Notícias
29/06/2010 - Grupo de Trabalho vai analisar proposta de transformação do Hospital São Camilo em fundação
Depois de muitas dúvidas sobre o projeto de iniciativa do prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, que pretende a transformação do Hospital São Camilo em Fundação, durante a audiência pública realizada na noite de ontem (28), no Plenário da Câmara de Vereadores, a Mesa Diretora resolveu formar grupo de trabalho para analisar a matéria. A medida foi adotada com a presença de mais de 100 funcionários da autarquia, além de autoridades, vereadores, Executivo e direção do hospital, devido à falta de informações no projeto original sobre, por exemplo, a estabilidade dos servidores de quadro, plano de cargos e salários e a garantia de que haverá recursos para a folha de pagamento, entre outras questões. O grupo será formado por representantes de entidades, vereadores, Conselho de Saúde e Conselho Diretor do hospital, além de servidores de quadro de servidores do hospital.
Durante a audiência, dirigida pelo presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), o presidente da Associação dos Funcionários do Hospital São Camilo (Afusca), Marco Antônio Sumienski, disse a proposta está gerando intranquilidade entre os servidores. "Prestamos concurso para o hospital e não para a fundação. Quem vai garantir nossa estabilidade", questiona. Já o presidente do Conselho de Saúde, Luiz Antônio Oliveira, pediu alteração na lei orgânica para garantir a fiscalização da entidade no hospital. "Atualmente o conselho não tem poder de fiscalizar o hospital", destaca.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Esteio, Higidio Dassi, ressaltou a preocupação da entidade com a falta de lei regulamentadora, conforme prevê a Constituição Federal, para a criação de fundações e o peso da folha de pagamento do hospital no cálculo das despesas de pessoal. "A OAB vai lutar pela ampliação dos debates e por estudos mais criteriosos e aprofundados que permitam, pesadas as vantagens e desvantagens, decidir em sintonia com os princípios da administração pública estabelecidos no artigo 37 da Constituição Federal", diz.
Para o consultor jurídico da prefeitura, Antenor Sato, as garantias constam no projeto, que vem sendo analisado desde outubro do ano passado pela administração. "Não haverá prejuízo para os servidores", defendeu. A diretora Administrativa do hospital, Ana Boll, disse que as fundações existem desde 1970 e ressaltou que não serão criados cargos de confiança (cc´s).
A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sisme), Aline Baladão, também questionou a estabilidade dos concursados e o destino das verbas que, eventualmente, podem sobrar.
O presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro, destacou que o projeto não será votado antes de analisado e debatido. Participaram da audiência os vereadores Luiz Duarte (PTB), Jaime da Rosa (PSB), Jane Battistello (PDT), Harri Zanoni (PSB), Felipe Costella (PMDB), Leonardo Dahmer (PT), Therezinha Heller (PPS), Michele Pereira (PT) e Tânia Marli Rodrigues (PTB). O projeto pode ser conferido na íntegra no site da Câmara:http://www.camaraesteio.rs.gov.br/transparencia.asp
Por: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156
30/06/2010 - Alunos da Escola Flores da Cunha visitam Câmara de Vereadores de Esteio
A Câmara de Vereadores de Esteio recebeu a visita de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Flores da Cunha na tarde de hoje (30). A atividade extraclasse faz parte doprojeto de Educação Fiscal, desenvolvido pela secretaria de Educação. As 25 crianças da turma do 5º ano B foram recebidas pelo presidente da Câmara, José Sirlon (Ribeiro (PMDB), pelo vice-presidente Luiz Duarte (PTB), além dos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Jaime da Rosa (PSB) , Harri Zanoni (PSB) e Tânia Marli Rodrigues (PTB). A visita, conforme a Coordenadora Administrativa do SMEE, Edeliza Veronezi, objetivou esclarecer as dúvidas dos alunos sobre o papel do vereador, bem como funcionamento da Câmara e suas atribuições
Por: Audrey Lockmann - estágio jornal
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
30/06/2010 - Relatório de Gestão da Saúde é apresentado aos vereadores
A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Esteio, presidida pelo vereador Felipe Costella (PMDB), ouviu na tarde de segunda-feira (28) , o relatório de Gestão dos Recursos do SUS, relativo ao primeiro trimestre deste ano. A apresentação foi realizada pelo secretário da Saúde, José Silveira, além do diretor financeiro da SMS, Marcelino Anflor. Os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Therezinha Heller (PPS), Luiz Duarte (PTB) e Ari da Center (PSB) também participaram da reunião.
Na oportunidade, os vereadores verificaram o demonstrativo da aplicação dos recursos próprios municipais em ações e serviços de saúde. O vereador Jaime da Rosa questionou o alto valor gasto com aluguéis, especialmente do local onde está instalada a Farmácia Popular. A respeito disso, o secretário explicou que o empenho do aluguel foi feito em março de 2009. “Quando o empenho é feito, vale para todo o ano. A cada mês o valor é liberado e é emitido um recibo”, destacou. Ele ressaltou ainda que o contrato havia sdio cancelado e depois a sala foi novamente alugada.
Outro assunto levantado no encontro foi a disparidade no valor dos salários dos chamados “autônomos”, que são os médicos contratados pelo meio RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), que trabalham no Hospital São Camilo. Segundo o secretário, esse sistema sai mais caro para o município. “Assim, poucos ganham bem e muitos ganham mal”, pontuou. Na oportunidade, Felipe Costella agendou um novo encontro no dia 5 de julho, às 14 horas, com a presença diretora administrativa do HSC, Ana Boll, para aprofundar o debate a respeito do tema.
Por: Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
30/06/2010 - Comércio alimentício de Esteio deve ficar em alerta para venda de alimentos vencidos
Dentro de algumas semanas, o Hospital São Camilo, as unidades de saúde, clinicas públicas ou privadas, deverão notificar os casos de intoxicação alimentar e patologias digestivas decorrentes de ingestão de alimentos deteriorados ou com prazo de validade vencido à Vigilância Sanitária de Esteio. A proposta, de iniciativa da vereadora Jane Battistello (PDT), teve aprovação unânime dos vereadores na noite de ontem (29). A matéria havia sido encaminhada como sugestão do Executivo no ano passado.
De acordo com a regra, a notificação deverá ser feita com, no máximo, 24 horas contadas no momento em que se der a identificação do problema à Vigilância Sanitária. Além disso, deverá ser apontado o estabelecimento no qual o produto foi adquirido, com previsão se sanções previstas na legislação sanitária e a imediata cessação da comercialização do produto. O projeto aprovado segue para o Executivo para sanção ainda nesta semana.
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
01/07/2010 - Esteio promove Feira Cultural no dia 3 de julho
A União das Associações de Moradores de Esteio (Uame) e o Espaço Cultural Paideia promovem no próximo sábado, dia 3 de julho, a partir das 10 horas, entre as ruas 24 de Agosto e Santo Amaro (em frente ao Correio), a Feira Cultural Quadra 2. A ideia, conforme os organizadores, é garantir espaços para amostra e comercialização de produtos artesanais, antiquários, sebo, hortifrutigranjeiros orgânicos, além da participação de movimentos sociais, organizações não-governamentais e entidades estudantis e culturais. O cronograma do evento prevê, desde o início, atividades artísticas, com a instalação de um palco livre, onde manifestações de diversos segmentos encontrarão espaço para expor seus trabalhos. Alguns projetos culturais que receberam recursos no primeiro semestre de 2010, através do Funproarte e do Fundo Municipal de Cultura, estarão se apresentando, como forma de contrapartida, a partir das 12 horas durante a feira.
A Feira Cultural é um projeto com objetivo de proporcionar um espaço de fomento aos segmentos de economia popular solidária, artístico e movimentos sociais. Integrando, desta forma, os participantes do evento e a comunidade esteiense, oportunizando que qualquer cidadão possa expor seus trabalhos, sejam eles artísticos, culturais ou de economia popular. Além disso, a intenção é, também, proporcionar uma nova opção cultural para comunidade. A atividade tem apoio de diversas entidades, entre elas a Prefeitura de Esteio, a Câmara de Vereadores, o Conselho Municipal de Cultura e o gabinete do vereadores Leonardo Dahmer. Mais informações contatar pelo fone 30332225 ou 92461536.
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
01/07/2010 - Grupo de Trabalho que vai analisar transformação do Hospital São Camilo em fundação se reúne amanhã
O grupo formado para analisar a proposta da prefeitura de Esteio em transformar o Hospital São Camilo, vai se reunir na próxima amanhã, dia 2, às 15 horas na Câmara de Vereadores (rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 A ideia é esclarecer e dirimir as dúvidas sobre o destino dos mais de 500 servidores do Hospital. O grupo de trabalho foi formado na última segunda-feira (28) pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, integradorepresentantes de entidades e vereadores, Conselho de Saúde e Conselho Diretor do hospital, além de servidores de quadro de servidores do hospital São Camilo para analisar a matéria. A preocupação dos funcionários de quadro da autarquia , que atende 100% SUS, é a falta de informações no projeto original sobre, por exemplo, a estabilidade dos servidores de quadro, plano de cargos e salários e a garantia de que haverá recursos para a folha de pagamento, entre outras questões. Durante a sessão de terça-feira (29), na Tribuna Popular, o presidente da Associação dos Funcionários do São Camilo (Afusca), Marco AntônioSumienski, garantiu que os servidores não querem a mudança. "A fundação é contra nossos princípios", afirma. O presidente do Conselho de Saúde, Luiz Antônio Oliveira, pediu alteração na lei orgânica para garantir a fiscalização da entidade no hospital e o presidente do conselho do hospital, Anderson de Jesus, disse que todas as questões jurídicas precisam ser analisas e devem estar dentro da legalidade. O projeto pode ser conferido na íntegra no site da Câmara.
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
05/07/2010 - Grupo de Trabalho vai se reunir segunda-feira para dar redação final ao projeto da fundação
A redação final ao projeto do prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, transformando o Hospital São Camilo em Fundação Estatal de Direito Privado, será analisada hoje, 5, às 16 horas na Câmara de Vereadores de Esteio, pelo grupo de trabalho formado por diversas entidades. A decisão foi tomada pelo grupo durante a primeira reunião (2) à tarde, que levou mais de três horas, no Plenário, onde foram debatidos os 43 artigos do projeto de lei, . A ideia, de acordo com o presidente da Câmara, José Sirlon Ribeiro (PMDB) é colocar o projeto em votação amanhã (6), caso a matéria com as alterações sejam aceitas pelo grupo de trabalho.
Entre as medidas adotadas está a participação da Câmara de Vereadores na elaboração do estatuto da fundação; o poder de fiscalização ao Conselho Municipal de Saúde além alterações de redação. Alguns artigos, de acordo com o grupo de trabalho, deverão aguardar análise jurídica mais aprofundada, como por exemplo, a necessidade de lei específica para a contratação de pessoal técnico. De acordo com o presidente da Associação dos Funcionários do Hospital São Camilo (Afusca), ainda fica a intranquilidade dos servidores sobre o artigo que diz que os atuais servidores efetivos do hospital passarão a compor o quadro de pessoal da fundação, por sucessão nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Sirlon Ribeiro também ressaltou que a matéria precisa ter garantias de que o município vai repassar verba para a manutenção da folha de pagamento dos servidores. O prefeito disse que vai encaminhar um ofício aos servidores garantindo os direitos adquiridos. A reunião contou com a participação dos vereadores Felipe Costella (PMDB), Leonardo Dahmer (PT), Luiz Duarte (PTB), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Therezinha Heller (PPS), Michele Pereira (PT) e Jane Battistello (PDT), além dos representantes dos partidos PDTe PMDB, bem como conselhos de Saúde e do conselho diretor São Camilo, Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme) e Executivo. O projeto e as propostas dos servidores e do Sisme pode ser conferidas no site da Câmara no endereço www.camaraesteio.rs.gov.br/transparencia
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
06/07/2010 - Esteio: Grupo de Trabalho aprova alterações no projeto de transformação do São Camilo em fundação
Uma comitiva de vereadores, integrada pelo presidente Sirlon Ribeiro (PMDB), Luiz duarte (PTB), Jaime da Rosa (PSB) e Leonardo Dahmer (PT), visitou a Comunidade Terapêutica Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV), instalada na rua São Luiz, 200, no antigo convento (Sagrado Coração de Jesus). A intenção foi de conhecer as instalações do centro que possui, atualmente, seis internos, bem como buscar subsídios para a votação do projeto que visa regulamentar o credenciamento de serviço de atenção a depedentes de substâncias psicoativas na forma de comunidades terapêuticas, enviado pelo Executivo nesta semana à Câmara de Vereadores. Conforme o projeto, as comunidades terapêuticas deverão estar situadas há uma distância máxima de 100 quilômetros do município. A proposta também prevê uma verba de um e meio salário mínimo por vaga ocupada, paga pelo município.
A ideia, de acordo com o administrador, Eglis Martins, a comunidade está regulamentada junto à Anvisa e no Conselho Regional de Medicina e será importante a participação do município para que pessoas em situação de vulnerabilidade social e que não podem custear o tratamento sejam atendidas. "Temos psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais para dar suporte ao interno. Além disso, as irmãs que residem no convento - ao todo dez - também auxiliam no trabalho, por força de contrato, já que algumas são psicólogas, enfermeiras, jardineiras", destaca.
A diretora do Isev, Lúcya Mainieri, que o espaço é amplo do convento, que foi alugado para o isntituto, possuimais de 5.600 metros quadrados de área construída, além de outra área com jardim, lago, pomar e horta, oferecendo o contato com a natureza aos residentes. O presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro, destaca que o projeto deve entrar na pauta de votação na próxima terça-feira, dia 13.
O Isev é um centro de tratamento que atua na recuperação das pessoas e familias afetadas pelo uso ou abuso de substâncias psicoativas, visando o tratamento, sua recuperação, ressocialização e inserção social. Além disso, por meio de parcerias e incentivo próprio, a comunidade terapêutica orefece cursos e oficonas profissionalizantes, visando seu retorno ao convívio social.
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
07/07/2010 - Esteio: Vereadores visitam Comunidade Terapêutica instalada no antigo convento
Uma comitiva de vereadores, integrada pelo presidente Sirlon Ribeiro (PMDB), Luiz Duarte (PTB), Jaime da Rosa (PSB) e Leonardo Dahmer (PT), visitou a Comunidade Terapêutica Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV), instalada na rua São Luiz, 200, no antigo convento (Sagrado Coração de Jesus). A intenção foi de conhecer as instalações do centro que possui, atualmente, seis internos, bem como buscar subsídios para a votação do projeto que visa regulamentar o credenciamento de serviço de atenção a depedentes de substâncias psicoativas na forma de comunidades terapêuticas, enviado pelo Executivo nesta semana à Câmara de Vereadores. Conforme o projeto, as comunidades terapêuticas deverão estar situadas há uma distância máxima de 100 quilômetros do município. A proposta também prevê uma verba de um e meio salário mínimo por vaga ocupada, paga pelo município.
A ideia, de acordo com o administrador, Eglis Martins, a comunidade está regulamentada junto à Anvisa e no Conselho Regional de Medicina e será importante a participação do município para que pessoas em situação de vulnerabilidade social e que não podem custear o tratamento sejam atendidas. "Temos psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais para dar suporte ao interno. Além disso, as irmãs que residem no convento - ao todo dez - também auxiliam no trabalho, por força de contrato, já que algumas são psicólogas, enfermeiras, jardineiras", destaca.
A diretora do Isev, Lúcya Mainieri, que o espaço é amplo do convento, que foi alugado para o instituto, possui mais de 5.600 metros quadrados de área construída, além de outra área com jardim, lago, pomar e horta, oferecendo o contato com a natureza aos residentes. O presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro, destaca que o projeto deve entrar na pauta de votação na próxima terça-feira, dia 13.
O Isev é um centro de tratamento que atua na recuperação das pessoas e familias afetadas pelo uso ou abuso de substâncias psicoativas, visando o tratamento, sua recuperação, ressocialização e inserção social. Além disso, por meio de parcerias e incentivo próprio, a comunidade terapêutica oferece cursos e oficinas profissionalizantes, visando seu retorno ao convívio social.
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
08/07/2010 - Câmara é sede de palestra para agentes mirins
Cerca de 50 alunos da rede municipal, que participam do projeto Agentes Mirins da Cidadania, receberam na tarde desta quarta-feira (07) no plenário da Câmara de Vereadores uma palestra sobre saúde pública , vigilância animal e relação com o meio ambiente. O grupo composto por crianças na faixa dos 12 anos, já havia participado de palestra sobre trânsito.
A veterinária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Esteio, Daura Zardin, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo setor, como o centro de controle de zoonoses e vetores, no qual atua. “Esse serviço é muito importante, pois além de cuidar dos animais, trata da saúde das pessoas”, explicou. Na oportunidade, o grupo assistiu alguns vídeos sobre abandono e maus tratos a animais.
Essa é a terceira turma do projeto ‘Agentes Mirins da Cidadania’, que iniciou em 2008. No primeiro semestre deste ano foram selecionados somente alunos da rede municipal, mas, segundo o agente de trânsito Leandro Fernandes, a intenção é que para a segunda turma de 2010, os alunos da rede estadual e privada também participem.
O estudante Marcelo Ferreira,12 anos, da Escola Municipal Érico Verissimo, que já participou da etapa sobre trânsito, na qual aprendeu sobre leis, direitos e deveres dos condutores e pedestres, aprovou a iniciativa. “A parte que mais gostei foi a blitz educativa que fizemos, foi muito legal”, contou.
Por: Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
02/01/2012 - Comissão Representativa se reúne amanhã
09 a 13/01 - Marli Rodrigues, Leo Dahmer e Jaime da rosa
16 a 20/01 - Felipe costella, Jaime da rosa, Leo Dahmer e Luiz Duarte
23 a 27/01 - Luiz Duarte, Sirlon Ribeiro, Michele Pereira e Therezinha e Jane Battistello
03/01/2012 - Regularização dos endereços do Loteamento Bockmann é discutida em Plenário

05/01/2012 - Horário da Câmara é diferenciado nas sextas-feiras
06/01/2012 - Presidente da Câmara é entrevistado na Rádio Equipe

O presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), foi o entrevistado desta semana no Programa em Boa Companhia, na Rádio Equipe, de Sapucaia do Sul. Na oportunidade, Felipe falou sobre suas propostas para 2012, como presidente do Legislativo: "queremos manter o trabalho que já vinha sendo desenvolvido por presidentes anteriores. Entretanto, já iniciamos com algumas mudanças, a exemplo da criação da sala de atas e comissões, além da mudança do setor de patrimônio", destaca.
O presidente disse que vai continuar com o controle de gastos da Câmara, bem como pretende estreitar o relacionamento com a comunidade. "Os espaços da Câmara de Vereadores, como o Plenário que vem sendo amplamente emprestado à diversas entidades e escolas, serão ainda mais disponibilizados", afirma.
09/07/2010 - Vereadores participam de solenidade de inauguração da Farmácia Popular
Foi inaugurada hoje (9) pela manhã, a primeira Farmácia Popular do Brasil em Esteio, localizada na avenida Presidente Vargas, 2504, Centro. No espaço, conquistado junto ao governo federal, a população terá acesso a 146 itens, na maioria para tratamento de doenças como diabetes, hipertensão e problemas gástricos.
O vereador Leonardo Dahmer (PT) representou o Legislativo na solenidade e comentou a respeito do processo de implantação: “a Farmácia Popular foi tema de muitos debates na Câmara e neste momento em que se questiona a saúde no município, inaugurar um espaço como este é importantíssimo para melhorar a qualidade do serviço”, destacou.
Para o prefeito Gilmar Rinaldi, essa foi uma luta do Conselho de Saúde, especialmente. "Depois de tanto esforço, conseguimos realizar mais este projeto para atender os esteienses”, disse enquanto comentava sobre outros projetos do Executivo na área da saúde.
Segundo a farmacêutica e gerente, Kalinka Zanotto, essa é a 31ª Farmácia Popular implantada no Estado, entre mais de 330 espalhadas pelo Brasil. "O projeto foi alvo de muitas críticas, por falta de conhecimento das pessoas, mas hoje todos podem dizer que este espaço só tem a contribuir para a população de Esteio”, ressaltou.
O local vai oferecer medicamentos até 90% mais baratos que as demais farmácias e serão vendidos somente com a apresentação da receita médica, seja do SUS ou particular. O horário de funcionamento será das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, sem pausa ao meio-dia, e das 8h às 12h aos sábados. Além de representantes do Executivo, também estiveram presentes os vereadores Felipe Costella (PMDB), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Michele Pereira (PT).
Por: Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
09/07/2010 - Comissão de Educação visita escolas Erico Veríssimo e Flores da Cunha
Na tarde de ontem (8) as vereadoras da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, Therezinha Heller (PPS), Jane Battistello (PDT) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), visitaram as escolas municipais Érico Veríssimo e Flores da Cunha. As visitas às instituições, tanto municipais, como estaduais, que vêm ocorrendo desde o ano passado, fazem parte da proposta de conhecer as dificuldades das escolas e buscar auxílio na resolução dos problemas. Na oportunidade, a comissão foi recebida pela diretora Loiva Vargas de Quadros
Na escola Érico Veríssimo, fundada há 34 anos, as vereadoras constataram a instalação de uma subestação de energia, visando reduzir a sobrecarga na rede elétrica. "Esse era um dos problemas apontados durante visitas anteriores e que foi resolvido", destaca a presidente da comissão Teherezinha Heller. A comissão também apontou a precariedade no forro das salas e do corredor da escola. A escola também possui uma sala de informática com 58 computadores.
A diretora disse que têm realizado palestras e trabalhos sobre o "bullying", violência física, entre outros, entretanto, a falta de participação dos pais vem dificultando o trabalho dos educadores. Além disso, a diretora ressaltou a existência de uma sala para portadores de necessidades especiais, que recebe alunos da escola Camilo Alves e Flores.
Já na escola Flores da Cunha uma das salas de aula está recebendo a modificações na fiação elétrica, além de uma manta no telhado, elaborada à base de asfalto, para evitar goteiras na sala cinco. De acordo com a diretora da escola, Carla Bertotto, não há perigo de desabamento das salas. "Essa é a informação do Corpo de Bombeiros. Além disso, escola ainda aguarda a ampliação necessária para melhor atender os alunos", ressalta.
Por: Audrey Lockmann - estágio jornal
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
Câmara de Esteio pede que Metroplan use estudos já existentes para combate às enchentes
Vereador Marcelo Kohlrausch entende que aproveitamento de estudos de 2006 economizariam tempo para solução de problema com contenção de cheias
Kohlrausch destaca que novas pesquisas não precisam ser realizadas, visto que estudos realizados em 2006, pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (IPH) poderiam, na opinião do vereador, ser aproveitados. O representante da bancada do PDT ainda apresentou outro documento em que pede o envio de ofício, também à Metroplan, questionando se novos estudos planejados pela fundação vão levar em conta a construção de dique junto ao Parque de Exposições Assis Brasil.
12/07/2010 - Câmara de Esteio vota projeto firmando convênio com comunidades terapêuticas amanhã
O projeto que visa regulamentar o credenciamento de serviço de atenção a depedentes de substâncias psicoativas na forma de comunidades terapêuticas, vai ser votado amanhã, dia 13, a partir das 18 horas, na Câmara de Vereadores de Esteio. O objetivo é atender pacientes de Esteio, possibilitando, através de instrumentos jurídicos, o tratamento, a ressocialização e reinserção social dos dependentes químicos junto à sociedade. De acordo com a proposta, as comunidades terapêuticas deverão estar situadas há uma distância máxima de 100 quilômetros do município. A proposta também prevê uma verba de um e meio salário mínimo por vaga ocupada, paga pelo município.
Também será analisada pelos vereadores, a proposta de iniciativa do Executivo que visa a contratação por tempo determinado de um médico psiquiatra infantil, pelo prazo de seis meses, podendo ser renovado por igual período, com carga horária de 24 horas semanais e remuneração de R$ 1,8 mil. Além disso, ainda na ordem do dia, a Câmara de Vereadores votam a proposta de abertura de crédito suplementar, no valor de R$ R$ 63,9 mil, destinados a aquisição de um veículo para a secretaria de Meio Ambiente, bem como um crédito especial, no valor de R$ 40 mil, também para o Meio Ambiente. O recurso especial, segundo informa mensagem enviada aos vereadores, vai servir para despesas com a recuperação da esrutura metálixa do telhado e do porteão da secretaria de Meio ambiente e para a reforma da esteira da Associação de Recicladores e Catadores de Esteio (Arca).
No Grande Expediente, estarão os vereadores Luiz Duarte (PTB), Michele Pereira (PT), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS).
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
12/07/2010 - Vereadora Michele participa da cerimônia de posse da nova juíza
Representando o Legislativo, a vereadora Michele Pereira (PT) participou na tarde desta segunda-feira (12) da cerimônia de posse da juíza Jocelaine Teixeira, na Comarca de Esteio. Em uma breve apresentação, Jocelaine contou que atua há oito anos e ultimamente estava trabalhando na 1ª Vara Cível em Cruz Alta. “Nunca trabalhei na Região Metropolitana, mas depois de um período de adaptação, vou me encaixando a rotina daqui”, disse. Sobre a cidade, ela ainda destacou: “não conheço Esteio, mas quero compreender o município, me aproximar da realidade local”. A atividade contou com a participação da diretora do Foro de Esteio, Andréia Rezende Russo, além de outras autoridades e membros do Executivo.
Por: Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
13/07/2010 - Câmara de Esteio recebe o ex-vereador Nezi Barcellos dos Santos
O presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Sirlon Ribeiro (PMDB), recebeu na tarde de hoje (13), o ex vereador Nezi Barcellos dos Santos, 75 anos e a esposa, Maria Olivia Ávila dos Santos. Nezi foi vereador por dois mandatos 1973-1976 e 1983 a 1988 pela antiga Arena e PDS. Segundo o ex-vereador, a objetivo da visita foi de conhecer as instalações da Câmara, que funciona no subsolo da prefeitura desde 1990, na gestão do ex-presidente, José Hauck. Nezi foi integrante das Comissões de Finanças Orçamento, Cultura, Saúde, Defesa do Consumidor, além de líder de bancada do PDS e membro da diversas comissões especais.
Por: Audrey Lockmann - estágio jornal
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
Ações do documento