Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Vereadores visitam Canil Municipal

 

Os vereadores Fernanda Fernandes (PP) e Sandro Severo(PSB) visitaram na tarde de hoje (26), o Canil Municipal de Esteio. A ideia foi conhecer o funcionamento e verificar as necessidades do espaço. Na oportunidade, os parlamentares foram recebidos pelo coordenador do Bem-Estar Animal, Fabio Luis Chaussard. O coordenador explicou que o órgão abriga, atualmente, 60 animais de rua e realiza serviços como cuidados veterinários e castrações, que são realizadas pela Organização Nacional de Defesa Animal (Onda), entidade que atua há 15 anos em prol da causa. A Onda, segundo o coordenador, realiza, mensalmente, cerca de 60 atendimentos.

O canil  fica na Avenida Luiz Pasteur, 7275 e funciona segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17 horas.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156


Audiência Pública vai debater projeto de convênio com Canoas para disponibilizar vagas em abrigo de Esteio segunda-feira, 26

 

A Câmara de Vereadores  vai realizar segunda-feira, 26, às 16 horas, no Plenário, audiência pública, a pedido dos vereadores da bancada do PT, Leonardo Dahmer, Luiz Duarte e Márcio Alemão, para debater o projeto que pretende firmar convênio com o município de Canoas, visando disponibilizar a utilização de dez vagas em favor de crianças e adolescentes, por 12 meses, no abrigo da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi), em Esteio. 

Os vereadores querem esclarecimentos sobre a real capacidade de Esteio atender os convênios. Conforme os parlamentares, os abrigos estão sofrendo com superlotações, o que acarretaria em falta de alimentos, materiais de higiene e limpeza nas estruturas. Além disso, os vereadores ainda destacam que "as crianças vindas do município vizinho, ficam em situação de evasão escolar e sem transporte para garantir sua frequência escolar", avaliam.

Também será alvo de debate durante a audiência, o projeto que que trata do termo de colaboração entre Esteio e a Abefi, que objetiva a execução do serviço de acolhimento institucional na modalidade abrigo. 

Conforme o documento aprovado na sessão de 13 de junho, a audiência será realizada pela Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, com a participação da Promotoria da Infância e da Juventude; da Secretaria de Cidadania e Assistência Social; do Conselho Tutelar; Juizado da Infância e da Adolecência e da Abefi.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

 

Procuradoria Especial da Mulher conhece procuradoria da AL/RS

 

As vereadoras Fernanda Fernandes(PP) e Rute Pereira (PMDB), da Procuradoria Especial da Mulher de Esteio, procuradora e procuradora-adjunta respectivamente,  foram recebidas na tarde de ontem (22), pela deputada estadual Manuela D'Avila (PC do B), na Assembleia Legislativa do RS. A intenção, segundo as parlamentares, foi de trazer para a cidade projetos encerrados ou em andamento realizados pela Procuradoria Especial da Mulher da AL/RS, comandada pela deputada. A ideia é de qualificar, unificar e trazer melhorias para o órgão de Esteio.   

A deputada aproveitou para sugerir a realização, na Câmara de Vereadores, do Seminário Estadual de capacitação “Escola de Desprincesamento: Formando Educadores, Educadoras e Estudantes para uma Escola sem Machismo, que faz parte do  Projeto Educação Sem Machismo, lançado em março deste ano pela Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa.

A proposta visa preparar professores de todas as regiões, das redes municipal, estadual e particular, e estudantes, para uma educação que promova a equidade de gênero, em parceria com as prefeituras e/ou as universidades regionais.

Por Terezinha Bobsin - Reg. Prof MTb/RS 7156

Câmara vai homenagear os 11 anos da Guarda Municipal terça-feira, 27

 

A Câmara de Vereadores vai homenagear na próxima terça-feira, 27, a partir das 19h30min, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, os 11 anos de instituição da Guarda Municipal. Criada através da Lei Municipal 3.921/2005, a guarda  iniciou suas atividades no município em 19 de junho de 2006. A ideia, de iniciativa da Mesa Diretora, integrada pelo presidente Felipe Costella (PMDB), Sandro Severo (PSB), Fernanda Fernandes (PP) e Mário Couto (PDT), é reconhecer os relevantes serviços prestados ao município em prol da segurança pública e nas ações que contribuem com a paz social. "O órgão tem sido fundamental nas ações de segurança pública em nossa cidade. Sua atuação preventiva e permanentemente para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais, bem como a colaboração com a pacificação de conflitos que seus integrantes presenciarem, atentando para o respeito aos direitos fundamentais das pessoas, têm sido o diferencial da GM", afirmam os vereadores proponentes. Além disso, os parlamentares reforçam a importância  do programa Guarda Mais Presente, lançado em fevereiro deste ano. "O programa garante maior monitoramento e atuação dos guardas nos pontos de maior circulação da cidade". 

A solenidade é aberta ao público. 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Segurança: Ronda ostensiva nas escolas de Esteio é solicitada pelo vereador Euclides Castro

 

O vereador Euclides Castro(PP), está solicitando ao Executivo, com aprovação do Plenário na última terça-feira, 20, a intensificação das rondas policiais nas imediações das escolas municipais, estaduais e particulares. Segundo o vereador, há uma grande preocupação dos professores, estudantes e a comunidade escolar com a segurança, especialmente nos horários de entrada e saída, inclusive com furtos aos alunos. Conforme o parlamentar, que recebeu mensagens da comunidade informando a situação. "Os roubos ocorrem  em plena luz do dia e também no período noturno", destacam as mensagens. 

Euclides, que salienta o esforço da Brigada Militar em atender as reivindicações e a grande demanda no município, explica que o pedido refere-se a mais reforços em pontos mais críticos onde, recentemente, ocorreram registros de tentativas de furtos ou roubos.

IMG_7156-1.jpg

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

 

Vereadora Fernanda Fernandes questiona empresas de Esteio sobre o programa Jovem Aprendiz

 

A vereadora Fernanda Fernandes (PP) quer saber quantas empresas de Esteio cumprem a Legislação do programa Jovem Aprendiz. No pedido, aprovado em plenário na sessão de ontem (20), a parlamentar questiona também, quais dessas empresas são prestadoras de serviços e quantos jovens são beneficiados com o programa. “Em nossa cidade, muitos jovens na faixa etária de 14 a 24 anos procuram inserção no mercado de trabalho, e o programa Jovem Aprendiz visa oferecer essa oportunidade. Por isso, se faz necessária a fiscalização para ampliar a empregabilidade, oportunizando que estes jovens sejam beneficiados por esta iniciativa”, destacou. 

O pedido deve ser encaminhado à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) do Estado nos próximos dias.

Fernanda Marques Fernandes.jpg

Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Acolhimento: Audiência pública sobre convênio com Canoas é agendada pela Comissão de Saúde

 

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, presidida pela vereadora Rute Pereira (PMDB), e integrada pelos vereadores Mário Couto (PDT) e Luiz Duarte (PT), reuniu-se, na tarde de ontem (20), com as conselheiras tutelares Janaína Santos e Elisete Bandeira, para debater os projetos que pretendem firmar convênio com o município de Canoas e a execução do serviço de acolhimento institucional com a Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi), de Esteio. A discussão girou em torno da proposta  que visa disponibilizar a utilização de dez vagas em favor de crianças e adolescentes, por 12 meses, no abrigo da associação.  Na oportunidade, também estavam presentes os vereadores Leonardo Dahmer (PT), Fernanda Fernandes (PP), Harri Zanoni (PSB) e Sandro Severo (PSB), o vice-prefeito de Esteio, Jaime da Rosa, e Dirce Bloedow, integrante da comunidade.

Para o vereador Leonardo Dahmer é importante a realização de audiência pública, solicitada pela bancada do PT,  aprovada durante a sessão da última terça-feira (13), visando discutir  situação do abrigo antes da votação do projeto. Conforme o vereador, os abrigos estão sofrendo com a superlotação, o que acarretaria em falta de alimentos, materiais de higiene e limpeza nas estruturas. “Por isso é necessário que seja discutido com a comunidade e todas as entidades responsáveis antes deste projeto ser votado”, afirma.

De acordo com a conselheira tutelar, Janaína Santos, não há  possibilidade de acolher mais crianças de Canoas. Conforme a lei, o abrigo pode atender até 20 crianças, entretanto, já totaliza 25 internos. “É prioridade absoluta o recurso adequado para as crianças e adolescentes”, enfatiza. Segundo a conselheira tutelar Elisete Bandeira, as dez crianças vindas de Canoas estão hospedadas em Esteio desde o inicio do ano, depois do despacho do juizado de Canoas, e somente uma está frequentando a escola.

O vice-prefeito, Jaime da Rosa, informou que o projeto prioriza as 20 vagas para as crianças de Esteio, porém, caso existam vagas disponíveis, dez serão destinadas para Canoas. "Pretendemos regularizar a situação com Canoas. Os custos destes abrigos ficaram, até agora, sob a responsabilidade de Esteio. Com o convênio, Canoas vai pagar a parte dos internos de sua incumbência", argumentou.

Para aprofundar o tema e buscar subsídios para votação do projeto, a presidente da Comissão, Rute Pereira, agendou a audiência pública para a próxima segunda-feira, 26, às 16 horas, no plenário da Câmara de Vereadores. Serão convidados a Promotoria da Infância e da Juventude, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, o Conselho Tutelar, o Juizado da Infância e da Adolescência e a Abefi, além da comunidade interessada no tema. 

Por Danielle Della Passe - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Divulgação dos condenados foragidos do RS em locais públicos vai seguir para implementação


Vereador e setores da Segurança Pública de Esteio buscaram a proteção jurídica do projeto, que é pioneiro no RS,  junto à Corregedoria de Justiça do RS na manhã de hoje(21)

Depois da análise da Corregedoria de Justiça do RS, a  proposta de divulgação em cartazes  das  fotos dos condenados foragidos do RS, com trânsito em julgado, em locais públicos em Esteio começará a sair do papel. A informação é do vice-presidente da Câmara de Vereadores e proponente da matéria, Sandro Severo (PSB), que se reuniu  na manhã de hoje(21),  com corregedores de justiça do Estado, José Pedro de Oliveira Eckert e José Luiz Leal Vieira, no Palácio da Justiça, em Porto Alegre, com a participação do presidente do Consepro, Longuinho Muzikant; do secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Esteio, Roberto Damasceno, além do deputado estadual,  José Antonio Frozza Paladini, (Catarina Paladini) e do vereador leopoldense, Brasil Oliveira(PSB).
Na oportunidade, os corregedores destacaram que a corregedoria não tem competência legal para opinar sobre a proposta, que está sob analise jurídica da prefeitura. Entretanto, garantiram que a matéria tem força municipal. "O projeto deve passar pela avaliação constitucional das comissões competentes do legislativo esteiense", disseram. Também sugeriram que a comitiva reforce a proposta junto à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Conforme Sandro Severo, o próximo passo para a implementação da ferramenta, é aguardar o envio do projeto de lei, pelo Executivo, à Câmara de Vereadores. "Precisamos  construir o projeto juntos, com a participação de todos os poderes constituídos. Por ser um tema novo, precisamos do aporte do judiciário. Por isso, fomos em busca da avaliação.  Já temos o apoio de todos os setores de segurança da cidade. Acredito que em 30 dias já estaremos com a matéria na mão para avaliação das comissões permanentes e logo deverá entrar em votação", afirmou. O parlamentar lembra, ainda, que com a medida implementada, aumentaria a sensação de segurança da população de Esteio, que figura entre as 21 cidades com maior índice de criminalidade do Estado.
Durante a reunião, Sandro Severo aproveitou para solicitar aos desembargadores a criação da 2ª Vara Criminal de Esteio. "O pedido será reforçado na próxima terça-feira, 27, em Plenário,  à Corregedoria de Justiça do RS",reforçou.  


Saiba Mais sobre a proposta:


A foto dos condenados mais procurados do Estado, com trânsito em julgado, deve ser divulgada em todos os locais em Esteio, incluindo bares, prédios públicos, supermercados, transporte, farmácias, logradouros e lojas. A proposta é do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Severo (PSB), e visa buscar uma cidade com mais segurança. A medida, inédita no Estado, aprovada pelo Plenário em 21 de março, por unanimidade, sugere uma parceria entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública, através da Polícia Civil e Brigada Militar e o município. Conforme o parlamentar, a ação é mais uma ferramenta em prol da comunidade esteiense, que clama por segurança. A proposta recomenda a criação de um número gratuito de "Disque Denúncia", para que os cidadãos, de forma anônima, possam indicar o paradeiro ou revelar as informações sobre os foragidos. A confecção do material, segundo a proposta, se dará através de parcerias com empresas. No layout, que será definido nas próximas semanas, serão divulgadas de seis a oito fotografias, com fácil visibilidade, e cerca de 20 cartazes.

Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156

Responsabilidade da limpeza da praça Irmão Egídio Justo é debate da Comissão de Urbanização


 

A limpeza e conservação da praça Irmão Egídio Justo, no centro de Esteio, foi o debate da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, integrada pelos vereadores Mário Couto (PDT), Leo Dahmer (PT) e Harri Zanoni (PSB), com representantes da Loja Maçônica Aldebaran e do Executivo, na tarde de hoje (20). A reunião, de iniciativa de vereador Leo Dahmer, visou ampliar o debate com membros da Loja sobre a responsabilidade da limpeza na praça e as contrapartidas do projeto de lei que busca autorização legislativa para concessão de uma área de terras, localizada junto ao antigo Clube do Comércio, no Centro, para a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), por 20 anos. Conforme a proposta, caberia à associação realizar o cercamento da praça e sua manutenção como contrapartida, além da manutenção do sistema de iluminação.

Já a Loja Maçônica Aldebaran estava encarregada de realizar os serviços de manutenção na praça e dos banheiros, de forma integral, como contrapartida pelo uso do prédio cedido da antiga Secretaria de Saúde do município, de acordo com o termo de concessão assinado entre o Executivo e a loja, em julho de 2015. No entanto, segundo a procuradora-geral do município, Carolina Weber Dias, em reunião da Comissão de Justiça na última terça-feira (13), a Loja Maçônica justificou que o texto do projeto não especifica que a limpeza e a conservação do espaço são de competência da entidade, já que a redação aponta como responsabilidade a manutenção do local. A procuradora-geral sugeriu a possibilidade de ser feito um adendo no projeto de concessão do prédio para a Loja, esclarecendo as contrapartidas da entidade e estabelecendo prazos reais para finalizar a proposta, já que o Executivo permitiu até o final de 2017 para a entidade realizar as ações na praça.

Na oportunidade, o secretário da Loja Maçônica Aldebaran, Carlos Simon, explicou que o grupo está ciente das condições do projeto, acrescentando que o cercamento que poderá ser realizado pela Acise trará benefícios para o local. Além disso, Simon destacou que foram tentadas diversas formas de manter a limpeza da praça, porém, segundo ele, as más condições de higiene, principalmente dos banheiros, são frequentes. Para realizar a higienização da área, o secretário explicou, também, que a Loja pensou em outras sugestões, que, contudo, são inviáveis juridicamente.

O chefe de gabinete do prefeito, Daniel Grassmann, explicou que o Executivo definirá se o contrato de concessão da praça para a Loja será revogado ou não. O encontro contou também com a presença dos vereadores Luiz Duarte (PT), Rute Pereira (PMDB) e Sandro Severo (PSB), além do vice-prefeito de Esteio, Jaime da Rosa (PSB) e do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Kohlrausch.

Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

 

 

Proposta de afixação de cartazes com fotos de condenados foragidos do RS em locais públicos de Esteio será levada à Corregedoria de Justiça do Estado amanhã, 21

 

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Sandro Severo (PSB),  vai entregar amanhã, 21, às 10h30min, aos juízes da Corregedoria Geral do Estado,  José Pedro de Oliveira Eckert e José Luiz Leal Vieira, a  proposta de afixação de cartazes com fotos dos condenados foragidos do RS, com trânsito em julgado, em locais públicos em Esteio. A medida é inédita no RS.  A reunião foi agendada pelo juiz da Vara Criminal do Fórum de Esteio,  Max Akira Senda de Brito, que entende ser necessário o aval da corregedoria por tratar-se de assunto administrativo. A ideia, de acordo com o vereador,  é garantir a proteção jurídica para que o projeto, que tem apoio dos setores de segurança de Esteio,  seja efetivamente implantado no município. A proposição já tem apoio de todos os setores da segurança pública do município, inclusive da Vara Criminal de Esteio.
Nos últimos dias, a matéria, que está em análise no Executivo, vem servindo de referência para diversos municípios da Região Metropolitana e do Estado. Na semana passada, a proposta foi levada pelo vice-presidente ao município de Farroupilha. São Leopoldo, Porto Alegre, Gravataí e Cachoeirinha e, mais recentemente, Canoas, pretendem implantar a ideia. Atualmente, a publicação dos condenados foragidos do estado ocorre somente nas delegacias de polícia. A corregedoria localiza-se na Praça Marechal Deodoro, 55, 4º andar, sala 401, Centro Histórico, Porto Alegre.

Saiba Mais sobre a proposta:

A foto dos condenados mais procurados do Estado, com trânsito em julgado, deve ser divulgada em todos os locais em Esteio, incluindo bares, prédios públicos, supermercados, transporte, farmácias, logradouros e lojas. A proposta é do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Severo (PSB), e visa buscar uma cidade com mais segurança. A medida, inédita no Estado, aprovada pelo Plenário em 21 de março, por unanimidade, sugere uma parceria entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública, através da Polícia Civil e Brigada Militar e o município. Conforme o parlamentar, a ação é mais uma ferramenta em prol da comunidade esteiense, que clama por segurança. A proposta recomenda a criação de um número gratuito de "Disque Denúncia", para que os cidadãos, de forma anônima, possam indicar o paradeiro ou revelar as informações sobre os foragidos. A confecção do material, segundo a proposta, se dará através de parcerias com empresas.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Vereador Ari da Center sugere mudanças sob a elevada da Rua Senador Salgado Filho

19/06/2017 - O vereador Ari da Center (PSB) solicitou ao Executivo, na sessão plenária da última terça-feira (13), que seja estudada a possibilidade de organizar o sistema de trânsito sob a elevada da Rua Senador Salgado Filho, próximo à Igreja Nossa Senhora das Graças (Igreja Queimada). De acordo com o parlamentar, a comunidade utiliza o espaço para estacionar seus veículos, no entanto, parte do local poderia ser sinalizada para garantir o retorno pela própria rua.

O vereador também sugere o recuo do meio fio, para que parte do estacionamento passe a ser oblíquo. “Essas medidas devem ser estudadas em parceria com a comunidade, pois se trata de uma região com peculiaridades específicas, uma vez que o crescimento do comércio local e o público da igreja ocupam boa parte do estacionamento”, afirma.

Harri Zanoni

Por Danielle Della Passe - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTB/RS 7156

Vereador Euclides Castro lança proposta de adoção das paradas de ônibus

 

O vereador Euclides Castro (PP) apresentou na última terça-feira, 13, ao Plenário, a proposta instituindo o Programa Adote um Ponto de Ônibus. A intenção, conforme o vereador é ´estabelecer parceria entre a administração pública, pessoas jurídicas ou físicas, visando a conservação dos abrigos do transporte público na cidade.

A matéria sugere que os interessados firmem termo de cooperação com o Executivo, através da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, para publicidade, com vedação de propagandas de cunho político; fumo e seus derivados; jogos de azar; armas, munição e explosivos; bebidas alcoólicas; produtos que possam causar dependência física ou psíquica; fogos de artificio e de estampido, além de revistas e publicações com conteúdo impróprio. 

A validade será de dois anos, com a possibilidade de prorrogação, caso seja cumprido, rigorosamente, o termo de cooperação. Segundo o anteprojeto, o adotante pode escolher mais de uma parada de ônibus. " O objetivo é a melhoria e conservação dos abrigos dos pontos de ônibus, que muitas vezes são alvos de vandalismo, o que acaba causando transtornos à população que aguarda a condução", explica.  A proposta segue para análise do Executivo. 

IMG_7156-1.jpg

Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156

Felipe Costella pede a instalação de sistema de drenagem nos aparelhos esportivos da Avenida do Carnaval

 

O presidente da Câmara, vereador Felipe Costella (PMDB), solicitou que o Executivo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), elabore projeto para instalação de um sistema de drenagem nos aparelhos esportivos do canteiro central da avenida Governador Ernesto Dornelles, no Bairro Santo Inácio, mais conhecida como Avenida do Carnaval. O pedido, aprovado na sessão de ontem (13), é uma reivindicação da comunidade, já que ocorre a formação de poças de água em dias de chuva na área, segundo Felipe.

Além disso, na mesma ocasião, o parlamentar também reivindicou, à SMDUH, um planejamento para substituir a ponte da rua Império, no bairro Liberdade, por uma passarela, com guarda-corpo lateral. De acordo com ele, a ponte está em péssimo estado e causa risco aos moradores que a utilizam. O pedido foi aprovado em plenário. Os documentos devem ser encaminhados à prefeitura nos próximos dias.

Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTB/RS 7156

Comissão de Saúde solicita placas informativas nas UBS’s de Esteio

 

 

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, presidida pela vereadora Rute Pereira (PMDB), e integrada pelos vereadores Mário Couto (PDT) e Luiz Duarte (PT), solicitou, na sessão plenária de ontem (13), a colocação de placas informativas em todas as unidades de atendimento básico de saúde.

As placas devem conter o nome do coordenador ou enfermeira (o) chefe de cada unidade. De acordo com a Comissão, o pedido é uma demanda recorrente da comunidade, pois os usuários muitas vezes não sabem a quem se dirigir dentro da unidade, seja para esclarecer dúvidas ou questionar sobre o atendimento prestado.O documento aprovado segue para o Executivo nos próximos dias.

Por Danielle Della Passe - estágio em Jornalsimo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Rute Viegas PereiraMário Celente Couto.jpgLuiz Duarte foto.jpg

Audiência Pública vai debater projeto de convênio com Canoas para disponibilizar vagas em abrigo de Esteio

 

A Câmara de Vereadores de Esteio deve agendar para os próximos dias, audiência pública, a pedido dos vereadores da bancada do PT, Leonardo Dahmer, Luiz Duarte e Márcio Alemão, para debater o projeto que pretende firmar convênio com o município de Canoas, visando disponibilizar a utilização de dez vagas em favor de crianças e adolescentes, por 12 meses, no abrigo da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi), em Esteio.

Os vereadores querem esclarecimentos sobre a real capacidade de Esteio atender os  convênios. Conforme os parlamentares, os abrigos estão sofrendo com superlotações, o que acarretaria em falta de alimentos, materiais de higiene e limpeza nas estruturas.  Além disso, os vereadores ainda destacam que "as crianças vindas do município vizinho, ficam em situação de evasão escolar e sem transporte para garantir sua frequência escolar", avaliam.

Conforme o documento aprovado na sessão de ontem (13), a audiência deverá ser realizada pela Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, com a participação da Promotoria da Infância e da Juventude; da Secretaria de Cidadania e Assistência Social; do Conselho Tutelar; Juizado da Infância e da Adolecência e da Abefi.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Vereadores negociam abertura de Parque de Exposições à população

 Membros da Mesa Diretora estiveram na administração do Parque Assis Brasil para negociar volta da abertura do local aos fins de semana.

 

A reabertura do Parque de Exposições Assis Brasil (PEEAB) aos domingos. Com esta pauta a primeira secretária da Câmara, Fernanda Fernandes (PP), o presidente, Felipe Costella e o vice, Sandro Severo (PSB), se reuniram com o subsecretário do PEEAB, Sergio Bandoca Foscarini. O encontro aconteceu durante a tarde de terça-feira(13), na administração do parque. O diretor de Segurança e Mobilidade Urbana, Vanderlei Leidens, representou o Executivo.

O PEEAB já foi utilizado aos domingos pelos esteienses em várias ocasiões, desde 2014. Bandoca declarou que o Parque está disponível para acontecimentos similares. Porém, precisa de garantias de segurança para poder autorizá-los a acontecer. Explicou, ainda, que os agentes patrimoniais terceirizados, que já cuidam das entradas do local, não poderiam cuidar da segurança na área interna durante os eventos, que costumam atrair muitas pessoas.

Para poder dar esta contrapartida à administração do parque, os vereadores presentes definiram que um pedido de providência deve ser encaminhado ao Executivo ainda nesta semana. No documento, será solicitando que dois guardas municipais sejam disponibilizados durante as tardes de domingo em que o parque for aberto à população. Caberá então à prefeitura analisar a possibilidade de acatar o pedido.        

Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14986

Comissão de Saúde discute problemas de atendimento nas UBS´s de Esteio

 

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, presidida pela vereadora Rute Pereira (PMDB), e integrada pelos vereadores Mário Couto (PDT) e Luiz Duarte (PT), reuniu-se com representantes da comunidade para tratar sobre problemas do atendimento médico periférico nos postos de saúde de Esteio.

Na oportunidade, Jafeica Menezes e José João Francisco Teixeira, usuários das Unidades Básicas de Saúde, questionaram sobre a falta de médicos e medicamentos, além do mau atendimento prestado. Também foi perguntado sobre a falta do Agente Comunitário na UBS Claret.

A comissão encaminhará um pedido de informação ao Executivo, na sessão plenária de hoje(13), solicitando o número de fichas distribuídas semanalmente em todas as UBS do município. Bem como a respeito do Agente de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Claret. Além disto, a comissão encaminhará um requerimento pedindo a colocação de placas nas UBS que informem o responsável e o coordenador ou enfermeira chefe de cada unidade.

Por Danielle Della Passe - estágio em Jornalismo 

Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Esteio: Concessão de área para Acise é discutida na Comissão de Justiça


O projeto que busca autorização legislativa para concessão de uma área de terras, localizada junto ao antigo Clube do Comércio, no Centro, para a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), por 20 anos, foi a pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, integrada pelos vereadores Fernanda Fernandes (PP), Euclides Castro (PP) e Luiz Duarte (PT), além dos vereadores Harri Zanoni (PSB), Leonardo Dahmer (PT), Mário Couto (PDT), Rute Pereira (PMDB) e Sandro Severo (PSB), na tarde de hoje (13). Em contrapartida, conforme o projeto de iniciativa do Executivo, competiria à associação efetuar o cercamento da Praça Irmão Egídio Justo, bem como sua manutenção. Além disso, deveria realizar a manutenção do sistema de iluminação, responsabilizando-se pela substituição das lâmpadas e da rede elétrica, em caso de necessidade.

Para a presidente da Comissão, vereadora Fernanda, o objetivo da reunião foi esclarecer quais seriam as responsabilidades da Acise no local, já que a Loja Maçônica Aldebaran também estava encarregada de realizar os serviços de manutenção na praça e dos banheiros, de forma integral, como contrapartida pelo uso do prédio cedido da antiga Secretaria de Saúde do município, de acordo com o termo de concessão assinado entre o Executivo e a loja, em julho de 2015.

No entanto, segundo o Presidente da Acise, Longuinho Muzykant, a Loja não se comprometeu com a reforma dos banheiros nem com a instalação de um playground para crianças. Além disso, Longuinho argumentou que o cercamento da praça visa evitar depredações de vândalos e reforçar a segurança no local. Já a procuradora-geral do município, Carolina Weber Dias, explicou a posição da Loja Maçônica sobre a situação. “A entidade justificou que o texto do projeto não especifica que a limpeza e a conservação do espaço são de competência deles. Poderia ser feito um adendo no projeto, esclarecendo as contrapartidas da Loja e estabelecer prazos reais para que finalizem a proposta”, aponta Carolina. Dessa forma, a entidade deveria realizar as ações na praça até o final de 2017, conforme a procuradora-geral. Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Esteio, Marcelo Kohlrausch, o objetivo maior é permitir que a praça esteja em condições necessárias para utilização da comunidade.

Conforme o vereador Leo Dahmer, a matéria, antes de entrar em votação, precisa ser melhor avaliada e discutida com a participação de integrantes da Loja Maçônica Aldebaran.

Por decisão da Comissão, o projeto será discutido na próxima terça-feira (20), na Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, com representantes da Loja e do Executivo. A reunião contou com a participação do vice-prefeito, Jaime da Rosa. 

A proposta pode ser conferida no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL -, no link http://sapl.esteio.rs.leg.br/consultas/materia/materia_mostrar_proc?cod_materia=5961
Por Guilherme Pech -estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Câmara participa de sanção da Lei do Plano Diretor de Manejo das Águas Pluviais


A lei que trata do Plano Diretor de Manejo das Águas Pluviais (PDMAP) de Esteio - Lei 6584/2017 -  foi sancionada na manhã de ontem(12) pelo prefeito, Leonardo Pascoal (PP). A cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Costella (PMDB), e das vereadoras Fernanda Fernandes(PP) e Rute Pereira (PMDB), além do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Kohlrausch. O Plano Diretor busca equacionar os problemas de drenagem sob o ponto de vista da bacia hidrográfica, fornecendo mecanismos legais e administrativos eficientes, permitindo uma adequada gestão das consequências do processo de urbanização sobre as enchentes urbanas. A ideia é definir as soluções para os complexos problemas de inundações e alagamentos que acontecem em Esteio. O projeto de lei foi debatido em audiência pública e aprovado por unanimidade em regime de urgência em 30 de maio. 

Para o prefeito, Esteio foi colocado em outro patamar, nos sentidos de captação de recursos públicos e no apontamento de soluções técnicas para o enfrentamento histórico das enchentes na cidade. Também o secretário Marcelo Kohlrausch ressaltou o pioneirismo na elaboração da lei. Kohlrausch ainda disse que a nova lei vai nortear a busca de solução dos problemas, especialmente na questão da drenagem. Segundo ele, um estudo feito pela STE Engenharia  mapeou os problemas e apontou os investimentos que precisam ser feitos na macrodrenagem. 

Já o presidente da Câmara, Felipe Costella,  colocou o Legislativo como parceiro na busca de soluções para os problemas da cidade. “Entendo, como vereador e como cidadão, que essa ação hoje marca o antes e depois da cidade de Esteio quando falamos sobre a questão das cheias. Esteio saiu na frente”, discursou.

PDMAP
O PDMAP atende a um dos tópicos da Política Nacional de Saneamento Básico, que repassa aos municípios a responsabilidade pelo planejamento, fiscalização, operação, regulação e gestão do funcionamento da drenagem urbana, abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos. É composto por um diagnóstico da situação do sistema de drenagem pluvial do Município, incluindo mapeamento topográfico e informações georreferenciadas de todas as cerca de 5,7 mil bocas de lobo e dos mais de 300 quilômetros de redes e de canais de Esteio. Os dados foram inseridos em um software, o Sistema de Informações Geográficas, o que facilitará a elaboração de projetos e o trabalho dos técnicos da Prefeitura.

Faz parte do documento, ainda, o estuo de alternativas de estrutura para controlar e reduzir o risco de inundações e alagamentos na cidade. Esta análise leva em consideração também os municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Arroio Sapucaia. A situação atual da capacidade de vazão das águas considera o uso do solo e a evolução do adensamento urbano, bem como outros fatores que afetam a retenção e escoamento das chuvas.

Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Fonte/foto: Prefeitura Municipal de Esteio/Djalma Pacheco

Concessão de área para Acise será tema de debate na Câmara de Vereadores de Esteio amanhã

 

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara de Vereadores de Esteio, integrada pelos vereadores Euclides Castro (PP),  Fernanda Fernandes (PP) e Luiz Duarte (PT), reúne-se amanhã, 13, às 13h30min, com o Executivo, na Sala de reuniões do 2º andar, no prédio do Legislativo (rua 24 de Agosto, 535, centro Esteio). Na pauta o projeto que pretende autorização legislativa para concessão de uma área de terras, localizada junto ao antigo Clube do Comércio, no Centro, para a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), por 20 anos.

Em contrapartida, conforme o projeto de iniciativa do Executivo, a associação deverá efetuar o cercamento da Praça Irmão Egídio Justo, bem como sua manutenção. Além disso, deverá realizar a manutenção do sistema de iluminação, responsabilizando-se pela substituição das lâmpadas e da rede elétrica, em caso de necessidade. A proposta pode ser conferida no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo - SAPL -, no link http://sapl.esteio.rs.leg.br/consultas/materia/materia_mostrar_proc?cod_materia=5961

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Ações do documento