Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Esteio: Dúvidas sobre sorteio do Programa Minha Casa, Minha Vida são esclarecidas à comunidade

Esteio: Dúvidas sobre sorteio do Programa Minha Casa, Minha Vida são esclarecidas à comunidadeSorteio das chaves ocorre no dia 6 de julho, no Parque Primavera.

 
26/06/2013 - A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação se reuniu na tarde de ontem (25), com a Secretaria de Habitação, para esclarecer dúvidas sobre o processo de sorteio das chaves do Residencial Boqueirão, do Programa Minha Casa, Minha Vida, que será realizado no dia 06 de julho, no Centro de Convivência Território de Paz (Rua Orestes Pianta, 204, Parque Primavera), a partir das 14h.
 
Durante a reunião, com a presença dos vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT), Leonardo Dahmer (PT), Jaime da Rosa (PSB) e os vereadores Leonardo Pascoal(PP), Michele Pereira (PT) Jane Battistello (PDT), Beatriz Lopes (PT) e Felipe Costella (PMDB) e Rafael Figliero (PTB), a diretora da Secretaria Municipal de Habitação, Elaine Silveira, explicou que a prefeitura optou por não abrir novas inscrições, já que 1.570 pessoas aguardam contemplação desde 2009. "Sendo assim, participarão do sorteio somente os inscritos, na extinta Secretaria de Habitação, e que atendam alguns critérios", disse. A diretora destacou, ainda, que os inscritos, que não estão na lista e atendem todos os requisitos, devem procurar a Diretoria de Habitação, na Prefeitura de Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), até o dia 04 de julho, das 12h30min às 16h, levando a documentação que comprove inscrição.
 
Na oportunidade, os vereadores fizeram alguns questionamentos: o vereador Leonardo Pascoal pediu que a prefeitura divulgue mais efetivamente o processo. “Por falta de divulgação, muitos podem ficar fora do sorteio”, falou. Também o presidente da Comissão, Marcelo Kohlrausch, questionou o período curto de inclusão e comprovação das inscrições. Já vereador Harri Zanoni (PSB) sugeriu que a Assistência Social realize um trabalho de socialização, dentro dos condomínios. “Ninguém acompanha socialmente esse pessoas. Na minha concepção deveria ter no mínimo 3 anos de acompanhamento com os moradores para que haja uma adaptação e um entendimento do que é viver em conjunto”, disse.
 
Sobre a venda irregular dos imóveis, questionada pelo vereador Rafael Figliero, a diretora enfatizou que os imóveis não podem ser vendidos antes da quitação. “Temos denúncias de venda de imóveis, porém tais ações não tem valor nenhum perante à Caixa. O imóvel para famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil só pode ser comercializado – inclusive alugado – após dez anos da assinatura do contrato, salvo quando o proprietário quita de forma integral o valor, devolvendo o subsídio do governo, que chega a 90%”, explica.
 
O Residencial Boqueirão, voltado para famílias com renda de até três salários mínimos, beneficiará 360 famílias. Os apartamentos, com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, somam uma área de 43,11metros quadrados. Os candidatos devem estar em situações de risco, vulnerabilidade social com laudo social, aprovados pelo Conselho de Habitação e Saneamento Básico; portadores de deficiência física, já inscritos na condição de deficientes físicos; mães chefes de família e idosos acima de 60 anos. A lista geral dos contemplados pode ser acessada no link  http:// www.esteio.rs.gov.br/images/files/PLANILHAGERAL.pdf
Por Méurin Fassini.

27/05/2014 - Comissão de Saúde de Esteio se reúne com secretaria de Administração do Estado amanhã

Comissão de Saúde de Esteio se reúne com secretaria de Administração do Estado amanhã

 

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Esteio, integrada por Leonardo Pascoal(PP), Jaime da Rosa(PSB) e Michele Pereira(PT), reúne-se amanhã, dia 28, às 15 horas, com o secretário de Administração do Estado, Alessandro Barcellos. Na pauta está a situação do prédio localizado ao lado da Unidade de Saúde, no bairro Novo Esteio, cedido pelo município à corporação da Brigada Militar e que não está sendo utilizado. Conforme o vereador Pascoal, presidente da Comissão de Saúde, há um interesse por parte do posto do Novo Esteio, em utilizar o prédio para extensão de seus serviços. Segundo sub-comandante Eduardo Ribeiro, em reunião com a Comissão de Saúde, o prédio foi cedido via contrato de comodato, entretanto o documento já foi rescindido.

 

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156

Câmara de Vereadores ouve comunidade do Novo Esteio

Câmara de Vereadores ouve comunidade do Novo Esteio

 

26/06/2013 - Cerca de 200 moradores do Bairro Novo Esteio, que participaram ontem(25), à noite, no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, do "Câmara no seu bairro", pediram solução para questões de saúde, meio ambiente e segurança. Durante atividade, promovida pelo Legislativo, a comunidade reivindicou a fiscalização e a celeridade das obras de esgotamento sanitário, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac 1 e 2), realizadas pela Corsan. Segundo o representante da estatal, Abrão de Farias, a intenção é que seja inaugurada em outubro a primeira parte das obras de implantação do sistema, com a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) e três elevatórias, bem como os 130 quilômetros de redes e ligações. "A rede ficará pronta até final de setembro; a elevatória e as obras no Centro Comunitário, em agosto", disse.

Sobre a segurança, os moradores reclamaram de arrastões durante a Expointer; a falta de sinalização de algumas vias, a exemplo da rua Bartolomeu de Gusmão, esquina com a rua da Imprensa, devido ao grande número de acidentes, bem como solicitaram câmeras de videomonitoramento junto às escolas e creches. O atendimento no Hospital São Camilo e a morosidade da Central de Marcação de Consultas no agendamento de especialidades, e a falta de médicos, também estiveram entre as queixas dos moradores. O exemplo vem da moradora Lorena Nunes da Costa. Ela reclamou que foi mal atendida pelos profissionais da fundação é só melhorou depois de ser atendida por uma médica do Posto de Saúde do Novo Esteio. "Estava com a diabetes altíssima e os profissionais fizeram pouco caso", relatou. Também Oscar Oliveira, morador da rua Negrinho do Pastoreio, solicitou que a Comissão de Saúde da Câmara fiscalize os encaminhamentos das consultas junto à Central, já que está aguardando a especialidade desde 2009. Já a moradora Geni Schneider reclamou do lixão na Praça da Conceição. De acordo com o secretário de Obras, José Luiz da Silva, todos os pedidos serão encaminhados ao Executivo para análise.
 
O "Câmara no seu bairro" é uma iniciativa da Mesa Diretora, através dos vereadores Jaime da Rosa(PSB), Leonardo Dahmer(PT), Leonardo Pascoal (PP) e Michele Pereira(PT) e visa aproximar o Legislativo da comunidade. "É a oportunidade que o cidadão tem de apresentar suas reivindicações, bem como de acompanhar de perto o funcionamento do Legislativo. Mesmo com o clima de manifestações, a Câmara de Vereadores não se furtou em manter o serviço, que vai seguir outros bairros durante todo o ano", disse o presidente, Jaime da Rosa. Durante o evento, o Grupo de Teatro da Escola Luiza Fraga, apresentou uma esquete.
 
Na oportunidade, os vereadores aprovaram o projeto, de iniciativa do Executivo, concedendo o uso de área junto à rótula da rua Santa Maria, dentro da Associação do Novo Esteio, à Corsan. A concessão visa a implantação das elevatórias ELE-2 e ELE-7, que farão parte do Sistema de Esgotos Sanitários. A matéria sofreu emenda da Câmara de Vereadores, garantindo, como contrapartida da estatal, a realizar a revitalização do campo de futebol de areia localizado na área; custear a elaboração de um Plano de Prevenção e Combate a Incêndio, bem como adquirir os equipamentos para a implantação. A iniciativa é dos vereadores Jaime da Rosa(PSB), Harri Zanoni(PSB), Leonardo Pascoal(PP) e Marcelo Kohlrausch(PDT). Participaram também da sessão os vereadores Harri Zanoni (PSB), Beatriz Lopes(PT), Felipe Costella(PMDB) e Leonardo Dahmer(PT), Jane Battistello (PDT), Michele pereira (PT) e Rafael Figliero(PTB).
 
Confira os próximos bairros:
Bairro Olímpica: 25 de julho, às 19 horas, no Auditório da Igreja Manancial de Vitória (Rua Santana, 954)
Bairro Tamandaré: 20 de agosto, às 19 horas, na sede da Associação de Moradores (Rua Osmundo Reupert, 233)
Bairro Santo Inácio: 17 de setembro, às 19 horas, no Salão Paroquial da Igreja Santo Inácio de Loyola (Avenida Ernesto Dornelles, 695)

Mais fotos

Câmara de Vereadores ouve comunidade do Novo Esteio
Câmara de Vereadores ouve comunidade do Novo Esteio
Câmara de Vereadores ouve comunidade do Novo Esteio
Câmara de Vereadores ouve comunidade do Novo Esteio
Câmara de Vereadores ouve comunidade do Novo Esteio
Câmara de Vereadores ouve comunidade do Novo Esteio
Câmara de Vereadores ouve comunidade do Novo Esteio
Câmara de Vereadores ouve comunidade do Novo Esteio
Câmara de Vereadores ouve comunidade do Novo Esteio
Câmara de Vereadores ouve comunidade do Novo Esteio
Câmara de Vereadores ouve comunidade do Novo Esteio
Câmara de Vereadores ouve comunidade do Novo Esteio
Câmara de Vereadores ouve comunidade do Novo Esteio
Por Terezinha Bobsin.

28/05/2014 - Vereador sugere a instalação de bueiro inteligente em Esteio

Vereador sugere a instalação de bueiro inteligente em Esteio


O vereador Felipe Costella(PMDB), sugeriu durante a sessão de ontem(27), a instalação de um novo sistema de limpeza de bueiro em Esteio, através de anteprojeto de lei. O novo sistema sugerido é composto por um software e um filtro, instalados no interior dos bueiros e tem capacidade de armazenar 300 litros. O filtro age com uma peneira retendo os resíduos, deixando apenas a água passar.

  Além disso, segundo o vereador que buscou o exemplo de Caxias do Sul, o sistema contém um dispositivo que, na medida em que alcança 80% da capacidade,  avisa a central, para que as empresas responsáveis pela limpeza entrem em ação. "Isso impede que os bueiros fiquem obstruídos e, na hora das chuvas, agravem as enchentes  Acredito que esse sistema vai nos ajudar muito a combater os problemas de entupimento e redes assoriadas", destaca. O anteporjeto será encaminhado ainda nesta semana ao Executivo.

Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Vereador sugere a instalação de bueiro inteligente em Esteio

Vereador quer transparência na lista de espera das consultas médicas do SUS

Vereador quer transparência na lista de espera das consultas médicas do SUS


27/06/2013 - O vereador Marcelo Kohlrausch(PDT) quer transparência na lista de espera das consultas médicas do Sistema Único de Saúde - SUS. A sugestão foi apresentada na última terça-feira, 25 e aprovada pela Câmara de Vereadores. A medida, de acordo com o vereador, deve-se ao grande número de reclamações dos usuários sobre a demora para o atendimento das especialidades e exames. "Estamos diante da lei federal 12.527/2011 (Lei da Transparência de Acesso à Informação). A intenção é adequar, regrar e dar publicidade a listagem do SUS e seu ordenamento. Espero que a proposta seja aceita pelo Executivo", destaca. Kohlrausch reforça que com a listagem, o cidadão terá maior controle sobre o andamento do processo de consultas e exames e seu devido ordenamento. O anteprojeto de lei foi encaminhado ao Executivo para análise.


Por Terezinha Bobsin.

28/05/2014 - Esteio: sinal amarelo intermitente nos semáforos durante a madrugada foi aprovado

Esteio: sinal amarelo intermitente nos semáforos durante  a madrugada foi aprovado

A implementação do amarelo intermitente em todos os semáforos do município,entre às 23 horas e às 5 horas, teve aprovação unânime ontem, 27, da Câmara de Vereadores de Esteio. Segundo o vereador proponente, Harri Zanoni(PSB) a medida visa oferecer mais segurança aos motoristas, tanto evitando colisões, quanto no que diz respeito a segurança pessoal. "Os motoristas não serão mais alvos fáceis de assaltantes quando parados no sinal vermelho", explica.

Além disso, o vereador adverte que, mesmo com o sinal ainda vermelho durante a madruga, os condutores costumam cruzar o sinal, seja por impaciência, medo de abordagens criminosas ou por achar injustificável ficar parado em vias com pouco ou nenhum carro em circulação. "Ao ultrapassar o sinal vermelho, o condutor se sujeita a colisão com outro veículo que se desloca confiante sob o escudo do sinal verde, desenvolvendo a velocidade admitida para a via. No entanto, os cruzamentos com sinalização amarela intermitente impõem aproximações cuidadosas, nas quais os condutores de ambas as vias obrigam-se a conter a velocidade dos veículos, redobrando a atenção, sobretudo aquele que se desloca na via considerada secundária", destaca. A matéria segue para análise do Executivo.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Esteio: sinal amarelo intermitente nos semáforos durante  a madrugada foi aprovado

Vereadores participam do ato de assinatura de reforma da quadra esportiva da Dulce de Moraes

 Vereadores participam do ato de assinatura de reforma da quadra esportiva da Dulce de Moraes

 

01/07/2013 - A vereadora Michele Pereira(PT), que representou a Câmara de Vereadores, e o vereador Felipe Costella(PMDB), participaram do ato de assinatura da ordem de início da reforma da quadra poliesportiva da escola Dulce Moraes, na tarde de hoje(1º). A solenidade ocorreu na quadra a ser reformada e contou com a presença de alunos e professores.

De acordo com o projeto, a reforma reforma prevê a readequação do acesso principal à quadra, substituição do piso e readequação dos equipamentos esportivos e de telas. Serão investidos R$ 160.684,14 nas benfeitorias. O prazo de execução das obras, segundo o Executivo, é de 60 dias.

Mais fotos

 Vereadores participam do ato de assinatura de reforma da quadra esportiva da Dulce de Moraes
Por Terezinha Bobsin.

Câmara prepara homenagem ao Dia do Motorista

Cãmara prepara homenagem ao Dia do Motorista

01/07/2013 - Uma comissão composta por integrantes da secretaria da Câmara, bem como pela vereadora Michele Pereira(PT), reuniu-se hoje(1º) para dar início aos preparativos do ato solene, que vai homenagear os motoristas de Esteio. A homenagem será realizada no dia 30 julho, em ato solene.Serão agraciados profissionais motoristas que prestam serviço público no Município. Para o evento, de iniciativa da vereadora Michele Pereira, estão sendo programadas atrações artísticas e entrega de certificados. A resolução da Mesa Diretora para a realização da solenidade deve entrar em votação nos próximos dias.
Por Terezinha Bobsin.

Esteio deve instituir o projeto Vizinho Solidário

Esteio deve instituir o projeto Vizinho Solidário

 

01/07/2013 - Com a proposta de driblar a insegurança nas ruas de Esteio, o vereador Felipe Costella(PMDB), apresentou na última semana à Câmara de Vereadores, a sugestão de criar o Projeto Vizinho Solidário. A ideia é um vizinho cuidar do outro na prevenção e em situações de violência. A iniciativa do vereador, que vai ser encaminhada ao Executivo para análise, prevê urnas para denúncias anônimas direcionadas à Brigada Militar. "Como resultado, os bairros tornam-se mais seguros e são retomadas as relações entre vizinhos, que voltam a confraternizar e confiar uns nos outros", acredita o vereador.

A ação comunitária, para Costella, é a maneira mais efetiva de somar esforços e atingir o interesse comum. A mobilização comunitária já foi usada pelas Forças Armadas, na década de 90, quando um especialista em segurança cadastrou moradores das áreas vizinhas na fronteira do Brasil e Paraguai, e os ensinou a observar de maneira sigilosa a movimentação de barcos e veículos nas margens do Lago de Itaipu e comunicar à polícia.
Por Terezinha Bobsin.

Audiência Pública vai esclarecer legislação do Programa Jovem Cidadão

Audiência Pública vai esclarecer legislação do Programa Jovem Cidadão

      
02/07/2013 - O Ministério do Trabalho e Emprego realiza no dia 9 de julho, às 10 horas, na sede da Câmara de Vereadores de Esteio, audiência pública objetivando esclarecer sobre a legislação do Programa Jovem Aprendiz e definir os prazos para o cumprimento por parte das empresas. 
O programa, criado em 2000, é direcionado à jovens de 14 a 18 anos - com carga horária de quatro a seis horas diárias - e pretende estimular a atividade de aprendizagem, bem como contribuir com a evolução da força de trabalho no país. 
Para o chefe do setor de fiscalização do Trabalho do MTE, José Carlos Panatto Cardoso, muito além da obrigatoriedade, a legislação garante a uma parcela significativa dos jovens a necessária qualificação para acessar postos de trabalho, que demandam trabalhadores cada vez mais qualificados. "Para as empresas, a legislação garante a formação profissional de jovens que estabelecem vínculo diferenciado e comprometido com a cultura empresarial de quem os contrata", explica. 
De acordo com o vereador Felipe Costella(PMDB), que vem buscando informações sobre o programa para sua efetiva implementação no município, é preciso parceria com empresas que possam absorver os jovens do programa. "Visitei recentemente a Associação Reviver, em Canoas. A instituição beneficia crianças, adolescentes, jovens e adultos, desenvolvendo cursos para geração de trabalho e renda, através de parcerias com empresas da região. Certamente, os jovens esteienses que vivem em siutação de vulnerabilidade social, e suas famílias, seriam os maiores beneficiados", comenta. 
Os cursos, que são gratuitos, são oferecidos pelo Senac, Senai, Senar e Sescoop, que certificam a qualificação e a inserção no mercado de trabalho, além de escolas técnicas e entidades sem fins lucrativos cadastradas no Cadastro Nacional da Aprendizagem.
Por Terezinha Bobsin.

Protestos das ruas chegam à Câmara de Esteio

Protestos das ruas chegam à Câmara de Esteio


03/07/2013 - Cerca de dez integrantes do movimento Esteio Acordou participaram ontem(2), à noite, de forma pacífica, da sessão da Câmara de Vereadores. Na oportunidade, o representante do movimento, Alexandre Maluf, entregou ao presidente Jaime da Rosa (PSB) uma carta de reivindicações da comunidade, exigindo a revoção da Lei 5.607/12, que deu nova estrutura os cargos em comissão da administração municipal, e a revogação da lei 5.728/13, que alterou a lei 5.588/12, onde o município recebeu em doação uma área de terras atrás do Parque de Exposições Assis Brasil, no Loteamento Industrial da Bolognesi Empreendimentos, visando a abertura de rua para dar acesso ao local. "Não temos partidos. Nossas cores são o verde e o amarelo. Esteio precisa de médicos e de professores", disse Maluf. No documento, os manifestantes solicitam, ainda a redução dos cargos de confiança do Executivo; respostas imediatas de problemas relacionados à saúde, especialmente sobre a valorização dos médicos para que estes possam ser mantidos no município. O presidente da Câmara ressalta que vai agendar com o prefeito, Gilmar Rinaldi, para a entrega oficial do documento recebido pelo movimento ainda nesta semana.


Por Terezinha Bobsin.

Presidência: Servidores recebem vacina contra gripe H1N1

Os servidores da Câmara Municipal estão recebendo nesta segunda-feira, 22, a vacina para combater a gripe H1N1, no prédio do legislativo. A iniciativa é da presidente, Jane Battistello(SD). Uma equipe da Secretaria de Saúde está à disposição dos servidores durante toda a tarde. "Nossa intenção é contribuir com o bem-estar do servidor, que lida diariamente com o público", explica. 


Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Foto: Gustavo Santos reg prof MTb 14986

Presidência: Demandas da Câmara de Vereadores para o Executivo poderão ser feitas por meio eletrônico

A Câmara de Vereadores  deve passar a utilizar o meio eletrônico (e-mail) para encaminhar documentos aprovados em Plenário ao Executivo. A informação é da presidente, Jane Battistello(SD), que reuniu-se hoje(22), com o secretário de Administração, Uérveson Costa, com a chefe de gabinete do prefeito, Elise Müller,  e com a diretora geral, Dina Trovo, no prédio do Legislativo. A ideia, segundo a presidente, será uma parceria entre o Executivo e a Câmara, visando reduzir a utilização do papel para o trâmite de pedidos de informação, providências e requerimentos solicitados pelo vereador.  Conforme o secretário, a medida vai facilitar o trabalho e vai acelerar o processo de resposta aos questionamentos dos vereadores. "Vamos trocar o papel pelo eletrônico, o que vai melhorar a comunicação de meio", disse.  Uéverson Costa salienta que é um sistema de gestão de demandas, desenvolvido pela Pólis Informática, direcionado à pequenas demandas. 

Conforme Dina Trovo, será preciso, antes de iniciar o processo, realizar alguns ajustes jurídicos e técnicos para validar o processo. A chefe de gabinete da presidência, Adriani Lisley, que também se presente na reunião, sugeriu a possibilidade de incluir, futuramente, o envio de projetos do Executivo para o Legislativo no mesmo sistema.

Atualmente, os documentos aprovados em Plenário, especialmente pedidos de informação, providências e requerimentos,  são encaminhados ao Executivo, através de papéis timbrados e assinados pela presidência. 

 Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156


Presidência:Demandas da Câmara de Vereadores para o Executivo poderão ser feitas por meio eletrônico

Câmara de Esteio vai debater a situação do Hospital São Camilo amanhã

Câmara de Esteio vai debater a situação do Hospital São Camilo amanhã

 

04/07/2013 - A Câmara de Vereadores de Esteio vai se reunir amanhã, 25, às 14 horas, no gabinete do presidente, com a direção do Hospital São Camilo de Esteio. A intenção é tratar sobre a crise financeira e administrativa do hospital. A medida foi adotada hoje(19), pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal(PP) e Michele Pereira(PT),durante a reunião semanal da Mesa Diretora. Também foram convidados o prefeito, Gilmar Rinaldi; o secretário de Saúde, Jerônimo Paludo; o Conselho Municipal de Saúde e o Conselho Administrativo da fundação. De acordo com o presidente da Câmara, Jaime da Rosa, o objetivo principal é auxiliar a fundação. "Queremos saber como podemos auxiliar", disse. O hospital virou notícia na quarta-feira(17), quando os servidores revolveram paralisar e protestar sobre os problemas como falta de profissionais, falta de material de sutura, além do sucateamento da estrutura.

Por Terezinha Bobsin.

28/05/2014 - Ampliação da rede de drenagem na rua Soledade está em fase final

Ampliação da rede de drenagem na rua Soledade está em fase final
Presidente da Câmara acompanha a ação

O vereador Leonardo Dahmer(PT), presidente da Câmara de Vereadores, acompanhou nesta semana, a parte final da construção da rede de drenagem auxiliar na rua Soledade realizada pela Prefeitura Municipal. A ação é o resultado de reuniões anteriores dos moradores do local para cobrar solução para o problema dos alagamentos. Dahmer, que vem acompanhando o problema com a comunidade , esteve em abril no local, durante o anúncio de realização da ampliação da rede. "A Soledade, que tem desde o período de enchentes uma vala lateral da rua aberta pelos próprios moradores em função da falta de escoamento da água, agora terá uma rede de drenagem alternativa para aumentar a vazão da água. A obra vai ser realizada pela Secretaria de Obras em parceria com a Corsan. Hoje, já existe uma rede para escoar a água, mas não está sendo suficiente", disse. O representante da Corsan informou que também serão realizados reparos no asfalto da via, abertas pela empresa.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Câmara de Esteio deve criar Frente Parlamentar pelo barateamento da tarifas do transporte

Câmara de Esteio deve criar Frente Parlamentar pelo barateamento da tarifas do transporte

 

04/07/2013 - O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Dahmer (PT) e a vereadora Beatriz Lopes (PT), apresentaram ao Plenário na última terça-feira, 2, a proposta criando a Frente Parlamentar pelo Barateamento e Transparência das Tarifas do Transporte Público. A iniciativa pretende aprofundar o debate e apresentar propostas que garantam maior transparência na política tarifária do transporte coletivo de passageiros na cidade.

Como um dos proponentes da frente, o vereador Leonardo Dahmer, lembra que, os usuários do transporte coletivo são constituídos , em sua maioria, por pessoas de baixa renda. Para os vereadores, falta transparência na composição do cálculo tarifário. "O poder público não tem condições de auditar as planilhas, que são feitas pelas próprias empresas “O cidadão banca a passagem do transporte, que não é barato, sem ter uma qualificada prestação do serviço”, afirma. A ideia é acompanhar e articular ações com a frente parlamentar recém implementada pela Assembleia Legislativa. A adesão à frente, que é facultada a todos os vereadores, tem caráter temporário, até o término da atual legislatura.
Por Terezinha Bobsin.

Vereador entrega pedidos da comunidade à Secretaria de Segurança

Vereador entrega pedidos da comunidade à Secretaria de Segurança


04/07/2013 - O vereador Leonardo Pascoal (PP) entregou na tarde de hoje (04) uma lista com 18 demandas reivindicadas pela comunidade ao Secretário Municipal de Segurança, Mobilidade e Trânsito (SMSMU) Arno Leonhardt. As demandas envolvem, principalmente, redutores de velocidade e sinalização viária. Além disso, foi entregue um abaixo-assinado com cerca de cem assinaturas de moradores do Bairro Votorantin, solicitando a colocação de um quebra-molas no cruzamento entre a Rua Ayrton Senna e a Avenida Luiz Pasteur. Na ocasião, o vereador elogiou as ações da secretaria na área de segurança, mencionando o policiamento comunitário, recentemente implementado no Bairro Novo Esteio e o sistema de vídeo monitoramento do município. “Mas a gente tem muito a evoluir nas questões do trânsito”, disse. O Secretário explicou que há diversos pedidos semelhantes que chegam à secretaria, mas que a viabilidade depende de critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran): “Nós queremos responder esses pedidos, mas temos que justificar tecnicamente. Uma resolução do Contran de 2009 proibiu a utilização de tachas e tachões, aplicados transversalmente, que era uma outra alternativa possível, e à colocação de quebra-molas também existem regramentos”, disse complementando que a reinvindicação será analisada tecnicamente e respondida, bem como as demais anexadas, com parecer apontando a viabilidade ou não de sua execução. O presidente da Associação de Moradores do Bairro Votorantin, Paulo Renato dos Santos participou do encontro, além do Chefe de Equipe de Fiscalização, João Batista e o Diretor de Mobilidade e Trânsito, Eurico Siqueira.


Méurin Fassini.

Vereador visita Imaculado Coração de Maria

vereador visita Imaculado Coração de Maria


04/07/2013 - O vereador Leonardo Pascoal (PP) visitou ontem (3), o grupo Melhor idade da Paróquia Imaculado Coração de Maria, que está completando um ano de fundação. Na oportunidade, o vereador conheceu as dependências do local. “Todo mundo tem o que ensinar e aprender, independente da idade", destacou.

Mais fotos

vereador visita Imaculado Coração de Maria
Por Camila Bayer.

Auxiliares de inclusão pedem apoio da Comissão de Educação

Auxiliares de inclusão pedem apoio da Comissâo de Educação

 

04/07/2013 - Uma Comissão formada por Auxiliares de Inclusão e Auxiliares de Educação Infantil solicitaram a intervenção da presidente da Comissão de Educação, Beatriz Lopes (PT) após anúncio da perda dos 20% de insalubridade. Em reunião com a Secretária de Educação do município, Carla Mantay e o Consultor Jurídico Antenor Sato, ficou definido que um Projeto de Lei com a inclusão de gratificação de 20% será encaminhado à Câmara ainda esta semana para ser analisado. Conforme Sato, o laudo técnico está correto. “A norma regulamentadora 15, do Ministério do Trabalho, é bem clara e ela é que define o que é atividade insalubre”, explicou.

Por Méurin Fassini.

28/05/2014 - Projeto traz peça de teatro à Câmara de Vereadores

Projeto traz peça de teatro à Câmara de Vereadores

 

Pelo menos quatro escolas do município estiveram presentes na tarde de hoje (28) no plenário da Câmara, para assistir à peça de teatro intitulada “Muda Mundo”. A iniciativa faz parte de um projeto que leva o mesmo nome e consiste em propagar valores como ética, conscientização e respeito através de uma abordagem lúdica com as instituições de ensino. Gisele Longhi, responsável pela organização do evento, conta que a abordagem tem se estendido por diferentes partes do estado. “Até o momento percorremos 98 municípios com o projeto. Em Esteio realizamos esta parceria com a Secretaria de Educação e as escolas, no intuito de continuar disseminando esta cultura da conscientização”, explicou. Dentre as instituições de ensino que ocuparam o espaço estavam as escolas Pedacinho do Céu, Érico Veríssimo, Oswaldo Aranha e Bem-me-quer. A apresentação segue até amanhã, 29, durante todo o dia.

Por Aline Santos - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156

Ações do documento