Notícias
Vereador cobra da prefeitura cronograma de ações contra enchentes
Leonardo Pascoal pediu em documento que seja elaborado cronograma de ações contra enchentes a serem realizadas no próximo semestre
Durante sessão semanal, realizada ontem, 4 de agosto, o vereador Leonardo Pascoal (PP) apresentou requerimento em que solicita ao prefeito cronograma com ações a serem tomadas, nos próximos seis meses, para combater enchentes. O parlamentar também pede que seja enviado documento, assinado por profissional habilitado, relatando quais medidas foram tomadas nos últimos três meses.
Na justificativa, Pascoal lembra que em acordo, firmado em fevereiro, resultante de processo movido pelo Ministério Público contra o Município de Esteio, foi determinado que a administração municipal deveria enviar à instituição, a cada seis meses, o planejamento das ações contra enchentes. O requerimento representante da bancada do PP foi aprovado por unanimidade. Esta é a segunda vez que o vereador faz o pedido ao Executivo - o primeiro foi em maio deste ano - e, até o momento, não obteve resposta.
Por Gustavo Santos Reg prof MTb /MG 14986
Edição.: Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156
20/04/2011 - Audiência pública: vereadores de Esteio debatem relatório de prestação de contas da saúde

25/04/2011 - Projeto propõe prevenção à obesidade em Esteio
A vereadora Tânia Marli Rodrigues (PTB) sugeriu ao Executivo na sessão nesta terça-feira (19) a criação do Programa Municipal de Prevenção da Obesidade em Crianças e Adolescentes. A ideia é promover ações e serviços que previnam e controlem o desenvolvimento da obesidade e de sobrepeso, desde a infância até a adolescência. A faixa etária que se enquadra no projeto são crianças até 12 anos, e adolescentes entre 12 a 18 anos. Conforme a proposta, as ações serão realizadas nos estabelecimentos de ensino da rede municipal e de educação ou nos da rede conveniada. Conforme a vereadora, obesidade é uma condição que afeta cada vez mais crianças e adolescentes no Brasil e no mundo. " Segundo a Organização Mundial de Saúde OMS - há 300 milhões de obesos no mundo, e destes, um terço está nos países em desenvolvimento. Por conta destes números, a OMS considera a obesidade um dos dez principais problemas de saúde pública do mundo, Classificando-a como epidemia. Isso é muito preocupante e precisamos tomar medidas mais drásticas já em nosso município", destaca.
Entre as ações para o desenvolvimento do programa estão o estímulo e desenvolvimento de ações educativas destinadas à promoção de alimentação saudável e à conscientização sobre as causas e consequências da obesidade; realização de exame antropométrico para diagnóstico do sobrepeso, da obesidade ou da predisposição à obesidade, realizado por profissionais das Equipes de Saúde da Família -ESF; ampla divulgação do Programa nos estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Educação ou nos da rede conveniada; elaboração, por nutricionista, do cardápio das refeições servidas às crianças e aos adolescentes nos estabelecimentos de ensino a que se refere esta Lei, de modo a estimular a oferta de alimentos saudáveis, entre outros. A matéria vai ser encaminhada na próxima semana ao Executivo para criação de projeto de lei.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
25/04/2011 - Vereador questiona prestação de contas do Carnaval 2011
O vereador Harri Zanoni (PSB) reiterou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (19), um pedido de informações ao Executivo, referente a prestação de contas do Carnaval de Esteio 2011. O vereador solicita cópia de documentos fiscais (notas, recibos, contratos, convênios) referentes ao repasse de verba para a Sociedade Esportiva Recreativa Beneficente Cultural Salgueiro e/ou Associação Esportiva e Recreativa Beneficente e Cultural Império da Mathias. Harri ressalta que o carnaval não está vinculado apenas ao repasse para uma escola, mas também devem ser incluídos gastos com arquibancadas, banheiros químicos, iluminação e som, por exemplo. “A prestação está incompleta”, completou. O primeiro pedido foi aprovado no dia 15 de março, mas o vereador não obteve retorno. “Este requerimento visa o interesse da comunidade, preciso de informações para exercer meu dever fiscalizador”, argumentou.
Por Audrey Lockmann - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Comissão de Educação decide pela votação em urgência de extinção do Cmecis
Cmecis já não estava em atividade; serviços estão em escola na Vila Pedreira e sede já está sendo usada pela Uras desde abril
Durante a tarde de terça-feira, dia 04, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto, integrada pelos vereadores Beatriz Lopes(PT), Rafael Figliero (PTB) e Leonado Pascoal (PP), recebeu Silvia Heissler, diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação para tratar de projeto de lei que extingue oficialmente o Centro Municipal de Educação, Cultura e Inclusão Social (Cmecis) da Vila Pedreira. Vereadores queriam esclarecer se serviços oferecidos pelo órgão deixariam de existir.
Na ocasião, Silvia explicou que a Escola Municipal Trindade oferece parte das atividades que eram oferecidos pelo Cmecis, que, na prática, já encerrou as atividades. Além disso, afirmou que Unidade de Referência em Assistência Social (Uras), órgão que oferece alguns serviços do Centro de Referência de Serviço Social (Cras) que já está funcionando no local onde ficava o Cmecis, foi uma demanda da própria comunidade.
Após os parlamentares terem ouvido a diretora pedagógica, decidiram pela tramitação normal do projeto, que vai ser votado na noite de hoje, dia 04, em regime de urgência.
Por Gustavo Santos - Reg Prof MTb/MG 14986
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156
Foto: Marco Aurélio Prass - estágio Jornal
Comissão de Educação decide pela votação em urgência de extinção do Cmecis
Cmecis já não estava em atividade; serviços estão em escola na Vila Pedreira e sede já está sendo usada pela Uras desde abril
Durante a tarde de terça-feira, dia 04, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto, integrada pelos vereadores Beatriz Lopes(PT), Rafael Figliero (PTB) e Leonado Pascoal (PP), recebeu Silvia Heissler, diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação para tratar de projeto de lei que extingue oficialmente o Centro Municipal de Educação, Cultura e Inclusão Social (Cemecis) da Vila Pedreira. Vereadores queriam esclarecer se serviços oferecidos pelo órgão deixariam de existir.
Na ocasião, Silvia explicou que a Escola Municipal Trindade oferece parte das atividades que eram oferecidos pelo Cmecis, que, na prática, já encerrou as atividades. Além disso, afirmou que Unidade de Referência em Assistência Social (Uras), órgão que oferece alguns serviços do Centro de Referência de Serviço Social (Cras) que já está funcionando no local onde ficava o Cmecis, foi uma demanda da própria comunidade.
Após os parlamentares terem ouvido a diretora pedagógica, decidiram pela tramitação normal do projeto, que vai ser votado na noite de hoje, dia 04, em regime de urgência.
Por Gustavo Santos - Reg Prof MTb/MG 14986
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156
25/04/2011 - Câmara vai ser sede de debate sobre ensino médio
Câmara de Esteio desloca sessão ordinária para Escola Clodovino Soares hoje
Obras no Plenário devem ser concluídas nos próximos dias. Presidente quer devolver auditório à comunidade em breve
Em função das obras de instalação do piso na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, a Câmara de Vereadores vem desde o dia 21 deslocando as sessões ordinárias para outros locais. Hoje, 4 de agosto, as atividades serão realizadas, novamente, no Centro de Educação Básica Clodovino Soares, localizada na rua Ulisses Pimentel, 610, bairro Teópolis, a exemplo do dia 28.
Conforme a presidente da Câmara, Jane Battistello (SD), a mudança se faz necessária para que a empresa vencedora da licitação, na modalidade pregão eletrônico, possa realizar o trabalho com tranquilidade e segurança. "É de conhecimento de todos os vereadores que a administração tem se esforçado para trazer a nossa Casa novamente ao uso de toda a comunidade", destacou.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156
25/04/2011 - Comissões Permanentes têm horários alterados
As Comissões Permanentes da Câmara tiveram alguns dias e horários alterados, para melhor funcionamento. As comissões, formadas geralmente por três vereadores, têm como objetivo discutir e elaborar pareceres sobre os projetos em tramitação e tratar dos assuntos referentes àquela área. A Câmara possui atualmente seis comissões permanentes, confira a composição e os horários das reuniões:
Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Terça-feira, às 13h30
Vereadora Michele Pereira (PT) – presidente
Vereador Sirlon Ribeiro (PMDB) – secretário
Vereador Ari da Center (PSB)
Comissão de Finanças e Orçamento
Terça-feira, às 14h
Vereador Jaime da Rosa (PSB) - presidente
Vereadora Michele Pereira (PT) – secretária
Vereador Felipe Costella (PMDB)
Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação
Terça-feira, às 14h30
Vereador Laonardo Dahmer (PT) - presidente
Vereadora Jane Battistello (PDT) - secretária
Vereador Jaime da Rosa (PSB)
Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos
Terça-feira, às 15h
Vereador Ari da Center (PSB) - presidente
Vereador Leonardo Dahmer (PT) - secretário
Vereador Sirlon Ribeiro (PMDB)
Comissão de Educação, Cultura e Desporto
Terça-feira, às 15h30
Vereadora Jane Battistello (PDT)- presidente
Vereadora Tânia Marli Rodrigues (PTB)- secretária
Vereadora Therezinha Heller (PPS)
Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social
Terça-feira, às 16h
Vereador Felipe Costella (PMDB) - presidente
Vereadora Therezinha Heller (PPS) - secretária
Vereadora Tânia Marli Rodrigues (PTB).
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
27/04/2011 - Câmara de Esteio homenageia 45 anos da Apae

Na oportunidade, o presidente da Apae, Afonso Tochetto, recebeu dos vereadores uma palca alusiva aos 45 anos. Tochetto, que está deixando a presidência nesta semana, destacou que a Câmara de Vereadores sempre apoiou as iniciativas da Apae. Afonso também ressaltou que a entidade está realizando um projeto piloto que servirá para todo o estado, que consiste na participação dos alunos em todas as oficinas oferecidas pela Apae. "São oficinas desenvolvidas como culinária; lavanderia educativa; artesanato; fábrica de chocolates; fábrica de sabonetes; oficinas terapêuticas; projeto Cãoterapia, onde todos os alunos participam. Antes, cada aluno participava somente de uma oficina", informou. A cerimônia também contou com a apresentação do esquete "Coisas da vida", encenado pelo Grupo de Pais Mãos Criativas e pela coreografia do Grupo Cultural esperança de Viver. Durante o evento, o vereador Felipe Costella aproveitou para entregar uma cesta para o aluno da Apae, Sandro José Machado Fagundes, que completou 39 anos. Os professores também foram homenageados pelos vereadores. A pretora do Forum de Esteio, Uiara Castilho Reis, tabém participou da cerimônia.
A solenidade contou com a direção do presidente da Câmara Luiz Duarte (PTB) e a participação dos vereadores Harri Zanoni(PSB), Jane Battistello (PDT), José Sirlon Ribeiro (PMDB), Leonardo Dahmer (PT), Michele Pereira (PT), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS).
Mais fotos
28/04/2011 - Esteio quer mais escolas profissionalizantes
Mais fotos
28/04/2011 - Coordenador do Proesci visita Câmara de Vereadores de Esteio

O coordenador do Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania (Proesci), Carlos Roberto Santana, visitou na tarde de hoje (28), o presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Luiz Duarte(PTB). Na pauta esteve, entre outros assuntos, o lançamento do Território da Paz, no bairro Parque Primavera. O delegado aproveitou para explicar sobre o novo programa - o Proesci - , que foi criado nos moldes do Pronasci. " A diferença fundamental em relação ao Pronasci federal é a idade de foco dos programas. Enquanto o Pronasci volta-se às pessoas que tenham a partir de 24 anos, o Proesci dará maior atenção àquelas que tenham a partir de 12 anos", informa. O delegado ressalta que é por volta dessa idade que os jovens passam a ter acesso às drogas e outros tipos de crime. Santana explica, ainda, quando o crime é simplesmente combatido em uma determinada região, ele se reinstala tempos após a ação policial. "O programa busca, assim que combatido o crime na região, promover no local ações sociais e de lazer, para que estas possam tomar o lugar, impossibilitando o retorno do crime", disse. Duarte comemorou a instalação Território da Paz em Esteio com ações do Proesci e destacou que o movimento vai trazer grandes benefícios em termos de segurança, especialmente com a criação do policiamento comunitário, uma das metas do coordenador. "A comunidade vai voltar a confiar mais nos nossos policiais. Há muitos anos lutamos pelo resgate da segurança em diversos bairros do município", disse. Duarte aproveitou para fazer uma mapeamento dos principais bairros que precisam de medidas ostensivas com urgência.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
29/04/2011 - Comissão de Educação visita escola em construção no Novo Esteio
Mais fotos
02/05/2011 - Vereadores participam de sorteio de chaves no Residencial Renascer II
Na última sexta-feira (29/04), foi realizada a cerimônia de inauguração do Residencial Renascer II e entrega por sorteio das chaves dos 160 apartamentos. Estiveram presentes, o presidente da Câmara vereador Luiz Duarte (PTB), os vereadores Felipe Costella (PMDB) e Leonardo Dahmer (PT), as vereadoras Jane Battistello (PDT) e Michele Pereira (PT), além do prefeito Gilmar Rinaldi, o vice Fladimir Costella; o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal em exercício, Hélio Luiz Duranti, a Diretora da Kaufmann Construtora e Incorporações, Mara Kaufmann, e o secretario municipal de Habitação, Marcelo Kohbrausch Pereira. O empreendimento faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida, destinado a familias com renda total de zero a três salários mínimos. Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento, que ocorreu na rua São Borja, 258, bairro Santo José.
Na oportunidade o sueprintendente da Caixa falou sobre o empenho da secretaria de Habitação. “O intenso trabalho de todos os envolvidos teve um ótimo resultado, o momento é importante para os esteienses", ressaltou. Duarte destacou a concretização do projeto. “Esta é uma luta que iniciou com Lula, e que deve continuar com o próximo governo”. O secretário de Habitação salientou, para os futuros moradores, a importância de preservar o ambiente. "O apoio da Caixa Econômica Federal foi fundamental para que o projeto fosse desenvolvido", observou . O secretário também agradeceu à Câmara de Vereadores, que aprovou todos os projetos por unanimidade”.
Cada unidade habitacional é composta por dois dormitórios, sala, banheiro, cozinha com área de serviço conjugada, 44m², distribuídos em 10 blocos de quatro pavimentos, com 80 vagas de estacionamento não autônomas, guarita, salão de festas e playground. As famílias sorteadas só ocupam o espaço após a assinatura do contrato, que ocorre no dia 13 de maio. As moradias são oferecidas pelo programa do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação (SMHAB) e as famílias beneficiadas foram selecionadas pela Caixa Econômica Federal depois da análise de critérios sociais.
Por Audrey Lockmann - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
03/05/2011 - Transporte público: edital de licitação deve ser alterado pelo Executivo novamente

Mais fotos
05/05/2011 - Vereadores de Esteio aprovam R$ 84 mil em crédito especial
05/05/2011 - Esteio vai decidir se aumenta número de vagas na Câmara de Vereadores quarta-feira
05/05/2011 - Vereadora propõe a criação de um Banco Municipal de Leite Materno
A vereadora de Esteio, Jane Battistello (PDT) entrou com um anteprojeto, durante a sessão ordinário desta terça-feira (03), que trata sobre a criação de um Banco de Leite Materno. Segundo a vereadora, a intenção é oferecer aos recém-nascidos, cujas mães estão impossibilitadas de amamentar, a oportunidade de ter acesso ao leite materno.
“Devemos atender à necessidades dos recém-nascidos, principalmente dos prematuros desnutridos e lactentes com patologias que exijam o aleitamento natural”, argumentou. Além disso, Jane ainda reforçou a questão da conscientização da comunidade sobre a relevância da amamentação para reduzir a mortalidade infantil. O anteprojeto foi enviado ao Executivo e deve ser analisado. Se aprovado, volta à Câmara na forma de Projeto de Lei, para posterior apreciação do Plenário.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
06/05/2011 - Novo Esteio: vereadora chama atenção para a situação das ruas do bairro
Mais fotos
06/05/2011 - Senador Paim debate redução da jornada de trabalho em Esteio

O plenário da Câmara de Vereadores de Esteio foi palco de palestra sobre a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, proposta pelo senador Paulo Paim. O encontro ocorreu na manhã de hoje (6), com a presença do deputado estadual Nelson Luiz da Silva, o Nelsinho Metalúrgico, além do assessor superior do governo do Estado, Milton Viário, dos vereadores Leonardo Dahmer (PT) e Jane Battistello (PDT), assessoria do presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB) e integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Durante a atividade, Paim defendeu a necessidade de movimentação dos brasileiros para forçar a votação do projeto de lei 64/2003 no Senado. "A redução da jornada de trabalho é um dos instrumentos para a geração de novos postaos de trabalho. Somente com a mobilização de todos, este projeto será votado", explica. Para ele, não existem motivos ou argumentos contra a proposta, já que não haverá gastos para as empresas.
O senador também falou sobre outra bandeira que defende: a extinção do fator previdenciário. O projeto de Lei 3299/08, que estingue o fator do cálculo do valor que o aponsentado deve receber de benefício. A fórmula atual, segundo Paim, leva em conta o tempo de contribuição do trabalhador, sua idade e a expectativa de vida do brasileiro. Paim destacou, ainda, que a Previdência não está falida, como está sendo alardeado em todos os cantos do país. "Nossa previdência deveria ser modelo para o mundo", observa.
Durante o debate, com a presença de trabalhadores da Oi, Paim leu a carta do Sindicato dos Telefônicos do RS - Sinttel, dos trabalhadores terceirizados da Oi no RS, categoria que está em greve desde o final de abril, em busca de melhores condições de trabalho e salariais. "A greve é a única forma de fazer com que as revindicações da classe sejam ouvidas", garante. A carta à população será lida também no Senado na próxima sessão.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
Ações do documento