Notícias
16/11/2010 - Senador Paulo Paim vai receber placa alusiva à Semana da Consciência Negra
O senador Paulo Renato Paim (PT/RS) vai participar hoje, dia 16, às 19h30min, do Ato solene alusivo à Semana da Consciência Negra, realizado pela Câmara de Vereadores de Esteio. Na oportunidade, o senador vai receber uma placa de reconhecimento pela perserverança e luta em favor da igualdade racial. O tema da Semana da Consciência Negra deste ano é "Conhecer e Respeitar". Além disso, a Câmara de Vereadores vai entregar uma distinção para 11 pessoas que se destacaram durante o ano em atividades dentro do movimento de igualdade racial. O Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE), uma organização não-governamental, será uma das atrações do evento. Na oportunidade, o presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), vai inaugurar a Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer , em homenagem ao primeiro prefeito de Esteio, e a Sala de Reuniões Alberto Pasqualini. A Câmara de Vereadores localiza-se na rua 24 de Agosto, 535, Centro/ Esteio.
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
17/11/2010 - Exposição: A contribuição do negro para a História do Brasil e do mundo

A mostra, composta por cerca de 20 painéis explicativos,que trata sobre a influência do negro no decorrer da História, esteve na Câmara de Vereadores o dia de ontem(16) no ato solene alusivo à Semana da Consciência Negra. Fatos como a Guerra de Porongos, marcada pela participação dos lanceiros negros, é um dos temas em destaque.
Segundo o Diretor de Cultura da Secretaria de Arte e Cultura de Esteio, Jauri Machado, a exposição itinerante, que tem apoio da Secretaria Estadual de Educação e da Prefeitura Municipal, veio à cidade para integrar a Semana da Consciência Negra, que ocorre de 16 a 22 de novembro em diversos locais. “Achei muito interessante, pois eu só conhecia a história superficialmente”, afirmou Daniel Hofmann Martins, 29 anos, que passava pela Câmara.
A exposição seguiu a Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Pe. Felipe,900), onde pode ser visitada até o final do mês.
Por: Sâmela Lauz
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

04/01/2011 - Câmara de Esteio não para durante o recesso
Mesmo com o recesso parlamentar, que se iniciou em 16 de dezembro e segue até 29 de janeiro, os vereadores de Esteio não param suas atividades. Durante este período, os vereadores estão se revezando em Comissões Representativas, quando haverá um representante de cada bancada para votação de requerimentos, sugestões e atendimento à comunidade todas as terças-feiras, às 14 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. Também desde o dia 17 de dezembro a Câmara tem horário diferenciado. Todas as sextas-feiras, o Legislativo está funcionarnando das 8 às 13 horas. De segunda a quinta-feira, o atendimento ao público segue normal, ou seja, das 9 às 18h30min.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
04/01/2011 - Sábado Inglês vira polêmica em Esteio
Uma reunião entre a Câmara de Vereadores, Executivo e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), amanhã, 5, às 14 horas, na prefeitura, vai discutir se as portas do comércio aos sábados durante os meses de janeiro e fevereiro em Esteio devem ser abertas. A informação é do presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Duarte (PTB).
Além disso, Duarte informa que há uma decisão do Tribunal de Justiça do RS, garantindo que as empresas no comércio varejista de Esteio não poderão abrir aos sábados à tarde. Segundo o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Leopoldo, que abrange Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Portão, a medida deve ser cumprida pelos empresários. O documento do sindicato com a decisão, diz que o Tribunal de Justiça valida a lei dos municípios que proíbem a abertura no comércio neste período. "No caso de Esteio, a lei que está em vigor, é a Lei Municipal 1.201/83, que veda o expediente externo no comércio lojistas, aos sábados à tarde. Além disso, outra lei do nosso município, alterando a de 1983, a Lei Municipal 3.306/02, tem Ação Direta de Inconstitucionalidade e restringe também o domingo. Mas como está julgada improcedente, vale a lei anterior", explica o presidente.
17/11/2010 - Senador Paulo Paim recebe distinção em ato solene alusivo à Consciência Negra em Esteio
O senador Paulo Paim (PT/RS) recebeu na noite de ontem (16), uma distinção da Câmara de Vereadores de Esteio alusivo à Semana da Consciência Negra. A placa, entregue pelo presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), na nova Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, inaugurada ontem (16), é o reconhecimentopela perserverança e luta do senador em favor da igualdade racial. Na oportunidade, o senador relatou a importância de se lembrar a luta pela liberdade sem discriminação, com oportunidades à todos. Paim também falou sobre as ameaças de grupos neonazistas (ele havia sido informado pelo delegado da Polícia Civil de Porto Alegre, Paulo Cesar Jardim, que estaria sendo ameaçado no vídeo encontrado numa casa da cidade, junto a outros objetos) e reforçou que não vai se intimidar por nenhum tipo de armação. "Depois desta ameaça, vou lutar ainda mais pelos menos favorecidos. É um compromisso de vida com cada um deste país", destacou. Paim informou, ainda, que recebeu o título de Cidadão de Encruzilhada do Sul.
Além do senador, mais 15 pessoas da comunidade, que se destacaram durante o ano em atividades dentro do movimento de igualdade racial receberam uma distinção da Câmara.O coral do Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE), uma organização não-governamental, a bailarina Júlia Franco, do Grupo Unir Raças e o estudante Wesley Lima, estiveram entre as atrações artísticas.
Inauguração:
Antes da cerimônia em homenagem à Semana da Consciência Negra, a Câmara de Vereadores inaugurou a Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, em homenagem ao primeiro prefeito de Esteio, e a Sala de Reuniões Alberto Pasqualini. A iniciativa das denominações é do vereador Jaime da Rosa (PSB). Na oportunidade, o jornalista Miguel Luz falou sobre a vida de Frainer e apresentou um audiovisual com a última entrevista com o primeiro prefeito, além dos principais aspectos da história e do desenvolvimento de Esteio.
Além disso, o presidente da Câmara entregou em nome dos vereadores, um documento ao prefeito, Gilmar Rinaldi, que estude a possibilidade de aquisição do imóvel, primeiro prédio construído em Esteio, para abrigar o acervo histórico do município, onde grande parte existe anmtes mesmo da emancipação ocorrida em 1955. Pariciparam da cerimônia os vereadores Luiz Duarte (PTB), Jane Battistello(PDT), Michele Pereira (PT), Leonardo Dahmer (PT), Jaime da Rosa (PSB), Felipe Costella(PMDB), Therezinha Heller (PPS), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Harri Zanoni (PSB).
Confira os nomes dos homenageados:
Andréia Luciane Teixeira da Silva
Anália Rodrigues Nunes
Maria Isabel Teixeira
Jorge Joarez dos Santos Pechoto
Nei Alceir Moreira
Luiz Antônio Conceição de Oliveira
Enio Chaves
Janete Consuelo de Mendonça
Cristiane Gomes
Valmir Guterres dos Santos
Otacília de Lima
Sérgio Modesto de Barros
Maria de Nazareth Paulo de Moura
Simone da Silva Pinto
Ana Paula Amaral da Hora
José Francisco da Silva
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
05/01/2011 - Câmara de Esteio inicia o planejamento das ações deste ano

05/01/2011 - Comércio lojista vai fechar aos sábados à tarde em Esteio

A partir do próximo sábado, 8, abrir as portas do comércio lojista durante os meses de janeiro e fevereiro, depois das 13 horas, é passível de multa em Esteio, pelo menos neste ano. O concenso entre a Câmara de Vereadores, Executivo e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de cumprimento a Lei Municipal 1201/83 foi o resultado na reunião realizada na tarde de hoje (5), na prefeitura. Conforme o prefeito em exercício, Fladimir Costella, não é o momento para discutir a questão, já que faltam apenas dois dias para iniciar o Sábado Inglês. Para o presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), que havia recebido um documento do Sindicato dos Empregados no Comércio de São Leopoldo, informando sobre o fechamento do comércio, cumprindo determinação do Tribunal de Justiça, a lei precisa ser cumprida com rigor. "A partir de agora vamos abrir as discussões para o ano que vem", destaca, garantindo que a Câmara vai promover nos próximos dias reuniões e audiências públicas para decidir o destino do comércio lojista durante este período. O presidente lembra, inclusive, que recebeu um abaixo-assinado com mais de 300 pedidos para que o comércio não fosse aberto.
A reunião foi acompanhada pelo representante do sindicacato, Silvio Luiz Braga, além do presidente da CDL, Celso Dalmás e o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), Longuinho Musikant.
Mais fotos
06/01/2011 - Educação: Inscrições para o Sisu começam à meia-noite
A partir da meia-noite (7), estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 podem se inscrever para disputar uma das 108 mil vagas em universidades públicas que serão oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As oportunidades estão distribuídas em 3.327 cursos de universidades federais e estaduais, além de institutos federais de Educação Profissional. O site para a inscrição, que segue até o dia 12 é: http://sisu.mec.gov.br/
Para se inscrever no Sisu 1º/2012 é preciso ter feito a prova do Enem 2011, com nota diferente de zero na redação. É preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha no Enem 2011. Não é possível participar utilizando número de inscrição e senha cadastrados em outras edições do Enem. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
18/11/2010 - Câmara de Esteio discute questões ambientais da Rodovia do Parque

Uma reunião entre a Câmara de Vereadores de Esteio e os integrantes do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) tratou das questões ambientais e do desenvolvimento da obra na cidade na tarde de ontem (17), no Plenario. A iniciativa foi da vereadora Michele Pereira (PT). Na oportunidade, o responsável pela gestão ambiental da BR 448, o engenheiro Adriano Panazzolo, esclareceu dúvidas dos vereadores relacionadas aos cuidados com a fauna e flora, com os recursos hídricos, poluição do ar, solo, vestígios arqueológicos, os trabalhadores e a população do entorno, especialmente as famílias que precisam ser reassentadas. De acordo com Panazzolo, a obra, que possui o licenciamento da Fepam desde março de 2009, está com pouco mais de dez por cento do total pronta. "O prazo, por enquanto, é o primeiro semestre de 2012. O problema maior para a demora do processo são os reassentamentos. A previsão é que se gaste cerca de R$ 30 milhões nesse setor", destaca.
O gerente falou sobre os 22 programas ambientais desenvolvidos pelo Dnit, que visam reduzir impactos com o meio ambiente, como o Programa de Controle e Monitoramento de Particulados, que visa a implementação de medidas de controle da emissão de poluentes atmosféricos, bem como a implantação de um monitoramento permanente, que permita acompanhar a eficiência das medidas adotadas e reduzir ao máximo a interferência das atividades da obra na comunidade local durante a fase de implementação do projeto. "A equipe de supervisão ambiental monitora a execução das medidas de controle de material particulado, conforme o Plano Básico Ambiental do empreendimento e a legislação ambiental em vigor", ressalta. Segundo ele, as principais metas deste programa é realizar monitoramento visual diário de controle das poeiras - uma das priuncipais reclamações dos moradores da rua Celina Kroeff, no bairro Novo Esteio; monitorar aopacidade de veículos a diesel utilizados nas obras por amostragem mensalmente e de todos os equipamentos em manutenção e supervisionar as atividades executadas pelas empreiteiras.
Os vereadores questionaram a situação do asfalto da rua Celina Kroeff, que está instransitável, segundo informa a vereadora Therezinha Heller(PPS). "Os caminhões acabaram com o asfalto desta rua, sem contar a poeira, que vem prejudicando os moradores", informa. O engenheiro disse que o asfalto deverá ser acordado com a prefeitura. "Quanto a poeira, nossa equipe vai conferir, pois passa um caminhão-pipa borrifando água para amenizar o problema. Tentamos usar somente a faixa de domínio", informou.
O presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), também alertou sobre a possiblidade de encontrar áreas onde podem estar enterrado o amianto.
Além disso, Panazzolo explicou aos vereadores que a obra está dividida em três lotes: No lote um está Sapucaia do Sul. No lote 2 está Canoas e Esteio, com cerca de 385 trabalhadores. O traçado da estrada passará por trás do Parque de Exposições Assis Brasil, indo até a a Br 386, techo da Tabaí/Canoas seguirá paralela ao Rio do Sinos, deslocando-se até a BR 290 (Free Way).
De acordo com os vereadores, um novo encontro deverá ocorrer no dia 8 de dezembro, para esclarecer o desenvolvimento da obra à entidades locais.
Participaram da reunião os vereadores Leonardo Dahmer (PT), Luiz Duarte (PTB), Jaime da Rosa (PSB), Harri Zanoni, Tânia Marli Rodrigues(PTB) e Felipe Costella (PMDB).
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

19/11/2010 - Vereadores participam de reunião para discutir as alterações no Estatuto do Servidor

O estatuto do servidor foi pauta de reunião entre o Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme), o prefeito Gilmar Rinaldi e o presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), além dos Luiz Duarte (PTB), Jaime da Rosa (PSB), Therezinha Heller (PPS), Ari da Center (PSB), Jane Battistello (PDT) e o gabinete da vereadora Michele Pereira (PT), na tarde desta quinta-feira (18), na prefeitura. O objetivo do encontro foi de expor as alterações no Estatuto do Servidor, a partir das propostas do Sisme e discutir adequações de artigos. “A intenção do Executivo é esclarecer o que foi possível incorporar, o que não foi e as razões”, disse Rinaldi ao iniciar a conversa. Sirlon Ribeiro destacou que a Câmara, até então, não se envolveu no processo porque não foi comunicada oficialmente. Ainda sobre o assunto, ele frisou: “A participação dos vereadores na reunião não quer dizer que o projeto vai chegar ao Legislativo e ser aprovado. Queremos , ainda, abrir outros espaços para debate”.
A presidente do Sisme, Aline Baladão, comentou que o grande problema na formulação do estatuto foi o ‘atropelo’: “até agora não há uma versão oficial”. Segundo o prefeito, a ideia é facilitar o processo a partir de agora. " Vamos fazer o possível para, daqui pra frente, facilitar o processo e tornar a redação final do Estatuto o mais clara possível”.
A Minuta com as alterações preliminares feitas pelo Executivo foi exposta dando-se ênfase aos artigos que tratavam de temas mais polêmicos, como a questão das Funções Gratificadas, insalubridade, gratificação de resultados, 13º salário e equiparação de atribuições. Sobre este último item, Aline Baladão fez uma comparação entre o piso salarial dos diretores de escola e um diretor de alguma secretaria. “Deve-se levar em consideração as atribuições”, salientou. A respeito, Rinaldi sugeriu a possibilidade de criação de uma lei específica para o tema.
Segundo o vice-presidente da Câmara, Luiz Duarte, o que ainda gera mais impasse é o estágio probatório. Ele ainda contou que o Estatuto do Servidor será tema de uma plenária, na qual será decidido se o Legislativo vai propor emendas ou não.
Por: Sâmela Lauz - Estágio Jornal
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

22/11/2010 - Esteio: Exposição fotográfica vai lembrar Che Guevara
Iniciou-se hoje (22) em Esteio a mostra fotográfica intitulada "Hasta la Victória Siempre" que retrata momentos marcantes de um dos mais famosos revolucionários comunistas da história, o argentino Ernesto Guevara de La Serna, conhecido por Che Guevara. A mostra, que que vai ficar até o dia 29 no saguão da Câmara de Vereadores (rua 24 de Agosto, 535) é ideia do vereador Leonardo Dahmer (PT), que pretende destacar a trajetória política e histórica de Che.
Além da exposição, também haverá uma apresentação do filme Hasta La Victória, a partir das 19 horas, no Plenário, seguido de um bate papo com a participação da Associação José Marti, com o tema a unidade da América Latina e o legado da Revolução Cubana. A semana (29) encerra-se com uma celebração no Bar Letra e Música (avenida dom Pedro 711) e no dia 2 de dezembro, a partir das 19 horas, no mesmo bar, ocorrerão apresentações com músicas cubanas e latinoamericanas conduzidas pelas guitarras de Daniel Mello e Ciro Ferreira. A visitação da exposição na Câmara está aberta das 9 às 18 horas.
No mês passado,em que se lembrava a morte do revolucionário, o vereador também havia organizado uma exposição com livros no gabinete.
História: Há 47 anos, a morte de Che Guevara colocou um ponto final no movimento contra a opressão politica e a desigualdade social liderada por ele desde os 26 anos de idade, quando o jovem médico de classe média conheceu Raul Castro e seu irmão Fidel Castro. Juntos criaram o M26, um grupo de militância e guerilha que tomou o poder de Cuba em 1959, com apoio da então União Socialista Soviética. Apesar de desempenhar um papel importante no governo de Fidel Castro, Che decidiu deixar Cuba em 1965 para pregar os princípios da Revolução Cubana para o mundo. Em 9 de outubro de 1967 foi preso executado por soldados bolivianos na cidade de La Higuera. Em 1997 seus restos mortais foram encontrados em uma vala junto a outros corpos.
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
02/01/2009 - Vereadores, prefeito e vice tomam posse em Esteio
Discursos:
Em seu discurso, Gilmar Rinaldi destacou a integração entre os poderes. Também ressaltou a importância de todosos partidos que compõem o Legislativo e garantiu que uma das primeiras medidas de seu governo é a compra devagas para a escola de educação infantil. Ressaltou, ainda, que pretende ampliar para até às 20 horas o horário de atendimento de alguns postos de saúde, bem como implementar, neste ano, o loteamento industrial, localizadoatrás do Parque de Exposições Assis Brasil.
Já a presidente da Câmara, Michele Pereira, disse ser a primeira vez que o Partido dos Trabalhadores chega àpresidência do Legislativo. "Quero, com os demais vereadores, colaborar no sentido de transformar Esteio numareferência na Grande Porto Alegre", ressalta. Em seu discurso, a presidente ressalta que vai levar a Câmara deVereadores aos bairros e às escolas. A idéia é que o cidadão possa opinar e participar mais da política da cidade. “Pretendo realizar um trabalho com muita transparência e ética", salienta. A presidente aproveitou para informar a retomada das sessões na próxima terça-feira, dia 6, a partir das 18h30min, na Sala de Sessões Alberto Pasqualini, bem como anunciar as reuniões das Comissões Permanentes, a partir das 14 horas.
Líderes de Bancadas:
PMDB - Sirlon Ribeiro
PSB - Harri Zanoni
PTB - Luiz Duarte
PDT - Jane Battistello
PPS - Therezinha Heler
PT - Leonardo Dahmer
Mais fotos
23/11/2010 - Esteio: Estudantes assumem Câmara de Vereadores e prefeitura amanhã
A Câmara de Vereadores de Esteio, em parceria com a prefeitura, realiza amanhã, dia 24 de novembro, às 14 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, a solenidade de posse do projeto Prefeito, vice e vereador por um dia. Na oportunidade, 11 vereadores mirins, entre eles a presidente da Câmara mirin, Júlia Gelaim, 10 anos, além da prefeita, Juliana Lopes Carvalho, 11 anos, o vice , Samnuel Kruse Souza, 10 anos, eleitos pelas escolas de Esteio, assumem a presidência da Câmara e a prefeitura. Durante a cerimônia haverá o juramento de posse, bem como a apresentação de projetos e sugestões que serão encaminhadas ao Executivo. O evento, uma proposição dos ex-vereadores Rute Pereira e Sérgio Daixt, que é realizando anualmente completa 21 anos. De acordo com a coordenação da secretaria de Educação neste ano participaram 14 escolas, envolvendo no processo, mais de 30 alunos candidatos. Durante a tarde de hoje (22), os estudantes tiveram ensaio com o diretor da Câmara, Ricardo Silva, para a posse. A atividade teve a participação das escolas Alberto Paqualini, Camilo Alves, Dulce Moraes; Edwiges Fogaça; Érico Veríssimo; Eva Karnal Johann; Ezequiel Nunes Filho; Flôres da Cunha; Colégio La Salle; Luiza Silvestre de Fraga; Oswaldo Aranha; Santo Inácio; Trindade e Vila Olímpica. A atividade é aberta o público. Mesa Diretora da Câmara de Vereadores: Presidente: Julia Gelaim - 10 anos - CMEB Maria Lygia, Vice - Presidente: Samanta Teixeira - 13 anos - CMEB Santo Inácio, 1 Secretário: Larissa Dalla Valle - 13 anos - CMEB Edwiges Fogaça, 2 Secretário: Giovana Mantovani - 09 anos - CMEB Vitorina Fabre. Demais vereadores eleitos Stephanie Pereira da Cunha - CMEB João XXIII
Kevin Gustavo Bonette Echamede - CMEB Dulce Moraes Ana Carolinew Heller Machado - CMEB Luiza Fraga Igor Moiseis - CMEB Trindade , Juliane Rodrigues Dias - CMEB Eva Karnal, Bruna Ouriques MAchado Fraga -CMEB Flôres da Cunha, Gabrielle Souto Goulart - CMEB Camilo Alves, Prefeita: Juliana Lopes Carvalho - 11 anos - CMEB Camilo Vice-Prefeito: Samuel Kruse Campos Souza - 10 anos ( do CMEB Camilo Alves.
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
05/01/2009 - Luiz Duarte apresenta ações durante sua presidência
durante sua presidência deu continuidade à construção do novo prédio e comandou a economia no orçamento - uma de suas maiores bandeiras, bem como o fortalecimento do Legislativo. "Com a economia com o corte de cargos de confiança e a colocação de estagiários, conseguimos repassar recursos do orçamento da Câmara para diversas entidades, entre elas O Conselho Tutelar, a Liga Feminina de Combate ao Câncer, verba para compra de um veículo para a Brigada Militar, entre outras", salientou. Durante a entrega do relatório à ex-prefeita, Sandra Silveira, Duarte afirmou que dos 282 projetos que tramitaram durante 2008, 90% tiveram aprovação, ressaltando uma integração entre os dois poderes. O vereador disse, ainda, que trabalhou com pessoas qualificadas, o que
proporcionou a qualificação do Legislativo. Além disso, Duarte aproveitou para agradecer a participação da comunidade nas audiências públicas e sessões solenes, que foram importante para o Legislativo, oportunidade em
que os moradores puderam conhecer o funcionamento da Câmara e a tramitação de um projeto de lei.
06/01/2009 - Câmara de Vereadores de Esteio tem primeira sessão do ano hoje
08/01/2009 - Corsan entrega 800 livros para escolas estaduais de Esteio
Mais fotos
08/01/2009 - Primeira sessão do ano foi marcada pela eleição das Comissões Permanentes
A presidente da Câmara lembra que as comissões têm o objetivo de discutir e elaborar pareceres sobre os projetos em tramitação e tratar dos assuntos pertinentes às suas áreas. Além disso, a comunidade pode participar das reuniões das comissões, que ocorrem na Sala de Sessões Alberto Pasqualini, com sugestões e denúncias. Confira os dias e horários das reuniões:
Comissão de Justiça e Redação: todas as terças-feiras às 15 horas
Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação: todas as terças-feiras às 14 horas
Comissão de Finanças e Orçamento: todas as terças-feiras às 13h30min
Comissão de Educação, Cultura, Menor e Desporto: todas as quartas-feiras às 14h30min
Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assitência Social: todas as terças-feiras às 17horas
Comissão de Segurança, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos: todas as terças-feiras às 16 horas
09/01/2009 - Esteio vai ter primeira Praça da Juventude do RS
Câmara de Vereadores esteve presente ao ato de anúncio da verba federal de R$ 1,5 milhão hoje pela manhã
Esteio vai ser a primeira cidade do RS a contar com a implementação do projeto Praça da Juventude, que faz parte do Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci) do governo federal. O repasse do recurso, no valor de R$ 1,5 milhão - que tem uma contrapartida de R$ 30 mil do município, foi anunciado na manhã de hoje (9), pelo secretário Executivo do Pronasci, Ronaldo Nado Teixeira, ao prefeito Gilmar Rinaldi, com a presença da presidente da Câmara, Michele Pereira (PT) e do vice-prefeito, Fladimir Costella, no salão Nobre da prefeitura. A idéia é construir um complexo poliesportivo, oferecendo um espaço de recuperação e inclusão social para jovens, no Parque Glavany Guedes, visando evitar a opção pela criminalidade. Nado explicou que Esteio apresentou o pedido no final do ano passado - numa viagem do prefeito e do vice à Brasília - e que a cidade está dentro dos critério necessários, definidos pela União. "Outras cidades também podem se cadastrar no projeto", ressaltou Nado, observando que o projeto não se restringe a apenas uma praça por município. "Podem haver mais espaços como este na cidades", comenta. Uma maquete da praça foi apresentada aos participantes, que prevê um compelxo com quadras de vôlei de praia, campo de futebol society, quadra poliesportiva coberta, teatro de arena, vestiários, além de um salas de reunião, administração e sala de ginástica, entre outras modalidades. A presidente da Câmara ressaltou a importância do gestor do município estar atento aos programas de melhorias oferecidos pelo governo federal, a exemplo do Pronasci, trazendo benefícios aos moradores. Michele disse que a proposta servirá a comunidade esteiense, principalmente os atletas do município. Atualmente temos a Associação dos Corredores de Rua de Esteio - ACORES, que ,com muito esforço tem conseguido destacar seus atletas em nível nacional e mundial. Agora, com essa grande estrutura, temos a convicção que futuros atletas terão suporte na cidade. Esteio está de parabéns por mais essa importante melhoria", comenta. Na oportunidade, o prefeito recebeu do secretário 40 coletes à prova de balas que serão repassados à Guarda Municipal. Além disso, também foram entregues bolas; uma bandeira do Brasil e camisetas confeccionadas pelos apenados do Sistema Prisional. O prefeito solicitou, ainda, que Ronaldo Nado Teixeira, estude a possibilidade de implantação do Observatório da Violência na cidade.
Mais fotos
12/01/2009 - Comitiva de Esteio busca investimentos para a Saúde junto ao governo estadual
Ações do documento





