Notícias
Reunião vai debater ações preventivas contra enchentes
Foco é a várzea do Rio dos Sinos, localizada atrás do Parque Assis Brasil
15/10/2014 - Participação nas reuniões do Conselho do Plano Diretor é discutida Câmara

Mais fotos
Instalação de usina de resíduos sólidos é tema de debate hoje na Câmara
13/11/2013 - O projeto de iniciativa do Executivo que pretende a instalação de uma usina de reaproveitamento de resíduos sólidos (restos de obras e podas de árvores) e a concessão de uso de uma área pública no Novo Esteio será de reunião na Câmara de Vereadores na tarde de hoje(13), a partir das 18 horas.
Por Terezinha Bobsin.
13/11/2013 - DNIT nega que obra da BR 448 seja responsável pelas últimas enchentes
Uma comitiva, formada por moradores, DNIT e vereadores, vai visitar o local na próxima semana
Mais fotos
20/10/2014 - Anteprojeto institui Corrida de Prevenção ao Diabetes em Esteio
Mais fotos
Esteio devolver R$ 453 mil destinado ao Programa PROTEJO à União
13/11/2013 - A Comissão de Finanças e Orçamento composta pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal (PP) e Felipe Costella (PMDB), se reuniu esta tarde (12) com a Secretária Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Alice Ritter para esclarecimentos sobre o Projeto de Lei que trata da devolução de recursos do Programa de Proteção a Jovens em Território de Vulnerabilidade (PROTEJO), que está tramitando na Câmara de Vereadores.
21/10/2014 - Esteio: Estudantes elegem Prefeito, Vice e Vereador por um Ano
Mais fotos
Plano Municipal de Educação vai ser votado na próxima terça-feira, 16
Comissão de Educação ouviu comunidade em audiência pública na noite de ontem(11), na casa de Cultura. O documento precisa ser sancionado até 24 de junho
Conforme a diretora da escola para surdos Padre Réus, Luciméia Gall Konig, no plano faltou inclusão clara da cultura afro-brasileira e africana, de acordo com a lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história destas culturas e ressaltou a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Para vereador Leonardo Pascoal, representante da Câmara nas discussões, a questão será analisada, mas acredita que o tema está previsto no Plano, através da meta sete, que garante a implementação das diretrizes de educação básica e a base nacional comum dos curriculos.
A comunidade escolar aproveitou para reclamar sobre a redução da carga horária das crianças nas creches conveniadas com o município. O morador, Diego Antunes, disse que a medida afetou significativamente a situação financeira da família. "Minha esposa precisou reduzir também sua carga de trabalho e, com isso, perdemos parte do salário", disse. Conforme a presidente conselho, Elaine Teixeira todas as denúncias e sugestões precisam chegar ao conselho. "Caso o problema não seja resolvido, mas acredito que seja, o conselho encaminha ao Ministério Público", disse.
Segundo a diretora Silvia Heissler, as escolas estão sendo reorganizadas para atender atender todos as demandas. Conforme Silvia, as alterações estão sendo realizadas visando acolher o que determina a Lei 12.796, sancionada pelo governo federal, que obriga a oferta de vagas para crianças a partir de 4 anos, que a partir de 2016 deverão ser matriculadas na educação básica. A nova lei estabelece, ainda, que a educação infantil - que contemplará crianças de quatro e cinco anos na pré-escola - seja organizada com carga horária mínima anual de 800 horas, distribuída por no mínimo 200 dias letivos. O atendimento ao estudante deve ser, no mínimo, de quatro horas diárias para o turno parcial e de sete para a jornada integral, medida que já valia para os ensinos fundamental e médio. "A Secretaria de Educação vai executar o que foi apontado no plano", destacou.
O Plano Municipal de Educação, aprovado durante a Conferência Final do Plano Municipal de Educação (PME), tem vigência de 10 anos e atende ao Plano Nacional de Educação, sancionado em junho de 2014 pela presidente Dilma Rousseff, transformado na Lei 13.005. Ele define que as cidades têm até um ano para sancionar seus planos municipais de educação
Por Terezinha Bobsin
Alteração de horários da Linha 7 gera reclamação da comunidade
14/11/2013 - Usuários da Linha 7, operada pelo Consórcio TEU, estão descontentes com a redução da tabela de horários, que passou de 41 para quatro diários. Desde agosto, os coletivos que fazem o trajeto circulam apenas nos horários: 6h05min, 6h50min, 16h50min e 17h30min. A reclamação chegou até a Câmara de Vereadores que reuniu-se na tarde de ontem(13), com o diretor de Trânsito, Eurico Siqueira e com o representante do Consórcio, Delmi Counet. Os vereadores Leonardo Pascoal(PP), Marcelo Kohlrausch(PDT) e o presidente Jaime da Rosa(PSB), questionaram o decreto emitido pelo Executivo nº 4.897, em junho deste ano. "Vários vereadores receberam a mesma reclamação e em agosto entramos com um pedido para que a alteração fosse reavaliada, mas não obtivemos resposta", disse Pascoal. Além disso, sábado e domingo, conforme os moradores, não tem ônibus. "O último horário é 17h30min. São horários complicados para a comunidade", questionou Pascoal. Segundo o diretor, a Linha 7 tem a cobertura grande de outras linhas e a alteração foi aprovada pelo conselho Municipal de Trânsito. Através de um abaixo-assinado, os moradores estão reivindicando que tenham mais horários após às 18 horas. O presidente da Comissão de Urbanização, Trânsito e Habitação, Marcelo Kohlrausch, vai encaminhar um documento ao Conselho Municipal de Trânsito, com a solicitação dos moradores, para que a entidade estude a possibilidade de retornar alguns horários à linha. O itinerário da linha 7: Sai do terminal, rua Papa paulo VI, Maracanã esquina, Maracanã, Arlindo Baierle, Aristides R.ferreira, Avnida rio Branco, Lobo da Costa, Agostinho C.Borba, Monteiro Lobato, Rua Silva Jardim, Ascendino Alves da Silva, Lobo da Costa, rua Padre Anchieta, Monteiro Lobato, BR 116, Viaduto padre Felipe, avenida Presidente Vargas, Hener de Souza Nunes, Dom Pedro, Fernando Ferrari, Padre Felipe, Celine Kroeff, Anchieta, Monteiro Lobato, retorna Monteiro Lobato, Aristides r.Ferreira, Arlindo Baierle, Maracanã, Papa Paulo VI e terminal.
Por Terezinha Bobsin.
Moradores do Novo Esteio não querem usina de reciclagem no bairro
Projeto do Executivo ficará em tramitação na Câmara até que todas as alternativas sejam analisadas
Dia da Consciência Negra é marcado por solenidade na Câmara de Esteio
20/11/2013 - A morte do Zumbi dos Palmares foi lembrada na noite de ontem(19), em ato solene na Câmara de Vereadores de Esteio, realizado em parceria com o Executivo. Além de apresentações artísticas, os participantes da cerimônia puderam acompanhar a entrega de honrarias a 21 personalidades negras da comunidade escolar. Neste ano, a homenageada especial foi a professora falecida em 2008, Audelina Pires da Costa, que deu nome ao Troféu Personalidade Negra, criado pelo artista Silvio Fogaça. Na oportunidade, o vice-presidente da Câmara, Leonardo Dahmer(PT), destacou que a Semana da Consciência Negra faz parte do calendário de eventos - com verba pópria para as atividades e afirmou a importância da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio."É preciso impulsionar tudo aquilo que ainda precisa ser conquistado", disse, referindo-se a representação negra na Câmara de Vereadores.
Mais fotos
Liga de Futebol de Campo é homenageada pela Câmara de Esteio
20/11/2013 - A Liga Esteiense de Futebol de Campo e os finalistas do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de 2013 foram homenageados pela Câmara de Vereadores na noite de ontem (19). A proposta foi de iniciativa do vereador Marcelo Kohlrausch(PDT). Em seu pronunciamento, Kohlrausch falou que a cada ano que passa a comunidade esportiva aguarda a recuperação dos campos de futebol. "Por isso o trabalho da liga merece ainda mais o nosso apoio e homenagem, pois não há contrapartida do poder público que retribua o grande esforço dos clubes, atletas e da própria instituição", destaca. Além dos clubes, a diretoria executivo da Liga e os parceiros também receberam uma honraria. Já a homenagem especial foi dedicada ao ex-presidente da Liga, Jorge Valdir dos Santos, entregue pela vereadora Jane Battistello.
Mais fotos
21/10/2014 - Inaugurado Centro de Referência para moradores de rua
Brigada Militar de Esteio quer construír novo prédio
22/10/2014 - Modernização tributária é tema de reunião na Comissão de Finanças

Sugerida a criação do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia
21/11/2013 - A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na noite de ontem(19), a proposta, através de anteprojeto de lei, que dispõe sobre o desenvolvimento científico e tecnológico em Esteio. A matéria, de iniciativa do vereador Leonardo Pascoal(PP), cria o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e o Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia. A ideia é garantir o desenvolvimento do município, através da produção científica e métodos inovadores, aliados a tecnologia, capazes de promover soluções modernas e eficazes, que possam melhorar a qualidade de vida da comunidade. "É importante o papel desempenhado pela ciência, tecnoligia e inovação no processo de crescimento das cidades, melhorando a capacidade de produção, deixando-a mais eficaz e evoluindo a cada estudo tecnológico e científico", explica.
Comissão de Saúde discute transporte escolar
21/11/2013 - Com o objetivo de discutir o transporte escolar porta a porta para alunos com necessidades especiais, a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, composta pelos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Michele Pereira (PT) e Harri Zanoni (PSB), realizou na tarde de terça-feira (19) reunião com representantes da APAE, Secretaria Municipal de Assistência Social, representantes da Associação de Transportadores Escolares. Segundo a diretora da APAE Tatiana Tanara, muitos alunos estão sem o transporte, desde que a instituição não teve mais recursos para manter a kombi que fazia a condução.
22/10/2014 - Câmara de Esteio homenageia professores

Mais fotos
Vereadores de Esteio conhecem programa de Bombeiro Voluntário de Dois Irmãos
22/11/2013 - Os Vereadores Leonardo Pascoal (PP) e Marcelo Kohlrausch (PDT) visitaram na tarde de ontem(21) o corpo de Bombeiros de Dois Irmãos. A ideia foi de conhecer a instituição e buscar exemplos de programas desenvolvidos na cidade, a exemplo do bombeiro voluntário. Durante a visita, os vereadores foram recebidos pelo Tenente Edson Luis Maicá Severo e pelo vice – prefeito e bombeiro voluntário, Jerri Meneghetti (PP). Eles explicaram que o Corpo de Bombeiros Voluntários de Dois Irmãos foi criado em 1998 pela comunidade local e a sociedade civil, com objetivo de criar um plano de auxílio mútuo às ocorrências que até então eram atendidas pelo Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo.
Mais fotos
Avenida de Esteio terá nome de empresário
22/11/2013 - A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na última terça-feira, 19, o projeto nomeando a avenida que liga a Independência e o Loteamento Industrial de "Avenida Cezar Antônio Bettanin", empresário fundador do Complexo Bettanin, falecido, recentemente. Nas oportunidade, com a presença dos familiares do empresário, o vereador Marcelo Kohlrausch(PDT), apresentou um breve histório sobre a vida e a obra do empresário."A homenagem é justa devido ao espírito empreendedor", disse o vereador.
Mais fotos
Ações do documento