora, é dar mais agilidade e reduzir o tráfego de veículos na avenida Presidente Vargas. "Especialmente no final do dia, a avenida fica congestionada, em função do horário de pico", explica. A demanda, de acordo com a parlamentar, é antiga de vários setores da sociedade.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Câmara de Esteio recebe Selo Ecológico
O presidente da Câmara, vereador Sandro Severo (PSB), recebeu na noite de ontem(2), na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, em nome do Legislativo, o Selo Ecológico, destinado à empresas e instituições que participam da Coleta Seletiva no Município. O evento, de iniciativa da Prefeitura, abriu a 22ª Semana do Meio Ambiente, que ocorre de 2 a 7 de julho, e tem como tema “Preservar o Futuro, Cuidando do Presente”. A programação inclui, entre outras atividades, blitz educativas, plantio de mudas, oficinas e a realização de mais um Dia do Descarte Consciente.
Durante a solenidade, que contou com a presença dos vereadores Fernanda Fernandes(PP), Felipe Costella(MDB), Mário couto(PDT) e Rute Pereira(MDB), o presidente lembrou da criação da primeira semana do Meio ambiente, em 1997, e falou sobre as leis orçamentárias que debateram a questão da coleta seletiva. Também destacou da importância de trabalhar a conscientização da coleta de resíduos sólidos e ampliar a coleta seletiva na cidade. “Que esta semana, a 22ª, não sirva somente para trabalhar a conscientização em relação ao meio ambiente, mas que possamos estender as políticas públicas voltadas à preservação", disse. Para o presidente desafio, ainda, é muito grande. "Recentemente assinamos o acordo com a Corsan para ampliar e garantir o tratamento do esgoto cloacal, largando no Rio dos Sinos, a água tratada, que possa ser utilizada em seguida", finalizou.
Já prefeito Leonardo Pascoal ressaltou a importância do trabalho dos servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e das ações de conscientização que foram intensificadas nos últimos 18 meses. “A Semana do Meio Ambiente sempre é marcada por reflexões e atividades que dialogam com a questão da preservação ambiental, mas, mais importante que isso, são as ações práticas que fazem a diferença no trabalho que devemos fazer para preservar os recursos do presente com vistas que tenhamos um futuro muito melhor para todos”, afirmou.
Também a secretária de Meio Ambiente, Sabrina Reis, falou sobre a 22ª Semana do Meio Ambiente. “É um imenso prazer dar início, oficialmente, a 22ª Semana do Meio Ambiente, que começou esta tarde com uma formação dos agentes mirins e termina sábado com mais uma edição do Dia do Descarte Consciente. A problemática dos resíduos sólidos é um assunto importante em todo mundo, mas devemos começar a agir em casa”, salientou.
Programação
Terça-feira (3)
14h - Blitz monitores ecológicos – Esteio Mais Verde
Local: Av. Presidente Vargas com Rua Pe. Felipe (esquina do Banco do Brasil)
Quarta-feira (4)
10h - Oficina vermicompostagem
Local: Centro de Educação Ambiental – CEA (Parque Galvany Guedes - Av. Porto Alegre, 505)
11h - Início da colagem dos cartazes da campanha de combate ao abandono de animais
Local: Rua 24 de Agosto, parada de ônibus em frente ao nº 581
14h - Formação de Agentes Mirins de Trânsito: Educação Ambiental no Contexto dos Resíduos Sólidos - Cootre
Local: Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Rua Pe. Roberval Laperrer, s/n° - Parque Seminário)
Quinta-feira (5)
12h - Reunião Almoço - Licenciamento Ambiental Municipal: Resolução Consema 372 e Processo Digital, com palestra de William Papi e Equipe Sislam
Local: Acise (Rua Gravataí, 49 - Centro)
14h - Bem-estar animal / Divulgação do Catioro Go / Brechó / Jogo dos oito acertos / Coleta de doação de ração
Local: Parque Galvany Guedes (Av. Porto Alegre, 505)
Sexta-feira (6)
10h - Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) / Oficina de pães com ora-pro-nóbis / Palestra com Gilmara Solano Vidal
Local: Praça da Juventude (Av. João Paulo I com a Rua Nilo Bettanin)
13h30min - Troca-troca sustentável / Trilha ecológica / Sessão de filme “Home - Nosso Planeta, Nossa Casa” (2009)
Local: Centro de Artes e Esporte Unificados - CEU (final da Rua Rio Grande, junto ao Residencial Pôr-do-Sol)
Sábado (7)
9h - Descarte consciente de eletroeletrônicos
Local: Acise (Rua Gravataí, 49 - Centro)
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Câmara prestigia entrega de cromebooks para escola Maria Lygia Haack
Pequenos notebooks, ou cromebooks, com acesso à plataforma Google for Education, voltados para o uso em sala de aula foram entregues na última quinta-feira, 28, ao Centro Municipal de Educação Básica Maria Lygia Haack. A instituição é a primeira escola municipal de Esteio a receber do prefeito Leonardo Pascoal, e do secretário de Educação, Marcos Dal,Bó, com a participação do presidente da Câmara Sandro Severo (PSB), e do vereador Felipe Costella(MDB).
Em sua fala, Pascoal explicou que a escola no Parque Primavera não foi escolhida por acaso para ser a primeira instituição a receber os equipamentos. “A gente precisa levar, primeiro, para aquelas comunidades que tenham mais dificuldade para acessar as novas tecnologias. Nosso Município, embora pequeno, tem realidades distintas em cada bairro. Cada escola é diferente uma da outra e temos que promover ações para equalizar essas diferenças para dar acesso às mesmas oportunidades de aprendizado para todos os alunos”, afirmou
O prefeito disse, ainda, que os chromebooks serão levados para todos os 18 CMEB´s de Esteio e lembrou que ele e Dal,Bó foram a São Paulo no ano passado conhecer a fundo o projeto;
O presidente da Câmara de Vereadores também ressaltou a importância do projeto. “A Administração Municipal está fazendo as coisas acontecerem. Esse projeto vai gerar uma mudança na vida dos estudantes e qualificar a nossa educação. Em muitos casos, será o primeiro contato dos estudantes com equipamentos deste tipo e isso vai gerar a inclusão”, comentou.
Mais de 50 milhões de alunos já usam
O Google For Education é uma série de aplicativos da empresa de serviços online e softwares americana Google que otimiza o tempo dos professores e atrai alunos para a sala de aula. Pelo sistema, poderão ser realizadas atividades e provas online. Os professores passarão por uma formação para que se tornem aptos ao uso dos aparelhos, e também disseminadores nas outras escolas.
Além de melhorias nas redes Wi-Fi das escolas, A SME pretende, também, fazer com que 50 destes microcomputadores sejam itinerantes, passando pelas escolas até que todos os CMEBs possuam os seus chromebooks, espécie de notebooks, sem disco interno de gravação, o que barateia custos, e com acesso à internet para o armazenamento dos conteúdos.
O sistema da Google é uma maneira encontrada pela Prefeitura de envolver mais os alunos com as atividades escolares. Umas das funcionalidades do programa permite aos professores o envio e correção em tempo real de atividades, sejam elas dissertativas ou objetivas. Os alunos também terão acesso a inúmeras vantagens como acompanhamento de suas notas e recebimento privado de material para alguma disciplina que tenha dificuldade. Atualmente, 50 milhões de alunos e professores no mundo utilizam a ferramenta, sendo 10 milhões usuários do aplicativo Classroom, sala de aula virtual onde serão postadas e programadas, pelos professores, exercícios, provas, trabalhos e até mesmo espaço para sanar dúvidas para os alunos.
Fonte/foto: Prefeitura de Esteio
Câmara participa do Dia do Desafio
Com a participação de servidores, a Câmara de Vereadores integrou, na tarde de hoje(26), as atividades do Dia do Desafio, evento mundial que promove a conscientização das pessoas quanto a importância da atividade física. Neste ano, Esteio disputa com a cidade venezuelana El Hatillo. A ideia é ver quem consegue mobilizar a maior parte da população para fazer exercícios físicos por 15 minutos seguidos.
A professora de Educação Física, Shai dias Lopes, comandou o movimento dos servidores através de diversos ritmos. Para o presidente da Câmara, é um momento de descontração e de rever a necessidade de praticar exercícios físicos para o bem da saúde.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983 e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos. Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde.
Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Foto: Gustavo Santos - reg prof MTbMG 14.986
Políticas de valorização feminina e combate ao machismo são temas de anteprojeto
Um anteprojeto de lei que institui a política municipal para ações que visem à valorização de mulheres e meninas e à prevenção e o combate ao machismo, pela rede municipal de ensino, foi apresentado pelo vereador Mário Couto (PDT) na última sessão ordinária (25).
Conforme a matéria, algumas das ações contarão com capacitações das equipes pedagógicas e demais trabalhadores(as) em educação, campanhas educativas com o intuito de coibir a prática de machismo e outros atos de agressão, discriminação, humilhação, intimidação, constrangimento, bullying e violência contra mulheres e meninas.
Para o vereador, a desvalorização da figura feminina pode ser contatada no contexto familiar e social, quando a mulher passou ser ridiculariza e diminuída e , especialmente, associada como cuidadora do lar, dos filhos e marido. Segundo Mário couto, esta situação também se dá no contexto socioeconômico, quando mulheres e homens, embora desempenhem a mesma função, possuem salários distintos. “Em meio ao cenário problemático, fica expressa a necessidade emergencial e inquestionável de adoção de medidas públicas efetivas que visem conscientizar a população, visando a igualdade de gênero no país e, ainda, extirpar a cultura machista primitiva ainda presente em nossa sociedade”, explica o vereador.
Para fins da lei, considera-se machismo todas as práticas fundamentadas na crença da inferioridade de mulheres e meninas e na sua submissão ao sexo masculino.
Por Laiani Santos - Estágio em jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Vereador Euclides Castro quer implantar semana de orientação e de prevenção da gravidez na adolescência
Através de anteprojeto de lei, o vereador Euclides Castro (PP), pretende implantar a Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência. A matéria foi apresentada na noite de ontem(26), ao Plenário, com aprovação unânime dos parlamentares. A intenção é, por meio de ações, disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. Além disso, a ideia também é prevenir doenças sexualmente transmissíveis, reduzir as situações de exclusão social decorrentes da gravidez precoce; informar , sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação dos adolescentes; bem como incentivar o ingresso destas jovens em programas sociais.
A Semana de Orientação e Proteção da Gravidez na Adolescência vai compreender a realização de seminários, ciclos de palestras e ações educativas nos estabelecimentos de ensino, da rede de saúde e da ação social, entre outras atividades previstas no texto da matéria.
Para o vereador proponente, o município apresenta um alto índice de gravidez precoce e é necessário que o Poder Público continue trabalhando o problema para que deixe de existir. "Sabemos que os adolescentes e até mesmo crianças são levados a esta condição por diversos motivos, como exemplo, a falta de comunicação em casa, estrutura familiar, questões psicológicas, maios exposição à banalização sexual, influência de amigos, entre outros. Dados apontam que a gravidez precoce está associada, além de obstáculos psicossociais, a resultados deficientes na saúde e em um grande risco de morte materna", comentou.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil a gravidez na adolescência está acima da média latino-americana. Conforme o relatório da OMS, a cada mil adolescentes brasileiras entre 15 e 19 anos, 68,4 ficam grávidas e tiveram seus bebês. A média latino-americana, segundo relatório, é de 65,5.
Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156
Integrantes do Compede visitam presidente da Câmara
O presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB), recebeu na tarde de ontem(26), os integrantes do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), Lígia Leal dos Santos, Roberta Vieira dos Santos e Gabriel Pereira. Entre os assuntos abordados estiveram a recomposição do conselho e a realização da Semana da Pessoa com Deficiência no Município, que vai ocorrer de 21 a 28 de agosto, bem como a acessibilidade na cidade.
Na oportunidade, a representante das pessoas com deficiência visual no Compede, Lígia Santos, falou sobre a acessibilidade e a importância de conscientizar as pessoas sobre a naturalidade de encarar o problema. "Entramos em um banco ou supermercado todos param", disse.
Segundo Roberta Vieira, neste ano estão sendo programadas diversas atividades relacionadas à acessibilidade. "Com as ações, as pessoas poderão sentir na pele as dificuldades encontradas pelas pessoas portadoras de deficiência", disse.
Sandro Severo colocou a Câmara de Vereadores à disposição, sugerindo que durante a realização da semana, seja realizada uma exposição sobre o tema, no saguão do Legislativo.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Câmara para no horário do jogo da Seleção Brasileira na tarde de hoje
A Câmara de Vereadores vai fechar para o público das 15 às 17 horas, em função do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018 (Brasil e Sérvia), na terceira rodada da fase de grupos. Após este horário, os portões serão abertos à comunidade até às 18h45min.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTB/RS 7156
Mário Couto quer instituir Fevereiro Roxo em Esteio
Anteprojeto de Mário Couto tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao Alzheimer e outras doenças.
Esteio deve instituir o “Fevereiro Roxo” com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças como Alzheimer, fibromialgia e lúpus. Essa é a proposta que Mário Couto (PDT) apresentou na noite de terça-feira (19), durante a sessão semanal da Câmara. A proposição já foi enviada ao prefeito. Para se tornar lei, deve ser devolvida ao Legislativo e, posteriormente, aprovada pelos parlamentares.
O vereador propõe que durante um mês sejam realizadas atividades como oficinas, palestras e distribuição de material informativo. O cronograma das atividades deverá ser fixado pela Secretaria Municipal de Saúde e divulgado no site da Prefeitura.
A fibromialgia é uma síndrome que causa dores nas articulações, músculos e tendões, além de causar distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. Por sua vez, o lúpus é uma doença autoimune, que leva o sistema imunológico do paciente a destruir células saudáveis, podendo causar problemas nos rins, cérebro e pele. Já o Alzheimer é uma patologia neuro-degenerativa que provoca a redução das capacidades de aprendizado, atenção, orientação, compreensão.
Mário ressalta que as enfermidades acima citadas têm sérias consequências à qualidade de vida e bem-estar da população. “Torna-se necessário o desenvolvimento de uma campanha de conscientização, objetivando, com isto, disseminar informações”, afirmou.
Por Gustavo Santos - reg prof MTb/RS 7156
Secretaria da Saúde apresenta Relatório de Gestão dos Recursos do SUS
O Relatório de Gestão dos Recursos do SUS, relativo ao primeiro quadrimestre de 2018, foi apresentado na tarde de hoje(26), à Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, que tem como integrantes os vereadores Luiz Duarte(PT), Rute Pereira (MDB) e Mário Couto (PDT). Na oportunidade da apresentação, realizada pela secretária de Saúde, Ana Boll, foram destacados os atendimentos ambulatoriais nos 11 postos de saúde, incluindo o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), Centro de Especialidades de Esteio e o Serviço de Assistência Especializada (SAE). De acordo com o documento, em relação a janeiro e amio deste ano, os atendimentos ambulatoriais aumentaram de 8.688 para 10.525, assim como o atendimento de enfermagem passou de 8,064 para 8.715 pacientes. "Também o serviço de odontologia, teve uma pequena alteração no período, de 905 para 989 atendimentos em todos os postos" falou a secretária;
O relatório financeiro do órgão, dividido em estatísticas, recursos estaduais e recursos federais, aponta a execução da receita até 30 de abril deste ano, em R$ 39.808.575,48 e despesa em R$ 32.073;566,95, efetivando saldo em R$ 7.735.008,53. O documento informa, ainda o demonstrativo de aplicação dos recursos na saúde, das despesas e receitas vinculadas em ações e serviços na área da saúde. "Todos os extratos bancários estão nos anexos para conferência", destacou a gestora orçamentária e financeira, Michele de Souza, que também participou da audiência.
Os relatórios e seus anexos estarão à disposição da comunidade na Comissão de Saúde.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Ações do documento