Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Vereadora recebe distinção do Grupo de Escoteiro Capitão Bressane

Vereadora recebe distinção do Grupo de Escoteiro Capitão Bressane

 

25/04/2013 - A vereadora Michele Pereira (PT), foi homenageada na última terça-feira, 23, durante a sessão ordinária pelo Grupo de Escoteiros Capitão Bressane. A vereadora, que recebeu um certificado de agradecimento do grupo, foi condecorada com o lenço dos escoteiros. A distinção foi entregue pela escoteira Silvana Maia.

O diretor presidente do grupo, Borge Rodrigo, que utilizou o espaço da Tribuna Popular a pedido da vereadora Michele, aproveitou para falar sobre o Dia Mundial do Escoteiro, comemorado em 23 de abril. "O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, com o objetivo de tornar meninos cidadãos exemplar. Os escoteiros têm diversos lemas, como "estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação.Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria, Deus e para com o próximo", disse. O Capitão Bressane está, atualmente, instalado no quiosque do Paraque Galvany Guedes, uma iniciativa da vereadora Michele Pereira.

Mais fotos

Vereadora recebe distinção do Grupo de Escoteiro Capitão Bressane
Por Terezinha Bobsin.

Jovens do Abrigo Municipal têm parceria com Apae

Jovens do Abrigo Municipal têm parceria com Apae


26/04/2013 - Por intermédio dos vereadores Michele Pereira(PT), Jaime da Rosa(PSB) e Leonardo Pascoal(PP), os jovens do Abrigo Municipal Construindo Novos Sonhos terão suas roupas lavadas pela lavanderia Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A medida foi adotada na última semana em reunião com a Apae. O serviço, forma gratuita, ocorrerá durante um mês, até que seja realizado um levantamento de custos. Depois destes dados, será efetivado o contrato de prestação de serviços. Os vereadores, que recentemente realizaram uma campanha em prol do abrigo, sairam satisfeitos do encontro. "Vamos buscar formas de auxiliar e qualificar o atendimento a esses jovens que estão em situação de vulnerabilidade social", afirmaram os vereadores. A reunião teve a participação dos coordenadores do Abrigo, Isoldi Schindler Hiller e Mauro Feijó, da presidente da Apae, Elaine Machado e os diretores Afonso Tochetto e Tatiana Figueiredo.


Por Terezinha Bobsin.

Vereador visita o Clube de Mães Arco-Íris

Vereador visita o Clube de Mães Arco-Íris


26/04/2013 - O vereador Harri Zanoni (PSB), além da assessora, Jussara Krug, visitaram na tarde de ontem (25), o Clube de Mães Arco- Íris, localizado na rua 24 de agosto, 108. A intenção foi de conhecer as dependências da entidade, uma das mais antigas de Esteio. Na oportunidade, o vereador e sua assessoria foram recebidos pela presidente do Clube, Bernadete Frai, que aproveitou para mostrar o trabalho realizado pelas mães, que são apresentados em brechós e feiras. 

A presidente também destacou a importância do gabinete do vereador junto ao Clube. "Somos sempre bem acolhidas em todos os nossos propósitos", disse. Zanoni explicou sobre o papel fiscalizador do vereador e as suas ações durante seus mandatos. "Os vereadores fazem a ponte entre a população e o prefeito, além de fiscalizar o trabalho do Executivo, especialmente na área financeira", disse. A presidente do clube solicitou que o vereador retornasse em outra oportunidade para falar sobre questões relacionadas à área de saúde do município, já que a grande maioria das integrantes é idosa. 

Vereador visita o Clube de Mães Arco-Íris

Vereador visita o Clube de Mães Arco-Íris

Vereador visita o Clube de Mães Arco-Íris

Vereador visita o Clube de Mães Arco-Íris

Por Camila Bayer.

Relatório de recursos do SUS é tema de audiência na Câmara de Esteio

Relatório de recursos do SUS é tema de audiência na Câmara de Esteio

 

29/04/2013 - O secretário de Saúde, Gerônimo Paludo, entregou na última quinta-feira (25) à Câmara de Vereadores, o relatório de gestão dos recursos do SUS referente ao quarto trimestre de 2012. Na oportunidade, o secretário respondeu aos questionamentos dos vereadores da Comissão de Saúde, Leonardo Pascoal(PP), Michele Pereira (PT), além do presidente da Câmara, Jaime da Rosa(PSB), sobre os problemas como a redução dos procedimentos nas Unidades de Saúde de outubro a dezembro e fila de espera para as especialidades. Segundo o secretário, o acumulado do ano de ações em serviços de saúde alcançou 30, 4% do orçamento do município, sendo o dobro do limite constitucional - 15%. "Mesmo assim é um desafio de melhorar os indicadores de saúde no município. Com toda essa execução ainda se consegue ter uma resposta razoável para a comunidade", explica.

Paludo informa, ainda, que a execução do quarto trimestre ficou em 24% de ações em serviços de saúde. A ideia , segundo ele, é para o próximo encontro é fazer um relatório simples e detalhado. De acordo com o relatório, a estatística sintética por especialidade da fila de espera, aponta que em janeiro deste ano, são 10.526 pacientes aguardando o atendimento de especialistas. Segundo o vereador Pascoal, a lista de espera é assustadora. "É preciso acelerar estes atendimentos. São mais de mil pessoas aguardando somente para endócrino há mais de cinco anos, além outras especialidades ", disse. Para o secretário, é preciso qualificar a fila de espera. "Temos a ideia de criar um Centro de Alta Perfomance no Hospital São Camilo, que já está em processo de contratação de pneumo-pediatra" e, dentro da urologia, criando uma linha saúde do homem para os municípios de Esteio, Sapucaia e Novo Hamburgo, que é o projeto inicial, com compromisso de resolver, primeiramente, os problemas dos nossos moradores", explicou. O secretário garantiu que todos estes processos, que já foram protocolados, terão aporte do governo do estado. Paludo anunciou, ainda, que em breve serão realizadas cirurgias oncológicas no São Camilo, em especial na área de ginecologia.
 Ele informou, ainda, que será realizado um mutirão de cirurgias eletivas a partir de maio, que já estão pactuadas, como ginecologia, traumato, urologia entre outros. "Pretendemos fazer um plano operativo, a partir de um contrato com o São Camilo", garantiu.
 
Os vereadores questionaram, ainda, adaptação da rede de saúde à Lei nº 12.732, que a partir de maio tornará obrigatório o início do tratamento de pessoas com câncer em até 60 dias; alteração do Relatório de Gestão para um modelo mais claro e descritivo, acessível a qualquer cidadão, além do cumprimento da Lei 5.115, que criou a Fundação São Camilo, em relação a migração dos funcionários para a folha de pagamento da fundação. Também falaram sobre a vacinação contra a gripe Influenza e os pedidos para aumentar as demandas, em especial das crianças de 2 a seis anos e professores. Paludo anunciou que não faltará o remédio Tamiflu.
Por Camila Bayer.

Vereadora pede implementação do projeto Soletrando em todas as escolas municipais

 Vereadora pede implementação do projeto Soletrando em todas as escolas municipais


02/05/2013 - O projeto Soletrando, realizado em duas escolas municipais - Clodovino Soares e Edwiges Fogaça-, pode ser implementado em todas as escolas do município. O pedido é da vereadora Michele Pereira (PT), aprovado em Plenário na última terça-feira, dia 30. Ela acompanhou o projeto desenvolvido nas duas escolas na última semana e ficou entusiamada. "A experiência positiva na CMEB Clodovino Soares e no CMEB Edwiges Fogaça tem comprovado que a aplicação desse método diferenciado tem resgatado o interesse do aluno pelo ensino da língua materna. A proposta seria a aplicação do soletrando na escola e em etapa final os alunos classificados participariam de uma disputa final entre escolas, inclusive sugerimos como local o Plenário da Câmara de Vereadores", destaca. As escolas onde acontece o projeto foram visitadas, também, pelos vereadores Leonardo Pascoal(PP) e Rafael Figliero(PTB).

 A atividade consiste numa disputa de soletração, organizada inicialmente com as turmas de 5ª a 8ª série. A ideia é proporcionar aos estudantes o conhecimento de novas palavras da língua portuguesa e o emprego correto das mesmas. Além disso, o projeto busca o aprimoramento da ortografia e expressão oral. As primeiras seleções ocorrem por turma e cada vencedor representa sua classe na eliminatória por série. As provas acontecem durante as aulas de português para que os professores possam julgar a soletração.

Mais fotos

 Vereadora pede implementação do projeto Soletrando em todas as escolas municipais
 Vereadora pede implementação do projeto Soletrando em todas as escolas municipais
Por Terezinha Bobsin.

Prédio do Conselho Tutelar vai ser reformado com recursos da Câmara de Vereadores

 Prédio do Conselho Tutelar vai ser reformado com recursos da Câmara de Vereadores

 

03/05/2013 - A Câmara de Vereadores de Esteio vai reduzir do seu orçamento o valor de R$ 40 mil. O destino é a reforma do prédio do Conselho Tutelar, localizado na rua Pedro Lerbach, 426. O pedido foi realizado na tarde de hoje(3) pelos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Manoel Pedro Rodrigues e Afonso Tochetto, aos vereadores da Mesa Diretora da Câmara, Jaime da Rosa(PSB), Leonardo Pascoal(PP) e Michele Pereira (PT), além do diretor geral, Ricardo Silva. 

Em documento, o Comdica explica que é preciso construir uma rampa de acesso para cadeirantes; substituir o forro atual por PVC; pintar a estrutura interna e externa; reformar o telhado e os sanitários, entre outras melhorias. "As benfeitorias solicitadas são amplamente necessárias e de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho e do atendimento à comunidade, realizado pelos conselheiros", destaca Manoel Pedro Rodrigues. No projeto da reforma apresentado aos vereadores consta, ainda, a reforma geral da parte elétrica do prédio e a instalação de uma placa de identificação da entidade. O documento da Câmara solicitando a redução do valor ao Executivo, conforme a Mesa Diretora, vai entrar na pauta de votação na próxima terça-feira, 7.
Por Terezinha Bobsin.

Iniciam-se neste mês as sessões descentralizadas da Câmara de Vereadores

Iniciam-se neste mês as sessões descentralizadas da Câmara de Vereadores

 

03/05/2013 - A proposta de descentralização das sessões da Câmara de Vereadores para os bairros foi aprovada na última terça-feira, 30. A ideia, de acordo com os integrantes da  Mesa Diretora, Jaime da Rosa(PSB), Leonardo Dahmer(PT), Leonardo Pascoal(PP) e Michele Pereira(PT),  é levar as sessões, pelo menos seis vezes durante 2013, aos bairros para que a comunidade possa conhecer os vereadores, a rotina do Legislativo e, além disso, participar das discussões dos projetos que são analisados e votados em Plenário.  A primeira deve acontecer ainda no final deste mês. Os bairros definidos são Ezequiel, Tamandaré, Novo Esteio,  Santo Inácio, Primavera e Esperança.

O objetivo é aproximar a comunidade das ações realizadas pelos vereadores. "Será também a oportunidade dos moradores apresentarem as reivindicações de seu bairro, além de acompanharem de perto uma sessão da Câmara", reforçam. Com o projeto da Descentralização, os vereadores buscam estreitar os laços com os mais diversos setores da sociedade civil, visando, sobretudo, adequar as atividades legislativas aos anseios de toda a sociedade esteiense. A sessão descentralizada segue os mesmos moldes da sessão ordinária realizada no Plenário, com a apresentação de proposições, Grande Expediente, Tribuna Popular e Democrática e Ordem do Dia, com votação de projetos.
 
Com o contato direto, conforme o presidente da Câmara, Jaime da Rosa, o Poder Legislativo interage com os moradores e moderniza sua relação com o público. "Avança-se assim da democracia representativa para a democracia participativa. Além do voto, os cidadãos podem construir, com seus representantes, a plena participação política", diz. Para os vereadores, a Câmara tem condições de liderar esta interiorização, gerando um novo paradigma de atendimento público. "A verdadeira política passa-se nas ruas”, afirmam.
Por Terezinha Bobsin.

Comissão de Educação inicia série de visitas às escolas municipais

Comissão de Educação inicia série de visitas às escolas municipais


03/05/2013 - Na tarde de ontem (2) as vereadoras da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, Beatriz Lopes(PT) e Jane Battistello (PDT), visitaram o Centro de Educação Básica Maria Marques, localizada no bairro Três Marias e a escola Infantil Vivendo a Infância, no Parque Primavera. Esta é a primeira de uma série de visitas que vai ocorrer durante o ano - todas as quintas-feiras - visando conhecer a realidade das instituições municipais. Na escola Maria Marques, a Comissão foi recebida pela diretora Carla Patrícia Linck Mallet, que destacou as benfeitorias na escola, o que qualificou o atendimento ao aluno, a exemplo da internet. A diretora afirmou, ainda, que neste ano, a ideia é priorizar o laboratório de ciências. Carla destacou que a escola necessita de alguns reparos, como pintura externa e a reforma do muro, que está cedendo. Já na escola Vivendo a Infância, a diretora Daiane Zanin, disse à Comissão que o piso de acesso principal da escola está com problemas estruturais. Além da falta de limpeza, a escola aguarda a reforma no pátio e na grade de proteção. A diretora também falou sobre a dificuldade de apoio nas demandas de dez casos graves junto ao Conselho Tutelar. De acordo com a Comissão, as demandas das escolas serão encaminhadas ao Executivo através da Câmara de Vereadores.

Mais fotos

Comissão de Educação inicia série de visitas às escolas municipais
Por Camila Bayer.

Esteio: Carroceiros poderão ser responsáveis pela coleta e destino final dos resídios

Esteio: Carroceiros poderão ser responsáveis pela coleta e destino final dos resídios

 

07/05/2013 - Uma proposta de alteração na Lei 5.680/2013, que trata do registro, licenciamento e emplacamento de carroças no município, prevê que o proprietário da carroça passa a ser o responsável pela coleta e destino final dos resíduos. A iniciativa é do vereador Harri Zanoni (PSB).

A ideia é adequar os procedimentos de licenciamento e registro de carroças e similares, buscando efetividade e fluidez do serviço, visando, inclusive, a aplicação de penalidades - 150 Unidade Fiscal de Referência Municipal - caso o resíduo seja descartado em local impróprio. "O cidadão que contrata o carroceiro legalmente autorizado não tem o dever de fiscalizar se o resíduo é corretamente descartado. Esta é a função da prefeitura", afirma. O projeto está sendo analisado pelas Comissões Permanentes para posterior inserção na pauta de votação.
 
* UFRM (Unidade Fiscal de Referência do Município) – R$ 2,7589. Valor válido até 31 de outubro de 2013 (Decreto 4.731 de 30/10/2012)

Por Terezinha Bobsin.

Câmara de Vereadores de Esteio recebe o sindicalista Vicente Selistre

Câmara de Vereadoresde Esteio recebe o sindicalista Vicente Selistre


07/05/2013 - A Câmara de Vereadores de Esteio recebeu na sessão de hoje(7), o primeiro suplente na Câmara Federal pelo PSB/RS, Vicente Selistre. Em seu pronunciamento, Selistre disse que a segurança e a saúde nos municípios devem ser consorciadas. "Não adianta minha cidade estar com a segurança em dia, quando a do município vizinho não está", frisou. Também falou sobre o apoio ao ensino técnico, acesso à universidade, creches e pré-escolas, bem como desafios a exemplo do problema para o desafogamento da BR 116 e a necessidade de sair do papel a criação do Aeroporto 20 de Setembro. Além da visita ao socialista do Legislativo, Harri Zanoni, Selistre aproveitou para falar sobre os quatro meses de trabalho no Congresso Federal. "Assumi durante a licença da deputada Manuela D'Avila, que concorreu à prefeitura de Porto Alegre no último pleito", disse, Selistre, que é advogado, ex-vereador de Campo Bom e presidente do Sindicato dos Sapateiros, também daquele município, ressaltou que a experiência no congresso foi válida, já que conseguiu defender os direitos da classe trabalhadora.

Mais fotos

Câmara de Vereadoresde Esteio recebe o sindicalista Vicente Selistre
Câmara de Vereadoresde Esteio recebe o sindicalista Vicente Selistre
Por Terezinha Bobsin.

Prédio do Conselho Tutelar será reformado com verba da Câmara de Esteio

Prédio do Conselho Tutelar será reformado com verba da Câmara de EsteioDocumento solicitando a redução de R$ 40 mil do orçamento do Legislativo foi entregue ao prefeito

 
08/05/2013 - O presidente Jaime da Rosa (PSB), entregou na tarde de hoje (08), acompanhado pelo vereador Leonardo Pascoal (PP), o documento aprovado em Plenário, que solicita a redução de R$ 40 mil do orçamento da Câmara com o objetivo de reformar a sede do Conselho Tutelar, localizado na rua Pedro Lerbach, 426, recentemente interditada pela falta de condições de uso. No documento, os vereadores indicam que a verba seja encaminhada à Secretaria Municipal de Assistência Social. A proposta atende pedido do integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Manoel Pedro Rodrigues e Afonso Tochetto.
Conforme o Comdica, é preciso construir uma rampa de acesso para cadeirantes; substituir o forro atual por PVC; pintar a estrutura interna e externa; reformar o telhado e os sanitários, entre outras melhorias. "As benfeitorias solicitadas são amplamente necessárias e de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho e do atendimento à comunidade, realizado pelos conselheiros", destaca Manoel Pedro Rodrigues. No projeto da reforma apresentado aos vereadores consta, ainda, a reforma geral da parte elétrica do prédio e a instalação de uma placa de identificação da entidade.
Jaime da Rosa (PSB) destacou a parceria sempre existente entre os poderes Legislativo e Executivo do município. “Estamos diminuindo no que é possível os gastos da Câmara. Em três meses obtivemos a economia de R$ 90 mil e já repassamos R$ 50 mil para a reforma do Cemitério 2 de Novembro e, agora, disponibilizamos R$ 40 mil para a reforma do Conselho, ambas obras necessárias e urgentes”, disse.
Por Méurin Fassini.

Vereador sugere a apresentação de projetos ao MS para o apoio ao atendimento psicossocial em Esteio

 Vereador sugere a apresentação de projetos ao MS para o apoio ao atendimento psicossocial em EsteioMinistério da Saúde publicou, em abril, portaria criando o incentivo financeiro para construção de espaços.

 
 
08/05/2013 - O incentivo financeiro visando a construção de Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e de unidade de acolhimento na cidade, através de projetos encaminhados ao Ministério da Saúde, foi um dos temas abordados pelo vereador Leonardo Pascoal (PP) na sessão de Ontem(7). Pascoal apresentou um requerimento, aprovado em Plenário, onde pede que o Executivo envie projetos ao Ministério da Saúde, nos termos da Portaria nº 615, de 15/04/2013. A portaria garante o atendimento em conformidade com a rede de atenção psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo àquelas com necessidades recorrentes do uso do crack, álcool e outras drogas no âmbito do Sistema Único de Saúde (Sus). Para o vereador, a atenção à saúde mental tem demonstrado cada vez mais sua função estratégica dentro das políticas públicas voltadas à saúde. "Os CAPS e as Unidades de Acolhimento são importantes espaços para que um município possa organizar uma rede de atendimento qualificada e integrada", explica. Ele reforça que o atendimento atual é realizado em prédios alugados.
Por Terezinha Bobsin.

Esteio: Doação de área para Unibraspe é tema de reunião na Câmara de Vereadores

Esteio: Doação de área para Unibraspe é tema de reunião na Câmara de Vereadores

 No local será implantado um desvio ferroviário, conectado ao existente, para aumentar distribuição de petróleo
08/05/2013 - O projeto que pretende  a doação de uma área de terras com mais de três mil metros quadrados no Novo Esteio para a empresa Unibraspe - Brasileira de Petróleo S/A foi tema de reunião na Câmara Municipal na tarde de ontem(7). Na oportunidade,   com a presença dos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Rafael Figliero (PTB), Beatriz Lopes(PT), Leonardo Pascoal(PP), o presidente Jaime da Rosa(PSB), Harri Zanoni(PSB), Michele Pereira(PT), Jane Battistello (PDT) e Marcelo Kohlrausch(PDT), a  proposta, de iniciativa do Executivo, foi defendida pelo secretário de Economia, José Luiz Duadt. "Na área não poderá haver edificações devido a passagem dos fios de alta tensão, mas é importante para a empresa que poderá  distribuir seu produto através da linha férrea existente", garantiu. A área, segundo Daudt,  será destinada à  implantação de um desvio ferroviário, conectando a linha do trem existente, o que vai aumentar o volume de distribuição da empresa distribuidora de petróleo. 
    Em contrapartida, a empresa vai se comprometer em repassar ao município, no prazo de um ano, a verba de R$ 53.129,33. O recurso, a pedido do vereador Pascoal,  com acolhimento de todos os vereadores, vai ser destinado à  aquisição de equipamentos e material permanente para a Unidade de Saúde do bairro Primavera, que está em fase final de construção. "Vamos aguardar o projeto do Executivo com a alteração sugerida na reunião", informam os vereadores. 
    A Unibraspe, empresa do Paraná, que recebeu uma área de terras do município em 2009 para sua instalação na cidade, está construindo um terminal de armazenagem e de distribuição de combustível interligado à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap). O obra está em fase final de terraplanagem e a previsão da empresa é que até o final do semestre entre em operação. Na época,  o repasse da empresa aos cofres públicos,  somando R$ 1,1 milhão,  foi repassado em quatro parcelas, a  partir daquele ano( 2009 R$ 100 mil; 2010 R$ 120 mil; 2011 R$ 220 mil e em  2012 R$ 660 mil). Parte do valor foi utilizado foi na construção de um posto de segurança no bairro Santo Inácio, sugerido pela Câmara de Vereadores.
Por Terezinha Bobsin.

Vereador propõe que multa de entulhos sejam destinadas à educação ambiental

Vereador propõe que multa de entulhos sejam destinadas à educação ambiental

 

08/05/2013 - O vereador Marcelo Kohlrausch(PDT) apresentou ontem(7), ao Plenário, a proposta acrescentando dispositivo na Lei 1.629/1990, do Código de Limpeza Urbana, destinando 30% dos recursos provenientes das multas para a educação ambiental. O vereador também referiu-se a falta de cumprimento da lei 5.603/12, que instituiu a taxa de lixo no município, no que artigo que prevê a promoção periódica de campanhas educativas através dos meios de comunicação; realização de palestras e visitas às escolas; promoção de mostras itinerantes; apresentação audiovisuais; edição de folhetos e cartilhas explicativas; desenvolvimento programas de informação, através da educação formal e informal sobre materiais recicláveis e matérias biodegradáveis, além de celebrar convênios com entidades públicas ou particulares, objetivando a viabilização da educação ambiental. A ideia, segundo o vereador, é viabilizar recurso para realizar as ações da educação previstas na lei.

Por Terezinha Bobsin.

Dahmer cobra ações no combate às enchentes na Vila Ezequiel

Dahmer cobra ações no combate às enchentes na Vila Ezequiel

 

09/05/2013 - O vereador Leonardo Dahmer(PT), reuniu-se na última semana com o prefeito, Gilmar Rinaldi, para tratar de melhorias na Vila Ezequiel. Na oportunidade, o vereador solicitou urgência nas ações para minimizar o efeito das chuvas e no combate às enchentes. No encontro, que foi acompanhado pela líder comunitária Janete Macedo, que representou a Associação de Moradores do bairro, Dahmer também cobrou a manutenção constante dos esgotos e bocas de lobo, além da dragagem do arroio.

Segundo o prefeito, a liberação para a dragagem ocorre ainda neste mês para, em seguida, iniciarem os trabalhos no leito do arroio. Gilmar também lembrou que no segundo semestre inicia a construção da nova galeria do esgoto pluvial da rua Bento Gonçalves. Isso deve ocorrer após o término da troca da rede de água realizada pela Corsan. Conforme Rinaldi, a nova galeria representa um grande avanço do combate às cheias, pois será ampliada a capacidade de vazão das chuvas, permitindo um escoamento mais rápido e efetivo, e impedindo um grande acumulo água nas ruas.
 
Além disso, Dahmer conversou com o prefeito sobre a reforma do posto de saúde localizado na rua Ezequiel Nunes Filho. "O prefeito garantiu que vai dar prioridade nas obras desta unidade. É importante salientar que nos próximos meses o Hospital São Camilo vai saltar de um investimento anual de R$6 milhões para mais de R$30 milhões repassados pelo governo estadual. Isto vai desonerar os gastos da prefeitura, que por sua vez poderá destinar mais recursos para os postos de saúde", disse.
Por Terezinha Bobsin.

Vereador doa livros à Biblioteca Rui Barbosa

Vereador doa livros à  Biblioteca Rui Barbosa

 

09/05/2013 - O vereador Felipe Costella(PMDB) recebeu na manhã de hoje(9), a visita do coordenador de Cultura, José Carlos Borba. Na oportunidade, além de debater questões da área, o vereador aproveitou para fazer a entrega de mais de 50 livros destinados à Biblioteca Municipal Rui Barbosa, instalada na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (rua Padre Felipe, 900).  Entre as obras doadas estão autores como Agatha Christie e títulos como  "Que bicho está no verso?" e clássicos da Bíblia.

A Biblioteca oferece mais de 15 mil títulos entre livros, revistas e gibis, bem como acervo de filmes e mídias digitais. O local também possui um espaço infantil estruturado para atender crianças de toda a cidade e realizar programas como a Hora do Conto. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Por Terezinha Bobsin.

Vereadora participa de audiência sobre políticas para as mulheres

Vereadora participa de audiência sobre políticas para as mulheres


09/05/2013 - A vereadora Beatriz Lopes (PT), participou na manhã de hoje(9), da audiência pública conjunta das comissões de Cidadania, Direitos Humanos e Segurança, na Assembleia Legislativa, que tratou sobre as políticas públicas para as mulheres. A atividade, presidida e proposta pelo deputado Nelsinho Metalúrgico, por solicitação do Movimento dos Trabalhadores Desempregados(MTD), visou oportunizar o conhecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres no RS e, ao mesmo tempo buscou a reflexão, o questionamento e a sugestão de aperfeiçoamento das mesmas à realidade do estado. A vereadora destacou que o encontro foi positivo na medida em que qualificou o debate entre os poderes contituídos. O deputado Nelsinho Metalúrgico destacou que nos últimos anos o Brasil tem dado passos significativos na busca do estabelecimento de políticas públicas voltadas para a garantia de direitos das mulheres, mas sublinhou que ainda há muito por ser feito. Para ele, uma grande parte da população ainda enfrenta muitas dificuldades para acessar estes mecanismos de proteção dos seus direitos e se beneficiarem das políticas públicas que estão sendo implementadas no país. Como encaminhamento do encontro, o deputado Nelsinho acatou a sugestão da ex-senadora Emília Fernandes para que se realize uma série de audiências públicas por todas as regiões do Rio Grande do Sul para conhecer as realidades locais. Nelsinho aproveitou para convocar os executivos municipais para se engajarem na criação de conselhos municipais da mulher e estruturas de atendimento específicas para atendê-las.


Por Terezinha Bobsin.

CTG´s de Esteio buscam apoio financeiro da Câmara de Vereadores

CTG´s de Esteio buscam apoio financeiro da Câmara de Vereadores

Entidades estão fechadas desde o incêndio em Santa Maria

 
10/05/2013 - Integrantes de três CTG´s de Esteio, Chama Nativa, Independência Gaúcha e Esteio da Tradição, procuraram hoje(10), o presidente da Câmara de Vereadores, Jaime da Rosa (PSB). Na pauta esteve a solicitação de auxílio financeiro para as entidades, no valor de R$ 30 mil (R$ 10 mil para cada entidade), para a realização de reformas e modificações nas sedes, interditadas pelo Corpo de Bombeiros no início de março deste ano, após a tragédia em Santa Maria.
 
Durante a reunião, que foi acompanhada pelo vice-presidente da Câmara, Leonardo Dahmer(PT) e pelo vereador Leonardo Pascoal (PP), os tradicionalistas informaram que o Corpo de Bombeiros exigiu o Plano de Prevenção contra Incêndio, mas que sem recurso financeiro, as portas dos centros continuarão fechadas. "Precisamos, além de reformar as entradas, instalar equipamentos contra incêndios. Além disso, os patrões têm despesas com água e luz", disse o conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Dirceu Gonçalves, que também participou da reunião.
 
De acordo com Rosa, a Mesa Diretora vai analisar o pedido, que também deverá ser submetido ao Plenário. Ele lembrou que as entidades devem, inclusive, procurar o Executivo. "Caso aprovado do documento pelos vereadores, o Executivo precisa encaminhar o projeto de lei reduzindo do orçamento da Câmara este valor", explicou. A solicitação das entidades terá resposta ainda na próxima semana.
Por Terezinha Bobsin.

Vereador sugere criação de hortas em escolas municipais


Marcelo Kohlrausch apresentou requerimento no qual envia à Prefeitura anteprojeto visando criação de hortas em escolas públicas municipais

  O vereador Marcelo Kohlrausch (PDT) apresentou, durante sessão de ontem, 23, requerimento no qual envia à Prefeitura anteprojeto de lei que visa instituir o plantio de hortas em escolas municipais, como atividade pedagógica de complementação curricular. Segundo texto apresentado ao Plenário e aprovado por unanimidade, a iniciativa tem por objetivo aproximar os alunos da natureza.


Caso texto apresentado pelo vereador venha a ser transformado em projeto de lei pelo Poder Executivo e, então, aprovado pelos vereadores,  o plantio seria, sempre que possível, nas dependências das escolas. Além disso, as sementes seriam doadas pelo município. Entidades públicas e ong's também poderiam colaborar com "sugestões, informações, recursos humanos e materiais".

Na justificativa do anteprojeto, Kohlrausch argumenta que boa parte da juventude prioriza o uso equipamentos eletrônicos como computadores, videogames e televisão fazendo com que, na opinião do parlamentar, os valores ambientais sejam menos visados. Para o vereador, o resgate do contato com a natureza seria necessário para o aluno entender a importância que ela tem para a produção de uma "alimentação saudável e equilibrada", além de conscientizar os alunos da necessidade de higiene, durante a manipulação de alimentos.


Marcelo e Jaime:  Vilas Osório e Três Portos poderão ter local adaptado para exercícios físicos


Por Gustavo Santos reg prof MTb/MG 14986
Edição: Terezinha Bobsin  reg prof MTb/RS 7156                                         

Anteprojeto limita horário para carros-fortes em Esteio


       A dinâmica de atuação dos carros fortes nas agências bancárias do município foi pauta de um Anteprojeto de Lei protocolado na sessão de ontem (23) pelo vereador Rafael Figliero (PTB). A sugestão lançada pelo parlamentar no documento abrange o horário de coleta de malotes pelos veículos especiais fora do  horário de  atendimento ao cliente bancário ou seja, antes 10 horas e após 16h30min. Na tribuna o vereador explicou que a presença do carro forte junto com seus integrantes gera desconforto à população, devido à imposição de armas pelos vigilantes. O Anteprojeto prevê o prazo de 120 dias após a regulamentação do documento, para as agências se adaptarem às novas regras, bem como haverá a aplicação de uma multa de R$ 500,00  caso haja descumprimento da lei e o valor dobrará em situações de reincidência. O documento seguirá para análise do executivo nos próximos dias.

Rafael Figliero: Anteprojeto limita horário para carros-fortes em Esteio

Por Aline Santos - estágio Jornal.

Edição: Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156

 

Ações do documento