Notícias
16/08/2011 - Portadores de doenças crônicas poderão ter carteira de passe livre em Esteio

As pessoas portadoras de doenças crônicas como insuficiência renal, soro positivo, hemofilia, câncer, além de esclerose múltipla, transplantados, hansenianos, ostomizados e portadores de mucoviscidade poderão receber o benefício do passe livre em Esteio. A ideia do vereador Harri Zanoni (PSB) é incluir na lei 4.407/07,que dispõe sobre o benefício da gratuidade no sistema de transporte público e de circulação na cidade, este segmento da comunidade, assim como já existe para os portadores de deficiência física, mental e auditiva.
Por Sâmela Lauz – estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
17/08/2011 - Câmara de Esteio comemora os dez anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Para lembrar a data, 45 pessoas ligadas à paróquia e que auxiliaram na construção do prédio receberam uma distinção da Câmara de Vereadores. A vereadora Therezinha Heller aproveitou para destacar a história da transformação de capela para paróquia, "A comunidade sempre trabalhou, apesar das dificuldades, para que este dia chegasse. Hoje se comemora uma década deste evento com muita alegria. Sentimo-nos orgulhosos pela conquista", afima. Uma mostra fotográfica com a história da paróquia vai ficar em exposição no saguão da Câmara de Vereadores até sexta-feira (19).
A história:
Padre Guido Klein, com auxílio da Mitra, adquiriu o terreno e reunido com o mesmo grupo escolheu o nome da Padroeira da Capela. O croqui foi elaborado pelo construtor Luiz, que rascunhou um projeto. Em 19 de junho de 1983 iniciaram-se as obras. O grupo voluntário cavou os valos nos finais de semana e pagou um pedreiro para preparar as madeiras para as vigas e depois parte das paredes. No dia 12 de outubro do mesmo ano, houve a primeira festa da Padroeira, com procissão, missa festiva e churrasco ao meio-dia. Tudo era muito precário: as churrasqueiras eram valas abertas no chão, o piso do salão era só terra e brita. Foram 500 convites, mas almoçaram mais de oitocentas pessoas que se acomodaram até no espaço do gramado no qual hoje está a igreja. Uma rampa e uma marquise foram construídas após a festa.
As obras da igreja levaram muitos anos para serem concluídas. No salãozinho da Capela, eram rezadas missas e quando chovia, o altar precisava sofrer constantes mudanças, devido às goteiras do telhado. A comunidade continuou trabalhando, mesmo com dificuldades. Padre Guido pediu auxílio para a Alemanha, entretanto, somente parte do dinheiro pode ser usado por ter sido depositado no Banco Sulbrasileiro, que faliu, paralisando as obras. Então, o Sr. Orestes Pianta fez uma proposta de financiamento sem juros, em que os pagamentos podiam ser pagos pelas promoções, dando continuidade à construção.
Durante uma festa, em 12 de outubro de 1993, o Sr Orestes sofreu um infarto e entrou em óbito. Seu irmão, Valdomiro Pianta, continuou sua proposta e a igreja foi construída. A inauguração foi em 12 de outubro de 1995. Houve muita festa e alegria! O diretor espiritual era o Pe. Raymundo Waysmann, jesuíta de 81 anos. Ele assumiu como auxiliar do Pe.Guido, para que a comunidade recebesse maior atenção. Pe. Raymundo realizava missas para jovens, adultos e para crianças, além de visitar as famílias. Incentivou todos os movimentos pastorais: ONDA, CLJ, Grupo de Oração, de Terço, Apostolado da Oração, capelinhas, Catequese de 1ª Comunhão e Crisma, Liturgia e Missão Popular.
No dia 19 de agosto de 2001, Dom Dadeus Grings instituiu a Paróquia Nossa Senhora Aparecida com a bênção e posse do primeiro pároco, o padre Ivo João Ulinoski. Numa reunião do Conselho Paroquial da antiga Matriz, a Capela do Perpétua Socorro, da Vila Pedreira passou a ser Capela da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A Casa Paroquial foi construída e inaugurada em 12 de outubro de 2002 e o salãozinho da antiga Capela, ao lado da igreja, que hoje abriga salas de catequese.
Padre Ivo permaneceu na Paróquia durante 5 anos. Com a saída dele, por motivo de doença, o padre Carlos José Feeburg, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Graças, durante o ano de 2006, foi o administrador paroquial e o Pe. Adeilson Tomé, que veio de Campo Grande - MT, para estudar na PUC, ficou hospedado na Casa Paroquial e foi diretor espiritual, cativando muito toda a comunidade.
Em 2007, no dia 14 de janeiro, tomou posse como pároco o padre Ercílio José Bohn. Com a saída dele, em março de 2008, assumiu a paróquia, provisoriamente, o Vigário Episcopal, Cônego José Bonifácio. E, no dia 20 de Julho de 2008, tomou posse, o atual pároco, O Pe. Francisco Grasselli, que atualmente atende também a Paróquia Nossa Senhora das Graças e suas capelas. E, desde o ano passado, a comunidade conta também com o apoio espiritual do Padre Armindo Cattelan.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
18/08/2011 - Jovem esteiense receberá atendimento na Adevic
Dércio dos Santos, 22 anos, é deficiente visual desde os 16 e, desde então, parou de estudar e acabou se acostumando a ficar em casa, por não ter acesso a nenhum programa de inclusão. “Procurei atendimento em várias escolas, mas nunca consegui vaga” conta. Morador do bairro São José, Dércio é vizinho de Andreia Gomes, que lhe mostrou um caminho para deixar o isolamento. “Meu marido também é deficiente visual, mas isso não lhe impediu de estudar e se formar. Hoje ele é professor e trabalha na rede municipal preparando outros professores para trabalharem com crianças especiais”, explica Andreia.
Segundo Michele Pereira (PT), graças ao convênio que o município possui com a Adevic (Associação dos Deficientes Visuais de Canoas), Dércio pode traçar novas perspectivas e voltar a estudar. “Daqui pra frente é vida nova”, comemorou a vereadora. Michele sempre foi parceira com relação a ADEVIC e o trabalho realizado no município, ela é autora de emendas que favorecem o convênio entre ADEVIC e Prefeitura de Esteio para que os moradores recebam atendimento específico para sua necessidade. Por isso, Dércio e sua mãe, Rita de Cássia dos Santos, procuraram o gabinete em busca de ajuda.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
19/08/2012 - Vereadores e prefeito mirins visitam Câmara de Vereadores de Esteio
A presidente da Câmara de Vereadores Mirim, Suellen Jacques Lima, 12 anos, empossada em outubro do ano passado no projeto Prefeito, Vice e Vereador do por um Ano, visitou a Câmara de Esteio, na tarde de ontem (15), acompanhada do prefeito mirim, Patrick Silveira Mello, 11 anos, além dos vereadores, secretários e diretores. Os alunos foram recebidos pelo diretor geral da Câmara, Ricardo Silva, que mostrou as dependências do Legislativo. Na oportunidade, o diretor explicou aos estudantes sobre o funcionamento da Câmara, as principais funções e o papel do vereador. "O vereador é um agente político que representa e acompanha de perto as necessidades de suas comunidades. Eles têm o poder de fazer as leis que atendam aos interessas da comunidade, além de fiscalizar as ações dos órgãos da administração municipal", destacou.
Segundo a professora e responsavel pelo projeto na secretaria de Educação, Salete Fraga, os estudantes estão visitando todos os prédios públicos para conhecer o que fazem os órgãos públicos. "Visitamos todas as secretarias para que cada aluno que representa sua pasta no projeto tenha noção do trabalho desenvolvido", explica. O projeto Prefeito, Vice e Vereador por um Ano é uma iniciativa da Câmara de Vereadores, por meio dos ex-vereadores Sérgio Daixt e Rute Pereira, em parceria com a secretaria de Educação. Neste ano, as escolas já estão se movimentando para a realização do novo concurso, onde os vencedores tomam posse em outubro.
Mais fotos
23/08/2012 - Notificação de morador gera reunião na Câmara de Vereadores de Esteio
Por Daniela Molon - estágio Jornal
Edição: Terezinha Bobsin Reg Prof MTB 7156
Na tarde desta terça-feira (21), os vereadores da Comissão de Segurança, composta por Luiz Duarte (PTB), José Sirlon (PMDB) e Harri Zanoni (PSB) , além dos vereadores Jaime da Rosa (PSB) e Jane Battistello (PDT), se reuniram com a secretária de Habitação, Andressa Favero, sobre notificação enviada à moradora do Loteamento Neuza Goulart Brizola, Geni Nogueira, que construiu um muro - há cerca de dois meses - sobre área considerada pública.
23/08/2012 - Câmara sedia Seminário em comemoração à Semana da Pessoa com Deficiência
Mais fotos
18/08/2011 - Câmara prepara atividades para Semana da Pessoa com Deficiência

Integrada à Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla 2011, que ocorre de 21 a 28 deste mês, a Câmara de Vereadores de Esteio vai realizar diversas atividades. Entre elas, uma mostra dos trabalhos desenvolvidos pelas instituições que prestam atendimento aos portadores, que ficará em exposição de 23 a 26, no saguão do Legislativo.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
23/08/2011 - Comissão de Urbanização se reúne com secretário de Desenvolvimento de Gravataí
A Comissão de Urbanização da Câmara de Vereadores de Esteio, representada pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT) e Jane Battistello (PDT), se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Gravataí, Sérgio Cardoso, na tarde desta quinta-feira (17). Em pauta, um assunto que interessa aos dois municípios: a bacia do Arroio Sapucaia. Na oportunidade, os vereadores informaram ao secretário que a comissão debateu com representantes da Refap, na última semana, o problema das enchentes causadas pelo Arroio Sapucaia, que afetam diretamente os moradores de comunidades ribeirinhas como São José, Três Marias, Navegantes, Vila Nova e Ezequiel, entre outras. "Nossa intenção é buscar uma solução conjunta com apoio de todas as entidades e empresas envolvidas diretamente com a situação dos nossos arroios", destacam.
Segundo Cardoso, em 2005 o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS realizou um estudo que apontou nove bacias de contenção para o Arroio Sapucaia. “Com tantos projetos de urbanização em Canoas, Cachoeirinha, Sapucaia, Esteio e região, é preciso que os governos se preocupem onde estes arroios vão desaguar”, comentou o secretário, que é geólogo e acompanha a discussão há algum tempo. Ele ainda acrescentou, ainda que “na época do estudo foi firmado um acordo de cooperação entre os prefeitos, mas nada foi feito e com o tempo o debate se perdeu”.
Ações conjuntas
Segundo Leo Dahmer, é preciso agir em parceria, planejar e agir de acordo com os Planos Diretores das cidades, pensando numa lógica conjunta, ou seja, Gravataí (onde nasce o arroio Sapucaia), Sapucaia do Sul (nascente do arroio Esteio), Canoas (arroio Guajuviras) e Refap (onde os arroios se encontram). “Propomos um debate para que todos os envolvidos exponham suas ideias”, explica o vereador. Segundo Cardoso, é importante recomeçar o diálogo com base nos estudos já feitos: “não precisamos sair do zero, com o material em mãos damos o primeiro passo”, comenta. A Comissão deve contatar nos próximos dias os municípios de Canoas e Sapucaia do Sul e, confirmada a participação dos mesmos, marcará a data para o primeiro encontro.
Por Sâmela Lauz – estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2013 será tema de audiência pública hoje
A previsão para o ano que vem é de R$ 194 milhões.
27/08/2012 - A Comissão de Finançlas e Orçamento da Cãmara de Vereadores de Esteio realiza hoje, 27, às 18 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, a audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2013. A previsão orçamentária é de R$ 194 milhões. As projeções para as secretarias com maior volume de recursos são as de Educação, no valor de R$ 51,5 milhões; Saúde com R$ 40,7 milhões, incluídos R$ 16 milhões para repasse a Fundação São Camilo. De acordo com o presidente da COmissão, Jaime da Rosa (PSB), a audiência é a oportunidade em que os moradores poderão reivindicar melhorias para seu bairro. "Este é o momento em que os moradores podem fazer suas solicitações de emendas aos vereadores. Trata-se de uma das mais importantes matérias da administração municipal", garante.
Além disso, os vereadores têm até 4 de setembro, conforme resolução da Mesa Diretora, para apresentação de emendas ao projeto. Segundo o presidente da Câmara, Felipe costella (PMDB), a matéria vai entrar na pauta da sessão de 11 de setembro e deverá retornar ao Executivo até o dia 15 para sanção, prazo estabelecido pela Lei Orgânica do Município.
A LDO compreende as Metas e Prioridades da administração para o próximo exercício e orienta a elaboração do orçamento anual. Na audiência, a comunidade terá a oportunidade de se manifestar e apresentar reivindicações de melhorias na cidade, para posterior inserção de verbas no orçamento. Os moradores interessados podem procurar a secretaria da Câmara de Vereadores para conhecimento do projeto. Ainda nesta semana, a comunidade poderá acessar a matéria em sua íntegra no link Transparência no site da Câmara de Vereadores.
Confira os recursos destinados as demais áreas do município: O orçamento das demais áreas está assim constituído: R$ 21,2 milhões para o Planejamento e Gestão; R$ 14,1 milhões para o Instituto Próprio de Previdência (Prev-Esteio); R$ 8,8 milhões para a Habitação; R$ 5,8 milhões para a Assistência Social; R$ 4,7 milhões para Obras e Viação; R$ 2 milhões para Segurança Pública e Trânsito; R$ 557 mil para o Meio Ambiente; R$ 440 mil para a Cultura e R$ 437 mil para o Desenvolvimento Econômico e Social. A previsão do orçamento deste ano é de R$ 171 milhões.
28/08/2012 - Entidades pedem inclusão de recursos na Lei de Diretrizes Orçamentárias de Esteio
Matéria vai entrar na paua de votação em 11 de setembro
O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores, Jaime da Rosa (PSB), considerou proveitosa - apesar de pouca participação da comunidade - a audiência pública que debateu segunda-feira(27) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2013, com receita prevista em mais de R$ 194 milhões. A lei estima as receitas que o governo espera arrecadar durante o ano e fixa os gastos a serem realizados com esses recursos. O debate sobre a matéria aconteceu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, com a presença dos vereadores Michele Pereira (PT), Jane Battistello (PDT), Harri Zanoni (PSB) e Luiz Duarte (PTB), bem como a comunidade.
Durante o debate foram registradas algumas propostas de entidades representativas da sociedade civil organizada, especialmente a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); da escola João XXIII; do Grupo Unir Raças; da Liga Feminina de combate ao Câncer e representates do Gupo de Amigos Tratadores dos Animais (Gata). Para o presidente da Comissão avaliou que a matéria, extrema importância para a comunidade, tem chamado a atenção das entidades. "Este é o momento adequado para a comunidade expor suas opiniões. Diversas entidades da sociedade civil organizada, que trouxeram suas propostas, mostraram estar atentas ao orçamento da cidade”, disse.
A Apae, por exemplo, solicitou o acréscimo na previsão de recurso, no valor de R$ 120 mil, nos atuais R$ 450 mil, para que a entidade possa cobrir todas as despesas. Além disso, a diretora da Apae, Tatiane Brandão, sugeriu a possibilidade de criar convênio para o serviço de abrigagem realizado pela associação, há pelo menos cinco anos. "Deveria ser incluido o recurso de R$ 240 mil para cobrir tais despesas", afirma. Também os representantes da escola João XXIII, querem garantir a construção do novo prédio, bem como de uma unidade de saúde no bairro Três Portos, onde está localizada a instituição de ensino, ainda para 2013. Segundo a vereadora Michele, a questão da unidade de saúde para o bairro será resolvida com a construção do posto de saúde no bairro Tamandaré - que vai atender também as comunidades da Vila Osório e Três Portos também.
Para a integrante do Gata, Erni Tornin, o recurso de R$ 26 mil é insufiente para atender as demandas: "foram realizadas 180 castrações neste ano, mas é preciso mais para zerar as demandas que existem na cidade". destaca. Também o Unir Raças solicitou verba específica para a realização da Semana da Consciência Negra, no valor de R$ 50 mil.
Já os moradores da Vila Guterres, área ainda irregular, pretendem a pavimentação de três ruas e o esgotamento sanitário. Segundo o vereador Jaime da Rosa, as obras somente poderão ocorrer após a regularização fundiária do local. "É preciso primeiro garantir recurso para a regularização, e depois a pavimentação", destaca. Os moradores garantiram que votaram a demanda no Orçamento Participativo (OP). Também destacaram que a comunidade está passando a escritura para a associação de bairro até outubro e que os lotes estão quitados. Entretanto, os vereadores lembraram que a área não está desmembrada. "Vamos colocar a verba na LDO para a regularização", informaram. Os vereadores reforçaram, ainda, que as propostas apresentadas durante a audiência pública serão analisadas e, se possível, inseridas na LDO.
Prazos: Os vereadores têm até 4 de setembro para apresentação das emendas ao projeto. Segundo o presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), a matéria vai entrar na pauta de votação na sessão de 11 de setembro e deverá retornar ao Executivo até 15 de setembro para sanção, prazo estabelecido pela Lei Orgânica do Município.
Confira os dados para cada secretaria:
As projeções para as secretarias com maior volume de recursos são as de Educação, no valor de R$ 51,5 milhões; Saúde com R$ 40,7 milhões, incluídos R$ 16 milhões para repasse a Fundação São Camilo. R$ 21,2 milhões para o Planejamento e Gestão; R$ 14,1 milhões para o Instituto Próprio de Previdência (Prev-Esteio); R$ 8,8 milhões para a Habitação; R$ 5,8 milhões para a Assistência Social; R$ 4,7 milhões para Obras e Viação; R$ 2 milhões para Segurança Pública e Trânsito; R$ 557 mil para o Meio Ambiente; R$ 440 mil para a Cultura e R$ 437 mil para o Desenvolvimento Econômico e Social. A previsão do orçamento deste ano é de R$ 171 milhões.
23/08/2011 - Iniciam-se as atividades para Semana da Pessoa com Deficiência em Esteio

Integrada à Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla 2011, que ocorre de 21 a 28 deste mês, a Câmara de Vereadores de Esteio vai realizar diversas atividades a partir de hoje(23). Entre elas, uma mostra dos trabalhos desenvolvidos pelas instituições que prestam atendimento aos portadores - AACD, Apae - , que ficará em exposição até o dia 26, no saguão do Legislativo.
Por Daniela Molon – estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Esteio: Serviço de abrigagem da APAE deve receber recurso de R$ 84 mil em 2013
Mais fotos
29/08/2012 - Câmara de Vereadores de Esteio repassa R$ 400 mil para Hospital São Camilo
A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na noite de ontem (28), o projeto de lei repassando R$ 400 mil para a Fundação de Saúde Hospital São Camilo. A ideia é que o valor, que foi reduzido do orçamento da Câmara de Vereadores, seja utilizado na aquisição de material de consumo, medicamentos e outros encargos da fundação. Conforme os vereadores, a verba é o resultado da desoneração da folha de pagamento dos inativos e pensionistas, que passaram a integrar o recém-criado Regime Próprio de Previdência - o Prev-Esteio.
24/08/2011 - Semana da pessoa com deficiência movimenta Câmara de Vereadores
Depois da sessão da Câmara de Vereadores, na noite de ontem (23), o vice-presidente, Felipe Costella (PMDB), comandou as atividades da Semana da Pessoa com Deficiência, que está integrada à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2011. Na abertura do evento, Felipe Costella destacou que a sociedade ainda possui muitos pensamentos diferentes quando trata com uma pessoa com necessidades especiais.
Durante os depoimentos sobre o cotidiano, o vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Cláudio Dusik, que possui distrofia muscular e é portador de uma síndrome rara chamada Weddning Hoffmann, conhecida como "boneca de pano", disse que a superação faz parte do seu cotidiano desde que soube da doença, aos quatro anos. "Por ser portador de uma síndrome, encontrei dificuldades de inclusão escolar. Mesmo tendo tendo plenas as capacidades cognitivas e de comunicação, negaram minha matrícula", relatou. Aos 33 anos, Dusik é formado em psicologia com ênfase na área hospitalar. Atualmente é assessor na Coordenação de Gestão da Educação Básica na Secretaria de Educação. Quando começou a perder os movimentos das mãos, Dusik desenvolveu um projeto de solução de inclusão digital para portadores da síndrome, chamado de O Mousekey.
Já a integrante do Conselho da Pessoa com Deficiência de Esteio, Lígia Leal, falou sobre a dificuldade dos portadores de problemas visuais. "As pessoas ainda nos fecham portas. Mas entendo que não somos diferentes de ninguém", comenta. A atividade também contou com os relatos do vice-presidente da Associação Brasileira de Deficientes Visuais, Antônio de Paula e as professoras da escola Gustavo Nordlund, bem como da Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic). Entre elas, uma mostra dos trabalhos desenvolvidos pelas instituições que prestam atendimento aos portadores - AACD, Apae - , que ficará em exposição até o dia 26, no saguão do Legislativo.
A atividade foi acompanhada pelos vereadores Luiz Duarte (PTB), Jane Battistello (PDT), Leonardo Dahmer (PT), Harri Zanoni (PSB), Marli Rodrigues (PTB), Therezinha Heller (PPS), Michele Pereira (PT), Jaime da Rosa (PSB) e Sirlon Ribeiro (PMDB), além do promotor André MacDonald.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
25/08/2011 - Câmara de Esteio aprova passe livre aos portadores de doenças crônicas
Máteria segue para sanção do Executivo
As pessoas portadoras de doenças crônicas como insuficiência renal, soro positivo, hemofilia, câncer, além de esclerose múltipla ,transplantados, hansenianos, ostomizados e portadores de mucoviscidade poderão receber o benefício do passe livre em Esteio. A iniciativa do vereador Harri Zanoni (PSB), foi aprovada em plenário na última terça-feira (23). A medida altera a lei 4.407/07,que dispõe sobre o benefício da gratuidade no sistema de transporte público e de circulação na cidade. De acordo com Zanoni, este benefício já existe para os portadores de deficiência física, mental e auditiva. De acordo com a proposta, que foi encaminhada ao Executivo para sanção, serão beneficiados àqueles que possuam renda mensal própria ou inferior a 2,5 salários mínimos e que não seja proprietário de veiculo automotor e tenham como único meio o sistema de transporte público. Além disso, precisam estar cadastrados junto à secretaria de Ações e Segurança Pública e que tenham passado por perícia médica realizada por profissional do sistema Único de Saúde (SUS).
Por Sâmela Lauz – estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Esteio: Encerra prazo de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2013

04/09/2012 - Encerrou-se hoje, 4 de setembro, o prazo para a apresentação de emendas dos vereadores à Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2013. O projeto de origem do Executivo, estima receita em mais de R$ 194 milhões. As projeções para as secretarias com maior volume de recursos são as de Educação, com valor de mais de R$ 51,5 milhões e Saúde com pouco mais R$ 40,7 milhões, incluído R$ 16 milhões para a Fundação Hospital São Camilo. Várias emendas foram apresentadas pela Comissão de Finanças e Orçamento, que tiveram origem na audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores, e também emendas parlamentares.
25/08/2011 - Câmara de Esteio lembra 50 anos da Legalidade
Com a intenção de trazer à tona a memória e a história da Campanha da Legalidade, que completa 50 anos hoje(25), a Câmara de Esteio estará expondo no Saguão durante o mês de agosto, um banner, disponibilizado pelo PDT do município, além de recortes de jornal, contando um pouco da trajetória do movimento.
História: A "Campanha da Legalidade" foi um episódio da história política brasileira que ocorreu após a renúncia de Jânio Quadros da Presidência do Brasil em 1961, em que diversos políticos e setores da sociedade defenderam a manutenção da ordem jurídica - que previa a posse de João Goulart. Outros setores da sociedade - notadamente os militares - defendiam um rompimento na ordem jurídica, o impedimento da posse do vice-presidente e a convocação de novas eleições.
Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros havia renunciado ao cargo, enquanto João Goulart, vice-presidente, estava em visita à China. O Brasil viveu momentos de instabilidade nunca vista desde 1954. Os militares, sob a influência direta dos Estados Unidos, que temiam ver no Brasil um governo de linha popular-esquerdista - impediram o vice-presidente de assumir o cargo como mandava a lei.
Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul, inicia então um movimento de resistência, pregando a legalidade, ou seja, a posse de Jango (como João Goulart ficou conhecido). Brizola falava ao povo pela Rádio Guaíba e iniciou o movimento denominado a rede da legalidade. Os discursos de Brizola eram transmitidos a partir de um estúdio montado no porão do palácio, sob orientação do engenheiro Homero Simon, que cuidou para que rádios do interior retransmitissem a programação. Em ondas curtas, a legalidade alcançava ouvintes em outros estados.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
25/08/2011 - Câmara de Esteio chama comunidade para audiência pública sobre a LDO
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Esteio, formada pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Felipe Costella (PMDB), marcou para segunda-feira,29 , às 18 horas, a Audiência Pública com vistas à discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2012, com receita prevista em mais de R$ 171 milhões. Para o presidente da Comissão, Jaime da Rosa, trata-se de uma das mais importantes matérias da administração municipal.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Esteio: Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2013 será votada amanhã

As sugestões de emenda parlamentar, a exemplo da vereadora Michele Pereira (PT), preveem a pavimentação asfaltica das rias Boqueirão, Ário José Soares, Juca Pimental Loureira e Dona Morena. Além disso, o investimento na drenagem e obras de contenção do Arroio Boqueirão; ampliação da iluminação pública da rua Fortaleza; regularização da Vila Boqueirão; e drenagem da Travessa Cabriuva e rua Fortaleza, também são propostas da vereadora. Michele também está sugerindo em emenda, a aquisição e instalação de câmeras de videomonitoramento da rua Primeiro de Março, no Jardim das Figueiras. Já o vereador Jaime da Rosa (PSB), destinou recursos para a pavimentação asfálticas nas ruas do Condomínio Residencial Neuza Brizola, Hípica, especialmente as travessas, 50, 60, 70, 71 72, 73 74, além dos calçados Norte e Sul, bem como o prolongamento da rua Oswaldo Jesus Vieira.
A vereadora Tânia Marli Rodrigues(PTB), pretende direcionar R$ 7 mil para convênio com a Associação dos Ostomizados de Esteio. Também a vereadora Therezinha Heller (PPS), incluiu a construção de uma rampa de para prática de skate próximo à quadra de futebol, ao lado escola Irmã Sibila, no Novo Esteio. Além disso, a vereadora está propondo a pavimentação da rua Carmem Miranda, calçamento da rua Irmã Dulce e a conclusão da pavimentação na Travessa Carmem Miranda, também no Novo Esteio.
As propostas, juntamente com as emendas consolidadas dentro do texto original, serão encaminhadas ao Executivo para sanção, até 15 de setembro. "A partir daí, a prefeitura deverá elaborar o orçamento geral para o próximo ano", explica o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento.
Confira as projeções para as secretarias: As projeções para as secretarias com maior volume de recursos são as de Educação, com valor de mais de R$ 51,5 milhões e Saúde com pouco mais R$ 40,7 milhões, incluído R$ 16 milhões para a Fundação Hospital São Camilo. R$ 21,2 milhões para o Planejamento e Gestão; R$ 14,1 milhões para o Instituto Próprio de Previdência (Prev-Esteio); R$ 8,8 milhões para a Habitação; R$ 5,8 milhões para a Assistência Social; R$ 4,7 milhões para Obras e Viação; R$ 2 milhões para Segurança Pública e Trânsito; R$ 557 mil para o Meio Ambiente; R$ 440 mil para a Cultura e R$ 437 mil para o Desenvolvimento Econômico e Social. A previsão do orçamento deste ano é de R$ 171 milhões. Os interessados em conhecer a LDO na íntegra podem acessar o site da Câmara e buscar o link Legislação - projetos de lei.
11/09/2012 - Jovane Guissone conquista ouro inédito na esgrima paralímpica

Sua história de recordes começou antes de Londres. No ano de 2011, ele se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha na esgrima adaptada, em uma competição internacional. O paratleta foi bronze na modalidade espada, na Copa do Mundo de Montreal, no Canadá. Neste ano, melhorou seu desempenho e ficou com a prata na Copa de Malchow, na Alemanha.
Ações do documento