Notícias
13/11/2014 - Inicia-se amanhã a Semana de Prevenção ao Diabetes

Mais fotos
13/11/2014 - Dia Mundial do Escotismo deverá ser comemorado na Câmara de Esteio
Mais fotos
13/11/2014 - Câmara de Vereadores questiona DNIT sobre paralisação das obras da BR 448 no acesso a Esteio

Mais fotos
Audiência pública acolhe sugestões para elaboração do Plano Municipal de Cultura
Mais fotos
17/11/2014 - Câmara de Esteio têm palestras e exposição sobre Semana de Prevenção ao Diabetes

Mais fotos
17/11/2014 - Alunos da Escola Coração de Maria visitam a Câmara Municipal
Mais fotos
17/11/2014 - Câmara realiza Ato Solene em homenagem ao dia da Consciência Negra amanhã
19/11/2014 - Esteio: Comissão de Finanças discute destino de área doada a empresa
19/11/2014 - Dia da Consciência Negra é marcado por solenidade na Câmara de Esteio

Mais fotos
19/11/2014 - Cronograma do Plano Diretor é pauta de reunião da Comissão de Urbanização
Enchentes: Vereadores participam de audiência na ALRS sobre construção de bacias de contenção
Obras para conter águas dos arroios Sapucaia e Guajuviras dependem de recursos; vereador defendeu obras para evitar enchentes causadas pela BR-448
12/06/2015 - Os vereadores Beatriz Lopes (PT), Leonardo Dahmer (PT) e Marcelo Kohlraush (PDT) estiveram presentes em audiência pública solicitada pelo vereador Leonardo Pascoal PP), também presente no evento, junto ao deputado estadual Marcel van Hattem (PP), membro da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, para tratar de construção de bacia de contenção do arroios Guajuviras e Sapucaia, com a intenção de minimizar as enchentes em Esteio e Canoas. O encontro foi realizado em Porto Alegre, na sede da Assembleia.
A obra de contenção, quando finalizada, teria a capacidade de reter 1,3 milhão de metros cúbicos de águas. As bacias seriam construídas em uma área de 64 hectares, em Canoas, já que Esteio não disponibiliza de área suficiente para abrigá-las. Além disso, obra vem sendo apontada como necessária desde 2006, quando foi feito estudo do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (IPH). Conforme explicou, durante a audiência, o representante da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Jayme Ricardo Keunecke, o valor necessário para a realização dos trabalhos seria de R$ 258 milhões. O projeto já foi entregue ao Ministério das Cidades, porém, até o momento, não foi dada a autorização de liberação de recursos. Em suas falas, todos os vereadores presentes defenderam uma união suprapartidária para trazer recursos às obras.
Marcelo Kohlrausch (PDT), em seu pronunciamento, questionou o fato de que, originalmente, eram previstos que 25 mil metros cúbicos de água do arroio Esteio seriam armazenadas pelas bacias. No entanto, em projeto apresentado agora, não é mais prevista a retenção de águas deste córrego em específico, segundo o parlamentar. O vereador ainda questionou o fato de que, no projeto de construção da BR-448, estavam previstas a construção de diques auxiliares para que a rodovia não causasse enchentes. "Tem um estudo hidrológico realizado pelo próprio Dnit sobre o sistema de proteção para enchentes que aponta a necessidade de construção de dois diques auxiliares após a BR-116 e duas casas de bombas junto a BR 448", afirmou Marcelo. Sobre a execução de um outro estudo para evitar cheias apontado pelo representante da Metroplan, Jayme Keunecke, Marcelo Kohlrausch declarou ser desnecessário, pois segundo ele, esta análise já foi feita para a construção da rodovia.
Ao final, o deputado Marcel van Hattem sugeriu que a ata da audiência fosse levada para bancada gaúcha no Congresso Nacional e enviada aos Ministérios das Cidades e Integração Nacional, cobrando uma posição oficial dos órgãos sobre a liberação dos recursos. Caso as pastas não respondam, ou mediante uma resposta negativa, o parlamentar defendeu que uma comitiva, liderada por deputados, fosse a Brasília na sede dos ministérios. Pascoal também sugeriu que o documento fosse enviado ao Ministério do Planejamento, o que foi apoiado por Van Hattem.
O presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, Nelsinho Metalúrgico (PT), concordou com a iniciativa e também sugeriu que ata fosse enviada ao Departamento Nacional de Infraestrututa Terrestre (DNIT).
Por Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 14986
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTB 7156
19/11/2014 - Exposição “Consumo Consciente"

20/11/2014 - Presidente da Câmara participa da cerimônia de 10 anos do PIIS
21/11/2014 - Estudantes assumem Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio

Estudantes das escolas municipais e estaduais tomaram posse sexta-feira, no Plenário da Câmara de Vereadores no projeto “Prefeito, Vice e Vereador por um ano”. Na oportunidade, estiveram presentes diversas autoridades, entre elas, o presidente da Câmara, vereador Leonardo Dahmer (PT), os vereadores Jane Battistello (SDD), Leonardo Pascoal (PP), Michele Pereira (PT) e Rafael Figliero (PTB), o prefeito em exercício, Fladimir Costella, a diretora da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEE), Silvia Heissler e a ex-vereadora proponente do projeto, Rute Viegas Pereira.
Também o prefeito em exercício, Fladimir Costella ressaltou a possibilidade dos alunos conhecerem a diferença dos poderes, suas funções e sugeriu que os eleitos pudessem participar ativamente em, pelo menos um dia, da administração da prefeitura e da Câmara de Vereadores. "Quem sabe pudéssemos alterar a lei e criar mais um dia de espaço para que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer de perto dia-a-dia da agenda do prefeito e, na Câmara, durante um dia de sessão e reuniões das Comissões Permanentes", defendeu.
O aluno eleito presidente da Câmara, Luan Benites da Rosa, da Escola Oswaldo Aranha, conduziu a cerimônia deu posse aos vereadores e ao prefeito e vice-prefeita, Raphael Ramos e Eduarda Barth Cordova, ambos da Escola Oswaldo Aranha. “Espero aprender muito e que possa ajudar a melhorar ainda mais a cidade de Esteio. É uma grande oportunidade, onde vamos aprender muito”,destacou, agradecendo o incentivo da escola e familiares.
O prefeito e vice eleitos também reafirmaram a importância do projeto e da participação dos estudantes no processo de conhecimento dos poderes instituídos.
O projeto é também de iniciativa do ex-vereador Sérgio Daixt e da ex-vereadora Jane Krahe, tem o objetivo de instruir os alunos, quanto as diferentes instâncias de poder, o significado da representatividade, bem como ter uma visão geral da gestão da cidade, despertando a consciência democrática e constituindo a cidadania crítica e participativa dos alunos.
Confira os estudantes eleitos:
Prefeito - Raphael Ramos (Escola Oswaldo Aranha)
Vice-prefeita - Eduarda Barth Cordova (Escola Oswaldo Aranha)
Vereador (Presidente da Câmara) - Luan Benites da Rosa (Escola Oswaldo Aranha)
Vereadora – 1ª secretária - Maria Eduarda dos Reis Teixeira (Escola Santo Inácio)
Vereadora – 2ª secretária - Thalia Domingues Holz (Escola Flôres da Cunha)
Vereador - Vitor Adriel Valentin de Alencar (Escola Camilo Alves)
Vereadora - Manuella Neres Xavier (Escola Vitorina Fabre)
Vereadora - Natalia Lima Nogueira (Escola Sto. Antonio Mª. Claret)
Vereadora - Bianca Alves Aurich (Escola Ezequiel Nunes)
Vereadora - Keyla Kauany Gladis Machado (Escola Alberto Pasqualini)
Vereador - Luis Gustavo Vasconcelos da Silva (Escola João XXIII)
Vereadora - Milene Gonçalves Silveira (Escola Clodovino Soares)
Mais fotos
27/11/2014 - Anteprojeto sugere afastamento de servidor para cadastro de doação de medula óssea

O vereador Leonardo Pascoal (PP) sugeriu, através de alteração na Lei 5231/11 que criou o Estatuto do Servidor, para que o funcionário possa se afastar para realizar o cadastramento de doação de medula óssea, sem prejuízo no salário. A matéria, apresentada em forma de anteprojeto, foi aprovada na sessão de terça-feira(25). Durante a defesa do anteprojeto, Pascoal destacou a importância da doação de medula para salvar vidas."A ideia é que conceder a permissão para que os servidores possam se ausentar do trabalho para realizar seu cadastramento como doador de medula óssea, vinculado ao Registro Nacional de Doadores de Medula óssea (REDOME), conforme comprovação. São feitas campanhas para que as pessoas dispostas a doar se cadastrem nos hemocentros. Quanto mais doadores houver, mais chances os pacientes em tratamento têm de conseguirem a cura", disse, salientando que vai aguardar a sensibilidade do Executivo em encaminhar a sugestão em forma de projeto de lei.
Por Aline Santos - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
27/11/2014 - Relatório de Gestão Municipal de saúde é debatido na audiência pública da Comissão de Saúde
Questionada, Macedo explicou ainda sobre a lista de espera para marcação de exames e consultas e a reformulação na central de marcações. "Existem duas listas de espera: uma prioridade e a normal. Mas acaba sendo atendido último da normal e da prioridade ainda está em andamento, devido a falta de médico para fazer as avaliações e a regulação. Para sanar o problema, já estamos nomeando um médico para atender esta demanda", explica. Com estas alterações, a secretária pretende que sejam resolvidas questões da fila de espera, bem como a duplicidade de registros de pacientes. "Serão revisadas todas as pastas", alegou.
A secretária relatou, também, que duas especialidades - otorrinolaringologia e urologia - estão sendo pactuadas junto ao Estado para o Hospital São Camilo, tornando-o referência regional. “Como os médicos estão disponíveis, estamos pactuando em nível regional para que seja estendido a outros municípios. Com a medida, o hospital passa a receber o repasse de recursos destas cidades”, explicou.
Leonardo Pascoal, lembrou do incentivo dos exames de próstata, através da campanha “Novembro Azul”, porém, recebeu reclamações de um paciente que, estava com um encaminhamento desde o mês de maio para fazer um procedimento, e até hoje não foi chamado. “A pessoa acaba desmotivada, pois na televisão, no rádio e em vários lugares vemos propagandas do Novembro Azul e o incentivo de procurar e fazer os exames, e quando chega lá, não consegue realizar o procedimento”, comentou o vereador. A secretária explicou que, recentemente conseguiram ampliar o número de biopsias de mama e de próstata e, entre novembro e dezembro, haverá um mutirão de exames clínicos.
Já o vereador Jaime, questionou em relação aos moradores que precisam deslocar-se até o outro lado da cidade para consultar ou realizar exames, problema levantado em outra reunião com a secretaria de Saúde. A secretária informou que até janeiro ou fevereiro, mais um ponto de coleta será instalado no centro da cidade, para facilitar o acesso à estas pessoas. Para acelerar, segundo Macedo, a intenção nos próximos meses é que o paciente consulte em uma unidade básica de saúde – UBS – e saia de lá com o exame autorizado para laboratório, com resultados online direto para a UBS.
A vereadora Michele Pereira destacou que tem recebido reclamação da UBS Planalto sobre as retiradas das fichas para atendimento, que são distribuídas por região e um número muito restrito. "Caso o médico da região entre de férias, o paciente terá que aguardar o retorno. A secretária explicou que já está sabendo do problema e que medidas estão sendo tomadas para melhorar a situação. "Além dos médicos por região, agora, na sexta-feira, tem mais um médico que atende qualquer paciente. Também foi aberto processo seletivo para contratar mais um médico e um enfermeiro, porém, a demanda é muito grande, e precisa ser implantada ainda, mais uma equipe de saúde da família nesse local, além das três que já possui", alegou.
A vereadora também questionou sobre as academias de saúde, que teriam que estar com as obras concluídas até dezembro. Sobre o problema, a secretária explicou que esteve em Brasília para tratar sobre o recurso para as academias e para a UPA. “Conseguimos adiar o prazo das obras para nove meses, pois o atraso se de devido às chuvas', concluiu.
27/11/2014 - Audiência pública debate orçamento de 2015

O orçamento de 2015, que tem previsão de R$ 234 milhões, foi tema de audiência pública na nesta terça-feira, 25, na Câmara de Vereadores de Esteio. O encontro, organizado pela Comissão de Finanças e Orçamento, aconteceu na Sala de Sessões Luis Alécio Frainer e contou com a participação dos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Jaime da Rosa (PSB) e Felipe Costella (PMDB) e Michele Pereira (PT). Na ocasião representantes das entidades ONG Grupo dos amigos e tratadores de Animais - Gata; a Liga Feminina de Combate ao Câncer e Corpo de Bombeiros, puderam conhecer o direcionamento de recursos do ano que vem. Conforme a proposta, estão destinadas às entidades recursos como, por exemplo para a Liga, R$ 70 mil; para a Associação de Deficientes visuais de Canoas (Adevic), que atende pacientes de Esteio, R$ 35.750,00; R$ 230 mil para o Funrebom e R$ 152 mil para o controle e castração de animais de rua.
De acordo com o presidente da Comissão, Jaime da Rosa , o projeto pode receber emendas parlamentares até o dia 2 de dezembro. A previsão é que a matéria seja apreciada na sessão de 9 de dezembro.
As projeções para as secretarias com maior volume de recursos são as de Educação, no valor de mais de R$ 63 milhões; Saúde com R$ 41 milhões; Obras R$ 31 milhões e Habitação R$ 19 milhões. O orçamento deste ano está estimado em R$ 203.513.717,00. O projeto na íntegra pode ser acessado no site da Câmara de Vereadores, no link Legislação - Orçamento 2015.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
27/11/2014 - Comissão de Educação recebe demandas da comunidade
A Comissão de Educação, constituída pelos vereadores Beatriz Lopes (PT), Rafael Figliero (PTB) e Jane Battistello (SDD) recebeu na na última terça-feira (25), a visita de duas moradoras que trouxeram demandas aos parlamentares. A moradora Fabiane Melgarecho a relatou que filha de 10 anos possui quadro de autismo e atualmente estuda na escola Luiza Fraga. “Gostaria que minha filha tivesse apoio de uma monitora em sala de aula. Ela não tem maiores problemas de aprendizagem, entretanto, em certos momentos, necessita de um reforço. O que a escola ofereceu foi uma monitora que auxiliasse minha filha e outra criança com síndrome de down, mas como as deficiências são diferentes, aleguei que o atendimento seria mais difícil”, disse.
Já o outro caso envolvia Denise Silveira, mãe de duas crianças que utilizam a rede municipal de educação infantil. Segundo a moradora, após uma transferência de seu filho, matriculado na escola Sestilia Ana Toniollo, não conseguiu mais vaga na rede municipal e conveniadas. “Preciso matricula meus filhos e regularizar esta situação, pois trabalho”, desabafou. A ideia, segundo a presidente da Comissão, Beatriz Lopes, é agendar uma reunião com a Secretaria de Educação para resolver as duas situações.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
27/11/2014 - Câmara de Esteio lembra Dia Nacional dos Ostomizados
A Câmara de Vereadores de Esteio lembrou nesta terça-feira, 25, o Dia Nacional dos Ostomizados, comemorado anualmente em 1 6 de novembro. A iniciativa é dos vereadores Jaime da Rosa (PSB) e Leonardo Pascoal (PP), que encaminharam, com apoio do Plenário, uma moção de parabenização à Associação de Estomizados de Esteio (AEE), pela organização do Seminário Municipal em Atenção à Pessoa Estomizada e com Incontinência Urinária, realizado no auditório da ACISE no dia 13 de novembro. “A intenção é registrar o reconhecimento pela belíssima iniciativa da AEE, disseminando informações sobre um problema que atinge milhares de pessoas em nosso país”, explicaram os vereadores.
Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
27/11/2014 - Câmara de Esteio aprova Projeto que institui Jubilamento aos servidores públicos
Foi aprovado na sessão da última semana o Projeto de Resolução de autoria da vereadora Beatriz Lopes (PT), que institui o prêmio de Jubilamento aos servidores efetivos do quadro funcional da Câmara de Esteio. O documento prevê homenagear os funcionários pelo trabalho prestado, concedendo aos mesmos uma singela retribuição e valorização pelo tempo laboral exercido.
Conforme o Projeto, os servidores que completarem 10, 15 e 20 anos receberão um diploma de Honra ao Mérito, sendo que os colaboradores com 25 anos ganharão uma placa de Honra ao Mérito na cor bronze e os funcionários que fecharem 30 anos de contribuição terão direito a uma placa de cor prata. Ao colaborador que se aposentar, será entregue a placa ouro.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
Ações do documento