Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

27/06/2012 - Furto de hidrômetros em Esteio é tema de reunião na Câmara de Vereadores

 Furto de hidrômetros em Esteio é tema de reunião na Câmara de Vereadores

 

Na tarde de ontem (26), um encontro reuniu vereadores da Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, Corsan, representantes da Brigada Militar e Polícia Civil, para tratar do roubo de hidrômetros, que vem crescendo no município. A reunião foi proposta pela Comissão de segurança da Câmara e pelo gerente da Corsan, Abrão de Farias.

De acordo com o gerente da companhia, no semestre de 2012, 223 hidrômetros foram furtados contra 20 no mesmo período do ano passado, em Esteio.  “A intenção da Corsan com esta reunião é conversar com as autoridades, para, em conjunto, inibir estes atos que causam prejuízo aos usuários e também um enorme desperdício de água, até que se reponha o equipamento”, argumenta. A maioria dos furtos, segundo Abrão, ocorre de madrugada e de acordo com algumas vítimas, o equipamento é comercializado em ferros velhos ou em pontos de tráfico de drogas.

Na ocasião, o chefe de Investigações da Delegacia de Polícia Civil, inspetor Ernani Arnold explicou que o que atrai os criminosos é a carcaça do equipamento, feita de bronze, mas que a venda do material não chega a custar R$ 10,00. O inspetor disse que é preciso mais informações para que se possa iniciar uma investigação dos casos.  “A maioria das ocorrências é registrada como furto simples, sem nenhuma informação a mais sobre o caso, o que dificulta a investigação, por isso a importância de um trabalho em conjunto com a Corsan”, disse, destacando a importância de combater a fonte receptora do material. “É preciso combater quem compra esses materiais”.

O sub-comandante da Brigada Militar, Flávio Dias de Castro, disse que a BM vai atuar em parceria com a Polícia Civil para resolver o problema. A Corsan disse que irá apresentar à DP uma relação contendo todos os endereços das vítimas dos furtos nos próximos dias.  

Também participaram da reunião os vereadores que compõe a Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, Leonardo Dahmer (PT),.Sirlon Ribeiro (PMDB), Jane Battistello (PDT) e Jaime da Rosa (PSB), o Sub-Comandante da Brigada Militar, Flávio Dias de Castro, além dos vereadores Harry Zanoni (PSB)  e Luiz Duarte (PTB).

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156

28/06/2012 - Governador Tarso Genro anuncia verba para pavimentação em Esteio

Governador Tarso Genro anuncia verba para pavimentação em Esteio

Presidente da Câmara acompanhou a solenidade

Na noite desta quarta-feira (27), o presidente da Câmara de Vereadores,  Felipe Costella(PMDB) acompanhou o anúncio do governador Tarso Genro de liberação de 9,51 milhões de reais, provenientes do PAC Mobilidade, que serão destinados à pavimentação das avenidas Presidente Vargas, Dom Pedro e Padre Claret, e das ruas Fernando Ferrari e Salgado Filho. A solenidade, realizada no ginásio do Centro Municipal de Educação Básica Oswaldo Aranha, teve início com a apresentação circense dos Alunos do Programa Mais Educação do CMEB Maria Lygia Andrade Haack.

Para o presidente da Câmara Felipe Costella, a parceria com os governos estadual e federal é de fundamental importância para o crescimento da cidade. “Esteio nunca esteve tão sintonizado com o Governo do Estado e Governo Federal. Este recurso é de fundamental importância para dar continuidade às obras de pavimentação do município. Já pavimentamos mais de 220 mil metros quadrados com recursos próprios e agora iremos concluir a pavimentação das principais linhas de transporte público em parceria com o governo federal. A Câmara de Esteio estará sempre à disposição e se sente honrada em fazer parte desta grande captação de recursos do PAC mobilidade”, disse.
 
Em seu pronunciamento o Governador Tarso Genro parabenizou a comunidade pela conquista, enfatizando que o PAC é um programa cujo principal objetivo é favorecer a implementação dos projetos e estimular o crescimento da economia, através do investimento em obras de infraestrutura. O Governador também ressaltou a importância das parcerias entre os poderes municipal, estadual e federal.

    Estiveram presentes ainda os vereadores Harry Zanoni (PSB), Jane Batistello (PDT), Leonardo Dahmer (PT), Tânia Marli (PTB), além do Presidente da Associação Comercial Industrial e Serviços de Esteio (Acise) Longuinho Muzykant, o Chefe de Polícia do Estado delegado Ranolfo Vieira Júnior, o comandante do Corpo de Bombeiros de Esteio,Nelson Dalamaria, entre outras autoridades.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156

Mais fotos

Governador Tarso Genro anuncia verba para pavimentação em Esteio

29/06/2012 - Morte de mulher vai ser tema de reunião na Câmara de Esteio na quarta, 4 julho

 

Hospital e Executivo cancelaram a reunião anterior - em 24 de junho -  em função de agenda

   A morte de uma mulher por suposta falta de atendimento médico na Fundação Hospital São Camilo, em Esteio,  vai ser tema de reunião na Câmara de Vereadores próxima quarta-feira, 4, às 14 horas, no Plenário, com a direção da fundação e a secretaria de Saúde do município. A reportagem sobre a morte da paciente Maria Gonçalves da Silva, de 58 anos, foi veiculada no programa Balanço Geral da Rede Record no último dia 19 de junho. 
    A intenção da Comissão de Saúde, composta pelas vereadoras Tânia Marli Rodrigues (PTB), Therezinha Heller (PPS) e Leonardo Dahmer (PT) é esclarecer os fatos que levaram a paciente a óbito. De acordo com a reportagem, Maria recebeu alta, mesmo sem o diagnóstico da doença - manchas que apareceram no corpo. A dona de casa foi internada novamente, mas em estado grave, com insuficiência respiratória. A justiça chegou a determinar que a mulher fosse transferida com prazo de 24 horas, mas ela não resistiu. A reunião anterior, agendada para 24 de junho, foi cancelada pela direção do hospital e secretaria da Saúde em função de agenda.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTB 7156

29/06/2012 - Câmara vai homenagear Rádio Equipe e ao Jornal Folha do Povo

 

 

 

A câmara aprovou no dia (19) o projeto de autoria do vereador Felipe Costella (PMDB), que pretende homenagear os dez anos da Rádio Equipe e cinco anos do jornal Folha do Povo. A rádio equipe completará  dez anos em 19 de julho, e o jornal Folha do Povo completou  cinco anos de circulação em 18 de maio. A solenidade, conforme o projeto, ocorre no dia 24 de julho, a partir das 19h30min. Õs dois veículos de comunicação receberão uma honraria da Câmara, em nome da comunidade esteiense.  "O Folha e e a Rádio Equipe desenvolvem um ótimo trabalho de extrema importância para a comunidade, contribuindo com a formação da opinião pública", destaca Felipe.


Por Terezinha Bobsin Reg  Prof MTb 7156

29/06/2012 - Esteio realiza Seminário de Meio Ambiente amanhã

 

 O 3º Seminário Regional de Meio Ambiente, Qualidade de Vida e Sustentabilidade será realizado amanhã, 30 de junho, no Plenário da Câmara de Vereadores de Esteio ( na rua 24 de Agosto, 535, Centro). A atividade faz parte da XVI Semana do Meio Ambiente do município, que nesse ano tem como tema central Esteio Mais Sustentável. A solenidade de abertura é a partir das 9 horas. Pela manhã, os palestrantes serão o arquiteto Oscar Escher e o biólogo Francisco Milanez, representando a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natura. No período da tarde, o seminário vai contar com a participação do secretário de Meio Ambiente de Canoas, Manoel Eduardo de Miranda Marcos. A atividade deste ano pretende  homenagear o ecologistra brasileiro e agrônomo,  José Lutzenberger. O Seminário é patrocinado pela Petrobras –Governo Federal, com organização da Abrasinos e Prefeitura. O apoio é do Lions Internacional e Câmara de Vereadores de Esteio. O evento é aberto ao público.

 Programação

 8h30: Credenciamento

9h: Abertura oficial, com a participação de autoridades locais e regionais

9h30min: Palestra com o tema “Cidades Sustentáveis”, com o arquiteto e urbanista Oscar Escher -   Diretor Superintendente da Metroplan

10h30min: Coffee break

10h45min: Palestra “O que a Sustentabilidade Muda na Sua Vida”, com a participação do arquiteto e biólogo Francisco Milanez - Presidente da AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natura

11h45min: Intervalo para almoço

13h00min Palestra com o secretário do Meio Ambiente de Canoas Manoel Eduardo de Miranda Marcos 

14h: Palestra Fundação Gaia- Homenagem a José Lutzenberger

15h: Encerramento

02/07/2012 - Câmara de Esteio avalia projeto de implantação da nota fiscal eletrônica

 

Câmara de Esteio avalia projeto de implantação da nota fiscal eletrônica
A implantação da nota fiscal eletrônica em Esteio será analisada pela Câmara de Vereadores amanhã, 3 de julho, às 13h30min. A iniciativa é da Comissão de Justiça e Redação, composta pela vereadora Michele Pereira (PT),além dos vereadores Sirlon Ribeiro (PMDB) e Harri Zanoni(PSB). O projeto, de autoria do Executivo, pretende alterar e acrescentar dispositivos na Lei Municipal nº3636/03, que instituiu o Imposto Sobre Serviços de qualquer Natureza (ISSQN). Segundo a presidente da Comissão, Michele Pereira, a ideia é saber junto ao Executivo, o prazo para que o comércio possa se adequar  à proposta. A reunião, aberta ao público, vai ocorrer no segundo andar da Câmara,(rua 24 de Agosto, 535).

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156

03/07/2012 - Câmara de Vereadores vai debater irregularidades na distribuição de moradias na Beira Arroio

 


As comissões de Habitação e  Segurança Pública da Câmara de Esteio, reúnem-se na próxima terça-feira,10, às 15 horas, com o coordenador do Projeto Socioambiental da Avenida Beira Arroio, Márcio Stefani. Na pauta estarão denúncias de irregularidades na distribuição das casas aos moradores da beira arroio, além do desvio de materiais da obra, que prevê a renaturalização do Arroio Sapucaia. O presidente da Comissão, de Habitação, vereador Leonardo Dahmer (PT), bem como os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Luiz Duarte (PTB), Sirlon Ribeiro (PMDB), Harri Zanoni (PSB) e Jane Battistello(PDT), querem a lista dos moradores contemplados para o novo Condomínio Residencial, localizado no final da rua Rio Grande,  e dos lotes urbanizados.

A renatualização do Arroio Sapucaia, ou Beira Arroio, está sendo realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (R$ 18,5 milhões) e próprios (R$ 1 milhão) . A obra prevê a construção de uma avenida com 1,8km de extensão - que atuará como dique de contenção contra cheias -, 142 moradias, recuperação da mata ciliar do arroio e obras de drenagem e saneamento. 

04/07/2012 - Audiência pública vai discutir implantação de nota fiscal eletrônica em Esteio

 

 

A implantação da nota fical eletrônica em Esteio, projeto de autoria da prefeitura, vai ser debatida em audiência pública nos próximos dias. O pedido é da  Comissão de Constituição, Justiça e Redação, composta pelos vereadores Michele Pereira (PT), Harri Zanoni (PSB) e José Sirlon (PMDB), além do vereador Jaime da Rosa (PSB), depois de reunião na tarde de ontem (3) na Câmara de Vereadores, com representantes do Executivo. O projeto, que tramita nas Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores, pretende alterar e acrescentar dispositivos na Lei Municipal nº3636/03, que instituiu o Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN). Segundo integrantes da secretaria da Fazenda, há, pelo mesmo um ano este assunto está sendo debatido internamente. Para o vereador Sirlon Ribeiro, é preciso consultar a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (ACISE) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “Precisamos debater representantes do comércio, mas isso levará certo tempo para mobilizar  a comunidade”, completou Michele Pereira. 
Já o vereador Jaime da Rosa questiona o benefício para os empresários. Segundo o Executivo, o sistema informatizado no estabelecimento será de grande auxilio para  o empresário, bem como para o contribuinte, que terá mais facilidade e agilidade com esse serviço.
Por Terezinha bobsin reg prof MTb 7156

04/07/2012 - Vereadores sugerem abertura de sindicância para apurar morte de paciente no São Camilo

 

Vereadores sugerem abertura de sindicância para apurar morte de paciente no São Camilo

A morte de uma mulher por suposta falta de atendimento médico na Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio, foi tema de reunião esta tarde (4), no plenário da Câmara de Vereadores de Esteio. O encontro, proposto pela Comissão de Saúde, integrada pelos vereadores Tânia Marli Rodrigues (PTB), Therezinha Heller (PPS), contou com a presença da direção e procuradoria da instituição e da Secretaria Municipal de Saúde. A Diretora Administrativa, Liége dos Santos Jesus, garante que não houve negligência e que a paciente Maria Gonçalves da Silva, de 58 anos, recebeu todo o atendimento possível por parte da equipe médica da Fundação. “A paciente esteve internada e após uma melhora, recebeu alta e reinternou dois dias depois, no dia 30 de maio. A instituição tentou uma transferência por meio da central de regulação desde o dia 31 e a família acionou o Ministério Público, porém no dia 16 a paciente foi à óbito, e no dia 17 foi concedida a liminar”, explicou. 
      Sobre a reportagem veiculada no programa Balanço Geral da Rede Record em 19 de junho, a diretora disse que a Fundação não foi procurada para prestar esclarecimentos do caso. “Em nenhum momento a Record entrou em contato conosco e a reportagem foi ao ar como se a paciente não tivesse recebido nenhum cuidado”, contestou. A Câmara de Vereadores sugeriu que a direção do hospital abrisse uma sindicância para esclarecer os fatos, sugestão ainda não confirmada pelo hospital. Participaram da reunião os vereadores Luiz Duarte (PTB), Harri Zanoni (PSB), Jaime da Rosa (PSB) e Jane Battistello (PDT).


Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

05/07/2012 - Vereadores participam de homenagem ao Dia dos Bombeiros

 Vereadores participam de homenagem ao Dia dos Bombeiros

 O presidente da Câmara, vereador Felipe Costella e as vereadoras Jane Battistello (PDT), Therezinha Heller (PPS), Michele Pereira (PT) e Tânia Marli (PTB) participaram, na tarde desta terça-feira (3), da homenagem ao Dia dos Bombeiros (2 de julho), realizada no Corpo de Bombeiros de Esteio. Na oportunidade também foram comemorados os 23 anos de instalação da unidade no município.

O Presidente da Câmara recebeu uma honraria das mãos do comandante do Corpo de Bombeiros, o 1º Tenente Nelson Dalamaria, como reconhecimento pelos trabalhos e contribuição ao Corpo de Bombeiros. Representantes empresariais, entidades e autoridades também foram homenageados por fazerem parte da história dos bombeiros.

Em sua declaração, o comandante Nelson Dalamaria lembrou a história da instituição, salientando que o sucesso do trabalho dos bombeiros é resultado do apoio e contribuição dos poderes executivo e legislativo e da credibilidade por parte da comunidade.

“Ao longo da história dos bombeiros, podemos dizer que mudamos os equipamentos, porém não mudamos o espírito de trabalho, que sempre teve por objetivo unirmos as forças para atender a comunidade. Este pequeno grupo labuta para levar o que tem de melhor a todos os recantos de Esteio e região, cumprindo a missão, comprometidos com causas públicas. A profissão de bombeiros foi lembrada mais uma vez como a instituição mais confiável do país, isso para nós é motivo de entusiasmo”, falou. O comandante finalizou seu pronunciamento agradecendo aos seus antecessores e a todos os presentes na cerimônia.

O prefeito Gilmar Rinaldi fez a entrega de um desencarcerador, comprado com recursos do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). Ao final da solenidade, membros do grupo fizeram a demonstração do equipamento, utilizado na retirada de pessoas presas em ferragens de veículos. O Grupamento dos Bombeiros de Esteio atende em média 210 ocorrências mês e é composto por 25 bombeiros.

Mais fotos

Vereadores participam de homenagem ao Dia dos Bombeiros
Por Méurin Fassini - estágio Jornal
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

05/07/2012 - Presidente da Câmara participa de anúncio de policiamento comunitário para Esteio

Presidente da Câmara participa de anúncio de policiamento comunitário para Esteio


Projeto está tramitando nas Comissões Permanentes

Está tramitando na Câmara de Vereadores de Esteio a proposta para implementação do Projeto Piloto de Policiamento Comunitário em âmbito municipal. A ideia, conforme o secretário de Ações e Segurança Pública, Arno Leonhard, é a implantação de dois núcleos de policiamento comunitário e de um novo Território de Paz, no Bairro São José, bem como no Parque Primavera, onde já funciona o Território da Paz, financiado pelo Pronasci. Com a ação,  a cidade passará a ser a primeira da Região Metropolitana de Porto Alegre, e a quarta do Estado, a ter o projeto de integração entre polícia e comunidade, através do RS na Paz. O presidente da Câmara, Felipe Costella(PMDB), que participou do anúncio da implementação na Prefeitura na última quarta-feira, está comemorando a iniciativa. “É a forma de evitar e enfrentar a violência que assola, não somente o município, mas todo o país. A ação vai aproximar as polícias da comunidade”, destaca.

Conforme o Executivo, serão investidos R$ 150 mil para o projeto em Esteio, com expectativa de instalação em setembro. Os recursos serão utilizados na aquisição de duas viaturas e equipamentos de uso dos policiais, que receberão uma bolsa para alugar um imóvel no seu local de atuação.

O Território de Paz no bairro São José receberá recursos do Governo Estadual. A assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o Estado para a instalação será feita em data a ser confirmada. O RS na Paz é o Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania, que integra o trabalho de 13 secretarias estaduais, Banrisul e CEEE para prevenção e gestão da segurança.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156

05/07/2012 - Vereadora participa de diversas cerimônias do Executivo

 

Vereadora participa de diveras cerimônias do Executivo

Na tarde desta quinta-feira (5) o Executivo assinou o contrato de início das obras na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Lygia Andrade Haack,  com a presença da presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, vereadora Jane Battistello (PDT). Segundo a diretora da escola Cláudia Lorenzoni, as obras serão realizadas na cozinha do prédio onde também existe um espaço para o refeitório, que será refeito e ampliado pois o espaço atual é muito pequeno para os funcionários e alunos. As obras têm previsão de início na próxima terça-feira (10) e término em 90 dias. A vereadora também participou da cerimônia de assinatura do contrato de reforma do telhado da escola Santo Inácio, também na manhã de hoje(5).

 
Inauguração da Sala do Empreendedor 
 
A vereadora também participou da inauguração da Sala do Empreendedor instalada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, no prédio da Prefeitura Municipal de Esteio. O novo espaço conforme o Prefeito Gilmar Rinaldi, facilita o acesso dos empreendedores de micro e pequenas empresas individuais à orientação, capacitação para a gestão dos negócios e formalização. A sala conta com computador, internet e impressora e ficará à disposição para a comunidade empresarial utilizar de segunda à sexta-feira, das 13h às 18h. Além disso, dentro da sala, também serão desenvolvidos cursos, oficinas e palestras que a SMDES oferece em parceria com o Sebrae-RS. A ação conta também com o apoio do Banco do Brasil, Acise e Associações de Bairros.

Mais fotos

Vereadora participa de diveras cerimônias do Executivo
Vereadora participa de diveras cerimônias do Executivo

10/07/2012 - Esteio: Reunião sobre irregularidades na distribuição de moradias na Beira Arroio foi transferida

 


Em função de ajuste de horários, as comissões de Habitação e  Segurança Pública da Câmara de Esteio, transferiram para a próxima terça-feira, 17, às 15 horas,  a reunião com a coordenação do Projeto Socioambiental da Avenida Beira Arroio.  A reunião deveria ocorrer hoje(10). Na pauta estarão denúncias de supostas irregularidades na distribuição das casas aos moradores da beira arroio, além do desvio de materiais da obra, que prevê a renaturalização do Arroio Sapucaia. O presidente da Comissão, de Habitação, vereador Leonardo Dahmer (PT), bem como os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Luiz Duarte (PTB), Sirlon Ribeiro (PMDB), Harri Zanoni (PSB) e Jane Battistello(PDT), querem a lista dos moradores contemplados para o novo Condomínio Residencial, localizado no final da rua Rio Grande,  e dos lotes urbanizados. O encontro vai ocorrer no 2º andar no prédio da Câmara (rua 24 de Agosto, 535).

A renaturalização do Arroio Sapucaia, ou Beira Arroio, está sendo realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (R$ 18,5 milhões) e próprios (R$ 1 milhão) . A obra prevê a construção de uma avenida com 1,8km de extensão - que atuará como dique de contenção contra cheias -, 142 moradias, recuperação da mata ciliar do arroio e obras de drenagem e saneamento.

Por Terezinha Bobsin re g prof MTB 7156

11/07/2012 - Câmara de Esteio disponibiliza Serviço de Informação ao Cidadão

 

Câmara de Esteio disponibiliza Serviço de Informação ao Cidadão

A Câmara de Vereadores de Esteio informa que já está disponível no site da Câmara -www.camaraesteio.rs.gov.br - o Serviço de Informação ao cidadão (SIC). O dispositivo, que atende às determinações da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11), permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso às informação ao Legislativo esteiense, através de formulário virtual, e-mail, por telefone ou ainda de forma presencial. Segundo a presidência da Câmara, por meio deste sistema, além de fazer o pedido virtual, será possível acompanhar pelo número de protocolo gerado, bem como receber a resposta da solicitação por e-mail.

O prazo para a resposta é de 20 dias, que pode ser prorrogada por mais dez dias, desde que justificado e cientificado o requerente. A mesa diretora destacou a importância da medida para a população. "Vivemos um importante momento em todo o país, que representa um grande avanço na sombra densa e na transparência do direito fundamentla do cidadão, que é o acesso a todos os dados públicos", destaca. O site da Câmara, há pelo menos três anos, disponibiliza o link Transparência, onde o cidadão pode realizar consultas sobre contratos, convênios e licitações, gestão fiscal, gastos da Câmara, procedimentos contábeis, além de cargos e salários. "Neste sentido, é importante que a população se aproprie das informações, fiscalizando, efetivamente, o que ocorre nos órgãos públicos, não só de sua cidade, mas também no estado e, principalmente na União", explica.
Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156

02/08/2011 - Comissão de Urbanização se reúne com secretário de Habitação

Comissão de Urbanização se reúne com secretário de Habitação


Os vereadores Leonardo Dahmer (PT), Jane Battistello (PDT) e Jaime da Rosa (PSB) se reuniram, na tarde desta terça-feira (02) com o secretário municipal de Habitação, Marcelo Kohlrausch. Em pauta, a regularização do Loteamento Neuza Brizola .

Segundo o vereador Jaime da Rosa, o secretário deve se reunir com a comunidade para discutir qual é a melhor forma de viabilizar o processo. “O problema é que boa parte dos moradores é de baixa renda e provavelmente não terão condições de pagar nada”, destacou Jaime.

Conforme o secretário, a solução, a princípio, deve ser a assinatura de um contrato de concessão de direto real de uso. "Com esse documento, o proprietário da área não poderá vendê-la. Esse processo, além de diminuir o déficit habitacional na cidade, facilita a busca de investimentos para aplicação em melhorias no local", destaca.

O loteamento abrange uma área de 64,5 mil m² entre as ruas Orestes Pianta, 29 de Dezembro, Francisco Motta e Célia Silva Tavares, com um total de 307 famílias. Também participaram do encontro os vereadores Michele Pereira (PT), Harri Zanoni (PSB) e Felipe Costella (PMDB).

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 


Mais fotos

Comissão de Urbanização se reúne com secretário de Habitação

11/07/2012 - Câmara de Esteio vai economizar até 60% em ligações telefônicas

 

Câmara de Esteio vai economizar até 60% em ligações telefônicas


A instalação de uma nova central telefônica na Câmara de Vereadores de Esteio vai gerar uma economia de, aproximadamente,  60% nas ligações realizadas pelo Legislativo. A previsão é da Mesa Diretora, composta pelos vereadores Felipe Costella, Leonardo Dahmer, Therezinha Heller e Tânia Marli Rodriges. A central, intalada desde  2 de julho, tem o sistema celfix e é da Intelbrás. Os novos números são 86084857 - 86084858 - 86084859 - 86084963 - 86084964.O presidente informa, ainda que o número 34585000 segue em atividade. 


Por terezinha bobsin - reg prof MTb 7156

16/07/2012 - Reunião sobre supostas irregularidades na distribuição de moradias na Beira Arroio foi cancelada

 

Reunião sobre supostas irregularidades na distribuição de moradias na Beira Arroio foi cancelada
Reunião sobre supostas irregularidades na distribuição de moradias na Beira Arroio, que deveria ocorrer hoje(15), à tarde, foi mais uma vez cancelada - a primeira que ocorreria dia 10 também foi cancelada. Conforme os vereadores das comissões de Habitação e Segurança, ao Executivo não poderia participar do encontro.  Na pauta estariam denúncias de supostas irregularidades na distribuição das casas aos moradores da beira arroio, além do desvio de materiais da obra, que prevê a renaturalização do Arroio Sapucaia.  Um novo encontro deve ser agendado para o dia 7 de agosto.
 
O presidente da Comissão, de Habitação, vereador Leonardo Dahmer (PT), bem como os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Luiz Duarte (PTB), Sirlon Ribeiro (PMDB), Harri Zanoni (PSB) e Jane Battistello(PDT), querem a lista dos moradores contemplados para o novo Condomínio Residencial, localizado no final da rua Rio Grande,  e dos lotes urbanizados.
 
A renatualização do Arroio Sapucaia, ou Beira Arroio, está sendo realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (R$ 18,5 milhões) e próprios (R$ 1 milhão) . A obra prevê a construção de uma avenida com 1,8km de extensão - que atuará como dique de contenção contra cheias -, 142 moradias, recuperação da mata ciliar do arroio e obras de drenagem e saneamento.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156

16/07/2012 - Vereadores e empresas concessionárias de transporte debatem falta de ônibus adaptados amanhã

 

Vereadores e empresas concessionárias de transporte debatem falta de ônibus adaptados amanhã


A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação da Câmara de Vereadores de Esteio vai reunir amanhã, 17, às16 horas com o Executivo, representantes da empresa  Real Rodovias e do Consórcio Operacional de Esteio (Coe). A ideia, conforme os vereadores integrantes da comissão,  Leonardo Dahmer,  Jane Battistello e Jaime da Rosa, é debater a falta de veículos adaptados para cadeirantes no município. A medida surgiu depois de reclamação da moradora Rejane de Freitas, cadeirante, que se queixou da demora nas linhas que circulam na divisa de Esteio e Sapucaia do Sul, bem como da falta do veículo adaptados, em especial aos finais de semana. A reunião vai ocorrer no prédio do Legislativo e é aberta ao público.

Por Terezinha bobsin Reg prof MTb 7156

18/07/2012 - Vereadores buscam solução para falta de ônibus adaptados

 Vereadores buscam solução para falta de ônibus adaptados

      A falta de ônibus adaptados para cadeirantes em Esteio foi tema de reunião na última terça-feira, 17, no Plenário da Câmara de Vereadores, com a presença do Executivo, a empresa Real Rodovias , o Consórcio Operacional de Esteio (Coe), a Comissão de Urbanização e Transporte, bem como a usuária, Rejane Freitas. Residente do bairro Boa Vista em Sapucaia do Sul, na divisa entre as duas cidades, a moradora, que é cadeirante, se queixou da demora das linhas que circulam na Antena, Primavera e Linha 2 até o Centro, em especial nos finais de semana. "Devido a demora das lotações, perdi várias consultas médicas", relatou.  

     Segundo o secretário de Ações de Segurança Pública e Trânsito, Arno Leonhart, foram colocados mais quatro ônibus adaptados. Além disso, o secretário relatou que os veículos retirados de circulação há dois meses estavam velhos e não estavam nos padrões para o atendimento a cadeirantes. “As alterações visaram qualificar o atendimento  e não prejudicar a população” completou o secretário, dizendo-se surpreso com a reclamação da moradora.
    
    Conforme o representante da Real/ Coe, Delmir Conci,  a empresa colocou os carros maiores e acabaram esquecendo dos carros adaptados nas linhas Primavera e Antena. "Apesar dos  transtornos iniciais, agora tudo está normalizado. Não  tínhamos conhecimento da dificuldade da cadeirante que precisa subir a lomba para pegar a lotação. A reclamação é importante no sentido de  estudarmos uma melhor adaptação das linhas” disse. Já o representante da Real Rodovias e do COE, Jeferson Cardoso, explica que  a empresa disponibiliza 11 veículos adaptados com elevadores para pessoas com dificuldades de locomoção ou que fazem uso da cadeira de rodas. Ele enfatiza que até 2014 todos os municípios deverão disponibilizar estes veículos,  segundo  lei federal.
   
     O presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB),  sugeriu que seja enviada para a moradora uma planilha com os horários das lotações, em especial dos veículos adaptados. Já o vereador Luiz Duarte destacou que os moradores com as mesmas dificuldades repassem a informação à Associação de Moradores para auxiliar na divulgação.  A reunião foi acompanhada pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Jaime da Rosa (PSB), Jane Battistello (PDT) e Tânia Marli Rodrigues (PTB).
Por terezinha Bobsin Reg prof MTB 7156

02/08/2011 - Sirlon Ribeiro pede providências para passarela de acesso à Vila Pedreira

Sirlon Ribeiro pede providências para passarela de acesso à Vila Pedreira

 

O vereador Sirlon Ribeiro (PMDB) está solicitando, novamente, à Promotoria de Justiça de Esteio, Trensurb e secretaria de Obras do município, providências para recuperação da passarela de acesso à vila Pedreira. Há pelo menos três anos a passarela de acesso à Vila, ao lado do antigo Cine Palácio (rua Maurício Cardoso esquina com a avenida Presidente Vargas), vem sendo alvo de denúncias da Câmara de Vereadores de Esteio devido ao perigo de desabamento.

O local, por onde passam diariamente mais de 200 pessoas, inclusive crianças que vêm das escolas do Centro, está há vários anos abandonado pela Trensurb. No ano passado, Sirlon entregou ao Promotor André MacDonald, documentos que denunciam o estado precário em que se encontra a passarela. Na ocasião, o Promotor de Justiça garantiu que entraria com um inquérito civil contra a empresa estatal. Sirlon ribeiro argumenta que o mesmo dossiê foi enviado ao diretor presidente da Trensurb. "Até agora nada foi resolvido e as pessoas seguem correndo risco de morte devido à precariedade do local", avisa.
 
Ele destacou ainda o fato de que, em determinados horários, a passarela chega a ficar ‘congestionada’, com cerca de 40 pessoas passando ao mesmo tempo, especialmente crianças. Além disso, com a volta às aulas, o movimento na passarela vai aumentar. Na época (2010), o gerente de Projetos e Obras da Trensurb, Rubenildo Ignácio, garantiu ao vereador que seriam realizados levantamentos, junto com a Prefeitura de Esteio, que deveriam resultar num laudo. Ignácio havia afirmado, ainda, que a Trensurb apresentará um relatório esclarecendo as medidas que serem tomadas pela empresa. A gerência da Trensurb também explica que foi realizada a licitação no final do ano, mas que ainda não foram definidos os valores.

Por Audrey    Lockmann – estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Sirlon Ribeiro pede providências para passarela de acesso à Vila Pedreira
Sirlon Ribeiro pede providências para passarela de acesso à Vila Pedreira

Ações do documento