Notícias
17/02/2012 - Fique atento: Câmara de Vereadores para no feriado do Carnaval

A Câmara de Vereadores de Esteio para hoje (17), a partir das 13 horas em função do horário diferenciado que ocorre as sextas-feiras até o final de fevereiro. Além disso, a Câmara estára fechada durante o período do Carnaval. Os servidores estão em regime de compensação para todos os feriados de 2012. O Legislativo retorna na quarta-feira, 22 , a partir das 9 horas.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
22/02/2012 - Esteio: Vereadores debatem horário do Conselho Tutelar
Integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do
Adolescente (COMDICA), do Conselho Tutelar , além da Corregedoria do
Conselho Tutelar se reuniram com a Comissão de Educação, na tarde desta
quarta-feira, 22, na Câmara de Vereadores. A intenção da Comissão,
integrada pelas vereadoras Jane Battistello (PDT), Tânia Marli
Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS), foi de conhecer a escala
dos atendentes do CT.
Durante o encontro, a pedido da vereadora Michele Pereira (PT) também esteve na pauta a demora no atendimento à comunidade. O vereador Luiz Duarte (PTB) também participou do debate.
Conforme a vereadora Michele Pereira, que visitou o Conselho Tutelar no dia 31 para esclarecer algumas denúncias do não cumprimento de horários dos atendentes, houve falta de atenção da parte da atendente, e da secretaria que acabou entregando a escala errada à vereadora.
Segundo aconselheira Flávia Weeck, não pode ser marcado horário para falar com a vereadora pelo grande número de demandas. A conselheira relatou, ainda, que no dia da visita da vereadora, os outros atendentes estavam em atendimento externo. Segundo a vereadora Therezinha Heller houve falta de diálogo. "É preciso tirar de circulação esse horário que não está mais valendo", pede.
Para Michele, seria necessário no mínimo dois atendentes para fazer os
atendimentos internos. “São cinco conselheiros que cumprem 30 horas
semanais, entre horário interno e externo” disse Flávia Weeck. Os
conselheiros se certificaram de enviar a câmara a escala de horários
correta.
Já o coordenador da corregedoria do conselho tutelar Afonso Tochetto o
erro foi ter sido entregue uma escala que não deveria estar mais ali.
E relata ainda que a conselheira não o procurou para dizer que
houveram mudanças nos horários, descumprindo o horário
pré-estabelecido pela corregedoria. “Faremos um novo horário e todos
os atendentes terão que assinar um formulário, como diversos órgãos
públicos fazem, sairá por decreto o novo horário fixo” disse o coordenador.
Por Daniela Molon - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
02/03/2012 - Presidente da Câmara promove campanha para arrecadação de livros

O vereador Felipe Costella (PMDB) iniciou em janeiro uma campanha de arrecadação de livros para a biblioteca da Vila Pedreira. Com o slogan “Disponibilize conhecimento, doe livro”, o presidente da Câmara convida a população a contribuir. “A ideia é proporcionar um local aberto a toda comunidade, um espaço onde todos possam buscar conhecimento”, salienta.
01/10/2010 - Câmara de Esteio passa a atender em novo prédio
Primeira sessão ordinária no novo Plenário ocorre na terça-feira, 5
A Câmara de Vereadores de Esteio está atendendo desde ontem (30) em novo endereço, na rua 24 de Agosto, 535, Centro. O prédio está, conforme o presidente, Sirlon Ribeiro (PMDB), adequado para oferecer a população um local seguro, com condições de atendimento em amplo ambiente e de fácil acesso. "Para este ano, ficou determinado que seriam realizadas a instalação dos móveis; dos condicionadores de ar, do equipamento de sonorização, das divisórias dos gabinetes; a vigilância 24 horas, além da construção de uma subestação de energia elétrica, exigida pela concessionária. Tudo passou por um minucioso processo licitatório", explica. O presidente ressalta , ainda, que desde o início do ano, a Mesa Diretora vinha empreendendo esforços no sentido de adequar as novas instalações com as condições satisfatórias para que os vereadores pudessem prestar os serviços à contento. Além disso, mudança interrompeu apenas por um dia o atendimento público.
A nova Câmara dispõe de um auditório compatível com a necessidade das solenidades que, sistematicamente, acontecem no Legislativo. O espaço ficará à disposição da comunidade para a realização de eventos culturais, formaturas, seminários, convenções, entre outras atividades. Sirlon Ribeiro informa, ainda, que a primeira sessão ordinária vai ser realizada na próxima terça-feira, 5, no novo Plenário. "Gostaria de convidar a comunidade a participar da sessão e aproveitar para conhecer as novas dependências", destaca.
História:
Desde a criação do município, em 1955, o Legislativo funcionou em vários locais, como por exemplo, no Clube Aliança; no prédio do Laboratório Mabbi e, por último, no Salão Nobre da Prefeitura e os gabinetes na antiga sala da secretaria de Educação, no prédio administrativo. A partir de 1990, na gestão do ex-vereador José Hauck, a Câmara passou a funcionar no subsolo da prefeitura.
O processo de aquisição do terreno, iniciu-se em 2000, fruto de esforços de cada morador. Em 2001 foi feito o pagamento. Em 2006, foi elaborado o projeto, após muitas reuniões entre os vereadores daquela legislatura. Em 2007, foi realizada a licitação, com a participação de 48 empresas. Em novembro daquele ano, foi assinado o contrato com a empresa vencedora e iniciou-se a construção. Em dezembro de 2009, o novo prédio foi inaugurado e em janeiro de 20010 iniciaram-se os processos licitatórios para aquisição do mobiliário. O custo total da obragirou em torno de R$ 2,6 milhões.
Área total: 2.488,6 metros quadrados
Térreo: espaço café( aguarda início de processo licitatório); recepção. telefonia; sanitários masculino/feminino e portadores de necessidades especiais; plenário para 312 pessoas; sala de reuniões; arquivo morto; ; sala de reuniões. garagem para dois carros oficiais; ; área de depósito; serviços; estacionamento para 27 vagas). Há, também, como suporte para o Plenário - no segundo pavimento - uma sala técnica; sala de imprensa e um conjunto de sanitários masculino/feminino/portadores de necessidades especiais.
2º pavimento: sete gabinetes de vereadores; sala de reuniões. sala de serviços gerais - xerox;sanitários masculino/feminino/portadores de necessidades especiais.
3º pavimento: Administrativo (departamento jurídico, legislativo, financeiro e RH; Assessoria de Imprensa; gabinete da presidência; gabinete da direção geral; tesouraria; sala de xerox; sanitários masculino/feminino/portadores de necessidades especiais e saguão.
4º pavimento: sete gabinetes de vereadores; sala de reuniões; sala de serviços gerais - xerox;sanitários masculino/feminino/portadores de necessidades especiais
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
04/10/2010 - Cadastro de doadores de medula óssea chega a 160 pessoas
O vereador Leonardo Dahmer (PT) acompanhou na tarde desta segunda (27 de setembro) o cadastramento de doadores de medula óssea, pelo AAPECAN (Associação de apoio a pessoas com câncer) que esteve durante todo o dia, na rua Garibaldi (rua coberta), com o ônibus do hemocentro de porto alegre da FEPPS. Segundo o responsável, Fabiano Oliveira Gerbaudo, foram cerca de 160 cadastros. ´"É muito rápido. O procedimento leva cerca de dez minutos contando o cadastro e a coleta", destaca. Entre os voluntários para a ação além, do governo, entidades como o Grupo de Escoteiros Anauê e os Peregrinos, escoteiros de Sapucaia, Ong Cosme e Damião de Esteio. Os responsáveis pelos cadastros foram Emerson Moreira e assistente social Laureana Nardini da AAPECAN.
São cerca de 5 ml para fazer o teste de HLA (antígeno leucocitário humano),histocompatibilidade, os dados são cadastrados pelos hospitais e encaminhados ao INCA (Instituto Nacional do Câncer). . As coletas foram encaminhadas para o Hospital de Clinicas em Porto Alegre para análise. Gerbaudo destaca que pretendem voltar, mas dependem da agenda do Hemocentro. O cadastro permanece até os 60 anos da pessoa." Para ser doador, a pessoa não problemas de coração e câncer. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil, e entre familiares é de 20 a 35% de chances", destaca. Para saber mais informações sobre doação de medula acesse o site: www.inca.gov.br.
Por: Audrey Lockmann
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
Cerca de 300 pessoas participam da primeira sessão no prédio novo
06/10/2010 - A Câmara de Vereadores de Esteio recebeu na noite de ontem (5), cerca de 300 pessoas, entre autoridades e integrantes da comunidade durante a primeira sessão ordinária no novo prédio. Durante a cerimônia, que contou com a apresentação do Coral Municipal, o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, entregou ao presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), o projeto que dá desconto aos moradores que pagarem o IPTU em dia.
Durante a sessão, os vereadores aprovaram o projeto que denomina três ruas no Loteamento Bockman. A iniciativa do vereador Felipe Costella (PMDB). Entre as ruas denominadas estão a rua B, que passará a se chamar Paulo Freire; a rua C, que se denominará de Vilmo João Santiago e a rua D de Ludovico Costella. Também teve aprovação unânime dos vereadores o projeto que pretende homenagear três prefeitos da cidade, no bairro Novo Esteio. A rua 3, do loteamento Industrial Nezi, passou a se chamar Luiz Alécio Frainer, primeiro prefeito d Esteio entre os anos de 1955 e 1959. A rua , do mesmo loteamento, que vai se denominar Adão Ely Johann, prefeito de 1963 a 1969 e a rua 5, que se chamará de Lizandro de Araújo filho, que esteve no comando do município de 1983 a 1989.
Além disso, segundo o autor do projeto, vereador Ari da Center (PSB), a diretora do Centro de Formação Tereza Verzeri, irmã Sibila Ana Burin, falecida recentemente, também será homenageada com nome da rua Al localizada no Loteamento Liberdade.
A sessão também contou a manifestação dos funcionários municipais e do Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme) sobre a proposta de transposição do regime celestista para estatutário que o Executivo pretende apresentar à Câmara de Vereadores Segundo a presidente do Sisme, Aline Baladão, muitos pontos, principalmente sobre a questão do estágio probatório de três anos. "É neste período que todos correm risco de demissão. Além disso, não estão garantidas a insalubridade, a aponsentadoria e a licença maternidade", reclama. A presidente garante que o Executivo precisa, além de informar os servidores o que será alterado, tirar dúvidas com o Tribunal de Contas do Estado. "Dois mil servidores estão em pânico, alertando que a categoria vai entrar em greve", detalha.
O prefeito disse que a proposta ainda está em discussão com os secretários e que aguarda uma posição oficial do sindicato. Gilmar Rinaldi falou, ainda, que o artigo que trata sobre o estágio probatório pode ser retirado da minuta para dar mais tranquilidade aos servidores.
O presidente da Câmara destacou que os vereadores ainda não tem conhecimento da matéria e garantiu que não haverá votação de projeto sem audiência pública com os servidores.
Por: Sâmela Lauz
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
07/10/2010 - Relatórios de gestão da Saúde e Finanças serão apresentados em Audiências Públicas
A Câmara de Esteio realiza duas primeiras audiências públicas nas novas instalações (rua 24 de Agosto, 535, Centro). A primeira vai ocorrer no dia 14, às 14 horas, no Plenário, e contará com a presença do secretário Municipal da Fazenda e Administração, Luiz Carlos Mezzanotti. Na oportunidade, o secretário apresentará à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, composta pelos vereadores, Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Felipe Costella (PMDB), e demais vereadores, o relatório de verificação do cumprimento das metas fiscais previstas para o 2º quadrimestre de 2010.
A segunda audiência tem como tema o Relatório de Gestão Municipal da Saúde, relativo ao segundo trimestre de 2010, que deve ser apresentado aos vereadores e à comunidade no dia 18, às 14 horas, no Plenário da Câmara. As atividades estão previstas na Lei Orgânica do Município e podem ser acompanhadas pelos moradores.
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
07/10/2010 - Vereador de Sapucaia conhece dependências da Câmara
O vereador de Sapucaia do Sul, Arlênio da Silva (PMDB), visitou na tarde de hoje (7), as novas dependências da Câmara de Vereadores de Esteio. O vereador, que foi recebido pelo vice-presidente, Luiz Duarte (PTB), ficou entusiasmado com o prédio. "Estamos satisfeitos com as novas instalações do Legislativo que, certamente, será referência para outras cidades", disse.
Por: Sâmela Lauz
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
05/03/2012 - Comissão de Finanças da Câmara debate concessão de terras no novo Esteio amanhã
O projeto que pretende renovar o convênio de uso de terras com a Associação Comunitária Bairro do Parque, no Novo Esteio, vai ser pauta de reunião amanhã, 6, às 14h30min, na Câmara de Vereadores, com a presença do diretor da Creche Criança Esperança, Manoel Pedro Rodrigues. A ideia é da Comissão de Finanças e Orçamento, composta pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Luiz Duarte (PTB), que visa esclarecer a proposta de iniciativa do Executivo. Conforme o projeto, a concessão da área de terras, junto ao loteamento industrial, visa dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela associação há, aproximadamente, 20 anos.
O projeto já havia sido tema de encontro na última semana, com a presença dos vereadores Therezinha Heller (PPS), Jane Battistello (PDT) e Harri Zanoni (PSB), além da Comissão de Finanças, e do presidente da Associação de Moradores, Luiz Eduardo Pereira Otaran e o integrante, Romero de Vélis.
Na oportunidade, a pedido do vereador Luiz Duarte, os integrantes da associação foram questionados sobre a existência de moradores na área. Segundo Luiz Eduardo, existe um morador que utiliza uma parte da área como moradia.
Conforme o vereador Jaime da Rosa, nos registros do local, consta que a área é considerada praça pública, e para regularizar o local como área da associação, é preciso primeiro fazer a desafetação do morador. O vereador destacou, ainda, que a creche Criança Esperança também faz parte de um pedaço do terreno. “É preciso fazer o desmembramento da área pois a responsabilidade de todo terreno é da associação” disse.
De acordo com o presidente da associação, o centro comunitário oferece atividades voltadas a toda comunidade, tais como: cancha de bocha, praça infantil, quadra de vôlei, churrasqueira, copa e um salão de festas. Luiz Eduardo Otaran, solicitou aos vereadores que o Executivo auxilie a associação no pagamento de água e luz do local. “É preciso que o Executivo encaminhe projeto para que os vereadores possam aprovar” explicou Luiz Duarte.
Por Daniela Molon - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
08/10/2010 - Câmara de Esteio para atividades no feriado de Nossa Senhora Aparecida
A Câmara de Vereadores de Esteio para hoje (8) as atividades às 18h30min e retorna na quarta-feira, 14, às 9h, em função do feriado de Nossa Senhora Aparecida. Os servidores, segundo o presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), já compensaram a segunda-feira, 11. Além disso, Sirlon destaca que a sessão semanal será transferida para quinta-feira, às 18 horas, no Plenário. A Câmara está atendendo nas novas instalações, na 24 de Agosto, 535. Centro.
06/03/2012 - Comunidade do Jardim Planalto pede fechamento de área em Esteio

Para a secretária de Planejamento Urbano, Bernardete Konzen, é preciso aproveitar a revisão do Plano Diretor(PD) e verificar se existe a necessidade de mobilidade naquela área. "Estamos no processo de revisão do Plano Diretor e este é o momento correto para analisarmos o caso", destaca. Konzen garante que serão propostas alternativas em conjunto com a comissão técnica do PD e da Comissão da Câmara de Vereadores. "Vamos analisar todas as possibilidades", reforça. De acordo com o presidente da Comissão de Urbanização, vereador Leonardo Dahmer, existe a possibilidade do Executivo desafetar a área e transformá-la em lotes. "Vamos analisar em conjunto as possibilidades", ressalta. Uma visita ao local está agendada para a próxima segunda-feira, 12, às 15 horas. Participaram também da reunião os vereadores Sirlon Ribeiro (PMDB), Michele Pereira (PT), Harri Zanoni (PSB) e Luiz Duarte (PTB), além do Consultor Jurídico, Antenor Sato e o secretário de Comunicação, Siegfried Bernich.
13/10/2010 - Relatórios de gestão da Saúde e Finanças serão apresentados em Audiências Públicas
A Câmara de Esteio realiza duas primeiras audiências públicas nas novas instalações. A primeira vai ocorrer no dia 14, às 14 horas, e contará com a presença do secretário Municipal da Fazenda e Administração, Luiz Carlos Mezzanotti. Na oportunidade, o secretário apresentará à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, composta pelos vereadores, Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Felipe Costella (PMDB), e demais vereadores, o relatório de verificação do cumprimento das metas fiscais previstas para o 2º quadrimestre de 2010.
A segunda tem como tema o Relatório de Gestão Municipal da Saúde, relativo ao segundo trimestre de 2010, que deve ser apresentado aos vereadores e à comunidade no dia 18, às 14 horas, no Plenário da Câmara. Vale lembrar que a Câmara está em novo endereço: Rua 24 de Agosto, nº 53, centro.
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
07/03/2012 - Câmara de Esteio realiza mostra dos trabalhos no dia Internacional da Mulher na rua Coberta dia 9

Dentro das atividades da Semana da Mulher de Esteio, a Câmara de Vereadores estará realizando uma mostra dos trabalhos das atuais vereadoras Michele Pereira (PT), Jane Battistello (PDT), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS), na rua Garibaldi (rua Coberta), na sexta-feira, 9, a partir das 17 horas. Neste ano, a Semana da Mulher tem o tema Mulheres que constroem Esteio.
08/03/2012 - Câmara de Esteio participa de entrega dos uniformes na escola Oswaldo Aranha

15/10/2010 - Esteio: Exposição vai lembrar Che Guevara
Um dos mais famosos revolucionários comunistas da história, o argentino Ernesto Guevara de La Serna, conhecido por Che Guevara, vai ser lembrado pelo gabinete do vereador Leonardo Dahmer (PT). A ideia, de acordo com o vereador, é destacar durante o mês de morte do revolucionário, (outubro) sua trajetória política e histórica. A mostra, que contém livros como O Jovem Che Gevara, do escritor Roniwalter Jatobá e também contará com apresentação de vídeos sobre Che, iniciou com a entrega de um quadro de Guevara pelo morador Gildo Doebber ao vereador na última semana. "Ainda não temos os dias definidos para a apresentação dos vídeos" salientou o vereador. A mostra estará durante todo o mês na sala 20 na Câmara de Vereadores.
História: Há 47 anos, a morte de Che Guevara colocou um ponto final no movimento contra a opressão politica e a desigualdade social liderada por ele desde os 26 anos de idade, quando o jovem médico de classe média conheceu Raul Castro e seu irmão Fidel Castro. Juntos criaram o M26, um grupo de militância e guerilha que tomou o poder de Cuba em 1959, com apoio da então União Socialista Soviética. Apesar de desempenhar um papel importante no governo de Fidel Castro, Che decidiu deixar Cuba em 1965 para pregar os princípios da Revolução Cubana para o mundo. Em 9 de outubro de 1967 foi preso executado por soldados bolivianos na cidade de La Higuera. Em 1997 seus restos mortais foram encontrados em uma vala junto a outros corpos
08/03/2012 - Assembleia de Deus de Esteio homenageia Dia da Mulher
A igreja Assembleia de Deus de Esteio organizou um culto especial de homenagem para todas as mulheres da comunidade na noite de ontem (7). Entre as homenageadas estiveram as vereadoras Therezinha Heller (PPS), Michele Pereira (PT) e Tânia Marli Rodrigues (PTB). A coordenadora do departamento feminino da igreja, Vera Azeredo, destacou a importância de lembrar a data. A atividade contou com apresentações artísticas como a coreografia da União da Mocidade da Assembleia de Deus de Esteio (UMADE); do coral das irmãs do exército de Débora, do Novo Esteio, e mensagens para as mulheres. A coordenação também entregou lembrancinhas às mulheres. A solenidade ocorreu na rua Taquara.
Por Daniela Molon - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
12/03/2012 - Vereador questiona demora na conclusão de obra de drenagem da rua Rio Grande

Devido a demora na conclusão das obras de esgotamento pluvial na rua Rio Grande, o presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Costella (PMDB), encaminhou um ofício ao prefeito Gilmar Rinaldi. No documento, aprovado em Plenário, o vereador ressalta que a comunidade não está suportando o transtorno da obra em função da poeira e da lama causadas pela instalação da rede de drenagem. O vereador ressalta que há, pelo menos, duas semanas não tem máquinas trabalhando no local.
Conforme dados do Executivo, a instalação da rede de drenagem, com cerca de 600 metros de extensão, faz parte do projeto de construção da Avenida Beira-Arroio e visa diminuir os alagamentos na região, beneficiando moradores da Vila Nova, Navegantes, Condomínio Morada de Esteio I, Condomínio Vitória Régia, Vila Bom Jesus e do futuro loteamento da Beira-Arroio.
12/03/2012 - Câmara de Vereadores de Esteio presta homenagem às mulheres

Mais fotos
Câmara de Esteio aprova lei de desconto no IPTU
15/10/2010 - A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou, em regime de urgência, na noite de ontem, 14, o projeto de iniciativa do Executivo que propõe descontos cumulativos ao cidadão considerado “bom pagador” do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A proposta foi entregue na última terça-feira, 5, ao presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), pelo prefeito Gilmar Rinaldi. De acordo com o projeto, a alíquota de 8% incide sobre o IPTU, eleva-se ano a ano se o contribuinte mantiver a periodicidade no pagamento. Além disso, é cumulativa com o tradicional desconto da parcela única.
Para a vereadora Michele Pereira (PT),o desconto do IPTU para o bom pagador é de extrema importância, já quem em 2012 o desconto chegará em 30% e em 2013 32% de desconto cumulativo. “Está de parabéns o prefeito que faz um reconhecimento aos bons pagadores”, destaca.
Já o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Jaime da Rosa (PSB), disse que o projeto é compensador em relação ao que foi aprovado no ano passado, que foi a retirada do redutor. A matéria aprovada segue para o Executivo hoje, 15, para sanção.
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
12/03/2012 - Vereadora de Esteio participa da 6ª Cavalgada do Dia Internacional da Mulher
A vereadora Jane Battistello(PDT) participou da 6ª Cavalgada do Dia Internacional da Mulher no último sábado, 10, organizada pelo Piquete Memórias do Passado, de Sapucaia do Sul. A atividade, que contou com a presença de mais de 80 cavalarianas de diversos Piquetes e CTGs da 12ª RT, iniciou às 8h30min, com saída do Piquete Memorias do Passado.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
Ações do documento