Notícias
11/03/2015 - Bia Lopes:Vereadora representa Câmara em inauguração de novas salas de aula

Com obra feita em parceria com empresa privada, escola vai atender mais 70 alunos
Na tarde desta segunda feira, 9 de março, a vereadora Beatriz Lopes (PT) esteve presente em inauguração de reforma da EMEI Vivendo a Infância, localizada no Parque Primavera, representando a mesa diretora da Câmara Municipal. A obra foi uma parceria entre a empresa Brado Logística e a Prefeitura Municipal de Esteio. Foram construídas quatro novas salas de aula e, em contrapartida, a administração municipal substituir todo o piso da escola, até o segundo semestre.
Também foram feitos dois novos banheiros e uma área coberta. A Secretaria de Educação estima que, dos 157 alunos originalmente atendidos, a escola vai passar a abrigar 227 estudantes. Além da vereadora, estavam presentes o prefeito Gilmar Rinaldi, o vice-prefeito, Fladimir Costella e a secretária Municipal de Educação e Esportes, Carla Escosteguy.
Durante pronunciamento, Beatriz ressaltou que a obra é uma conquista da comunidade e ressaltou a qualidade do ensino ministrado na escola. “poucas vezes a gente recebe a comunidade para reclamar da qualidade da nossa educação. Às vezes a gente recebe, na Comissão de Educação, mais mães querendo mais vagas, para a educação infantil”, afirmou a parlamentar.
Por Gustavo Santos (Reg prof MTb 14986)
Edição:Terezinha Bobsin (Reg prof MTb 7156)
Mais fotos
11/03/2015 - Leonardo Pascoal: Vereador questiona prefeitura sobre planejamento contra enchentes

O vereador Leonardo Pascoal (PP) protocolou na sessão de ontem (10) um requerimento solicitando que o Executivo forneça o cronograma de serviços que serão executados nos próximos seis meses para combater as enchentes no município. O parlamentar ressalta que o processo judicial movido pelo Ministério Público prevê que a Prefeitura se comprometa a enviar semestralmente um planejamento de ações a fim de sanar os problemas que se apresentam. "Tendo em vista a gravidade das ocorrências de alagamentos vivenciadas nos último anos, é muito importante verificar que medidas a prefeitura de Esteio adotará nos próximos meses no que diz respeito à proteção e combate às enchentes", argumenta.
Por Aline Santos
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156
11/03/2015 - Comissão de Saúde: Secretário estadual garante liberação integral de verba para Hospital São Camilo

João Gobbardo dos Reis afirmou que depósito de verbas foi feito no dia 10 de março e definiu calendário para meses seguinte
O secretário estadual de Saúde, João Gobbardo dos Reis, garantiu nesta terça-feira, dia 10 de março, a liberação integral de verba da contratualização 100% SUS para o Hospital São Camilo. A declaração foi dada durante visita de vereadores da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, composta por Jaime da Rosa (PSB), Beatriz Lopes (PT) e Michele Pereira (PT), na Secretaria de Estadual de Saúde, em Porto Alegre. Também estiveram presentes à reunião o prefeito Gilmar Rinaldi (PT), o vice-prefeito, Fladimir Perondi Costella (PMDB), a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Goularte Macedo e o secretário estadual de Turismo, Juvir Costella. O depósito da verba seria feito ainda na terça-feira, segundo Gobbardo dos Reis. Ele informou, também, que o dinheiro relativo ao contrato com Hospital São Camilo vai passar a ser depositado no dia 10 de cada mês.
Com relação a falta dos medicamentos especiais, o secretário disse que os laboratórios ficaram sem receber por vários meses no ano passado e que há um decreto impedindo que essa dívida seja paga agora. Segundo o secretário, o estado está tendo dificuldades com alguns laboratórios. No entanto, o estoque de fórmulas lácteas, necessária para a alimentação de pacientes por meio de sonda, já foi restabelecido.
Já equipamentos de emergência e das UTI adulta e neonatal, que são alugados de empresa particular e mantidos pelo estado, o secretário assegurou que não vai continuar a pagar o valor atual e, caso a proprietária do material não queira reduzir os preços, segundo ele, uma outra alternativa vai ter que ser encontrada. Porém, foi taxativo ao afirmar que não haverá interrupção no atendimento. “Nós não vamos ser irresponsáveis de fazer uma coisa dessa, de suspender”, disse Gobbardo dos Reis.
Texto: Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 14986
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
12/03/2015 - Bia Lopes, Pascoal e Kohlrausch:Vereadores de Esteio visitam Instituto da Criança do Diabetes amanhã

A intenção é buscar parceria para a 1º Corrida para vencer o Diabetes que vai ocorrer em maio em Esteio
Os vereadores Beatriz Lopes(PT), Marcelo Kohlrausch(PDT) e Leonardo Pascoal(PP), reúnem-se amanhã, 13, às 9 horas, com os dirigentes do Instituto da Criança com Diabetes, na sede em Porto Alegre. Na pauta estará o planejamento e organização da 1ª Corrida para Vencer o Diabetes em Esteio. A intenção, conforme os vereadores, é realizar um evento similar ao que ocorre na capital, com apoio do instituto. "Com a atividade, visamos reverter recursos para investimentos na área em Esteio", destacam.
A tradicional corrida para vencer o diabetes de Porto Alegre, que neste ano chega à 17ª edição, tem como objetivo principal alertar a população sobre o diabetes e captar recursos para o benefício de mais de 2,5 mil crianças e adolescentes com diabetes atendidas pelo ICD. A entidade também trabalha para prevenir as complicações decorrentes da doença e reduzir as internações hospitalares, oferecendo tratamento adequado e levando aos pacientes o conhecimento e acesso a recursos e tecnologias, além de capacitar recursos humanos.
O Instituto da Criança com Diabetes atende a pacientes com idade entre zero e 20 anos, em duas modalidades: o Hospital-dia e o Ambulatório. Além disso, oferece aulas diárias de Educação em Diabetes, uma linha telefônica para esclarecimentos de dúvidas, orientações e casos de emergência para pacientes e familiares, Oficinas de Nutrição, Programa de Incentivo a Prática de Esportes e Projeto Bombas de Infusão, entre outros.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156
Mais fotos
12/03/2015 - Kohlrausch: Vereador sugere a reativação do braço morto do Arroio Esteio

O vereador Marcelo Kohlrausch (PDT) apresentou na última terça-feira, 10, requerimento sugerindo que o Executivo Municipal estude a possibilidade de reativar o braço morto do Arroio Esteio. A ideia é que o local sirva para o escoamento efetivo do arroio em dias de grandes precipitações. Segundo o parlamentar, imagens da última chuva que inundou a cidade, demonstram o drama verdadeiro e real de uma população que sofre com enchentes há 40 anos, mas que por décadas sofria com a mesma, com intervalos a cada quatro ou cinco anos e que, atualmente, estes números são anuais .
Conforme Kohlrausch, o bairro São José transformou-se em uma verdadeira bacia de contenção, deixando diversas famílias desalojadas a cada enxurrada. " O grande problema que no meio desta bacia existem famílias que já perderam tudo, diversas vezes, nos últimos dois anos. O vereador solicitou, ainda na sessão, reparos nos taludes da ponte da Dona Isabel, além de reiterar os pedidos de troca das galerias defasadas deterioradas."Esteio possui vários pontos de alagamentos, mas este local é um dos mais críticos e necessita de intervenções urgentes", disse. O documento, aprovado em Plenário, foi encaminhado ao Executivo.
Por Andressa Michels
Edição: Terezinha Bobsin (Reg prof MTb 7156)
12/03/2015 - Leo Dahmer: Câmara de Vereadores aprova Frente Parlamentar em Defesa do São Camilo

A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na última terça-feira, 10, em sessão comandada pela presidente Jane Battistello (SD), a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo A proposta, através de projeto de resolução, é de iniciativa do vereador e integrante da Mesa Diretora, Leonardo Dahmer (PT). Conforme o parlamentar, a frente, que tem caráter temporário, visa garantir a manutenção do repasse por parte do governo do Estado, para que a instituição possa continuar com a manutenção dos serviços médicos e ambulatoriais pelo Sistema Único de Saúde(Sus).
Segundo Dahmer, em 2012, o hospital passou a atender exclusivamente pelo Sus. A pactuação com o estado, permitiu que o hospital passasse a captar recursos na ordem de R$ 40 milhões, desafogando os cofres municipais e, melhorando, sensivelmente, as condições de atendimento à comunidade. O vereador destaca que em janeiro foram repassados 57% dos recursos tratados. Mesmo "A criação da frente pretende a união de esforços da Câmara na intenção de viabilizar os recursos necessários para que a comunidade não sejam prejudicada, garantindo aos esteienses um atendimento de saúde digno, humano e de qualidade", reforça. Dentro de alguns dias, serão indicados os integrantes da frente.
Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb 7156
13/03/2015 - Câmara de Vereadores inicia preparativos para a 1ª Corrida para Vencer o Diabetes em Esteio

Vereadores buscaram parceira do Instituto da Criança com Diabetes na manhã de hoje(13) . O evento vai ocorrer em novembro em Esteio
Buscar parceria e a experiência do Instituto da Criança com Diabetes, organizador da tradicional corrida contra a doença que ocorre em Porto Alegre há 17 anos, para a realização da 1ª Corrida para Vencer o Diabetes em Esteio. Esta foi a intenção dos vereadores Leonardo Pascoal(PP), Marcelo Kohlrausch (PDT) e o gabinete da vereadora Beatriz Lopes (PT), durante a visita ocorrida à ONG na manhã de hoje(13), na sede localizada na Capital. No encontro com a coordenadora de eventos do ICD, Ana Bertuol e com a Assistente de eventos, Ane Pandolfo, os vereadores, além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Brito, afirmaram que a ideia é realizar, em novembro, um evento similar ao que ocorre na capital, com apoio do instituto.
Entre as ações a serem oferecidas durante a atividade estão de exames preventivos, especialmente a diabetes tipo 2, conscientização e orientação sobre os sintomas da doença. Segundo Kohlrausch e Pascoal, a proposta é mobilizar a cidade, ampliando o evento também para toda a região. "Não será uma atividade voltada somente para Esteio. Esperamos a presença das cidades vizinhas e da região, pois pretendemos que a maratona seja uma continuidade daquela de Porto Alegre", destacam. Além disso, conforme os organizadores, serão necessárias parcerias com diversos segmentos da sociedade, órgãos públicos e entidades, a exemplo dos Lions Clubes de Esteio. As reuniões de trabalho ainda deverão ser agendadas, possivelmente na Casa dos Conselhos.
Sobre o ICD: A tradicional corrida para vencer o diabetes de Porto Alegre, que neste ano chega à 17ª edição, tem como o principal alertar a população sobre o diabetes e captar recursos para o benefício de mais de 2,5 mil crianças e adolescentes com diabetes atendidas pelo ICD. A entidade também trabalha para prevenir as complicações decorrentes da doença e reduzir as internações hospitalares, oferecendo tratamento adequado e levando aos pacientes o conhecimento e acesso a recursos e tecnologias, além de capacitar recursos humanos.
O Instituto da Criança com Diabetes atende a pacientes com idade entre zero e 20 anos, em duas modalidades: o Hospital-dia e o Ambulatório. Além disso, oferece aulas diárias de Educação em Diabetes, uma linha telefônica para esclarecimentos de dúvidas, orientações e casos de emergência para pacientes e familiares, Oficinas de Nutrição, Programa de Incentivo a Prática de Esportes e Projeto Bombas de Infusão, entre outros.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156
Mais fotos
16/03/2015 - Câmara de Vereadores vai homenagear Mulher amanhã

Antes da solenidade, às 18 horas, na rua Coberta, haverá a sessão ordinária semanal
17/03/2015 - Câmara de Esteio homenageia mulher

Atividade lotou Rua Coberta na noite de ontem(17)
A Rua Coberta foi palco de homenagens à mulher na noite de ontem(17) durante sessão solene que comemorou o Dia Internacional da Mulher. Cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia. A atividade, conduzida pela presidente Jane Battistello(SD), contou com a participação da comunidade, integrantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), Câmara de Dirigentes Lojistas, associações de bairros e Executivo. Na oportunidade, 21 mulheres de diversos segmentos da comunidade receberam flores e um certificado outorgado pelo Legislativo. As apresentações artísticas, um esquete de integrantes do Grupo de Teatro Bah!, e da cantora esteiense Gisele Bloete, abrilhantaram o evento.
A presidente da Câmara disse que a homenagem é justa pela luta histórica da mulher em busca do reconhecimento de seus direitos. A proponente da solenidade, a vereadora Michele Pereira (PT), ressaltou que a homenagem já é tradicional na agenda da Câmara, pois é a oportunidade de agradecer o trabalho das mulheres que contribuem com o desenvolvimento econômico, social, cultural, político e assistencial. "Estamos no ano em que comemoramos os 60 anos do município. Um município jovem que ainda tem vários problemas e conquistas", destacou.
O prefeito Gilmar Rinaldi saudou a iniciativa e fez referência às atividades desenvolvidas pelo Executivo durante a semana dedicada à mulher. Também a homenageada Mirna Rahde, que falou pelas agraciadas, parabenizou a Câmara pela realização da cerimônia e salientou a importância de se valorizar o trabalho e as conquistas da mulher ao longo dos anos.
O tema do Legislativo deste ano foi dedicado às Mulheres Emancipadoras, lembrado em um banner, as esposas de líderes emancipacionistas e àquelas que trabalharam para o desenvolvimento da cidade, que completou em fevereiro 60 anos. O evento é disciplinado por resolução e destina-se a homenagear àquelas que, diariamente, dedicam-se às mais diversas causas para a defesa dos direitos da mulher e dos interesses sociais da coletividade.
Mais fotos podem ser conferidas na Galeria de Fotos neste site.
Confira a lista de homenageadas:
Elisete Marlise Höerlle
Elza de Oliveira Selau
Eva Clóris Oliveira Bierhals
Rosane Terezinha Soares da Cruz
Cléa Escosteguy
Carmen Elda dos Santos Costa
Elisabet da Silva
Selma Rodrigues da Silva
Rejane Teresinha Muhl de Lima
Ana Maria Scarton
Valéria Junges da Silva Daitx
Roselaine Soares Ferreira
Rute Viegas Pereira
Nilda Bottin Cardoso
Dina Terezinha da Silva Vicente
Odélia Maria da Silva Medeiros
Terezinha de Lourdes Barreto Pacheco
Mirna Ruschel Rahde
Vera Lúcia Barili Azeredo
Olanda Greiner
Maria Beatriz Silva da Rosa
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTB 7156
Fotos: Gustavo Santos (Reg prof MTb 14986) e Terezinha Bobsin
Mais fotos
17/03/2015 - Pascoal: Vereador quer abertura de ação civil pública para beneficiar alunos da bairro do Parque

Mais de 300 alunos precisam sair do bairro Novo Esteiopara as salas locadas no Centro, em função das obras de recuperação do telhado da escola atingida por temporal em dezembro de 2014
Leonardo Pascoal lembra, ainda que seria obrigação do governo do estado disponibilizar o transforme, conforme a Lei de Diretrizes a Bases da Educação Nacional. O parlamentar também relata no documento endereçado ao Promotor de Justiça Especializada de Esteio, André de Azevedo Coelho, que o pedido já havia sido feito junto a 27ª Coordenadoria Regional de Educação, mas que esta manifestou a impossibilidade de atendimento, alegando dificuldades financeiras.
O local foi danificado em dezembro de 2014 por uma tempestade que atingiu toda a região. Na escola, a área mais afetada é a biblioteca, instalada no segundo andar. O vendaval também causou o desabamento do alambrado, que se encontrava nos fundos do terreno da escola, além da destruição de parte do telhado do prédio principal. Diversos equipamentos de informática e livros foram perdidos.
Por Terezinha Bobsin
Reg prof MTb 7156
18/03/2015 - Audiência Pública debate relatório de gestão dos recursos do SUS

A vereadora Beatriz Lopes, comentou que, recebeu relatos de pessoas aguardando há mais de um ano para realizar uma ressonância magnética. A secretaria disse que este é um exame caro e são feitas 30 ressonâncias por mês. "Se fossem feitas hoje todas que estão aguardando, sairia em torno de R$ 250 mil. Estamos tentando fazer um acordo para realizar estes exames com valor menor, pois no momento não disponibilizamos desse valor para realizar todas as ressonâncias”, explicou. Destacou ainda, que são realizadas, por médicos, análises técnicas para avaliar a prioridade do exame, e que pacientes de Esteio tem essa vantagem, visto que outros Municípios não possuem essa análise.
O presidente da Comissão questionou, ainda, sobre 149 pessoas que estão aguardando para realizar cirurgia no hospital. Macedo relatou que a maioria dessas pessoas já se tratam em outros hospitais, principalmente de Porto Alegre, e preferem esperar para que a cirurgia seja realizada nestes hospitais.
Sobre as especialidades de urologia, otorrino e proctologia, a titular da pasta afirmou que estas são referências em Esteio. "Já a especialidade de oftalmologia é referência em Sapucaia e Portão", disse. Segundo ela, os hospitais desses municípios foram revisados e estão equipados conforme a necessidade. “Com esses dois hospitais sendo referência em oftalmo, não teria a necessidade de termos essa especialidade aqui, pois os equipamentos são caros e necessita de profissionais capacitados”, afirmou. Segundo ela, está sendo articulado para que o município pague consulta e exames, porém a cirurgia seja realizada em um desses hospitais, pois eles possuem a estrutura para a realização do procedimento.
O vereador Leonardo Pascoal questionou sobre a farmácia municipal. “Caso não tenha o remédio na farmácia municipal, o usuário precisa ficar ligando ou se deslocando para saber se chegou. Porém, algumas pessoas não podem ficar gastando com ligação e deslocamento”, destacou. Para essa questão, o vereador sugeriu para que revejam o procedimento. "Que os funcionários anotem o nome da pessoa e avisem quando o remédio estiver disponível. Sobre o assunto, secretária disse que a ideia é instalar um sistema no portal do município, onde uma lista poderá ser consultada para saber quais remédios estão disponíveis. Porém, os vereadores Leonardo Pascoal e Jaime da Rosa, lembraram que muitas pessoas ainda não possuem acesso à internet, sugeriram também, o envio de SMS para o aviso. A secretária salientou, também, que estão faltando, somente os medicamentos especiais. "São realizados em torno de 550 atendimentos por dia na farmácia, sendo que dessas pessoas, mais ou menos 80 delas precisam de medicamento especial e muitas vezes saem de lá sem conseguir", afirmou.
Aproveitando a reunião, a secretária alertou que há dois casos de suspeita de dengue no Município, mas ainda nenhum está confirmado, mas por esse motivo, nos próximos dias, ações preventivas serão realizadas contra a dengue em alguns pontos do município, como o uso de inseticidas e notificações de proprietários de terrenos baldios com muito mato e lixo acumulado. Os pacientes estão em casa, sendo medicados e acompanhados pela Secretaria de Saúde, e o resultados dos exames devem ser divulgados quarta (18).
Por Andressa Michles
18/03/2015 - Rafael Figliero: Vereador questiona falta de cumprimento da lei de caixas eletrônicos mais baixos

A Lei 5.911/14, que prevê a disponibilização pelos bancos de caixas eletrônicos mais baixos para o atendimento à cadeirantes e pessoas de baixa estatura, ainda não está sendo cumprida em sua totalidade. O questionamento vem do vereador proponente, Rafael Figliero(PTB), que vai encaminhar documento aprovado em Plenário na última terça-feira,(17) ao Executivo cobrando a execução da lei. A ideia é que fosse disponibilizado, pelo menos, um equipamento para o atendimento em cada agência bancária na cidade. A partir da data da sanção, 9 de maio de 2014, os bancos teriam seis meses para instalar os caixas eletrônicos de menor altura, prevendo multa de 500 Unidade Fiscal de Referência Municipal (UFRM), bem como a suspensão de alvará de funcionamento do estabelecimento, em caso de descumprimento. Conforme Figliero, tendo em vista que o prazo era de 180 dias, até a presente data a maioria ainda não se adequou. "Querermos saber se há fiscalização por parte do Executivo, notificações e, em caso de multa, qual foi o valor arrecadado", destacou.
Por Andressa Michels
Ediçao: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156
19/03/2015 - Kohlrausch: Parlamentar quer informações sobre número de flagrantes das câmeras de monitoramento

O vereador Marcelo Kohlrausch(PDT) pretende que o Executivo informe o número de flagrantes de roubos, furtos e vandalismos computados pelo serviço de vídeomonitoramento da Secretaria Municipal de Mobilidade e Segurança Urbana, durante os anos de 2014 e 2015. No documento, aprovado pelo Plenário, Kohlrausch quer saber, também, que procedimentos foram adotados com base nestas informações.
Na mesma linha, o vereador estará encaminhando um ofício ao Comando da Brigada Militar de Esteio solicitando informações número de ações desencadeadas ou subsidiadas pelo serviço de vídeomonitoramento da Secretaria Municipal de Mobilidade e Segurança Urbana, durante os anos de 2014 e 2015.
Por Andressa Michels
Edição:Terezinha Bobsin (REg prof MTb 7156)
19/03/2015 - Pascoal solicita ronda policial no bairro Tamandaré

A segurança no bairro Tamandaré foi objeto de discussão na sessão de terça (17), em que o vereador Leonardo Pascoal (PP) apresentou requerimento questionando o tema. O parlamentar solicita no documento que a Brigada Militar intensifique a ronda policial, devido ao aumento dos casos de violência e criminalidade no local. Os moradores da comunidade relatam que estão ocorrendo roubos e furtos, principalmente nas imediações da Unidade Básica de Saúde, causando transtorno aos pedestres que circulam no entorno. O documento, que teve aprovação do Plenário, será encaminhado ao Executivo ainda nesta semana.
Por Aline Santos
Edição: Terezinha Bobsin (Reg Prof MTb 7156)
19/03/2015 - Rafael Figliero: Vereador visita Corsan para cobrar manutenção de hidrante

Vídeo feito pelo gabinete do parlamentar mostra equipamento mal fixado e sem tampa
O vereador Rafael Figliero (PTB) esteve na tarde de quarta-feira, 18 de março, em reunião com representante de chefia da Unidade Esteio/Nova Santa Rita da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento). O motivo da visita foi problema com hidrante situado na altura do número 531 da Rua Bento Gonçalves, no Centro. O equipamento, que está sem tampa e com peça acima do nível da calçada e com sinais de avaria, põe em risco segurança de pedestres, o que já havia sido relatado em requerimento do parlamentar, de número 63, datado de 05 de novembro de 2014.
Na ocasião, a Corsan se pronunciou por meio de documento onde era alegado que o equipamento estava em perfeitas condições de uso e que, quando fora de uso, o hidrante permaneceria tampado, sem trazer riscos a pedestres. Porém, a assessoria do vereador fez um novo vídeo onde é possível verificar que não há qualquer tampa no entorno do equipamento.
Ao ver filmagem, a representante da Corsan se comprometeu a passar os novos dados a Abrão de Freitas, chefe da unidade Esteio/Nova Santa Rita.
Na oportunidade, o parlamentar apresentou o auxiliar técnico administrativo Vanderlei Saraiva, morador do Parque Santo Inácio, o qual verificou um aumento fora do normal da conta de água, após o mês de agosto de 2014, motivado por um vazamento subterrâneo. Figliero questionou sobre a possibilidade de a estatal, por meio de equipamentos, verificar onde se encontra a tubulação perfurada. No entanto, a representante da Corsan declarou que a empresa não dispõe do equipamento.
Por Gustavo Santos Reg prof MTb 14986
Mais fotos
20/03/2015 - Leonardo Pascoal: Presidente do PP gaúcho visita Câmara de Esteio
O presidente do Partido Progressista do RS, Celso Bernardi, esteve na manhã de hoje(20), em visita ao gabinete do vereador de Esteio e presidente da Juventude Estadual do PP, Leonardo Pascoal. Bernardi, que está passando pelas bases no estado, destacou que a executiva estadual deliberou a criação de uma comissão estadual visando analisar assuntos relacionados à atual realidade do país. Entre eles estão a realização da convenção nacional, prevista para 9 de abril; a reforma política; o fundo partidário e as convenções do partido em nível municipal e estadual. Também salientou que o PP é um partido municipalista e pretende que o primeiro lugar no ranking no número de agentes políticos eleitos no município - 136 prefeitos; 115 vices e 1177 vereadores - seja mantido. O presidente reafirmou a importância do movimento no município, visando as eleições de 2016. "O primeiro passo para a vitória de 2016 começa com a convenção municipal, com data a ser agenda em maio, onde precisamos de mobilização e organização. A convenção só alcançará sucesso se contar com uma forte e marcante participação das mulheres e dos jovens", disse.
Para o vereador Leonardo Pascoal, que também é Diretor Administrativo da Fundação Tarso Dutra de Estudos Políticos e de Administração Pública, o partido esteiense tem se fortalecido com a intenção de protagonismo nas eleições de 2016. Pascoal ressaltou que o primeiro passo para o crescimento do PP em Esteio foi dado com a instalação da sede centralizada (avenida Presidente Vargas, 2611), visando dar mais visibilidade às ações desenvolvidas pelo partido. Depois de Esteio, Bernardi segue sua agenda para os municípios de Antônio Prado e Vacaria. O encontro contou com a participação de alguns integrantes do PP de Esteio.
Por
Terezinha Bobsin (Reg prof MTb 7156)
Mais fotos
24/03/2015 - Jane Battistello: Câmara participa de congresso técnico da XI Copa dos Campeões de Futsal
A presidente da Câmara de Esteio, Jane Battistello(SD), participou do congresso técnico da 11ª Copa dos Campeões de Futsal na última sexta-feira (20), no Ginásio Edgar Piccioni. O congresso serviu para a definição das chaves e dos primeiros jogos. O evento, que pela quinta vez consecutiva está sendo realizado em Esteio com o apoio da Prefeitura Municipal, conta com 24 equipes inscritas na categoria Adulto e 16 na categoria Máster 40, novidade nesta edição. Até agora, 17 cidades estão representadas na categoria Adulto e outras dez na Máster 40.
No próximo dia 27, iniciam-se os jogos no Ginásio Edgar Piccioni, na Vila Olímpica, palco das partidas que prometem levar emoção a torcedores de várias cidades gaúchas. A data da competição foi adiada em uma semana, para ajustes no calendário. Os vencedores da Copa dos Campeões de Futsal de ambas as categorias levam para casa um carro zero quilômetro e os quatro finalistas da competição na Categoria Adulto garantem vagas para a disputa da 2ª Supercopa dos Campeões, que será realizada no final do ano, com os melhores times do Aberto Soberano de Presidente Lucena.
Confira as categorias e os times:
Categoria Adulto
Grupo A
Metalúrgicos Canoas (Canoas)
União Futsal (Nova Petrópolis)
Brochier Futsal (Brochier)
AGF Sub-20 (Guaíba)
Grupo B
Street Boys (Esteio)
Pacotão Futsal (Porto Alegre)
ACBF Sub-20 (Carlos Barbosa)
Juventude Futsal (Caxias do Sul)
Grupo C
APF/IMX (Passo do Sobrado)
Ponte Preta (Sapucaia do Sul)
Unidos da Campina (São Leopoldo)
União Nova Prata (Nova Prata)
Grupo D
Expresso Futsal (Imbé)
Marechal Torino Futsal (Caxias do Sul)
Brascol (Triunfo)
Chelsea Futsal (Montenegro)
Grupo E
Afusca Sub-20 (Cachoeirinha)
Só Pelada (Carlos Barbosa)
Cometa S.O.S (Canoas)
E.C. Rocha Guajuviras (Canoas)
Grupo F
S.E.R Barra do Ribeiro
Carioca Multimarcas (Esteio)
Águias Futsal (Alvorada)
UJR/Feevale Sub 20 (Novo Hamburgo)
Máster 40
Kamaradas Futsal (Canoas)
AGF Futsal (Guaíba)
Majewski (Porto Alegre)
Rápido Garibaldi (Garibaldi)
Geração 21 (São Leopoldo)
Alegria Futsal (Porto Alegre)
Acadêmicos F.C. (Esteio)
Três Coroas Futsal (Três Coroas)
Primeiras partidas
Sexta-feira (27), a partir das 20h15min
Majewski (Porto Alegre) x Acadêmicos (Esteio) - Máster 40*
Afusca Sub-20 (Cachoeirinha) X Só Pelada (Carlos Barbosa)
UJR/Feevale Sub-20 (Novo Hamburgo) e Água Futsal (Alvorada) - Adulto
Segunda-feira (30), a partir das 20h15min
Street Boys (Esteio) x Pacotão Futsal (Porto Alegre)
ACBF Sub-20 (Carlos Barbosa) x Juventude Futsal (Caxias do Sul)
Camaradas (Canoas) x Geração 21 (São Leopoldo)*
Quinta-feira (2), a partir das 20h15min
Brochier Futsal (Brochier) x AGF Sub-20 (Guaíba
AGF Futsal (Guaíba) x Alegria (Porto Alegre)*
Unidos da Campina (São Leopoldo) x União Nova Prata (Nova Prata)
* Partidas do Máster 40. As demais são Adulto
Por Terezinha Bobsin
Reg prof Mtb 7156
Mais fotos
24/03/2015 - Câmara de Esteio se reúne para debater demandas do Legislativo
A Câmara de Vereadores, através da presidente Jane Battistello (SD), se reuniu na tarde de ontem (23), na sala de reuniões do 2º andar, para debater diversas demandas do Legislativo. Durante a reunião, onde todos os vereadores foram convidados estiveram temas a exemplo de cedência de servidores da Casa; licitação para a retirada do carpete e reposição das cadeiras do Plenário; aquisição de uma moto; exoneração de funcionários; reajuste salarial; obras no Plenário; xerox para o uso exclusivo do Legislativo, aquisição de um terreno na rua Bento Gonçalves; boletim informativo do Legislativo e a realização de pregão eletrônico para as obras de adequação do prédio ao novo Plano de Prevenção contra Incêndio. A ideia, segundo a presidente da Câmara, no caso do piso, é que o novo material atenda, efetivamente, o Plano de Proteção Contra Incêndio (PPCI), especialmente na questão da flamabilidade, da acústica e da durabilidade. A presidente aproveitou para destacar que o projeto do PPCI está em fase de conclusão e que será remetido ainda nesta semana ao Corpo de Bombeiros.
A presidente ainda destacou que a Casa não poderá fugir desse e de outros debates, sempre primando pelo diálogo respeitoso, anotando igual respeito aos poderes constituídos. "Mas para que isso ocorra, é preciso a compreensão de todos os vereadores", salietou.
25/03/2015 - Rafael Figliero: Delegado Ranolfo Vieira Júnior visita a Câmara de Vereadores de Esteio

O vereador Rafael Figliero (PTB), recebeu na tarde de ontem (24) a visita do Delegado Ranolfo Vieira Júnior, suplente a Deputado Estadual, que na oportunidade veio conhecer a estrutura e funcionamento da Câmara Municipal de Esteio. Na oportunidade, o parlamentar apresentou as salas do Legislativo e seus respectivos colaboradores, salientando as principais tarefas desenvolvidas pelo Poder Legislativo. “A estrutura física da Câmara Municipal de Esteio é melhor do que da Assembleia Gaúcha”, salienta o delegado. O vereador apresentou, ainda, o trabalho que está sendo realizado na Câmara.
Por Andressa Michels
Edição: Terezinha Bobsin Reg Prof MTb/RS 7156
25/03/2015 - Câmara de Esteio aprova recurso para o Centro de Formação Tereza Verzeri

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão de ontem (24), dirigida pela presidente Jane Battistello(SD), o projeto de iniciativa do Executivo autorizando a concessão de subvenção social em prol do Centro de Formação Teresa Verzeri, para execução do Programa Integrado de Inclusão Social. O repasse total, conforme a proposta, será de R$ 160 mil, orçamento do município. O convênio, que existe desde 2004, atende a crianças e jovens de 6 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social. Durante a tarde de ontem(24), a Comissão de Finanças e Orçamento, através dos vereadores Leonardo Pascoal(PP), Leonardo Dahmer (PT) e Felipe Costella(PMDB), emitiu parecer favorável a aprovação e tramitação do projeto.
Ações do documento