Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

14/11/2012 - Atletas da Apae de Esteio conquistam bronze na Olimpíada Nacional das Apaes

Atletas da Apae de Esteio conquistam bronze na Olimpíada Nacional das Apaes
    Os alunos da APAE de Esteio, David de Oliveira /chaves Júnior, Gabirele Molmann, Ingrid Schmidt e Rafael Lemos Fay, que participaram da XX Olimpíada Nacional das Apaes, em Maringá(PR),  retornaram ao RS na última semana e na bagagem trouxeram medalhas de bronze brasileiro. Os alunos conquistaram medalha  nas  modalidades capoeira e corrida. Para homenagear os estudantes, a Câmara de Vereadores, através do vereador Felipe Costella, entregou, ontem(13), em cerimônia comandanda pelo presidente interini, Leonardo Dahmer (PT), uma honraria aos atletas.  Na oportunidade, a diretora da Apae, Tatiane Tanara, ressaltou a importância da participação de Esteio nestes jogos. "Este alunos, que também passaram pela fase regional e estadual, tiveram muita garrra, coragem, dedicação e superação", disse. A honraria foi entregue, também,  pelos integrantes da Mesa Diretora, Therezinha Heller (PPS) e Tânia Marli Rodrigues (PTB). 
Felipe Costella, que estava interinamente à frente do Executivo, salientou sua relação de amizade e respeito pelo trabalho da Apae. "Tenho orgulho de acompanhar, há muitos anos, do trabalho desenvolvido pela Apae, em especial pelos professores que são extremamente dedicados à causa destas crianças", disse Felipe.  Os professores que acompanharam os atletas foram Roberto de Oliveira Sampaio e o  Charada.

Mais fotos

Atletas da Apae de Esteio conquistam bronze na Olimpíada Nacional das Apaes
Atletas da Apae de Esteio conquistam bronze na Olimpíada Nacional das Apaes
Atletas da Apae de Esteio conquistam bronze na Olimpíada Nacional das Apaes
Atletas da Apae de Esteio conquistam bronze na Olimpíada Nacional das Apaes
Atletas da Apae de Esteio conquistam bronze na Olimpíada Nacional das Apaes

20/11/2012 - Audiência Pública trata de providências aos moradores atingidos pela enchente

 Audiência Pública trata de providências aos moradores atingidos pela enchente

 

 Uma Audiência Pública solicitada por moradores atingidos pela última enchente foi realizada na tarde de quarta-feira (14), no plenário da Câmara. A proposta da audiência foi discutir junto aos vereadores e membros do Executivo, algumas questões trazidas pela comunidade atingida. Os moradores pediram esclarecimentos quanto ao atendimento da Defesa Civil Municipal, que segundo eles não teria conseguido atender de forma satisfatória todos os afetados. Questionaram, também,  que ações preventivas estão sendo tomadas para minimizar as consequências de eventuais enchentes; perspectivas de prazo de obras estruturantes para combater as enchentes;  quais formas de cadastro das famílias atingidas e ainda quais os prazos para a liberação do FGTS das famílias atingidas.

A moradora da Rua Bento Gonçalves, Fabiana Garrido, lembrou que foram 12 os  pontos de alagamento, que atingiram 600 famílias. A moradora contou que não foi procurada para fazer o cadastro. Segundo ela, há na Rua Fernando Ferrari aglomeração de  lixo, e na rua Bento Gonçalves, no Bairro São Sebastião, no trecho onde corta o arroio está tomado por árvores caídas, que obstruem o fluxo de água. “Na nossa rua,não vemos nenhuma limpeza. Algumas vezes os funcionários das obras limpam rapidamente, porém é preciso que haja uma limpeza mais completa e constante”, disse.
A vereadora Michele Pereira (PT) perguntou a respeito das ações preventivas para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, já que são meses com mais ocorrências de chuvas e temporais. De acordo com o Secretário Flávio Hiller, foram realizadas ações efetivas no decorrer do ano 2011 até 2012 no que diz respeito as limpezas de boca de lobo e dragagens dos arroios: “Contemplamos toda a região do Bairro São José”, afirmou. Ele explicou que durante o período da chuva, a intensidade de vazão de água que saiu do arroio sapucaia fez com que a tubulação não desse conta de receber essa água que vinha do arroio sapucaia. Hiller afirmou, ainda ,que todas as ruas que sofreram com o alagamento foram redefinidas e que a última dragagem foi realizada em 2009.
Conforme o Tenente Terra, da coordenação da Defesa Civil no município, a atuação da defesa civil funciona como uma coordenadoria, não tendo um efetivo fixo, ele explicou que se trabalhou continuamente e que se conseguiu dar um grande atendimento para a população e que há uma proposta de construir núcleos comunitários para que os moradores possam atuar junto ao órgão governamental da Defesa Civil nestas situações.
Para o Tenente Nelson Dalamaria que responde pelo Comando do Corpo de Bombeiros do Município, a enchente aconteceu em decorrência da incidência de chuva de 185 milímetros em dois dias. Dalamaria apontou aspectos positivos considerando as circunstâncias pelas quais se teve de prestar socorro à comunidade: “Nós tivemos alguns locais de risco em que removemos pessoas, porém não tivemos pessoas acidentadas, não tivemos afogamentos , nem incidência de descargas elétricas”. Dalamaria falou também sobre a possibilidade da compra de dois barcos para a instituição: “Precisamos de equipamento que consiga atender à necessidade. Um barco serviria para acessar locais pequenos e outro seria utilizado em caso de correnteza", disse.
 A Secretária de Assistência Social Sueli Luiza Peres destacou que as famílias que não foram cadastradas devem procurar a Secretaria e realizar o cadastro e que o FGTS já foi solicitado e aguarda homologação Estadual e Nacional.
A Audiência contou com a presença dos membros da Comissão de Habitação, Leonardo Dhamer (PT),  Vereadora Jane Battistelo (PDT) e o Vereador Jaime da Rosa (PSB) e da Comissão de Segurança, composta pelos vereadores: José Sirlon Ribeiro e Harri Zanoni (PSB), além dos vereadores Tânia Marli Rodrigues (PTB), Michele Pereira (PT), o Secretário de Obras e Viação Flávio Hiller, Secretária de Planejamento Bernadete Konzen de Planejamento e Gestão, Secretária de Assistência Social Sueli Luiza Peres.

20/11/2012 - Esteio: Vereadores visitam Hospital de Montenegro A ideia é buscar informações sobre Projeto 100% SUS

Esteio: Vereadores visitam Hospital de Montenegro

 

     A fim de buscar subsídios sobre de transformação da Fundação Hospital São Camilo em 100% SUS, que tramita no Legislativo esteiense, os vereadores Jaime da Rosa (PSB) e Michele Pereira (PT) visitaram na manhã de hoje (20), o Hospital de Montenegro, que aderiu ao projeto em 20 de setembro deste ano. O projeto 100% Sus prevê atendimento integral  dos hospitais pelo Sistema Único de Saúde (SUS), passando a não atender mais por convênios e privativos. 
    Com  o contrato de cogestão firmado com o Estado,  o Hospital de Montenegro continua sendo gerenciao por uma entidade mantenedora religiosa sem fins lucrativos  - há 80 anos -,   com custeio do governo do Estado.  Uma iniciativa que, de acordo com o diretor da instituição, Carlos Batista da Silveira  triplicou o faturamento mensal da entidade, o que possibilitou a renegociação de uma dívida antiga do Hospital com a Companhia de Saneamento do Estado (CORSAN), além da ampliação das especialidades. "Há um projeto de reabertura  da UTI no primeiro semestre de 2013. Outras melhorias também estão sendo executadas, como a reforma de alguns quartos, aquisição de camas novas, e a reforma da cozinha", destaca. O Hospital de Montenegro oferece atualmente 145 leitos. Uma das preocupações apresentadas pelos vereadores é a de que a Fundação São Camilo é o único hospital do município de Esteio, diferente de Montenegro que possui outro hospital para convênios e particulares.

 O vereador Jaime da Rosa disse que ainda não tem uma posição formada sobre o projeto e que está buscando mais informações. “São situações diferentes: em Esteio, nosso hospital é uma fundação. Temos que tomar esta decisão com muita responsabilidade”, disse. Já a vereadora Michele Pereira, além de questionar sobre o prazo do envio dos recursos pelo governo do estado,  afirmou que o São Camilo possui uma ampla estrutura física, que poderia qualificar ainda mais o atendimento à comunidade. 

Conforme o diretor, o prazo vem sendo cumprido nestes dois meses, desde a adesão ao projeto. Para ele, o incentivo às instituições públicas, faz parte de uma opção do Governo em segmentar os serviços de saúde. Se aprovado o projeto, o valor de repasse vai depender da análise do orçamento do hospital e do levantamento que o Estado deve realizar. Atualmente, a Fundação São Camilo de Esteio atende 83% pelo SUS e  17% de convênios e particulares.

Por Méurin Fassini - estágio Jornal

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

 

Mais fotos

 

Esteio: Vereadores visitam Hospital de Montenegro
Esteio: Vereadores visitam Hospital de Montenegro

20/11/2012 - Convênios e prestadoras de serviços conheceram projeto Hospital São Camilo em 100% SUS

Convênios e prestadoras de serviços conheceram projeto Hospital São Camilo em 100% SUS
   Convênios, prestadores de serviços e a comunidade conheceram na manhã de ontem (19), em audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores, o projeto que pretende que a Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo passe a atender somente pelo Sistema Único de Saúde - projeto 100% SUS, excluindo atendimento de convênios e particulares. A medida, conforme o Executivo, visa captar recursos do estado,  depois que foi sancionada a Emenda 29, que obriga estados e municípios a aplicar, respectivamente, 12% e 15% de suas arrecadações tributárias na manutenção da saúde pública.  A matéria é de iniciativa do Executivo e tramita na Câmara de Vereadores há algumas semanas. 
    Para o representante dos convênios, em especial da Unimed, o médico Lauro Dondonis, a implantação deste sistema é um erro, pois deixará de atender mais de 20 mil esteienses, somente da Unimed Porto Alegre.  "Este é um projeto político, que logo pode ser deixado de lado pela próxima administração", teme. Dondonis também garantiu que os usuários dos convênios não são pessoas de posses. "Sua grande maioria são trabalhadores que tem o plano de saúde através de suas empresas", argumentou. Ele ressaltou, ainda, que é preciso pensar no hospital para o futuro. "Estes recursos são vinculados ( que não podem ser utilizados para outros fins)", explica. 
    Segundo o secretário de Saúde, José Silveira, este é o momento de o município captar este recurso - que não tem valor definido -  oferecido pelo estado. Silveira entende, ainda que o hospital foi construído com recursos públicos.  "Que os convênios construam seus hospitais para atendimento aos seus conveniados", diz. Além disso, Silveira garantiu que o hospital vai continuar com o atendimento  em nível ambulatorial dos convênios. 
    Já o presidente do Conselho de Saúde, Luis Antônio Oliveira,  disse que é preciso investir nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos posto de saúde do município. Para o presidente, este recurso  do estado não poderá ser utilizado em folha de pagamento, o que pode comprometer o funcionamento da instituição. "Se aprovado o projeto, é preciso que a comunidade cobre da direção, para que o hospital cresça", disse. 
    O vereador Harri Zanoni (PSB) lembrou da transformação do hopistal em fundação, em 2010, e destacou a preocupação com a administração e a gestão da instituição. Já a vereadora Michele Pereira (PT) ressaltou que é preciso que o hospital tenha atendimento especializado de ortopedistas e pediatras, por exemplo, e também concordou que existem problemas de ordem financeira e de gestão. Já o vereador Jaime da Rosa (PSB), destacou que os planos de saúde não oferecem prejuízo financeiro ao hospital. "São palavras do secretário de saúde", afirmou. O vereador Luiz Duarte(PTB) acredita que as ações voltadas para a saúde são importantes e que o hospital precisa deste recurso. Os vereadores visitam hoje (20) o Hospital de Montenegro, que há  dois meses atende o projeto 100% Sus, em busca de informações sobre o projeto.  Participaram da audiência os vereadores Leonardo Dahmer (PT) e Tânia Marli rodrigues (PTB), além da diretora administriva do hospital, Liege de Jesus.
    
  A verba: O valor do recurso, conforme a diretora Adjunta do Departamento de Assistência Hospitalar DAHA), Ana Boll, em reunião com vereadores na última semana, depende do levantamento do custo para a manutenção do hospital e do levantamento que o estado realizar. Atualmente a fundação atende 83% SUS e 17% de convênios e particulares. 

Mais fotos

Convênios e prestadoras de serviços conheceram projeto Hospital São Camilo em 100% SUS
Convênios e prestadoras de serviços conheceram projeto Hospital São Camilo em 100% SUS

27/10/2011 - Esteio: Comissão de Educação visita a escola Eva Karnal

Esteio: Comissão de Educação visita a escola Eva Karnal

 

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto composta pelas vereadoras Jane Battistello (PDT), Terezinha Heller (PPS) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), visitaram a escola municipal Eva Karnal na tarde desta quinta-feira (27), para conversar com a atual diretora Margot Rahde Reali.

A diretora aproveitou para mostrar a nova área da escola que serve como refeitório. De acordo com ela, para a construção da nova área foi preciso a remoção da casa do vigia. "Atualmente para fazer a segurança da escola, uma empresa de segurança foi contratada", explicou. Conforme a diretora, ao lado da escola existe uma área municipal onde espera, juntamente com os professores, seja construída uma praça para comunidade. Os moradores que moram perto da escola, segundo Reali, reclamam de bolas que os alunos jogam e que acabam caindo em seus pátios.
 
Segundo a presidente da Comissão, Jane Battistello, será enviado um requerimento ao Executivo solicitando a colocação de uma cerca alta na área ao lado do colégio, para evitar que as bolas caem nos terrenos vizinhos.
Por Daniela Molon - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Esteio: Comissão de Educação visita a escola Eva Karnal

20/11/2012 - Esteio: Vereadores visitam Hospital de Montenegro em busca de informações sobre projeto 100% SUS

A Câmara de Vereadores de Esteio, através dos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Sirlon Ribeiro (sem partido) visita hoje, 20, pela manhã, o Hospital de Montenegro. A ideia é buscar subsídios sobre projeto que tramita no Legislativo passando os atendimentos da Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo somente para o Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo os vereadores, o hospital daquela cidade passou a atender o projeto 100% SUS há cerca de dois meses. Entretanto, segundo os vereadores, Montenegro possui dois hospitais: um para convênios e particulares.

A proposta é uma iniciativa do Executivo. De acordo com a matéria, após a regulamentação da Emenda 29, que obriga estados e municípios a aplicar, respectivamente, 12% e 15% de suas arrecadações tributárias na manutenção da saúde pública, o Hospital São Camilo passaria a ter um repasse de verba estadual. O valor do recurso, conforme a diretora adjunta do Departamento de Assistência Hospitalar, Ana Boll, em reunião com vereadores, depende da análise dos custos para a manutenção do hospital e do levantamento que o Estado deve realizar. Atualmente, a fundação atende 83% pelo SUS e  17% de convênios e particulares.

31/10/2011 - Vereadora participa do aniversário do Grupo de Escoteiros Capitão Bressane

Vereadora participa do aniversário do Grupo de Escoteiros Capitão Bressane

 

No sábado, 29, o Grupo de Escoteiros Capitão Bressane comemorou seu 9º ano de fundação. Uma festa  com muitas atividades em sua nova sede no Parque Municipal Galvany Guedes, teve a participação de grupos de escoteiros de diversas cidades, além da vereadora Michele Pereira (PT), que foi a convidada de honra.

Michele  há muitos anos vem apoiando o Grupo Capitão Bressane na busca de um nova sede. "Hoje esse sonho é realidade e só irá trazer bons frutos para a comunidade que utiliza o parque municipal", destacou.


Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

 

Mais fotos

Vereadora participa do aniversário do Grupo de Escoteiros Capitão Bressane

01/11/2011 - Peça orçamentária de Esteio para 2012 está na Câmara de Vereadores

Vereadores preparam audiência para debater a matéria nos próximos dias

        A proposta orçamentária anual para 2012 chegou na última quinta-feira, 27 à Câmara de Vereadores de Esteio. A matéria, que tem previsão de receita estimada em R$191,4milhões, vai ser alvo de audiência pública a ser agendada pela Mesa Diretora para os próximos dias, para que a comunidade, entidades assistências e todos os segmentos da cidade possam conhecer o orçamento e fazer sugestões de emendas à proposta. "O último prazo que a Câmara possui para encaminhar para sanção é dia 15 de dezembro", explica o presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB). O projeto está sendo analisado pelas comissões permanentes, principalmente pela comissão de Finanças e Orçamento. 
         Do total orçado,  pouco mais de R$ 116,2 milhões referem-se ao orçamento da Fundação Hospital Municipal São Camilo, destinados a manutenção de contratos de gestão. Quanto as despesas, as secretarias com maior volume de recursos são as de Educação, com o valor de R$ 51 milhões;Segurança Pública R$ 4,2 milhões e Saúde com R$ 38 milhões. Além disso, conforme a proposta do Executivo, R$ 527 mil serão destinados para reserva de contingência, ou seja, atender passivos contingentes e outros riscos fiscais imprevistos. As despesas estão fixadas em 182 milhões.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

03/11/2011 - Moradores reclamam sobre mudança na rua Tri Campeão do Mundo

 Moradores reclamam sobre mudança na rua Tri Campeão do Mundo

 

A mão única da rua Tri Campeão do Mundo, na Vila Esperança, foi tema de debate na Comissão de Urbanização, na última terça-feira, 1º de novembro, na Câmara de Vereadores de Esteio. Desapontados com a mudança, os moradores reclamam da medida adotada pelo Executivo há cerca de dois meses.

No debate  estiveram os vereadores Leonardo Dahmer (PT), Jane Battistello (PDT), Harri Zanoni (PSB), Felipe  Costella(PMDB) e Luiz Duarte (PTB), além do diretor de Trânsito, Ricardo Uaqued; o Engenheiro Civil José Carlos e o morador Helenilton Viatrovsck. O engenheiro José Carlos explica que a ideia de passar a via para mão única foi ajudar no fluxo de carros devido a largura da rua. "A rua Tri Campeão é muito estreita para ser de mão dupla", destaca.
 
Já o morador Helenilton explica que antes da troca de sinalização não haviam sido registrados acidentes nas ruas vizinhas." Na  primeira semana da troca, ocorreu um acidente", afirmou. O engenheiro diz não haver condições da rua voltar a ser mão dupla. "Em breve faremos uma nova leitura da região para buscar novas alternativas de rota para os veículos", informa.
Por Daniela Molon - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

 

Mais fotos

 Moradores reclamam sobre mudança na rua Tri Campeão do Mundo

03/11/2011 - Esteio: atividades vão lembrar Che Guevara

O gabinete do vereador Leonardo Dahmer, com apoio da Câmara de Vereadores, estará realizando a partir de segunda-feira, 31, diversas atividades para lembrar um dos mais famosos revolucionários comunistas da história: Ernesto Guevara de La Serna, conhecido por Che Guevara. A ideia, de acordo com o vereador, é destacar durante o mês de morte do revolucionário, sua trajetória política e histórica. A semana, que tem como tema Che e o ideal de libertação da América Latina, contará com uma exposição no saguão da Câmara Municipal, que contém livros como O Jovem Che Gevara, do escritor Roniwlater Jatoba, objetos e fotos. Para a atividade, que está em sua segunda edição, estão programadas palestras, apresentações artísticas, vídeos e debates. Para participar basta comparecer à Câmara de Vereadores (rua 24 de agosto, 535). A atividade pode ser conferida até dia 4 de novembro.

Confira a programação:
 
31/10  - Segunda - 19h
Abertura 
Apresentações Artísticas com Ciro Ferreira e Daniel Mello
Painel "Brigadas Cubanas - Solidariedade Brasileira em Cuba"
Com Gerson Cardoso (SindiPolo)
Painel "Mulheres na Revolução Cubana"
Vanessa Gil (Marcha Mundial das Mulheres)

 
09/11 - Quarta - 18h
Painel "Che e o ideal de libertação da América Latina"
Debatedores: Raul Pont e Ubiratan de Souza
Exibição Filme: Documentário sobre Che Guerilheiro - Documentário Argentino
 
10/11 - Quinta - 9h
Debate com alunos de história das redes municipal e estadual de Esteio
Painel "Che Guevara, O Guerrilheiro Humanista e a América Latina"
Mediador: Laurence Würdig Gonçalves
Professor de História no Ensino Fundamental
Especialista em História Contemporânea
Mestre em Educação
 
12/11 - Sábado - Festa de Encerramento - Noite Cubana
Espaço Cultural 711
R. Dom Pedro, 711 - Centro - Esteio

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Inscrições para o concurso público da Câmara encerram-se hoje

Inscrições para o concurso público da Câmara  encerram-se hoje

 

04/11/2011 - Encerram-se hoje, 4 de novembro, às 18 horas, as inscrições para o Concurso Público da Câmara de Vereadores de Esteio, que prevê o preenchimento de vagas de nível médio e superior, e formação de cadastro reserva. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via Internet, através do site da empresa vencedora da licitação www.premierconcursos.com.br. São cargos de auxiliar de serviços gerais, auxiliar legislativo, técnico operador de som e imagem, telefonista, contador encarregado de licitações e contratos, além de procurador. 

As incrições, que variam de R$ 15,00 a R$ 50,00 e os salários variam de R$ 1.004,00 a R$ 3 mil. O presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB) destaca que serão contratados, de forma imediata, três servidores de serviços gerais e um técnico em som e imagem. O restante dos cargos serão para cadastro reserva, com previsão de contratação a partir de janeiro de 2013.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Vereadora de Esteio toma posse em Comissão do Parlamento Metropolitano

 

Parlamentar vai comandar a Comissão de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura em fórum que reúne câmaras da região

 

    A vereadora Beatriz Lopes (PT) esteve presente em sessão do Parlamento Metropolitano, realizada na sede da Câmara Municipal de Gravataí, ocasião em que foi empossada presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura. Durante encontro, vereadores de municípios da grande Porto Alegre presentes à reunião, puderam relatar as atividades das comissões e trataram de problemas comuns às cidades da região. Também esteve presente o prefeito de Gravataí e presidente da Associação de Municípios da Grande Porto alegre (GRANPAL), Marco Alba (PMDB).

  Durante pronunciamento, Beatriz ressaltou a importância do Parlamento. "Fazer essa troca de experiências, pensar problemas juntos e abrir esse diálogo vai ser, com certeza, um marco para o desenvolvimento da nossa região", declarou.

     Mais tarde, a vereadora relatou a visita realizada na última quarta-feira, dia 01, à Assembleia Legislativa, onde vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Esteio trataram dos problemas que atingem o Hospital São Camilo, que está com atraso no recebimento das verbas estaduais relativas à contratualização 100% SUS e pode vir a paralisar parcialmente serviços e atrasar pagamento de servidores.

    A parlamentar ressaltou a importância de que o assunto seja discutido, no Parlamento Metropolitano, uma vez que existem relatos de problemas semelhantes acontecendo em hospitais de outras cidades da região metropolitana de Porto Alegre. "É um problema que nossos municípios vão enfrentar e, talvez, seja urgente nós participarmos de encontros, grupos de trabalhos que vão ser propostas por algumas entidades", afirmou Beatriz.

    Por fim, a vereadora esteiense convidou os presentes a virem a Esteio, por ocasião de reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, que vai acontecer no dia 22, em local ainda indefinido.

      O Parlamento Metropolitano é um fórum que reúne representantes das Câmaras Municipais de todas as cidades que formam a Região Metropolitana de Porto Alegre e tem por objetivo debater soluções conjuntas para problemas que afetam municípios da Grande Porto Alegre. Com uma estrutura parecida com a das câmaras municipais, contando com Mesa Diretora e comissões, a instituição tem como presidente o vereador da Capital, Mauro Pinheiro (PT), como secretário geral Juarez Souza (PMDB - Gravataí), primeiro-secretário Luiz Antônio Castro (PT - São Leopoldo) e segundo secretário Valentin Melo (PT - Nova Hartz).

      Parlamento é ainda dividido em seis polos legislativos regionais. A Câmara de Esteio faz parte do polo do Vale do Rio dos Sinos, que é presidido pelo vereador  Guilherme Mota (PMDB - Nova Santa Rita).

Por Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 14986

Edição: Terezinha Bobsin Reg Prof MTB/RS 7156

 

04/11/2011 - Esteio: Paim debate fim do fator previdenciário com sindicalistas

Esteio: Paim debate fim do fator previdenciário com sindicalistas

 

O senador Paulo Paim (PT/RS) foi o debatedor no encontro organizado pelo vereador Sirlon Ribeiro (PMDB), na tarde de hoje(3), na Câmara de Vereadores de Esteio. Em pauta assuntos como  a extinção do fator previdenciário,  uma  das bandeiras defendidas pelo senador, que está há vários anos aguardando votação na Câmara Federal. Durante a atividade, que teve apoio da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário do RS (Feticom-RS), Paim também abordou  a situação dos projetos sobre o limite da contribuição sindical,  isenção de imposto de renda para maiores de 60 anos e estabilidade de dirigentes sindicais.  "A contribuição sindical já foi aprovada por unanimidade no congresso nacional, por isso devemos debater a estabilidade as desonerações e renuncias fiscais”, disse o senador. Para ele, o movimento sindical tem grande força e pode pressionar os deputados a votar esses temas.  Paim aproveitou o momento para divulgar a data de lançamento de seu livro “O rufar dos tambores” que será na realizada na feira livro em Porto Alegre, neste domingo (06) de novembro.
Participaram do evento o presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), os vereadores Therezinha Heller (PPS), Felipe Costella (PMDB), Harri Zanoni (PSB), Jane Battistello (PDT), Leonardo Dahmer (PT)Jaime da Rosa (PSB), além do Executivo.

 

Por Daniela Molon - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Esteio: Paim debate fim do fator previdenciário com sindicalistas
Esteio: Paim debate fim do fator previdenciário com sindicalistas
Esteio: Paim debate fim do fator previdenciário com sindicalistas
Esteio: Paim debate fim do fator previdenciário com sindicalistas
Esteio: Paim debate fim do fator previdenciário com sindicalistas

04/11/2011 - Prev-Esteio é aprovado pela Câmara de Vereadores

Depois de três audiências públicas e diversas reuniões com o Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme), Consultoria Jurídica  e o Legislativo, a maioria dos vereadores aprovou na noite de terça-feira, 1 de novembro,  projeto que institui o regime próprio de previdência social do município, o Prev-Esteio. Contra a matéria, votaram os vereadores da bancada do PSB, Jaime da Rosa e Harri Zanoni. Já a vereadora Tânia Marli Rodrigues (PTB) se absteve.

   Conforme a matéria, de iniciativa do Executivo, o Prev-Esteio será gerido por uma diretoria executiva vinculada à Secretaria da Fazenda e por dois conselheiros (um de administração e outro fiscal), formados por servidores ativos e inativos, assim como representantes do Executivo e Legislativo. De acordo com a vereadora Michele Pereira (PT), a proposta foi estudada pela Comissão de Justiça e Redação e, especialmente, pela de Finanças e Orçamento: "na  questão dos dependentes,  conseguimos incluir os parceiros, garantindo o direito da homoafetividade", afirma. 
   
     Além disso, de acordo com o vereador Jaime da Rosa (PSB), foi alterada a redação, visando transpor para o regime jurídico estastutário, àqueles servidores que ingressaram mediante concurso, porém já aposentados. "A alteração foi uma construção do Legislativo", destaca o vereador.  Além disso, a Câmara de Vereadores esclareceu algumas dúvidas no  Instiuto Gamma de Assessoria aos Municípios (Igam), que presta serviço aos Legislativo. "Buscamos mais informações para que estivéssemos fundamentados e tranqüilos na aprovação da matéria", destacou o presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB). A matéria segue para sanção do Executivo. Os interessados em conhecer o projeto podem acessar o projeto no site da Câmara link transparência na íntegra no endereço http://www.camaraesteio.rs.gov.br.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

08/11/2011 - Ubiratan de Souza será o painelista na II Semana Che Guevara amanhã em Esteio

Ubiratan de Souza será o painelista na II Semana Che Guevara amanhã em Esteio

Durante o evento será exibido um documentário argentino sobre "Che Guerrilheiro"

Dentro da II Semana Che Guevara, organizada pelo gabinete do vereador Leonardo Dahmer, com apoio da Câmara de Vereadores, Esteio estará recebendo amanhã, 9, às 18 horas,  na sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, o economista e ex-secretário de Finanças e Orçamento do Orçamento Participativo do governo Olívio Dutra, Ubiratan de Souza.  Ex-comandado de Carlos La Marca, Ubiratan de Souza vai falar  no painel "Che e o ideal de libertação da América Latina". Durante a  atividade os organizadores estarão exibindo um documentário argentino com o título "Che Guerrilheiro".
A ideia, de acordo com o vereador, é destacar durante o mês de morte do revolucionário, sua trajetória política e histórica. A II semana, que tem como tema Che e o ideal de libertação da América Latina,  também conta com uma exposição no saguão da Câmara Municipal, que contém livros como O Jovem Che Gevara, do escritor Roniwlater Jatoba, objetos e fotos, que podem ser conferidas até sexta-feira, 11 , das 9 às 18 horas. Para participar basta comparecer à Câmara de Vereadores (rua 24 de agosto, 535).
 
Confira a programação:
 
09/11 - Quarta - 18h
Painel "Che e o ideal de libertação da América Latina"
Debatedores: Raul Pont e Ubiratan de Souza
Exibição Filme: Documentário sobre Che Guerilheiro - Documentário Argentino
 
10/11 - Quinta - 9h
Debate com alunos de história das redes municipal e estadual de Esteio
Painel "Che Guevara, O Guerrilheiro Humanista e a América Latina"
Mediador: Laurence Würdig Gonçalves
Professor de História no Ensino Fundamental
Especialista em História Contemporânea
Mestre em Educação
 
12/11 - Sábado - Festa de Encerramento - Noite Cubana
Espaço Cultural 711
R. Dom Pedro, 711 - Centro - Esteio

Por Daniela Molon - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Ubiratan de Souza será o painelista na II Semana Che Guevara amanhã em Esteio
Ubiratan de Souza será o painelista na II Semana Che Guevara amanhã em Esteio

Vereadora de Esteio toma posse em Comissão do Parlamento Metropolitano


Parlamentar assume comando da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura em fórum que reúne câmaras da região

    A vereadora Beatriz Lopes (PT) esteve presente em sessão do Parlamento Metropolitano, realizada na sede da Câmara Municipal de Gravataí, ocasião em que foi empossada presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura. Durante encontro, vereadores de municípios da grande Porto Alegre presentes à reunião, puderam relatar as atividades da comissões que trataram de problemas comuns às cidades da região. Também esteve presente o prefeito de Gravataí e presidente da Associação de Municípios da Grande Porto alegre (GRANPAL), Marco Alba (PMDB).
    Durante pronunciamento, Beatriz ressaltou a importância do Parlamento. "Fazer essa troca de experiências, pensar problemas juntos e abrir esse diálogo vai ser, com certeza, um marco para o desenvolvimento da nossa região", declarou.
    Mais tarde, Beatriz relatou visita realizada na última quarta-feira, dia 01, à Assembleia Legislativa, onde vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Esteio trataram dos problemas que atingem o hospital São Camilo, que vem recebendo em atraso verbas estaduais relativas à contratualização 100% SUS e pode vir a paralisar parcialmente serviços, além de atrasar pagamento de servidores.
    A parlamentar ressaltou a importância de que o assunto seja discutido, no Parlamento Metropolitano, uma vez que existem relatos de problemas semelhantes acontecendo em hospitais de outras cidades da região metropolitana de Porto Alegre. "É um problema que nossos municípios vão enfrentar e, talvez, seja urgente  participarmos de encontros, grupos de trabalhos que vão ser propostas por algumas entidades", afirmou Beatriz.
    Por fim, a vereadora esteiense convidou os presentes a virem a Esteio, por ocasião de reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, que vai acontecer no dia 22, em local ainda indefinido.
    O Parlamento Metropolitano é um fórum que reúne representantes das Câmaras Municipais de todas as cidades que formam a Região Metropolitana de Porto Alegre e tem por objetivo debater soluções conjuntas para problemas que afetam municípios da Grande Porto Alegre.
    Com uma estrutura parecida com a das câmaras municipais, contando com Mesa Diretora e comissões, a instituição tem como presidente o vereador da Capital, Mauro Pinheiro (PT), como secretário geral Juarez Souza (PMDB - Gravataí), primeiro-secretário Luiz Antônio Castro (PT - São Leopoldo) e segundo secretário Valentin Melo (PT - Nova Hartz).
    O Parlamento é ainda dividido em seis polos legislativos regionais. A Câmara de Esteio faz parte do polo do Vale do Rio dos Sinos, que é presidido pelo vereador  Guilherme Mota (PMDB - Nova Santa Rita).

Por Gustavo Santos Reg Prof MTb 14986

Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

08/11/2011 - Moradores da Vila Pedreira se reúnem com Felipe Costella

Moradores daVila Pedreira se reúnem com Felipe Costella

 

Os moradores da Vila Pedreira, localizada na área central de Esteio, se reuniram na noite da última segunda-feira, 7 de novembro, com o vice-presidente da Câmara, Felipe Costella(PMDB) e o vice-prefeito Fladimir Costella (O costelinha). Na pauta problemas com o IPTU do local. Na oportunidade, o vice-prefeito e o vereador agendaram uma reunião entre Executivo e moradores para esclarecer a situação de cada lote. "Vamos buscar a solução junto Executivo para que a comunidade fique mais tranquila em relação ao imposto", destaca Felipe. O encontro será agendado para os próximos dias.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

09/11/2011 - Veto de pavimentação das ruas de Esteio é derrubado pela Câmara de Vereadores

Veto de pavimentação das ruas de Esteio é derrubado pela Câmara de Vereadores


O veto do Executivo a emendas dos vereadores na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), visando  pavimentação de diversas ruas de Esteio, foi derrubado pela Câmara de Vereadores na última terça-feira, 8. As emendas parlamentares, prevêem o investimento nas ruas Roque Gonzáles, Oswaldo Jesus Veira, no Loteamento Neuza Goulart Brizola, Nelson de Oliveira Mello, Miguel Vieira Ferreira, Arnaldo Sperb, travessa Sete Povos, anchieta e Irmã Dulce. Além disso, os vereadores derrubaram o veto às emendas  de construção de bocas-de-lobo na rua Pablo Neruda e  readequação da rede de esgoto pluvial, no bairro Novo Esteio; reforma e ampliação do centro de Educação João XXIII; construção de abrigos para a população nas unidades de saúde; ampliação dos recursos para a Liga Feminina de Combate ao Câncer; construção de cobertura en frente as capelas mortuárias no Cemitério 2 de Novembro; ampliação do recurso para a Semana Municipal do Hip Hop; construção de gabiões no Arroio Esteio, bem como reforma geral nos postos de saúde. 
A matéria segue para análise do Executivo.


Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

10/11/2011 - Documentário sobre Che Guevara leva estudantes à Câmara de Vereadores

Documentário sobre Che Guevara leva estudantes à Cãmara de Vereadores


O professor de história da Escola Municipal Flores da Cunha, Laurens Gonçalves, palestrou para alunos da escola Municipal Eva Karnal, sobre a trajetória de Che Guevara  na América Latina. A  atividade, que foi organizada pelo vereador Leonardo Dahmer (PT), dentro da  II Semana Che Guevara, ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores, na manhã desta quinta-feira (10) novembro.

 O documentário revela uma imagem pouco conhecida de Che e explora suas aspirações, que para o diretor seguem vigentes. ‘Che, um Homem Novo’ mostra o lado humano do guerrilheiro argentino-cubano para apresentar ‘o verdadeiro homem que existiu por trás do mito’. A obra é fruto de uma pesquisa de 12 anos em colaboração com o cubano Centro de Estudos Che Guevara e apresenta imagens e gravações inéditas do revolucionário.


Por Daniela Molon - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Esteio: Vereador quer ampliar prazo para aplicação de taxa de lixo

Esteio: Vereador quer ampliar prazo para aplicação de taxa de lixo

A ideia é dar mais tempo para comunidade conhecer e adaptar-se às novas regras que se iniciam em abril

16/01/2013 - A partir de 1º de abril passam a vigorar as novas regras para quem colocar entulhos e lixo nas ruas de Esteio, através da Lei 5.603/12, que prevê multa com valores entre 25 e 108,20 UFRM (R$ 2,7589). Entretanto, o vereador Marcelo Kohlrausch(PDT), está solicitando uma ampliação deste prazo para que a comunidade possa se adaptar e se organizar financeiramente, já que nos primeiros três meses do ano existem as despesas com impostos (IPVA e IPTU), além da aquisição de material escolar para a volta às aulas. "A comunidade também terá que arcar com as despesas de contratação do papaentulho", diz.
 
Para Kohlrausch, que contou com apoio unânime do Plenário para aprovação do documento que será encaminhado ao prefeito Gilmar Rinaldi ainda nesta semana, o Executivo não terá tempo hábil para colocar em prática a própria legislação, no que diz respeito a educação ambiental. "A prefeitura terá que cumprir o que diz o artigo 40: realizar regularmente programas de limpeza urbana, priorizando mutirões de faxina; promover periodicamente campanhas educativas através dos meios de comunicação; realizar palestras e visitas às escolas; promover mostras itinerantes,; apresentar audivisuais sobre o assunto, entre outros, além de celebrar convênios com entidades públicas e particulares, objetivando a viabilização da lei", defende. Além disso, o vereador informa que a lei garante a advertência sobre as novas regras e os prazos para remoção do material. No documento, Kohlrausch solicita a redução das multas e  dos valores para retirada do material.

Mais fotos

Esteio: Vereador quer ampliar prazo para aplicação de taxa de lixo
Por Terezinha Bobsin.

Ações do documento